Gestão de Benefícios: 25 Vantagens Incríveis Para Os Colaboradores


A Gestão de Benefícios precisa ser inovadora, os colaboradores anseiam por um ambiente de trabalho mais leve que incentive o divertimento e os ajude a serem mais produtivos. Contudo, é importante lembrar que não só de regalias é constituída a cultura de uma empresa.

Gestão de Benefícios

Além de vantagens como os benefícios médico e dentário, os funcionários estão procurando empresas que tenham uma cultura organizacional mais criativa e aberta às novas ideias e que criem uma atmosfera que faça com que os funcionários sintam prazer em trabalhar.

Você pode ter salas de jogos bem equipadas e fornecer diversas vantagens, mas se a cultura subjacente for ruim, todo esse atrativo não fará nenhuma diferença.

Contudo, conceder benefícios aos empregados é uma coisa boa, no que diz respeito à retenção e diminuição do índice turnover. Funcionários talentosos são bastante escassos. Por isso, é preciso que esses colaboradores queiram continuar na empresa.

Mesmo sem muitos recursos, ainda é possível criar um lugar incrível para se trabalhar. Para isso, só é preciso um pouco de criatividade e criar uma gestão de benefícios inovadora.

Você verá na lista que construímos que a maioria das vantagens que interessam aos funcionários são gratuitas ou custam muito pouco, e, o melhor, possuem um Retorno Sobre Investimento (ROI) alto, o que faz valer muito a pena.

Você não tem que implementar todos estes itens. São apenas sugestões que você deve estudar qual se adapta melhor à sua empresa. Uma boa dica é pedir aos funcionários feedback sobre o que eles desejam e assim adaptar a sua gestão de benefícios.

 

Confira a seguir 25 Ações que irão Impactar a sua Gestão de Benefícios:

 

1. Licença Parental – Mais do que Legalmente Necessário

Gestão de Benefícios

Ter um bebê é um dos momentos mais belos e estressantes da vida de alguém. Por que você não ajuda a tornar este momento menos complicado para seus funcionários?

Nos Estados Unidos, as empresas, legalmente, e precisam fornecer 12 semanas de licença não remunerada. No Canadá, varia de acordo com a província, mas geralmente é entre 15 e 40 semanas, e nem todos são pagos. No Brasil, varia de 16 a 24 semanas.

Contudo, que tal seguir os passos de empresas como a Netflix que oferece licença ilimitada de maternidade e paternidade? Veja o que a empresa diz sobre este assunto:

Os pais podem retornar em tempo parcial ou integral ou retornar e, em seguida, sair de novo, conforme necessário. Nós apenas continuaremos pagando-os normalmente, eliminando a dor de cabeça e preocupação nesse período.

Com isso, cada empregado começa a descobrir o que é melhor para eles e sua família e, em seguida, trabalha juntamente com seus gestores uma forma de cobrir essas ausências.

 

 2. Reembolsos para a Educação

A ideia é incentivar os funcionários a voltarem a estudar em seu tempo livre, seja fazer um curso de extensão, graduação ou especialização.

Este investimento poderá, de início, parecer alto, mas valerá muito a pena, já que uma força de trabalho mais instruída pode significar uma força de trabalho mais produtiva.

Se quiser dar um passo adiante, você pode permitir que seus funcionários façam cursos e atividades que nada tem a ver com seu trabalho ou a empresa, apenas porque lhes interessam, como arte, cinema, moda e etc. Com isso, eles ficarão entusiasmados e satisfeitos, o que irá refletir positivamente na produtividade.

Se os funcionários sabem que não precisam se preocupar com o custo dessas capacitações e que sua empresa incentiva-os a desenvolver suas habilidades, eles ficarão muito mais felizes no trabalho.

 

3. Seja Socialmente Responsável

A pesquisa é clara sobre isso: os funcionários desejam e se sentem melhores em trabalhar para as empresas que praticam serviços sociais.

Mais de 85% dos clientes correlacionam suas decisões de compra (e sua vontade de recomendar uma marca a outro) aos esforços responsáveis que ​​uma companhia está fazendo.

Se você não ainda não faz isso, uma maneira fácil de começar é mostrar aos seus funcionários que você se preocupa em angariar dinheiro para organizações sem fins lucrativos e incentivá-los a doar ou fazer trabalhos voluntários.

