Como definir Pontos, Escala e Pareceres para Avaliação de Desempenho?2 min read


Quando  a área de recursos humanos está construindo uma Avaliação de Desempenho, é preciso que vários fatores sejam considerados.

Em primeiro lugar, quantos níveis (ou pontos) a escala de avaliação precisa ter para ser eficaz?

Se se deseja ter uma avaliação que não possua o conceito “médio”, é possível considerar, por exemplo, o uso de escala em número par, como 4 pontos, por exemplo.

Agora se se está em busca de flexibilidade, bem como a oportunidade de ter uma maior diferenciação entre os níveis de desempenho, então uma escala de 5 pontos é a escolha eficaz.

Tenha em mente que a sua escala de classificação terá pontos suficientes para extrair dados significativos, especialmente considerando como ela se relacionará com o desenvolvimento dos colaboradores.

Nesta perspectiva, cada nível deve ser claramente definido, usado de forma consistente por parte dos gestores e ajustado com a cultura da organização.

Saiba mais sobre a abordagem semi quantitativa

Em paralelo com este modelo, muitas organizações, atualmente, encontram o sucesso com uma abordagem descritiva simples, o que refere-se a uma escala semi-quantitativa que determina que o avaliador avalie o desempenho do empregado em uma escala que utilize descrições, em oposição aos números.

Por exemplo, um ponto na escala pode ser :”Supera todas as expectativas”, que é descrito como “claramente excede às exigências de trabalho” .

Em termos de popularidade, uma escala descritiva com 5 pontos está, certamente, no topo da lista.

Este tipo de escala é vantajoso para as organizações, pois fornece medidas concretas que permitem aos gerentes comparar o desempenho dos funcionários entre as equipes ou departamentos inteiros.

Por serem mais descritivos que as opções numéricas, este tipo de análise permite um feedback muito mais específico.

As avaliações de desempenho são uma oportunidade para os gestores causarem um impacto positivo sobre o desempenho dos colaboradores.

Certifique-se de que os seus gestores possuem conhecimento da escala de classificação escolhida, pois isto irá influenciar diretamente no desempenho da avaliação dos funcionários.

Acreditamos que, enquanto uma escala de classificação pode parecer uma decisão menor ao projetar seu sistema de avaliação dos colaboradores, ela pode, na verdade, se constituir em uma das ferramentas mais eficazes na gestão, comunicação e desenvolvimento de performance dos colaboradores,

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