Líderes consideram software ERP prioridade de investimento5 min read


Expectativa é que 1,4 milhão de negócios, de portes e setores distintos, invistam US$183 bilhões nesse tipo de tecnologia em 2024.

Líderes e gestores têm destacado os sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) como prioridade de investimento. De acordo com pesquisa feita pela HG Insights, a estimativa é que 1,4 milhão de negócios, de diferentes portes e setores, invistam US$183 bilhões no software ao longo deste ano.

O estudo revelou, ainda, que mais da metade (53%) das lideranças encarregadas de tomar decisões em Tecnologia da Informação (TI) consideram que o aporte é uma prioridade. O uso do ERP ganha força em meio a um cenário dinâmico e desafiador e reflete a busca das organizações por integração de processos, melhoria na tomada de decisões e eficiência operacional. 

O ERP é um sistema que opera a partir de uma base unificada para planejar os recursos empresariais e interligar dados e processos internos. Por conta dessa característica, o software é considerado uma ferramenta importante para tornar a gestão empresarial mais eficiente, reduzir custos e impulsionar resultados.

Acompanhando o avanço tecnológico, há diferentes opções da ferramenta disponíveis no mercado que atendem às demandas de áreas e setores específicos, como é o caso do ERP para indústrias

A produção industrial do país cresceu 3,4% nos últimos dois anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). A expectativa do setor é que com a melhora da economia e a maior estabilidade do mercado, o desempenho também seja positivo em 2024. A projeção da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) é fechar o ano com alta de 2,5%.

A tecnologia tende a ser uma aliada para o momento vivido pela indústria nacional. Com o uso do ERP, é possível compartilhar informações de diferentes setores, agilizar o fluxo de trabalho e fornecer dados de operações em larga escala, por exemplo. 

Além do setor industrial, o uso do sistema é considerado um diferencial também no varejo. Segundo o levantamento “Prontidão, Maturidade Tecnológica e Inovação do Varejo Supermercadista 2023”, publicado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), o setor tem a implantação, a atualização ou a modernização do software ERP como uma de suas prioridades tecnológicas.

Nesse contexto, o Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP) também ganha destaque por ser um sistema de gestão usado para planejar e controlar a produção de bens em uma empresa. Esta é uma funcionalidade necessária dentro do módulo de gestão da cadeia de suprimentos de um sistema ERP.

Na prática, um exemplo de MRP é quando as empresas precisam determinar as quantidades necessárias de cada componente para fabricar seus produtos. Se uma fábrica de bicicletas planeja produzir 30 unidades e já tem alguns quadros em estoque, o MRP calcula se é necessário comprar ou produzir mais quadros para atender à demanda. Ou seja, ele garante que os materiais necessários para a produção estejam disponíveis no momento adequado, o que evita escassez de insumos ou excesso de estoque. 

Conheça as funcionalidades internas e externas dos sistemas 

As plataformas de ERP contam com funções internas diversificadas, direcionadas às áreas de contabilidade, compras, finanças e recursos humanos. As funcionalidades externas também são diversas, incluindo força de vendas, e-commerce e automação de marketing, por exemplo. 

O intuito da aplicação desses sistemas é automatizar tarefas repetitivas, bem como reduzir custos. Por meio deles, os colaboradores conseguem acessar dados e informações da organização que os auxiliem na tomada de decisões mais rapidamente. Como todas as operações ficam centralizadas no ERP, as empresas criam fluxos de trabalho mais transparentes e eficientes. 

Especialistas em tecnologia recomendam que gestores e líderes mantenham-se atualizados em relação aos avanços dos sistemas ERP. Dessa maneira, é possível assegurar que as práticas corporativas sejam aprimoradas, e que os negócios se posicionem no mercado de forma competitiva.

Para isso, orientam se adaptar às tendências tecnológicas que ocupam lugar de destaque na otimização dos sistemas integrados de gestão nas companhias. Alguns exemplos incluem Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), organização na nuvem, Experiência do Usuário (UX) e Big Data. 

Cenário favorece demanda por consultores ERP

Em meio a esse cenário, os consultores ERP serão profissionais cada vez mais demandados, segundo o Guia Salarial 2024, realizado pela Robert Half. Ainda na área de tecnologia, a lista de profissões promissoras inclui engenheiros de dados, analistas de segurança da informação, desenvolvedores RPA e gerentes de TI.

O levantamento reúne, ainda, perspectivas e tendências em várias áreas de contratação, incluindo marketing, vendas e finanças. Os dados mostram que 52% dos profissionais permanentes contratados farão parte de uma expansão de mercado, e 42% serão manutenção de pessoal. 

Bancos, seguradores e fintechs; agronegócio; e saúde e educação são os segmentos que lideram em termos de número de contratações de profissionais da  área de tecnologia.

ERP, cloud, Python, salesforce e banco de dados serão as habilidades técnicas mais demandadas para este ano. Já as certificações mais exigidas pelo mercado devem ser em infraestrutura, segurança da informação, redes, cloud e salesforce.

A IA também deve continuar como um campo de crescimento acelerado, com aplicações cada vez mais elaboradas em diversas indústrias. Também há expectativa de aumento no uso da IoT.

Segundo a pesquisa da Robert Half, a capacidade de ensinar, a liderança, o trabalho em equipe, a resiliência e a flexibilidade serão as habilidades comportamentais mais buscadas nos profissionais de tecnologia. Assim, o estudo ressalta a necessidade de abordagens responsáveis e éticas no trato com a tecnologia, que considerem questões como inclusão digital, privacidade de dados e uso ético da IA.