Por que investir nos colaboradores para superar a crise?7 min read


Com a alta competitividade do mercado de trabalho e os crescentes avanços da organização, há a exigência de colaboradores capacitados, com conhecimento atualizado, que realmente estejam comprometidos e engajados com o sucesso da empresa.

O investimento nos colaboradores, que inclui qualificação e treinamento, ao contrário do que muitos possam crer, não deve ser destinado apenas aos colaboradores que ocupam cargo de diretoria e gerência, mas sim a todos que fazem parte da organização.

Dessa forma, haverá mais chance do colaboardor se sentir mais motivado e engajado no cargo que ocupa. Além, é claro, de dominar o trabalho que desempenha.

Veja 20 motivos para investir em seus colaboradores. Certamente, você não irá se arrepender!

  1. Os colaboradores se tornam mais produtivos

produtividade

O investimento que a empresa faz nos colaboradores, certamente, faz com que eles sejam mais eficazes e produtivos na função que exercem. Dessa forma, essa otimização do trabalho irá se refletir nos rendimentos da empresa e na qualidade do produto/serviço que chegará ao consumidor final.

  1. Fortalece a cultura organizacional da empresa

A cultura organização inclui o conjunto de valores, crenças e normas que são adotadas por empresas, independente do setor e segmento.

Se uma empresa possui em sua cultura a valorização de seus colaboradores, o investimento em suas carreiras em desenvolvimento irá fortalecer a cultura organizacional, bem como sua missão e valores.

 A cultura e os valores organizacionais de uma empresa é o que ela possui de mais importante, pois justifica a razão de ser da organização.

  1. Faz as equipes de trabalho serem mais fortes

gestao-do-tempo-10-dicas-para-produtividade-1014x487

Equipes de colaboradores que recebem treinamentos específicos, certamente, se tornam mais fortes, unidas e prontas para encarar qualquer adversidade e/ou desafio que venha a ser imposto pelo trabalho desempenhado.

  1. Aumenta a lucratividade

A felicidade dos colaboradores impacta diretamente na produtividade. Pesquisas na área de Recursos Humanos apontam que colaboardores felizes são cerca de 10% mais produtivos em relação aqueles que não o são.

Assim, esse aumento da produtividade impacta diretamente no lucro gerado pela empresa. Em tempos de recessão, esse detalhe faz toda a diferença entre empresas que se mantém firme, mesmo com a crise, e aquelas que acabam sucumbindo à falência.

  1. Beneficia a imagem da empresa no mercado de trabalho

Uma empresa que possui uma política interna fortificada na valorização e respeito a seus colaboradores, certamente, terá uma boa imagem no segmento em que está inserida.

Dessa forma, os melhores talentos disponíveis no mercado se interessarão em fazer parte dessa equipe.

  1. Diminui o índice de turnover

rotatividade

A rotatividade de funcionários além de comprometer a imagem da empresa, faz com que haja gastos com recrutamento e treinamento.

Assim, se um colaborador estiver seguro em sua função, satisfeito, motivado e engajado na empresa, ele não vai pensar em buscar outras oportunidades de trabalho. Por isso, que há uma significativa redução do índice turnover.

  1. Os colaboardores se sentem mais valorizados

Quem não gosta de sentir valorizado e útil no local de trabalho? Investir em seus colaboradores irá fazer com que eles se sintam parte integrante e fundamental da empresa, o que fará com que eles trabalhem com maior entusiasmo.

  1. Os colaboradores ficam mais criativos

O engajamento dos colaboradores está diretamente ligado ao surgimento de ideias criativas e inovadoras para os negócios. Se o profissional se sentir desmotivado, ele não irá se importar em contribuir com ideias para a empresa.

Por isso, esteja sempre disposto a ouvir o que seus colaboradores têm a dizer.

  1. Melhora a relação entre gestor e colaborador

    avaliaçãodedesempenho

O investimento nos colaboradores faz com que a relação entre eles e o gestor fique mais leve e fluída.

Isso acontece, pois ambos irão sentir que é uma parceria de sucesso em que todos se beneficiam.

  1. Diz claramente ao empregado o que a empresa espera dele

Ao se esforçar em engajar e motivar seus colaboradores, você  diz a eles o que a empresa está esperando de seu trabalho e quais as expectativas que estão colocando em você.

