5 dicas para fazer com que sua Avaliação de Desempenho seja perfeita3 min read


Todos os anos, nas empresas de todo o mundo, milhões de colaboradores enfrentam uma avaliação do que eles realizaram ou não durante o ano, é a chamada Avaliação de Desempenho.

Neste processo, seus gestores serão desafiados a preencher formulários e a conduzir reuniões que, muitas vezes, são desconfortáveis, o que faz com que o processo de avaliação dos colaboradores traga mais malefícios que benefícios para a empresa.

Por isso, alguns gestores acreditam que a avaliação de desempenho formal não é o método mais adequado de avaliação de colaboradores.

Para reforçar essa opinião, estudos comprovam que mais de 60% dos colaboradores estão insatisfeitos com o processo formal de avaliação e classificação de desempenho.

As avaliações de desempenho estão condenadas ao fracasso, em parte porque são projetadas para beneficiar organizações, em vez de indivíduos, e porque elas são na maioria das vezes baseadas em traços em vez de comportamentos.

No entanto, a prática continua sendo a mais usada, mesmo que não ajude os colaboradores a ter um melhor desempenho.

Avaliação de Desempenho

Veja algumas 6 dicas fazer com que a sua avaliação de desempenho cumpra seu objetivo:

  1. Coloque o desempenho do colaborador em primeiro lugar

Qualquer avaliação deve ter o propósito expresso de auxiliar o gerente a trabalhar para melhorar o desempenho dos colaboradores. Assim, os gestores devem estar no local para ajudar a identificar os comportamentos desejados e treinar a pessoa em como desenvolver esses comportamentos.

Eles devem ser responsáveis por criar as condições que ajudam os colaboradores a fazerem o melhor trabalho possível, e para encontrar formas de aumentar a produtividade, qualidade e comportamentos desejados que contribuam para o sucesso de todos na equipe.

Para ser mais eficaz, eles devem ter uma compreensão abrangente do comportamento humano. Assim, uma habilidade fundamental para os gestores deve ser o relacionamento interpessoal.

  1. Ajude seus colaboradores constantemente

Concentre-se em ajudar todos os membros da equipe para que o desempenho seja  tão bom quanto possível.

Não crie um sistema que identifica e elimina elos fracos. A medida do sucesso de um gerente deve ser paralela ao aumento do número de colaboradores que conseguem melhorar em suas atividades.

Nesta perspectiva, gerentes eficazes treinam todos os membros da equipe para ajudar uns aos outros a melhorar o desempenho.

  1. Combata egos inflados

Substitua rapidamente os gestores que tomam o crédito pelas realizações da equipe. Qualquer gerente que chama a atenção para si mesmo deve ser visto como um problema para a empresa.

Por isso, busque por gestores que encontram a sua maior alegria do sucesso dos outros, pois é difícil criar uma equipe bem sucedida quando o líder toma o crédito.

  1. Ouça a opinião de seus colaboradores

Pergunte aos colaboradores para obter ajuda na resolução de problemas. Use sempre a abordagem “Preciso de sua ajuda”. Esta é das formas mais seguras para aumentar o envolvimento no seu trabalho e a missão da organização

Você deve reforçar sempre para seus empregados que eles não devem hesitar em fazer questionamentos ou tecer comentários sobre o trabalho.

  1. Não espere para dar o feedback

Pergunte-se se existem problemas de desempenho e aprenda a identificar o que o colaborador precisa fazer para mudar.

Ofereça feedback em tempo real sobre comportamentos específicos. Não deixe o tempo passar para tratar de um assunto que lhe chamar atenção (seja ele positivo ou negativo).

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