Como Engajar Pessoas Nas Organizações Com 38 Ideias Simples e Incríveis!


O trabalho de Engajamento dos Colaboradores para a construção de equipes fortes, competitivas e comprometidas com o trabalho é um desafio para qualquer líder.

Entendemos que é difícil para os gestores inovarem com com ideias criativas, de baixo custo e que realmente envolvam sua equipe.

Pensando nisso, elaboramos esse texto com diversas dicas que irão ajudar no trabalho em equipe e engajamento dos colaboradores. E, o melhor, por serem dicas simples, você pode começar a aplicar em sua empresa imediatamente. Continue com a gente!

Engajamento dos Colaboradores

Como melhorar o Engajamento dos Colaboradores

As amizades dentro da empresa são uma parte importante do engajamento dos colaboradores. As pessoas precisam sentir que tem alguém no trabalho com que podem contar e construir laços.

Sentimentos de isolamento e solidão são motivos que levam os colaboradores a se desmotivarem com o trabalho.

Por isso, organizar atividades de interação entre as equipes é uma maneira simples de ajudar os funcionários a construir essas relações.

Algumas dessas atividades podem ter um pequeno custo, mas a maioria se baseia apenas em um momento para passar um tempo junto e conhecer uns aos outros.

Uma ótima ideia para ajudar a tornar as coisas mais fáceis, é permitir que os próprios funcionários organizem a atividade. Isso os envolve, lhes dá responsabilidade e um senso de propriedade.

Como líder, você pode levar uma ideia de atividade, mas ao expor para sua equipe, atribuir uma liderança entre os colaboradores para tocar o projeto adiante ou ainda deixar que os colaboradores façam uma votação para escolher o líder entre eles.

Acabe com a timidez de seus funcionários

Isso parece algo tão simples e quase desnecessário mencionar, mas você ficaria surpreso como é um fator importante. A maioria dos funcionários, especialmente os novos, são tímidos.

Quando se é novato, é difícil ser realmente você mesmo e expressar-se sem algum medo de retaliação ou julgamento, pois há dinheiro e o meio de vida envolvidos. Por isso, as pessoas agem com muito cuidado.

É importante criar um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para serem eles mesmos e expressarem o que pensam, pois a chave para uma cultura de empresa bem-sucedida é acabar com qualquer tipo de medo ou receio de seus colaboradores.

Quer saber como fazer isso? Confira 38 ações simples que você pode fazer para aumentar o engajamento dos colaboradores de sua equipe:

Engajamento dos Colaboradores

1.Ofereça treinamentos individuais ou em grupo

Como líder, você deve oferecer treinamento para sua equipe, seja individual ou em sessões de grupo.

É preciso entender que são seus colaboradores que irão fazer com que sua empresa tenha sucesso, não você.

Portanto, seu objetivo número um deve ser fazer com que sua equipe seja produtiva e eficiente. Para que isso ocorra, os colaboradores precisam estar satisfeitos com o trabalho.

Treine-os com grandeza e você verá uma equipe em sintonia na execução dos projetos e empenhada em atingir as metas e objetivos colocados.

2. Incentive a colaboração de grupo

É importante que sua equipe trabalhe bem em conjunto e que possa colaborar de forma harmoniosa em projetos, sem que surjam problemas.

Da mesma forma que mencionamos anteriormente, é imprescindível que os colaboradores estejam próximos uns dos outros e construam relações de amizade.

Assim, as atividades de integração são ótimas para construir conexões e favorecer um trabalho em equipe produtivo. Mas, para ser eficaz, dê a seus colaboradores a responsabilidade e a autonomia que eles precisam.

3. Elogie frequentemente

Reconhecer seus colaboradores é uma parte essencial do processo de envolver e motivá-los. Contudo, é preciso que isso ocorra frequentemente e não somente durante as Avaliações de Desempenho.

A maioria dos líderes elogia, mas não o suficiente. É preciso entender como a dopamina, que é o hormônio responsável pela sensação de satisfação e felicidade, age no cérebro humano.