Se você está já está oferecendo, certifique-se que está ação é amplamente conhecida por sua equipe, podendo até ser usada como parte de seus esforços de recrutamento.

 

4. Férias Ilimitadas

Gestão de Benefícios

Modelado após a famosa política da Netflix, as férias ilimitadas estão começando a pegar em empresas progressistas em todo o mundo.

A ideia é simples: não limitar o número de dias de férias, licença-saúde ou afastamento por problemas pessoais. O colaborador deve ser responsável e ficar livre para tirar quantos dias de férias ou licença que achar necessário.

Tudo se resume a tratar os funcionários como os adultos que eles realmente são, e sua gestão de benefícios deve estar atenta a isso.

Esta medida dá autonomia aos funcionários , pois mostra a eles que você confia que eles irão tomar a melhor decisão e não vão tirar um número desnecessário de dias só para enrolar no trabalho.

 

5. Associação com Academias

Programas que favoreçam o bem-estar dos funcionários devem ser vistos como uma iniciativa estratégica e não um simples benefício concedido à sua equipe.

Funcionários saudáveis ​​utilizam menos dias de licença saúder, trabalham mais, são mais produtivos, estão mais felizes e são mais propensos a fazer amizade com outros colegas de trabalho.

Esta é uma vantagem que vai exigir um certo investimento, mas com certeza, os resultados no ROI irão superar esse custo inicial.

Além disso, mostrar aos funcionários que você se preocupa com saúde e bem-estar deles é uma maneira fácil e eficiente de fazê-los ficar em sua empresa.

Uma ideia criativa é organizar uma competição amigável entre funcionários ou departamentos para incentivar todos à praticarem exercícios físicos.

 

6. Comemore Aniversários

Este é um ítem muito simples e essencial na sua gestão de benefícios.

Mandar comprar um bolo no aniversário de um colaborador é uma maneira simples e barata de mostrar apreço a alguém em seu dia especial. Se sua empresa tiver muitos funcionários, a comemoração dos aniversários pode ser feita mensalmente no estilo “Aniversariantes do mês”.

Esta, certamente, é uma ótima forma de mostrar aos funcionários que você se importa. Quando um empregado vai ao trabalho no dia do seu aniversário, ele espera que alguém lembre a data e lhe deseje um feliz aniversário.

Além disso, dedicar um tempo para comer um pedaço de bolo com seus companheiros de equipe é ótimo para a integração e envolvimento do pessoal.

 

7. Incentive a leitura a partir do Kindle

O Kindle é um leitor virtual da loja Amazon. Neste aparelho, semelhante a um tablet, é possível colocar uma infinidade de livros. Assim, este benefício seria como um clube de livro 2.0.

Está é ótima maneira de descobrir novos livros e incentivar a interação entre os funcionários que passam a compartilhar impressões sobre os que leram.

Uma maneira simples é dispor de uma quantidade de Kindles que poderão ser alugados a qualquer hora. Deixe livre para seus colaboradores comprarem um livro ao mês por conta da empresa na loja da Amazon (que em geral possui um baixo custo).

Outro efeito deste programa é que você passa a conhecer seus colegas pelos livros que eles gostam. A partir daí, encontram-se afinidades.

Como falamos, a gestão de benefícios precisa ser inovadora e estar aberta a novas ideias é fundamental.

 

8. Tempo Pago para Voluntários

Gestão de Benefícios

Dê um tempo dentro do expediente para seus funcionários serem voluntários. Esta é uma ótima maneira de mostrar a eles que a empresa valoriza o trabalho social.

Muitos funcionários gostariam de ser voluntários em alguma ação, mas não podem por causa do horário de trabalho. Assim, ter um programa dedicado às ações de voluntariado será uma ótima forma de satisfazer essa vontade deles.

Talvez limitar a um dia por mês ou semana seja o suficiente para começar esse projeto. Explique aos funcionários que eles serão pagos pelo seu tempo e não precisam se preocupar.

 

9. Horários Flexíveis

Esta é uma das melhores vantagens que você pode oferecer ao seu pessoal. Afinal, quem não gostaria de não se preocupar em atrasar para o trabalho?

Os horários flexíveis mostram para seus funcionários que você os respeita e confia que eles possam tomar a melhor decisão para a empresa. Além de atender as individualidades, já que algumas pessoas são melhores de manhã e outras melhores à tarde.

