Estratégias de marketing digital são para empresas de todos os tamanhos4 min read


Ferramentas são importantes para alcançar novos clientes, fortalecer a marca e aumentar as vendas.

Ações de marketing digital, como SEO off page, marketing de conteúdo, de relacionamento e assessoria de imprensa digital, são ferramentas importantes para que empresas de diferentes portes alcancem novos clientes, fortaleçam a marca e aumentem as vendas. Para concretizar os objetivos desejados, no entanto, é preciso conhecer e selecionar as estratégias mais adequadas para cada negócio. 

De acordo com a 4ª edição da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada quatro pequenas empresas brasileiras usam ferramentas digitais em seus negócios. O resultado é o maior da série histórica do estudo que teve início logo após a chegada da pandemia ao país. 

Em entrevista ao portal do Sebrae, o presidente do Serviço, Décio Lima, pontuou que, diante do comportamento dos clientes, as empresas tiveram que incorporar estratégias digitais ao negócio para se adequar a um novo modelo de consumo. Segundo sua avaliação, o levantamento indica ainda que é essencial profissionalizar o uso de ferramentas como o Instagram e o WhatsApp para ampliar as vendas e fidelizar o cliente por meio da presença digital da marca.

Assessoria de imprensa, SEO e backlinks são relevantes para pequenas e médias empresas

Serviços como o de assessoria de imprensa para pequenas empresas são relevantes, pois dão visibilidade à marca e contribuem para a sua expansão na sua área de atuação. Com o avanço da tecnologia, a assessoria de imprensa digital tem ganhado cada vez mais destaque.

Um dos benefícios proporcionados por essa abordagem é o aumento das menções online da marca por meio de diferentes canais digitais. As estratégias de SEO (Search Engine Optimization – otimização para motores de busca) e de link building, por exemplo, são determinantes para o sucesso da empresa. 

Além disso, no contexto do SEO off page, cada conquista de backlink desempenha um papel crucial. Por se tratar de links de outros sites que direcionam para a página da empresa, são um indicador importante para os buscadores, como o Google, sobre a relevância e a autoridade do conteúdo.

Uma estratégia eficaz de link building envolve a obtenção de backlinks de qualidade e pode melhorar significativamente a classificação de um site nos resultados de pesquisa. Essa dinâmica aumenta a visibilidade online da marca, posicionando-a de maneira competitiva no ambiente digital.

Desafios e oportunidades do universo do marketing digital 

O marketing digital engloba um conjunto de estratégias para promover produtos e serviços por meio de canais online, como redes sociais, sites, e-mails e aplicativos. Segundo o estudo “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, 94% das empresas optaram pelo marketing digital como estratégia de crescimento. Contudo, quase o mesmo percentual reconhece que suas estratégias ainda têm o que melhorar. 

Mesmo que muitos empreendedores escolham o marketing digital para impulsionar seus negócios, os resultados nem sempre atendem às expectativas, especialmente para pequenas e médias empresas que lidam com orçamentos limitados e equipe reduzida. 

A pesquisa “Tendências de Marketing Digital” elenca os principais desafios enfrentados por organizações nesse cenário. A necessidade de gerar leads qualificados ocupa a primeira posição, sendo indicada por 60,5% das empresas. Em segundo lugar, está a busca por tráfego orgânico, citada por 46,6% dos participantes do estudo. Já a conexão entre estratégias de marketing e vendas surge como um desafio significativo para 42,6% das empresas. 

Outros desafios também foram destacados, como a criação de estratégias baseadas em dados (39,3%), o engajamento de uma comunidade (37,8%), e a redução de custos com mídia paga (33,8%). O acompanhamento de todas as tendências (27,0%), o desenvolvimento de uma cultura de experimentos (26,5%), o cálculo do ROI das ações (19,4%) e a gestão da concorrência (18,1%) também foram mencionados pelas companhias participantes. 

Dicas para profissionalizar ações de marketing digital e alcançar resultados 

No universo do marketing, vencer os desafios encontrados e alcançar resultados expressivos exige mais do que soluções rápidas e miraculosas. Por isso, a implementação de estratégias digitais demanda tempo, profissionalismo e paciência. Segundo empresas e portais especializados, é primordial evitar promessas milagrosas encontradas na internet e priorizar informações confiáveis e abordagens estratégicas.

Para começar, a busca por profissionalização deve incluir a contratação de especialistas em marketing digital. Para contornar restrições orçamentárias, por exemplo, uma alternativa é contar com um squad ágil remoto. Esses grupos operam, atendendo às demandas de marketing sem a necessidade de contratação fixa e são formados por profissionais em áreas complementares. 

Além disso, a tecnologia desempenha um papel fundamental na profissionalização do marketing. Ferramentas como Google Analytics, Mailchimp, SEMrush, Hootsuite e Canva oferecem, respectivamente, recursos para análise de tráfego, e-mail marketing, SEO, gestão de redes sociais e design gráfico. O uso adequado dessas tecnologias, além de fornecer insights para a tomada de decisões, também economiza tempo e recursos no processo.