A sensação de bem-estar e contentamento é passageira. Por isso, é preciso que o elogio seja constante para que os níveis de dopamina possam ser ativados e elevados.

Quando um colaborador faz algo que considera muito bom, ele está esperando um elogio ou reconhecimento. Se não o recebe, acaba chateado e frustrado, o que faz com que os níveis de dopamina fiquem lá em baixo.

Por isso, é preciso estar atento ao que eles estão fazendo e sempre reconhecer os esforços de sua equipe. Quando você faz isso, é muito provável que eles busquem sua aprovação outra vez. Eles não irão querer decepcionar. Por isso, vão fazer o melhor trabalho para serem elogiados com frequência.

Além do mais, o elogio e a constatação de que o trabalho está sendo bem feito faz bem para a auto estima.

Chamada Ebook Avaliacao Desempenho

4. Pregue seus valores fundamentais

O “ajuste de cultura” ocorre quando os valores pessoais de um colaborador se alinham bem com os valores da organização.

Se você deseja um nível profundo de compromisso por parte de sua equipe, é preciso que eles vivenciem e respirem os valores fundamentais de sua organização.

Como líder, você deve pregar os valores da cultura organizacional constantemente. Isso faz parte da boa comunicação.

Uma maneira eficaz é imprimir os valores centrais, ou seja, aqueles que são mais importantes, e colocá-los na parede.

Quando os colaboradores estão de acordo e vivem os valores de sua organização, facilita o engajamento dos colaboradores, já que entendem a finalidade de seu trabalho.

Engajamento dos Colaboradores

5. Veja os erros como parte do aprendizado

Este item reforça o que falamos anteriormente acerca de eliminar o medo dos colaboradores. Um dos grandes problemas das organizações é ter uma cultura onde o erro não é permitido.

Os colaboradores precisam saber que as falhas fazem parte do processo de aprendizado. Tudo deve ser visto como uma experiência engrandecedora.

Como um líder, você precisa fazer com que os colaboradores se sintam confortáveis com seus erros e certificar-se que eles visualizam essa experiência como uma forma de aprendizado que em nada irá afetar suas médias na Avaliação de Desempenho.

6. Ofereça atividades para aprendizagem

Uma ótima maneira de manter o engajamento dos colaboradores com o trabalho é oferecer chances para eles aprenderem coisas novas.

Tente implantar um novo curso/ palestra/ seminário/ oficina por mês ou trimestre. Essa é uma forma dos colaboradores se distraírem e estimularem a criatividade.

Além do mais, essas atividades irão também favorecer a melhoria contínua dos colaboradores. Além de se constituir em uma ótima maneira de reunir a equipe.

Você também pode fazer um dia de atividades onde os próprios colaboradores serão professores e poderão repassar aos outros ensinamentos e experiências. Este tipo de evento mais informal é muito bom para favorecer a integração.

7. Incentive o desenvolvimento pessoal

Como um líder, obviamente, você vai querer que seus colaboradoes estejam sempre melhorando e evoluindo em suas carreiras.

Sabendo que na guerra pelo talento, você precisa do melhor para vencer, uma maneira de trazer o seu talento para o próximo nível é incentivar o desenvolvimento pessoal.

Você pode até reservar um pequeno orçamento para ajudá-los a participar de conferências ou aulas online.

É um pouco de despesa, mas o Retorno Sobre Investimento (ROI) vai compensar e os gastos com essas atividades irão se “auto pagar” ao você construir uma equipe fortalecida, com colaboradores preparados e que realmente sabem o que estão fazendo.

Há ainda diversos materiais e cursos sem custos na internet. Vale a pena pesquisar e conversar com os colaboradores sobre a importância do desenvolvimento pessoal e da formação de uma equipe competitiva.

8. Crie um ambiente de trabalho agradável

Parte de ser produtivo no trabalho é estar em um local que lhe permite ter foco e ser criativo.

Para se concentrar, é necessário um ambiente de trabalho silencioso e sem muitas distrações. Uma decoração do escritório que faça o colaborador se sentir tranquilo e desperte a criatividade também é recomendada.

