Como planejar a sucessão de colaboradores com a Matriz Nine Box2 min read


Fazer com que as empresas acompanhem as novidades surgidas com as inovações tecnológicas e com as técnicas que se renovam constantemente é um desafio.

Uma forma de fazer isso é concentrar na força de trabalho disponível e buscar sempre formas de potencializar as equipes de trabalho. A Avaliação de Desempenho é uma forma eficaz de fazer isso.

Sabendo disso, a Matriz Nine box é um tipo de Avaliação de Desempenho que pode ajudar as empresas principalmente no que diz respeito a promoções e mudanças de cargos dos colaboradores.

A Matriz Nine Box centra-se em dois aspectos tidos como fundamentais do profissional: o desempenho (performance) e o potencial.

O desempenho refere-se à posição atual do colaborador em relação ao cargo que ocupa. Enquanto que o potencial é o que o colaborador pode atingir, isto é, a capacidade de aprender novas tarefas e de incorporar novas habilidades.

Na Matriz Nine Box, cada um desses elementos são pontuados em uma escala de 1 a 3 (pequeno, médio e alto) e, em seguida  colocado em um gráfico de eixo cartesiano x (desempenho), y (potencial)

O primeiro passo para um gestor manter seus colaboradores com um alto grau de desempenho é fazer a identificação do nível de seu desempenho a partir de dados reais conseguidos a partir da avaliação de desempenho.

Depois disso, o gestor terá uma visualização clara de onde há espaço para melhorias e que aspectos deverá haver investimentos de capitais para a melhora.

Fazendo o uso da Matriz Nine Box o gestor poderá transformar e otimizar o planejamento de sucessão da empresa ao identificar quais colaboradores estão aptos a receber promoções, pois terá uma visão clara em que eles ainda podem melhorar.

É claro que as previsões para o futuro nem sempre são certas, mas com este prognóstico a empresa certamente estará mais preparada, em especial, em relação a seus concorrentes.

Você irá aplicar Avaliação De Desempenho em breve?

Clique no link abaixo e experimente gratuitamente  o RHbot!

>>Sim! Quero experimentar o RHbot!