O Que É Feedback? Qual a Sua Importância? Entenda Tudo Aqui!


Diariamente, em diversas ocasiões, damos e recebemos feedback de pessoas próximas. Embora não encaremos conselhos e críticas como uma espécie de retorno, eles podem ser vistos desse modo.

No entanto, o feedback se faz necessário em determinados ambientes e situações, tornando-se muito mais complexo do que uma simples crítica direcionada ao seu melhor amigo. O ambiente empresarial é um desses locais.

Em especial para os que estão apoiados em organizações meritocráticas, o feedback se torna indispensável para o bom funcionamento da empresa, bem como para seu crescimento saudável, com base em conquistas conjuntas, tanto dos líderes como dos funcionários. Vamos falar mais um pouco sobre o assunto, detalhando-o a seguir.

Feedback

Feedback: O que é?

O significado de feedback no ambiente empresarial refere-se a avaliação que é dada a um grupo ou colaborador individualmente, sobre ações ou resultados obtidos. Existem 2 tipos, o Feedback Positivo e o Feedback Negativo.

Feedback Positivo

O feedback positivo é quando o colaborador ou equipe alcança os resultados esperados. Dar este feedback ao colaborador é muito importante para que ele saiba que está no caminho certo em suas atitudes e resultados, e o motiva a continuar engajado pela empresa.

Exemplo de Feedback Positivo: 

  • A equipe ultrapassa a meta do mês. Reuna todos e passe o feedback dos resultados, parabenizando pelo trabalho e incentivando assim a busca pela melhoria constante em busca dos melhores resultados. Colaboradores que são reconhecidos pelo trabalho são mais engajados.

Feedback Negativo

O feedback negativo é quando o colaborador ou equipe ficam abaixo do esperado, seja em suas atitudes ou resultados. É preciso ter muita sensibilidade para dar esse feedback ao colaborador, para não gerar conflitos e desgaste entre a equipe.

Exemplo de Feedback Negativo:

  • Um colaborador chega sempre atrasado enquanto o resto da equipe é sempre pontual. Você precisa passar esse feedback para corrigir a postura do colaborador antes que isto interfira na equipe, tornando-a menos produtiva.

Sistema de Avaliação de Desempenho

O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.

Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.

Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.

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Importância do Feedback

Ainda que muitos já o considerem  essencial para o bom funcionamento de uma empresa, muitos ainda não fazem o uso correto desse instrumento de comunicação.

Isso acontece porque a maioria dos empresários acredita que o feedback é uma via de mão única: eles analisam e devolvem aos seus funcionários uma avaliação, com críticas, recomendações etc.

O problema se encontra neste ponto: o feedback é uma via de mão dupla. Para que a empresa cresça e funcione de modo interessante para todos os que fazem parte dela, é necessário que aqueles que estão em cargos de chefia estejam preparados para ouvir críticas e recomendações, bem como novas ideias de seus funcionários.

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Feedback: Como Fazer

Líderes que tratam funcionários com inferioridade tal que não estão aptos a ouvir o que eles têm a dizer sobre o próprio trabalho e sobre a empresa não estão preparados para liderar, muito menos para chefiar algo ou alguém.

O único caminho para o crescimento empresarial e profissional é saber ouvir e consertar as falhas, estejam elas localizadas em ramificações menores ou maiores.

Para implantar um feedback de sucesso e que realmente traga resultados positivos a sua empresa, é necessário estar disposto a ouvir e a falar também. Mas não ouvir e falar de qualquer maneira: quando se trata de relações interpessoais, é necessário ter tato e aprender a lidar com as próprias falhas, por mais difícil que isso soe.

Feedback

O que não fazer quando o assunto é feedback

É bem fácil perceber que, quando falamos em ouvir e/ou realizar críticas a alguém, as dificuldades são muitas e facilmente reconhecíveis, como por exemplo, quais posturas devem ou não ser adotadas.

Um dos posicionamentos que mais atrapalham o crescimento empresarial é a já citada impenetrabilidade do chefe. Um gestor que não está disposto a ouvir críticas, tanto a ele como à empresa, serve apenas para atrasar o desenvolvimento de sua empresa. Esse é um dos erros mais comuns cometidos quando o assunto é feedback.

Outro fato a ser observado é que a empresa não pode adotar um sistema de retorno que exista apenas no papel. Atitudes como: exigir determinadas coisas de seus funcionários sem que essas exigências e metas lhes tenham sido passadas anteriormente, não dar feedbacks relativos ao trabalho para que eles saibam se o desempenho está satisfatório, devem ser abolidas.

A comunicação empresarial pode – e deve – ser o ponto forte do seu negócio se sua meta é ter sucesso. Funcionários de todos os escalões devem se comunicar, observando e opinando no trabalho uns dos outros. Assim, a partir de críticas construtivas, a possibilidade de não alcançar bons resultados será praticamente nula.

Fica muito claro que dar um retorno aos seus funcionários, bem como estar presente e sempre receptivo às opiniões deles é um dos itens que realmente podem fazer a diferença no bom andamento da sua empresa, tanto para cada um de seus colaboradores como para a corporação em geral, que passará a funcionar melhor graças aos avanços na comunicação.

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