Objetos, cores, plantas e iluminação influenciam o modo de trabalho dos funcionários. Assim, como líder, é sua responsabilidade certificar-se de que os colaboradores estão confortáveis e se as instalações da empresa estão atendendo as necessidades deles.

Engajamento dos Colaboradores

9. Dê feedbacks frequentes

Uma ótima maneira de manter os colaboradores envolvidos e ajudá-los a crescer é através do feedback contínuo.

Os colaboradores passam muito tempo pensando como estão em suas carreiras e se estão tendo um desempenho satisfatório que agrada seus superiores. Este pensamento acaba se transformando em ansiedade e tensão.

Muitos gestores ainda usam o velho esquema de dar feedback apenas uma ou duas vezes por ano, principalmente porque eles tem medo ou se sentem desconfortáveis de ponderar pontos cruciais com o colaborador.

Isso é um grande erro, pois os colaboradores precisam de feedback em tempo real. Esta é uma prática que incide na mudança de comportamento e atitude do colaborador.

Por isso, quanto mais feedback você der a sua equipe, haverá uma chance maior de seus colaboradores passarem a agir de acordo com que a cultura organizacional da empresa precisa.

É imprescindível que seja em tempo real, pois se você der feedback sobre algo que aconteceu há muito tempo, não terá o mesmo efeito.

10. Envolva todos nas decisões

Esta é, certamente, uma ótima estratégia de engajamento dos colaboradores.

Se você deseja que sua equipe se conecte com a empresa e tenha o mesmo nível de paixão que você possui, ela precisa sentir que faz parte do negócio e que suas opiniões e decisões são levadas em consideração pelos gestores.

Confira alguns benefícios em envolver os colaboradores nas tomadas de decisões:

  • Facilita o processo de tomada de decisões;
  • Faz com que sintam que fazem parte da equipe executiva;
  • Torna tudo mais democrático.

11. Continue testando novas iniciativas

Todos na equipe devem ter uma mentalidade aberta para testes e novas experiências. Assim, os colaboradores devem estar sempre pensando em como executar um pequeno experimento ou teste antes de iniciar o processo completo.

Se você incentivar uma cultura de experimentação, rastreamento e métricas, você terá uma equipe muito mais inteligente e estratégica no que faz.

Todos na equipe devem ser capazes de compreender as metas estipuladas e medí-las adequadamente.

Mais do que qualquer coisa, o líder precisa ter uma mente aberta. Isto é, ao invés de dizer “não” às novas ideias, deve encontrar uma maneira viável de testá-las para assim comprovar se irão funcionar bem na organização.

12. Pratique a transparência

Lembre-se: Conhecimento é poder.

É de seu interesse que seus colaboradores tenham a maior quantidade de informações para trabalhar, não é mesmo?

Todos os membros de sua equipe devem estar em sintonia. Por isso, não há razão para você esconder informações de seus colaboradores.

Ainda que sejam más notícias, os colaboradores terão mais respeito se você for aberto e honesto com eles. Desse modo, não há necessidade de tentar poupá-los ou assumir que eles vão reagir negativamente a possíveis crises.

Acredite, eles podem lidar com isso e vão agradecer sua sinceridade.

13. Realize reuniões individuais

Reuniões individuais (um a um) são uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para se conectar com seus colaboradores.

Geralmente, as reuniões individuais duram cerca de uma hora e ocorrem uma vez por mês. Nestes encontros, se faz importante falar de possíveis dificuldades que os colaboradores estão tendo no trabalho e focar no Plano de Desenvolvimento Individual.

Esta reunião não deve ser apenas uma atualização de status, mas também um bate-papo informal para ver se há alguma preocupação ou sugestão por parte do colaborador, para você ter a melhor informação sobre o que eles gostam (ou não) e o que é possível fazer para ajudá-los a crescer e serem profissionais melhores.

