Relatórios da Avaliação de Desempenho: como fazer?4 min read


Os Relatórios de Avaliação de Desempenho são peças fundamentais no processo de avaliação.

Ao desenhar o processo de Avaliação de Desempenho é necessário ter clareza dos dados que precisam ser apurados e que darão origem aos relatórios. Em geral, o processo deverá gerar os seguintes relatórios:

  • Avaliados e avaliadores
  • Apuração de metas
  • Pendências de avaliação (metas, avaliados e competências)
  • Avaliações por departamento
  • Avaliações por diretoria
  • Avaliação por cargo
  • Ranking de pontuação
  • Avaliação completa (de um avaliado)
  • Autoavaliação
  • Comparativo individual entre avaliações
  • Competências (por cargo, área, diretoria etc)
  • Comentários

Sistema de Avaliação de Desempenho

O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.

Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.

Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.

Com a Análise de Desempenho em Competências ou Metas, identifique seus Talentos e estabeleça o Sistema de Recompensa para os Melhores Resultados, além do Plano de Desenvolvimento Individual para Melhorias e Aperfeiçoamento. 

O RHbot Permite:

  • Mais de 15 relatórios automáticos e personalizáveis
  • Otimizar suas análises e obter dados com maior confiança e credibilidade
  • Gestão Completa de Metas e Competências Integradas com o PDI.
  • Relatório Nine BOX Personalizável
  • Descrição de Cargos Detalhada.
  • Estruturação do PDI para Metas e Competências
  • Com Consenso, Comitê, Pesos por Competências e Avaliadores.
  • Notificações de questionários respondidos em tempo real.

A instalação do Plano Piloto de Avaliação de Desempenho é Gratuita, clique no botão abaixo e entre para o time das grandes empresas que buscam desempenho e produtividade.

 

relatório de Avaliação de Desempenho

Veja 5 passos para elaborar relatórios de Avaliação de Desempenho de forma eficaz em sua empresa:

A partir do desenho do processo de avaliação de sua empresa, liste os inputs que o fechamento do processo deverá gerar.

  • Passo 1:

Considere como a área de Recursos Humanos deseja:

  • apresentar as informações
  • compartilhar as avaliações com avaliadores e avaliados
  • orientar a tomada de  decisões a partir dos resultados do processo
  •  Passo 2:

Considere como seus stakeholders desejam:

  • receber as informações
  • visualizar o resultado do processo de avaliação
  • tomar decisões a partir dos resultados do processo
  • Passo 3:

Busque gerar os relatórios da forma mais automatizada possível. O ideal é contratar uma ferramenta, que se integre com os dados de sua folha de pagamento via webservice,  que já disponha de relatórios e que permita a adaptação deles às necessidades de informação de sua empresa. Não delegue esta escolha a área de TI, mas alise-se a ela para encontrar a melhor solução para a sua empresa.

Se isso não for possível, peça ajuda ao pessoal de TI de sua empresa para que com a expertise deles seja possível concluir esta tarefa de forma mais rápida e eficaz. se você não falar a língua deles, desenhe o layout do relatório e demonstre os cálculos para facilitar a comunicação: vai valer a pena!

  • Passo 4:

Criados os relatórios, revise os objetivos dos Passos 1 e 2. Compartilhe-os com colegas e stakeholders em busca de sugestões de melhoria  e as implemente.

  • Passo 5:

Rode o processo de Avaliação de Desempenho, na forma de piloto, preferencialmente com um grupo de formadores de opinião (estarão mais predispostos a contribuir com você).

Gere os relatórios e confira todos os detalhes (layout, qualidade dos dados, cálculos etc) de forma a garantir que o resultado final está certo. O profissional responsável pelo processo deve ter confiança na qualidade e na acuracidade  das informações que serão geradas. Não delegue esta tarefa a outros.

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