Uma boa gestão de pessoas mantém a motivação no trabalho2 min read


O mercado hoje busca muito mais do que diretores e gerentes que saibam dar ordens e cobrar resultados. As empresas que almejam sucesso a longo prazo, precisam mudar a maneira como os líderes se relacionam com os outros cargos da empresa. O setor de recursos humanos que entende essa necessidade e busca construir uma boa gestão de pessoas, sabe que motivação no trabalho é uma via de mão dupla. Precisa vir do colaborador, mas também ser fomentada por parte da empresa.

Sem a preocupação por parte da empresa no desenvolvimento de pessoas, os colaboradores muitas vezes acabam sofrendo os malefícios de não enxergar formas de crescimento dentro da empresa e uma certa indiferença no desenvolvimento pessoal de cada colaborador. O resultado? Pessoas desmotivadas.

motivação

Uma empresa que está atenta ao desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, irá colher, muito em breve, os benefícios de investir na carreira da equipe. Uma gestão de pessoas eficiente sabe que investir em pessoas é uma forma de reduzir custos e melhorar a produtividade, visto que colaboradores motivados tendem a produzir mais e tem menor disposição para trocar de empresa.

Especialistas afirmam que os líderes tem papel fundamental neste processo. Um bom líder costuma dar liberdade para os profissionais trabalharem com autonomia, exercendo liderança e motivação com sabedoria. Este conceito é relativamente novo no mercado e ainda é visto como paradigma em muitas organizações.

Outra prática cada vez mais comum nos setores de recursos humanos das empresas é a avaliação de colaboradores por desempenho. Por meio desse processo, a equipe de gestão de pessoas pode diagnosticar e analisar o comportamento de um colaborador durante um período pré-determinado.

Com o resultado de uma avaliação de desempenho, é possível constatar se a postura individual e coletiva do avaliado condiz com a cultura da empresa. Caso o resultado seja satisfatório, é ideal analisar o que fazer para que sigam o exemplo do colaborador em questão. Sendo insatisfatório, é preciso compreender até onde a empresa colaborou para permear aquele comportamento e como ajudar no desenvolvimento desse colaborador.

Ferramentas como esta, se bem aplicadas dentro da organização, são fundamentais para manter o colaborador motivado, visto que seu desempenho profissional está sendo avaliado de maneira que possibilita sua evolução.