Engajamento dos Colaboradores

14. Ofereça exercícios que estimulem a atenção

Práticas como Yoga e meditação são, sem dúvida, a melhor coisa que você pode fazer para a sua saúde e felicidade de sua equipe em geral.

É comum o estresse no local de trabalho ser elevado e assim qualquer coisa que você puder fazer para diminuir a tensão e ansiedade de sua equipe, certamente, será muito apreciada e terá a aceitação de todos.

Exercícios que favorecem a atenção e relaxamento não exigem muito tempo e possuem efeitos excelentes.

Esta é uma maneira simples de aumentar o bem-estar e o engajamento dos colaboradores, enquanto mostra seus colaboradores que você se importa com eles.

15. Permita que seus colaboradores tenham autonomia

Como líder, você precisa confiar em seus colaboradores o suficiente para dar-lhes a autonomia que merecem.

Você pode até mesmo deixá-los escolher quais os projetos em que trabalham. Eles precisam ter esse senso de propriedade e responsabilidade para se envolverem verdadeiramente no trabalho e se sentirem empolgados todos os dias ao chegar na empresa.

Se seus trabalhadores estão cientes que não possuem autonomia nos projetos que participam, certamente, eles vão perder interesse facilmente no trabalho, fazendo suas tarefas de forma automática e desanimada.

16. Faça convênios com academias

Lembre-se: colaboradores saudáveis têm mais energia. Mais energia significa uma maior produtividade.

Assim, fazer convênio com uma academia ou centro de treinamento físico pode parecer uma despesa, mas o Retorno Sobre Investimento (ROI) dos colaboradores terá um impacto positivo em relação à produtividade, o que irá superar esses custos iniciais.

Apenas a ideia de que a empresa se preocupa com a saúde e bem-estar de seu pessoal já é o suficiente para aumentar o engajamento dos colaboradores.

17. Solicite feedback à sua equipe

Tão importante quanto dar feedback é ouvir o que seus colaboradores pensam e  com frequência. Apenas o fato de que você está disposto a ouvi-los e coletar as ideias deles já demonstra um grande respeito pela sua equipe.

Este processo não precisa ser super formal, podendo ser feito por meio de um papo informal, reuniões individuais ou em equipes. É preciso encontrar a melhor forma para você e sua equipe.

A chave de tudo é realmente apenas mostrar aos colaboradores que você está pronto para ouvi-los e agir sobre o que eles lhe falarem.

18. Apoie instituições sociais

Outra grande ideia para o engajamento dos colaboradores são ações de responsabilidade social.

Provavelmente, há instituições de caridade que precisam de ajuda. Assim, promover ações internas para coleta de donativos, agasalhos, materiais e etc.

Este tipo de trabalho social, irá favorecer o envolvimento dos colaboradores.

19. Ofereça boas refeições à sua equipe

Oferecer facilidades para o colaborador realizar atividades físicas é bom, mas não terá muito efeito, em relação a bem-estar e energia, se não houver uma alimentação saudável.

Assim, uma ideia a se pensar é oferecer opções de comidas saudáveis para seus colaboradores, o que irá facilitar em muito a vida deles.

Sabemos que nem todas as empresas podem dispor de uma cozinha equipada e cozinheiros profissionais. Contudo, existem muitos serviços agora que entregam refeições equilibradas diretamente no escritório.

Dispor dessa facilidade, será uma vantagem que fará sua equipe muito feliz.

Engajamento dos Colaboradores

20. Organize um evento

Além de ser muito divertido, esta é uma ótima maneira integrar os colaboradores e envolve-los na construção de sua marca de empregador.

É também uma oportunidade conhecer outras empresas locais que possuem objetivos semelhantes aos seus e criar oportunidades para colaboração.

Qualquer tipo de projeto especial será bom para os funcionários, pois muda a rotina diária e favorece a empolgação e engajamento dos colaboradores.

21. Estabeleça metas claras

Uma das coisas mais irritantes para um colaborador é se sentir confuso acerca do que é esperado dele.

Qualquer mal entendido pode gerar grandes problemas. E isso ocorre por não haver uma comunicação adequada, onde colaboradores e gestores possuem ideias diferentes sobre um determinado trabalho e/ou responsabilidade.

