Como deixar o colaborador confortável com a avaliação de desempenho3 min read


A estrutura de uma avaliação de desempenho está baseada nas necessidades tanto da organização quanto do colaborador e como o desenvolvimento profissional da equipe pode contribuir para os processos da empresa. Apesar de poder ser um processo recorrente em algumas empresas, a avaliação de desempenho é um privilégio. Não é a maioria das organizações que as realiza e grande parte dos profissionais nunca teve acesso a uma. Portanto, se a sua empresa aplica avaliações periódicas, saiba que este é um momento muito importante na vida profissional dos seus colaboradores e deve ser aplicada pensando no quão bem recebida ela é, do contrário o colaborador pode não ser totalmente honesto nas suas respostas.

Se a sua empresa ainda não usa avaliações, mas implementará em breve, o setor de Recursos Humanos deve prestar atenção em alguns passos importantes antes do início dessa nova etapa:

Evite fofocas: deixe claro o que está acontecendo

Não deixe que a notícia de uma “tal avaliação” se espalhe em forma de boato. É bem provável que esse boato chegue em alguns ouvidos de forma negativa, possivelmente daqueles que nunca participaram de avaliações de desempenho anteriormente e interpretam como uma forma de selecionar quem será o próximo demitido. Além disso, o processo de gestão de pessoas faz parte de uma estratégia muito importante para empresa e não pode ser tratada como uma fofoca. O setor de Recursos Humanos, junto com a diretoria ou gestores devem planejar como o primeiro contato com a avaliação será feito, em que momento será apresentado e, claro precisa ficar claro que a forma como essa informação será repassada também faz parte da estratégia.

Portanto, deixe estabelecido um calendário com as datas em que as equipes começarão a ser avaliadas, para evitar que alguns saibam antes dos outros, e quando haverá a aplicação das avaliações. Não espalhe notícias falsas ou informações desencontradas.

Prepare o terreno

Para uma empresa que recém está começando o processo, é muito provável que o setor de Recursos Humanos e os gestores se deparem com um clima de nervosismo. Não é por menos: os colaboradores encontram-se em uma situação rotineira em que não são questionados e essa realidade irá mudar bruscamente por uma “espécie” de avaliação. Para evitar uma receptividade negativa, o RH precisa certificar-se de que os colaboradores sabem o que está acontecendo. Esse é um bom momento para criar uma apresentação com slides, por exemplo, ou através de vídeo. Reúna todos os colaboradores ou os divida por equipes e explique porque o método está sendo implementado, como funciona, quais os benefícios e abra espaço para questionamentos.

Deixe claro que é algo positivo

Às vezes é muito difícil lidar com críticas e muitos colaboradores podem sentir-se desestimulados sabendo que receberão um feedback sobre o seu desempenho. Se a sua empresa ainda não utiliza avaliações e está se preparando para a primeira aplicação, saiba que a má introdução desta novidade pode implicar numa recepção negativa, pela simples falta de informação. Esse momento nunca deve ser tratado como a hora da bronca, porque o colaborador poderá olhar para ele como o momento do corte e não como um aperfeiçoamento e pode não ser totalmente honesto durante a avaliação, pois pesará as consequências negativas que acredita que acontecerão.

Deixe claro que essa nova etapa da empresa é um sinal de amadurecimento e será bom para todos, principalmente porque o colaborador poderá ser honesto com relação ao que pensa sobre suas próprias atividades, a empresa e o seu líder (que muitas vezes acaba sendo o maior problema e é muito difícil de diagnosticar) e de maneira alguma existirão consequências negativas para as respostas.

Tem mais alguma dica sobre como deixar os funcionários à vontade  para fazer a avaliação de desempenho? Escreva nos comentários!