Dessa forma, considerando esses fatores, é possível ter um ganho considerável em produtividade.

 

10. Forneça Refeições de Qualidade

Fornecer refeições para seus funcionários é uma forma de tirar uma preocupação da vida deles. Afinal, é bastante incômodo acordar cedo e ter que fazer almoço para levar ao trabalho ou ainda ter grandes gastos com restaurante.

Existem muitos serviços que fornecem refeições saudáveis ​​para os funcionários. Assim, basta você pesquisar e fazer convênio com um deles.

Outra vantagem em relação a isso é você oferecer convênio e benefícios com restaurantes estejam localizados próximo ao escritório. Dessa forma, eles se manterão mais saudáveis e produtivos.

 

11. Subsídios para a Saúde Mental

Esta é uma vantagem importante que muitas vezes é totalmente esquecida. Quando as pessoas falam sobre bem-estar e saúde dos funcionários se referem à saúde física, práticas de exercícios e alimentação saudável.

Contudo, problemas relacionados à saúde mental e estresse na organização são enormes e altamente preocupantes e sua gestão de benefícios deve estar atenta a isso.

Por isso, pense em dar a seus empregados um subsídio em algo que irá ajudá-los mentalmente, como ir a um spa, falar com um psicólogo, fazer meditação ou yoga, acupuntura e entre outras ações.

Muitos funcionários tem medo de falar sobre essas coisas, cabe a você ajudá-los a se sentir mais confortáveis.

 

12. Retiros Organizacionais

Não há melhor atividade de construção de equipe do que um retiro, onde os funcionários viajam para algum lugar por um período de tempo. A viagem pode ser, por exemplo, por um final de semana ou feriado prolongado em uma casa de campo, para comemorar o fechamento do ano de trabalho.

 

13. Salas de Jogos

Gestão de Benefícios

Este é um incentivo que é quase um requisito em qualquer empresa de tecnologia.

É importante lembrar aos funcionários que eles podem ter tempo para relaxar e você apoia essa iniciativa como empregador.

O ponto principal é mostrar aos colaboradores que o equilíbrio entre trabalho e diversão é importante para a empresa.

 

14. Almoços para Compartilhar Experiências

Estes tipos de almoço são uma maneira viável para um especialista em um determinado assunto compartilhar seus conhecimentos e ensinar algo novo aos funcionários.

O almoço acaba sendo uma ótima forma de se aprender sobre o empregado, sabendo suas dúvidas, dificuldades e o que gostam no trabalho.

 

15. Subsídio de Transporte

Fornecer subsídios para o transporte, mostra a seus funcionários que você quer ajudá-los  a se locomoverem para e empresa com a maior segurança e facilidade possível.

Os passes mensais de ônibus ou metrô podem ser consideravelmente caros. Mas, é um gesto agradável oferecer isso a seus empregados.

Invista também em estrutura para estacionamento, vagas para grávidas e outras facilidades que irão beneficiar toda sua equipe.

 

16. Coloque o Logotipo de Empresa em Objetos de uso Pessoal

Esta é uma vantagem simples que ajuda a promover a empresa e reforçar os valores fundamentais. Dependendo do ramo que sua empresa atua, este poderia ser um incentivo muito legal para oferecer.

Mande fazer camisas, chapéus, lenços, copos e outros acessórios com a marca da empresa. Estes objetos serão usados pelos colaboradores fora do horário de trabalho, o que ajudará na propagação de sua marca.

 

17. Café grátis

Uma vantagem agradável que está se tornando muito comum, especialmente em startups, é dispor de café, sucos e lanches aos funcionários. O café ajuda para a criatividade fluir e dar mais energia, o que faz com que haja ganho em produtividade.

 

18. Animais de Estimação são Bem-vindos

Gestão de Benefícios

Animais de estimação são uma ótima maneira de impulsionar a moral e felicidade dos funcionários. Além de serem uma boa forma de descarregar o estresse.

Um estudo feito por pesquisadores da Virginia Commonwealth University descobriu que o acesso a cães aumenta a moral e reduziu os níveis de estresse das pessoas que possuem contato com seus próprios animais de estimação ou de outras pessoas.

Isso não lhe custa nada e mostra aos funcionários que você preza por um ambiente de trabalho divertido e amigável.

 

19. Empréstimos sem Juros

Nem todas as empresas podem fazer isso, mas muitas organizações tem excesso de fluxo de caixa que poderia ser usado para ajudar os funcionários.