Estabelecer metas claras evitará esse tipo de confusão. Além disso, irá ajudar você a se certificar de que todos estão trabalhando em sintonia e na mesma vibe.

Assim, Avaliações de Desempenho, entrevistas devolutivas (feedback) e reuniões individuais (um a um) são oportunidades para acabar com confusões e definir metas e objetivos de forma clara com os colaboradores.

22. Incentive o equilíbrio entre vida profissional e familiar

O equilíbrio trabalho-vida é, certamente, a questão mais importante das relações de trabalho modernas.

Muito se fala sobre como a tecnologia está destruindo nosso equilíbrio entre trabalho e vida privada. Os smartphones ajudam nisso, pois fazem com que a pessoa fique conectada 24 horas por dia.

Pode ser difícil manter esse equilíbrio, mas você como um líder, não deve, a não ser de caso de muita urgência, ligar ou mandar e-mail em horário fora do expediente ou nos finais de semana. É preciso entender que todos precisam de descanso.

Assim, incentive sua equipe a passar um tempo com amigos e familiares e não defina expectativas irrealistas para que, nesse tempo longe do trabalho, os colaboradores não fiquem preocupados com o que tem que cumprir.

Implante em sua empresa uma cultura onde seus colaboradores tenham toda a liberdade de falar acerca das preocupações com o equilíbrio entre vida profissional e familiar.

23. A liderança precisa ser acessível

Como falamos acima, uma parte fundamental do engajamento dos colaboradores é fazer com que os colaboradores sintam que estão conectados às organizações.

Um dos componentes mais importes que compõem esse sentimento é certificar-se que os líderes do alto escalão são acessíveis e visíveis, ou seja, se eles se fazem presente entre os colaboradores.

Esses líderes precisam ser vistos como profissionais que estão sempre disponíveis, dispostos a responder perguntas e não esconder nada.

Uma ideia simples e muito eficaz é fazer um tipo de encontro mensal, onde os colaboradores podem enviar perguntas para que os gestores as respondam ao vivo.

24. Ajude os colaboradores a economizar para o futuro

A falta de dinheiro é, obviamente, um dos maiores motivos de estresse para os colaboradores. Pensar se vai ter uma boa condição financeira no futuro é realmente massacrante.

Contudo, muitos colaboradores nem sequer sabem por onde começar quando se trata de economizar. Assim, essa é uma grande oportunidade para você ajudá-los a entender e planejar.

Qualquer tipo de plano de previdência ou investimento que você possa oferecer aos seus colaboradores, juntamente com dicas úteis para economizar ou onde investir, irá ajudá-los a se livrar um pouco desse estresse.

Engajamento dos Colaboradores

25. Divirta-se!

Se divertir no trabalho é algo essencial. A vida é muito curta para não desfrutar, e você gasta tanto tempo com seus colegas de trabalho que é preciso um momento de descontração.

Divirta-se, brinque e certifique-se de que todos sabem que está tudo bem.

Um dos nossos valores fundamentais, originalmente escrito em francês, diz que: “sem diversão, é uma porcaria“.

26. Faça contratações visando a cultura organizacional

É muito importante fazer uma boa contratação. Além de recrutar profissionais talentosos, é preciso que eles se encaixem na cultura da empresa.

Tudo começa com quem você irá contratar.

É imprescindível contratar pessoas incríveis que se encaixam com os valores da sua empresa e que irão se ajustar bem com o resto da sua equipe.

Por isso, leve o seu tempo para realmente contratar a melhor pessoa e certifique-se de, antes de fechar com ela, fazer um teste prático na empresa.

A contratação deve ser vista como um investimento, já que inclui treinamento e adequação na equipe. Assim, é de suma importância que o colaborador fique por um tempo na empresa, o que evita gastos com indenizações, novo processo de recrutamento, abalo na moral da equipe e dentre outros fatores que impactam diretamente a produtividade da equipe.

