Saiba como resolver possíveis problemas de uma avaliação 360°


A ideia de uma avaliação de 360º é maravilhosa. Contudo, muitas pessoas não são muito entusiastas à essa ideia quando se trata de uma visão global de avaliação de desempenho.

São inestimáveis os benefícios de se ter uma visão completa dos empregados a partir de seus pares, parceiros e clientes.

Por isso, para construir uma avaliação 360° bem sucedida, vamos listar algumas necessidades dos avaliados e, a partir daí, traçar soluções para os problemas.

  1. Os resultados são vagos

Quando se fala em avaliação 360°, o que vem à mente é uma avaliação de como os colegas de trabalho, chefes, gerentes e até os clientes enxergam a  postura profissional de um avaliado.

Contudo, algumas organizações acham que os resultados dessa avaliação carecem de detalhes e possuem pouco espaço para obter uma imagem completa do colaborador avaliado.

Para consertar isso, é preciso considerar o modelo de avaliação que está sendo usado para embasar o feedback aos funcionários.

É preciso ofertar possibilidades de respostas que permitam mais profundidade na avaliação. Quanto mais perguntas forem feitas, mais completa será a avaliação. Entretanto, escolha perguntas de qualidade e tente manter uma quantidade que caiba em até duas páginas impressas pois passando disso, a avaliação tende a ficar cansativa.

  1. Os comentários da avaliação são profissionais e não pessoais

Na avaliação 360° os avaliadores tem consciência de que tudo que estão falando chegará aos gestores da empresa.

Mesmo assim, é possível que alguns avaliadores façam comentários negativos de pessoas que não gostam, sem levar em conta a conduta profissional.

Desse modo, a avaliação fica comprometida.

Por isso, é de fundamental importância que os gestores chamem atenção para a maturidade que a avaliação 360° requer e que esse processo é feito para ajudar os colaboradores e torná-los mais fortes.

  1. A avaliação só trata dos aspectos negativos

Quando perguntado aos colaboradores se eles preferem feedback corretivo ou elogios, 57% deles admitiram que preferem ouvir uma visão construtiva dos líderes.

Isso significa que há outra grande parcela de avaliados que prefere ouvir somente o lado positivo

Um tema presente na avaliação de desempenho é que há menos foco nas realizações positivas deixando apenas os feitos negativos do desempenho dos avaliados para serem apresentados.

O processo da avaliação 360° leva tempo para montar, por isso é mais fácil ir logo ao ponto que precisa ser melhorado e abordar as áreas que precisam de melhorias.

Uma abordagem eficaz para acabar com essa insatisfação é acompanhar cada ponto negativo com um ponto positivo apontando, dessa forma, onde uma boa escolha ou atitude foi tomada mesmo que a situação tenha culminado em um erro.

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