A ideia é fornecer a seus empregados um tipo de empréstimo sem juros que eles possam pagar com pequenos descontos mensais em seus salários. Sabemos que gestão de benefícios envolvendo pagamentos são difíceis, mas se houver a possibilidade, vale a pena ficar atento a essa dica.

Esta atitude mostra os funcionários que você se preocupa com eles e está lá para eles.

 

20. Frutas Grátis

Esta é uma forma simples, eficaz e barata de manter seus colaboradores saudáveis ​​e produtivos.

Fornecer frutas em livre demanda mostra que você se preocupa com a saúde e alimentação de seus funcionários.

Busque um fornecedor de frutas que todos os dias deixe na empresa frutas frescas e da estação. Se tiver espaço, você pode implantar uma pequena horta em sua empresa.

 

21. Contribuições para a Previdência

Contribuir para o INSS ou ter um plano de previdência privada, certamente, é uma ideia inteligente, para você planejar a sua aposentadoria.

Pode ser difícil para a maioria dos funcionários contribuir com uma quantidade significativa, razão pela qual este é um benefício tão poderoso. Assim, ajude seu colaborador a montar um bom planejamento voltado para o futuro. Isso mostrará que você se importa com a condição deles.

 

22. Revezamento de Cargos (Job Rotation)

A ideia aqui é permitir que os funcionários se sintam em algum lugar novo. O revezamento é ótimo para a interação da equipe, pois permite que os funcionários interajam constantemente e construam laços com equipes de diversos departamentos.

Esta estratégia pode ajudar os funcionários com seu crescimento pessoal por causa da transferência de conhecimento que cada cargo exige.

 

23. Plano de Propriedade de Ações

Uma das partes mais difíceis do engajamento dos funcionários é conseguir que eles sejam atraídos e se sintam como parte da missão e valores da empresa.

Os proprietários querem que seus funcionários sejam tão apaixonados pela empresa como eles são. É possível conseguir isso se você dividir o capital de ações com sua equipe.

Este pode ser o privilégio para empregado mais poderoso que você tem à sua disposição, como um proprietário.

Os colaboradores desejam se sentir inclusos na empresa que trabalham, e esta é uma ótima maneira de fazer isso acontecer.

 

24. Incentive a Prática da Yoga

Gestão de Benefícios

Numa pesquisa feita acerca de exercícios que mais contribuem para a felicidade, a yoga foi tida como um dos melhores.

Isso porque, a yoga é uma combinação de exercício e meditação, sendo uma mistura perfeita dos dois.

Oferecer aos funcionários uma aula de yoga uma ou duas vezes por semana pode levar a um enorme aumento na felicidade e produtividade dos funcionários.

25. Mesas Não-tradicionais

Ficar sentado o dia todo é terrível. Assim, invista em mesas “standup”, o que irá mostrar que você se preocupa com o bem-estar deles e quer que eles tenham energia e produtividade.

Essas mesas podem ser compartilhadas pelos funcionários.

A Gestão de Benefícios do empregado é boa para retenção de talento

A retenção dos funcionários é incrivelmente importante devido aos efeitos do faturamento.

Você precisa ter em vista que quando um funcionário deixa a empresa, a moral de toda a equipe é abalada, o que impacta no entrosamento e produtividade.

A demissão gera uma cultura de medo, onde ninguém sabe se seu trabalho está seguro. Isso, por sua vez, acaba afetando o trabalho, pois o funcionário gasta muito tempo pensando se deve deixar ou não a empresa.

Assim, criar um ambiente onde os funcionários querem ficar é extremamente importante, já que substituir um funcionário custará tempo, dinheiro e energia.

Para você entender como sua Gestão de Benefícios atual está afetando sua equipe, a maneira mais correta é fazer uma pesquisa de clima para saber exatamente como está a satisfação dos seus funcionários.

Nós da Software Avaliação possuímos as ferramentas e a experiência de já ter ajudado mais de 200 empresas no Brasil e no exterior com a Avaliação de Desempenho, e podemos ajudar sua empresa também neste processo!

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

Clique Aqui e conheça o Software Avaliação Gratuitamente <<

Qual pontuação você daria?


E-book Grátis

Descubra os 10 passos infalíveis para uma Avaliação de Desempenho Perfeita.

Informe seu e-mail ao lado

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!