27. Implante pesquisas frequentemente

Como líder, você deve sempre estar em busca de soluções que visem melhorar a empresa para seus atuais colaboradores e para torná-la atrativa para os melhores talentos do mercado.

Uma ótima maneira de conseguir isso é fazer, com frequência, pesquisas e análises que permitem saber o que eles estão pensando acerca do trabalho e se possuem alguma preocupação.

Claro que, a partir de pesquisas como a Avaliação de Desempenho, você precisa agir para mudar aquilo que tem sido motivo de insatisfação dos colaboradores.

As estatísticas em relação a isso são alarmantes: 27% dos gerentes nem sequer se preocuparam em ler os resultados da pesquisa que fizeram. 52% do gerentes leu os resultados, mas não fez nada com eles.

28. Não desperdice ideias de seus colaboradores

Os colaboradores estão dispostos a dar-lhe informações incrivelmente úteis e, por lidarem de forma direta com o trabalho e os clientes, eles têm uma noção mais clara do que é preciso implantar e do que a empresa necessita.

Por isso, escute sempre o que sua equipe tem a dizer.

29. Partilhe conteúdos com a sua equipe

Às vezes, como líder, você vai ler algo que pode não parecer ter valor, pois você já tem esse conhecimento. Mas, pensando em sua equipe: Será que essa informação não seria boa para eles?

Assim, compartilhe com sua equipe o máximo de informações e conhecimento que puder.

Se você ver uma notícia que acha que possa interessa-los na internet, e-book, apostila e entre outros materiais, que tal enviar a eles por e-mail ou até mesmo imprimir e distribuir pessoalmente durante as reuniões?

Quando se tem uma equipe que está constantemente ajudando uns aos outros a crescer e melhorar, vocês vão conseguir grandes resultados.

30. Aja em cima do feedback que você coletar

Não há nada mais frustrante do que solicitar um feedback, que faz o colaborador gastar tempo pensando em uma boa resposta e, no fim, ser totalmente ignorado.

Eles pensam: Qual foi o objetivo de terem me perguntando isso?

Se um colaborador lhe dá um feedback, você deve ser grato pelo tempo que ele dispensou a você.

Se você implementar uma sugestão dada por seus colaboradores, eles irão se sentir mais felizes e comprovar que opinião deles realmente vale. Eles vão se sentir respeitados, e por sua vez, se empenharão mais para fazer um bom trabalho.

Engajamento dos Colaboradores

31. Lembre aos colaboradores sobre os benefícios

É possível que sua empresa disponha de alguns benefícios aos colaboradores, mas eles não estão cientes ou não tiram pleno proveito deles.

Por isso, é importante que você sempre lembre aos colaboradores sobre as diferentes opções que eles têm e estão lá e se mostrar disponível caso eles tenham alguma dúvida.

Qualquer coisa que você possa fazer para facilitar e tornar a vida deles melhor irá impactar diretamente em um maior engajamento dos colaboradores.

32. Use ferramentas colaborativas

Uma grande parte do envolvimento dos funcionários está ligada à garantia de que os processos organizacionais sejam eficientes e ágeis. .

Os processos de interação e colaboração das equipes, por vezes, são um grande problema. Isso ocorre porque a comunicação ainda é feita de maneira muito antiga.

Para facilitar a comunicação e engajamento dos colaboradores, há ferramentas específicas para isso (e muitas delas estão disponíveis gratuitamente). Confira:

  • Trello
  • Calendly
  • Bumerangue
  • Google Hangouts

33.Incentive a criação de redes

É bom para os colaboradores conhecerem e interagir com profissionais do mesmo setor, pois assim é possível trocar ideias, experiências e fazer comparações.

Nesta perspectiva, há inúmeros eventos, palestras, cursos, seminários e etc. que você pode mandar seus colaboradores.

Dessa forma, eles aumentam seu networking, isto é, a rede de contatos e trazem para a empresa ideias criativas e novidades do setor.

34. Proporcione aos colaboradores a participação em conferências

Inscrever colaboradores para conferências é uma ótima maneira de fazer com que todos aprendam, vivenciem e cresçam.