  1. Prepara o colaborador para possíveis sucessões

Se algum colaborador precisar deixar o cargo, você, como bom gestor, não se sentirá desolado e desesperado para encontrar alguém à altura.

  1. Favorece o recrutamento interno de colaboradores

Ao surgirem cargos ou vagas dentro da empresa, ao invés de fazer um recrutamento externo, que sempre acarreta em custos, você poderá fazer um recrutamento interno com colaboradores que mostram bom desempenho e passam confiança.

Dessa forma, seus colaboradores terão em mente que a empresa valoriza o desenvolvimento de carreira deles,  que eles sempre podem evoluir na organização e, por isso, irão se empenhar em mostrar um bom trabalho.

  1. Faz com que os empregados fiquem mais engajados no trabalho

Ter colaboradores realmente engajados quer dizer que eles realmente estão envolvidos com a função que estão desempenhando.

Assim, eles irão dar o seu melhor para contribuir de forma positiva para a empresa. Sendo assim, o sucesso da organização será também o seu sucesso pessoal, bem como o fracasso também será uma grande frustração.

  1. Favorece que se estabeleçam metas e objetivos a curto e longo prazos

liderança

Investindo na motivação e envolvimento de seus colaboradores, você saberá se eles estão realmente comprometidos com a organização.

A partir desta perspectiva, ficará mais fácil traçar metas e objetivos sabendo que poderão contar de forma integral com a colaboração e presteza de sua equipe.

  1. Faz com que o colaboardor “vista a camisa” da empresa

Quando o colaborador “veste a camisa da empresa” ele acaba sendo uma grande propaganda para a organização, ao contrário acontece quando ele está desmotivado e fala mal da organização e de seu chefe para todos. Isso pega muito mal.

Colaboradores que tem orgulho de seu trabalho favorecem grandemente a imagem da organização.

  1. Diminui a ociosidade durante o expediente de trabalho

Se o colaborador de sente envolvido no local de trabalho, ele não se sentirá desmotivado e não ficará postergando tarefas ou ocioso no horário de trabalho.

A ociosidade no expediente, além de diminuir a produtividade, gera custos à empresa. Somando a despesa que a ociosidade que todos os colaboradores geram, no final do período anual trabalhista, pode fazer grande diferença no orçamento da empresa.

  1. Favorece o onboarding de novos colaboradores

O onboarding está ligado à adaptação de novos colaboradores na empresa. Pesquisas estimam que demora cerca de 90 dias para que o profissional esteja completamente adaptado ao seu novo trabalho.

Se um novo colaboardor for incluído em uma equipe forte e que trabalha junto para atingir o objetivo, ele se adaptará mais rápido ao novo trabalho, fazendo com que eles se tornem produtivo e engajado em menos tempo.

  1. Permite que a Avaliação de Desempenho seja aplicada de forma mais eficaz

Quando os colaboradores estão envolvidos e motivados na organização, o processo de Avaliação de Desempenho é aplicado de forma mais eficaz, pois os empregados entendem que o processo de avaliação tem por objetivo favorecer os desenvolvimento de suas carreiras e melhorar seus pontos fracos.

  1. Permite o desenvolvimento de carreira dos colaboradores

Engajamento Funcionários

O desenvolvimento de carreira é fundamental para que os colaboradores se sintam motivados e engajados na organização.

Por exemplo, um colaborador que tem a certeza de que nunca irá mudar de cargo na empresa que trabalha, faz seu trabalho de forma robotizada, apenas porque precisa da remuneração.

Já um colaborador que têm a consciência de que pode alcançar cargos maiores vai lutar e se esforçar por essa promoção, o que refletirá de forma direta em sua produtividade.

  1. Desenvolve a liderança dos gestores

A política de investir nos colaboradores faz com que os gestores se tornem verdadeiros líderes e coloquem o bem-estar de sua equipe em primeiro lugar.

Dessa forma, o gestor trabalha a humildade, cooperação e o trabalho em equipe. Muitos gestores são líderes natos, mas as características de uma boa liderança também podem ser trabalhadas e desenvolvidas diariamente.

Em dúvida sobre como fazer uma Avaliação de Desempenho?

Conheça o Software Avaliacao. Somos especializados em Avaliação de Desempenho e lhe oferecemos uma consultoria grátis que irá apontar o melhor modelo de revisão de colaboradores para a nossa empresa.

>>>Clique aqui Para acessar a apresentação!!<<<<<