7 preciosas dicas para engajar os colaboradores na Avaliação De Desempenho3 min read


Este post é para você, gestor de uma empresa, e contém 7 dicas rápidas para você conduzir um processo de Avaliação de Desempenho com seus colaboradores e, com isso, transformar o processo mais fácil e agradável para todos. Confira:

  1. Entenda o processo de avaliação usado pela empresa

Se a empresa da qual você faz parte opta por fazer a avaliação a partir de comentários online, então você deve buscar ter um bom conhecimento sobre como o software funciona.

Você levará pouco tempo para  assistir vídeos de tutoriais disponíveis e ler os manuais que irão fazer com que você tenha conhecimento e evite erros.

  1. Seja honesto

Sabemos que isso pode ser um pouco complicado como gerente.

Mas, não discutir os problemas de trabalho com os empregados não dá a eles motivos para melhorar e desenvolver suas carreiras.

Se você identificar algum problema, pense a melhor forma de apresentar esta situação ao colaborador ou à equipe de trabalho e também já pensa em possíveis soluções concretas para sanar a dificuldade.

  1. Defina metas

Pesquisas na área de recursos humanos revelam que os colaboradores que se sentem desafiados no trabalho se sentem mais felizes e motivados.

Por este motivo, se você der um desafio para seu colaborador ou equipe de trabalho, você perceberá o engajamento deles em cumprir as metas e serem reconhecidos e valorizados por isso.

  1. Atenha-se ao que interessa

Lembre-se sempre que as relações de trabalhos são delicadas e, por isso, quando você for fornecer um feedback para um colaborador ou para seus pares, certifique-se que se trata de um comentário construtivo e que realmente esteja relacionado com o trabalho.

Concentre-se, por exemplo, em temas como a produtividade, facilidade de trabalhar em equipe, o desempenho no trabalho, áreas de que podem ter melhoria e capacidade de comunicação.

  1. Conceda feedback aos colaboradores constantemente

Muitas vezes, o ciclo de avaliação empregado concentra-se em analisar o desempenho, uma ou duas vezes por ano e usar esse cronograma para fornecer feedback.

Esse tipo de programação significa perder a oportunidade de fornecer feedback em tempo real, o que pode identificar áreas problemáticas e conceder aos colaboradores a valorização e o incentivo por terem realizado um bom trabalho.

Fornecer o feedback continuamente irá fazer com que os colaboradores se sintam melhores assistidos e também facilitará para que você trace o progresso deles ao longo do tempo.

  1. Reúna-se com seus empregados

A reunião face a face é um ótima forma de tratar sobre o trabalho, estabelecer meta e criar um ambiente de trabalho mais inclusivo.

Esta também é uma maneira de você conhecer melhor sua equipe de trabalho, como eles se sentem em relação ao empregos, quais suas expectativas em relação à carreira e etc.

  1. Não basta dar feedback, é preciso recebê-lo, também

Além de conceder feedbacks para seus colaboardores, peça também que eles lhe forneçam avaliação de seu trabalho e de sua conduta.

Dessa forma, será mais fácil para você implantar melhorias em seu local de trabalho.

Quanto mais você compreender a forma que seus empregados enxergam sua atuação, mais você poderá direcionar a mudança organizacional para alcançar melhores resultados.

Você irá aplicar Avaliação De Desempenho em breve?

Clique no link abaixo e experimente gratuitamente  o RHbot e aproveite nossos modelos de questionários prontos com perguntas formuladas estrategicamente!

>>Sim! Quero experimentar o RHbot!