Se você inscrever vários deles para uma conferência também irá favorecer o trabalho em equipe.

Há tanta coisa que eles podem aprender e tantas pessoas legais que eles podem encontrar. Por isso, todo ano separe um pequeno orçamento e incentive seus colaboradores a escolherem uma ou duas conferências que gostariam de participar.

Esta também é uma ótima maneira de mostrar-lhes que você apoia o seu desenvolvimento. Eles vão te amar por isso.

Engajamento dos Colaboradores

35. Seja flexível com horários

Em quase todas as pesquisas que buscam saber o que os colaboradores realmente desejam, o horário flexível é sempre algo que é citado muitas vezes.

Como mencionamos anteriormente, o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar está cada vez mais difícil de alcançar, de modo que permitir horários flexíveis ajuda os colaboradores a viver uma vida fora do trabalho.

A chave de tudo é sempre demonstrar aos colaboradores que eles são dignos de respeito e confiança.

36. Organize almoços ou jantares colaborativos

Uma ideia eficiente para construções de equipes é a realização de almoços e jantares, onde todos possam participar. Para ficar ainda mais interativo, que tal cada colaborador levar algo?

Certamente, levará pouco tempo para que todos estejam conversando e trocando receitas, em um nível mais pessoal. Além disso, você vai ver as habilidades culinárias de todos.

Quanto mais você puder construir esses vínculos no trabalho, melhor a equipe trabalhará junta.

37. Trabalhe duro no processo de onboarding

O processo de onboarding, isto é, a adaptação do novo colaborador rá definir toda a trajetória do profissional na empresa.

Muitas empresas de todo mundo ainda lidam com esse processo de forma errada, o que acaba impactando em fatores cruciais para o sucesso de uma empresa, como o desengajamento, queda da produtividade e elevação do índice turnover.

Com todos os recursos (dinheiro, tempo e energia) que são gastos no processo de contratação, é um desperdício muito grande que os profissionais recrutados não sejam levados a sério.

A maioria dos processos de onboarding dura cerca de quatro ou cinco dias, sendo que o mínimo aceitável é ter três meses de duração.

Lembre-se que leva tempo para um colaborador se instalar, se sentir confortável e realmente começar a agregar valor à organização.

Uma ideia que algumas empresas com visão de futuro estão começando a implementar é ter como modelo o novo colaborador como uma forma de melhorar o processo de integração para o próximo funcionário.

Isso permite que o processo seja otimizado constantemente, com base em feedbacks reais e atualizados.

38. A importância do treinamento e coaching

Crescimento pessoal e desenvolvimento (ou falta dele) são uma das grandes razões para os colaboradores se sentirem desmotivados com seus trabalhos, pois eles estão realmente ansiosos para aprender e evoluir. Essa vontade de crescer acaba sendo um motivador intrínseco para eles.

Realizar uma boa Gestão de Pessoas não é uma tarefa simples, por isso é tão importante buscar ferramentas qualificadas para a gestão de seus colaboradores, tendo um controle claro e preciso sobre sua equipe e facilitando na tomada de decisão. E se você leu até aqui, é porque está em busca dessa ferramenta.

Como Medir o Desempenho do Colaborador

Uma das tarefas mais difíceis do gestor é manter a equipe trabalhando unida e comprometida com as metas e sucesso da empresa. Lidar com pessoas não fácil, cada colaborador possui suas características e personalidade.

Então como encontrar uma maneira de obter o respeito de todos e manter a equipe motivada e produtive? É simples: Justiça!

Algo que ninguém tolera é a injustiça, e muitos colaboradores se veem injustiçados. Você já deve ter se deparado com burburinhos como estes:

  • “Trabalho muito e não tenho reconhecimento”
  • “Fulano chega sempre atrasado e ninguém fala nada”
  • “Fulano passa o dia no Facebook e eu aqui me matando”

Estes são só alguns exemplos do que uma má administração de equipe pode ocasionar. A mente do ser humano funciona assim: “Se ele ganha o mesmo que eu e não faz nada, porque eu devo fazer?”

