Assertividade na Avaliação de Desempenho é uma competência, um comportamento, aliás muito desejado em momentos de avaliação e feedback, por exemplo. Está ligada à nossa maneira de expor e defender nossas posições. Uma pessoa assertiva é transparente nas suas intenções e colocações.
Não confunda e não se confunda: assertividade é uma coisa e acerto é outra.
Achamos que precisávamos esclarecer esta palavra que, a exemplo de competição e competitividade, tem sido usada das formas mais incorretas.
O comportamento da pessoa assertiva pode ser definido como aquele que é firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente. A pessoa assertiva controla sua ansiedade, diz o que tem que dizer sem ser hostil com seu interlocutor. É, por assim dizer, a pessoa que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros.
Devido a aplicação em contextos incorretos ainda se pensa que assertividade é ter um comportamento agressivo. Além disso, na cultura brasileira, falar a verdade é facilmente confundido como um ato de grosseria, infelizmente.
Como se tornar mais eficaz e assertivo?
Como seres humanos estamos sempre em evolução e desenvolver a assertividade pode representar um ganho tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional.
- Exercite sua objetividade, sua habilidade de argumentação e a autoconfiança.
- Prepare-se para conversas difíceis.
- Mantenha o foco da conversa e evite qualquer tipo de interrupção.
- Eleve a autoestima.
- Pratique a empatia.
- Demonstre credibilidade e compromisso com a verdade e a ética.
- Saiba quando e como falar SIM e NÃO.
- Elogie e aceite elogios.
- Expresse sentimentos positivos.
- Deixa claras as suas discordâncias sem ser agressivo.
- Olhe nos olhos de seu interlocutor.
Qual o papel da assertividade na avaliação de desempenho?
O processo de avaliação de desempenho requer o uso da assertividade no maior grau possível, para que demonstre clareza, equilíbrio e justiça. Se ela fizer parte do dia a dia da equipe, mais fácil será o processo.
Na hora de avaliar:
– De acordo com seu processo de avaliação, escolha a opção que represente sua opinião sobre o desempenho do funcionário.
– Acrescente comentários baseados em fatos e dados que sustentem a sua avaliação.
Na hora do feedback:
– Esclareça que o teor da conversa é a avaliação de desempenho (metas e comportamentos apresentados no período).
– Exponha sua avaliação complementando-a com os comentários registrados.
– Durante a conversa, usando também a empatia, avalie o impacto de suas palavras na reação do seu interlocutor e ajuste seu discurso para que o resultado seja positivo e propicie o encaminhamento de soluções.
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