Quando seus melhores talentos começarem a pensar dessa maneira, sua produtividade descerá ladeira a baixo! Você não pode deixar que as coisas cheguem a esse ponto.

Você deve manter sua equipe em um nível sadio de competição, sempre puxando para cima. Sua equipe deve formar exemplos, um colaborador deve ver o esforço do outro e pensar “Fulano tem dado duro e foi reconhecido, vou me esforçar para produzir tanto ou mais do que ele!”

E a única maneira de você jogar limpo e transparente com sua equipe é ter dados concretos para apresentar. A Avaliação de Desempenho não é um plus que grandes empresas devem ter. É uma realidade que TODAS as empresas deveriam se preocupar.

O capital humano é o maior ativo de qualquer empresa. Pense comigo:

  • Você tem CERTEZA de qual funcionário é seu melhor talento?
  • Você tem CERTEZA de qual colaborador é o mais produtivo?
  • Quantos colaboradores da sua equipe chegaram atrasado nos 2 últimos meses?
  • Quantos colaboradores da sua equipe faltaram e apresentaram atestado nos últimos 6 meses?

Se você é um gestor de equipe, você deveria ter todos estes dados a poucos cliques de alcance. Deveria possuir um sistema atualizado com tudo o que acontece na sua equipe, e assim ter total controle sobre ela.

Como recompensar o melhor colaborador e evitar perdê-lo para um concorrente por falta de reconhecimento? Como planejar ações de melhoria e desenvolvimento para seus colaboradores que podem render mais?

Como saber quais competências cada colaborador tem de melhor, e desenvolver e a primorar as que possui deficiência?

A resposta para todas as perguntas é: Avaliação de Desempenho.

Com a Avaliação de Desempenho você resolve todas estas situações:

Um colaborador foi demitido e acionou sua empresa na justiça: Com a Avaliação de Desempenho, você terá dados concretos e atualizados (desde a entrada do funcionário na empresa até sua saída) e poderá justificar o porque da demissão.

Terá anotações de cada atraso, de cada conduta equivocada ou falta de preparo para exercer a função requerida, tendo assim uma base sólida para se defender.

Evitar que “Uma maçã podre estrague o cesto de frutas”: Um colaborador revoltado causa grandes danos a uma equipe. Fora o próprio desempenho ruim, pode instigar seus colegas a também fazerem corpo mole ou sabotar a empresa por algum motivo.

Com a avaliação de desempenho, você terá subsídios para refutar qualquer argumento que este colaborador tenha para infectar a equipe. Mostre ao resto da equipe que as reclamações dele não tem fundamento, baseado em dados concretos que ele não poderá negar.

Evitar Gastos Desnecessários Com Treinamentos Equivocados: É muito comum nas empresas, equipes inteiras receberem treinamentos. Mas, isso é correto? Não seria bem mais assertivo que cada colaborador recebesse o treinamento que mais precisa para se qualificar, ou para exercer melhor a sua função?

Com a Avaliação de Desempenho, você consegue filtrar cada competência em que seu colaborador é melhor e pior, e assim estabelecer o Plano de Desenvolvimento Individual para que ele se qualifique da melhor maneira possível.

 

Nós da Software Avaliação, já ajudamos mais de 200 Líderes e Gestores em grandes empresas no Brasil e no exterior e podemos ajudar você também a gerir sua equipe e alcançar resultados magníficos.

Clique no link abaixo para uma breve apresentação do Software Avaliação, e saiba como nossas ferramentas podem ajudar você a liderar sua equipe a alcançar suas metas e objetivos.

>> Clique Aqui e conheça o Software Avaliação Gratuitamente <<

 

Como Engajar Pessoas Nas Organizações Com 38 Ideias Simples e Incríveis!
5 (100%) 8 votes


E-book Grátis

Descubra os 10 passos infalíveis para uma Avaliação de Desempenho Perfeita.

Informe seu e-mail ao lado

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!