Uma organização que não possui definida a missão de empresa, isto é, sem identidade, cai facilmente nas rédeas do fracasso.
A falta de identidade priva a firma de conseguir ganhar mais impacto com os seus produtos, visto que no nível emocional, eles são totalmente “vazios”, ou seja, sem identidade.
E o valor emocional dos produtos é agregado justamente pela missão de empresa, pois no final das contas é justamente a missão é que vale, desde o processo da criação até o processo da venda do produto.
Sem uma ideia definida do que é aquele produto e o que ele realmente significa para os funcionários responsáveis pela sua moldagem e até aos que o vendem, a dedicação por parte do trabalhador não será a desejada.
Então, acompanhe este post nos próximos tópicos e saiba como definir a missão da sua empresa para o alcance de resultados que reflitam no seu sucesso.
O que é missão de empresa?
O entendimento da natureza e importância da missão, sempre foi uma questão que muitos empresários não entendiam muito bem, sendo que outros sequer a consideram.
Em 1973, Peter Drucker observou: “A finalidade e a missão de empresa são tão raramente consideradas, que talvez essa seja a principal causa da frustração e fracasso das empresas”.
Uma empresa não se define pelo nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Por isso, somente uma definição clara da missão é a razão da existência da empresa e torna possíveis, claros e realistas os seus objetivos.
Muitos empresários acreditam que a missão da sua empresa está ligada aos objetivos particulares.
Acham que sua empresa somente existe para atender os seus propósitos ou, mais especificamente, gerar lucros.
Se o ambiente externo em constante mudança exige mais do que a bisonha conclusão de que uma empresa deva ter como missão dar lucro, evidentemente que as empresas lutam pela sobrevivência e pelo lucro, mas o lucro é apenas o meio pelo qual a empresa consegue sua finalidade, ou seja, a sua missão.
Uma empresa se desenvolve quando aumenta a sua capacidade e seu desejo de servir a todos aqueles que dela dependem, e cada vez mais o desenvolvimento deve ser considerado como o principal propósito.
Para que uma empresa tenha um rumo, não ficando à mercê dos ventos errantes da sorte, a missão de empresa deve conter os seguintes conceitos:
- A razão de ser da empresa;
- Aquilo que justifica a sua existência;
- É a definição sucinta e precisa da empresa;
- É definida com base nos fatores culturais, formados pelo conjunto de crenças e valores das pessoas da empresa.
A definição da missão para Kotler deve incluir o domínio competitivo onde a empresa vai atuar e poderia ter estes objetivos:
Tipos de indústrias a serem consideradas
A empresa vai operar em apenas um tipo de indústria, ou em um conjunto de indústrias do mesmo ramo, em apenas produtos industriais de consumo ou serviços, ou em qualquer outro tipo de produto ou indústria.
Segmento de mercado
Representa o tipo de mercado ou clientes que a empresa vai atender.
Área geográfica
Conjunto de regiões, países ou grupo de países onde a empresa deve atuar. A missão deve incluir motivação, pois os empregados querem ter o próprio trabalho reconhecido e útil a todos.
A missão de empresa não deve “ter lucro”, pois lucro é o resultado do trabalho realizado fora da empresa.
A missão global deve enfatizar as políticas básicas da empresa, que são uma orientação de como todos os 33 membros devem lidar com clientes, fornecedores, distribuidores, concorrentes e outros tipos de público.
As políticas orientam a atuação individual e fazem com que a empresa trabalhe de modo consciente e integrado.
A missão deve ser uma orientação a longo prazo, para 10 ou 20 anos, pois não seria conveniente rever a missão com frequência, a cada mudança da economia.
Só é viável redefinir a missão, se a empresa não tem mais credibilidade ou não dispõe de uma orientação firme a seguir.
Como definir a missão de empresa
Gerenciar um negócio é uma tarefa trabalhosa e exige um bom planejamento para que possa alcançar sucesso e atingir os seus objetivos.
São vários aspectos que precisam ser levados em conta na hora de organizar o seu sistema administrativo e traçar o conjunto de metas que vão nortear o seu trabalho.
A missão de empresa é um desses itens que precisam ser muito bem definidos em seus processos gerenciais.
Se não definir itens essenciais para o funcionamento do negócio, a empresa corre risco de cometer falhas por não ter um caminho traçado para seguir.
O lucro é um objetivo comum para qualquer companhia, mas para chegar até lá é necessário definir estratégias, modos de operar e uma cultura organizacional que norteia o trabalho.
Portanto, a missão não é um tópico irrelevante, mas sim fundamental para os negócios.
Veja algumas dicas que vão lhe ser de grande ajuda na hora de definir a missão da sua empresa.
Se certifique de ter entendido o que é missão de empresa
Missão é, basicamente, definir e detalhar qual a razão de ser de uma empresa. Ou seja, esse tópico explica por que a sua empresa existe.
Assim, ao escrever a missão da empresa é importante definir o segmento em que o seu negócio está, como espera que a sua empresa seja vista pelos seus clientes e fornecedores.
É um direcionamento sobre o que é o negócio e o que se pretende com esse trabalho.
Leve a sério
Muitos empresários têm uma visão simplória sobre a missão da empresa e, dessa forma, acabam dedicando pouco tempo à análise e elaboração desse item do seu planejamento. E isso está errado.
Como relatei no tópico anterior, a missão é uma definição importante sobre o negócio, logo, é necessário dedicar tempo, análise e avaliação para entender a vocação da sua empresa e definir isso no formato da missão.
Saiba que ajustes são permitidos
Não se desespere, pois não quero colocar pressão e sim mostrar a importância de elaborar bem a missão de empresa.
Portanto, esse tópico do seu planejamento não é fechado e pode ser ajustado ao longo do tempo ou à medida em que se percebe que há mudanças na vocação empresarial.
É normal que, com o passar do tempo, as coisas mudem e o modelo gerencial também, então é permitido fazer ajustes na missão. Mas somente ajustes e nada de desviar do seu caminho.
Tenha atenção estratégica
A missão – assim como os outros pilares empresariais: visão e valores – tem um potencial estratégico grande.
Ao elaborar com cuidado e eficiência esses pilares, o empresário está dando um direcionamento para o negócio e também definindo o seu posicionamento de mercado.
Tudo isso vai influenciar nas suas estratégias e em como a sua empresa se portará com os clientes, fornecedores e concorrentes.
Inspire-se
Nada melhor do que observar como grandes empresas definiram a sua missão e como vêm agindo de acordo com ela. Confira algumas:
Coca-Cola do Brasil: “Refrescar o mundo – em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo – através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença – onde estivermos, em tudo o que fizermos”;
Disney: “Alegrar as pessoas”;
Petrobras: “Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia nos mercados nacionais e internacionais, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.
Como elaborar a missão de empresa
Nos tempos de hoje, declarar a razão de ser empresa, orienta objetivamente como a empresa deve atuar para cumprir o que está contido com a definição do negócio e na visão da organização.
A Missão da organização se liga diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser.
Confira algumas perguntas que vão te orientar e simplificar tudo na hora de elaborar a missão da sua empresa.
- O que a EMPRESA deve fazer?
- Para QUEM deve fazer?
- Para QUE deve fazer?
- COMO deve fazer?
- ONDE deve fazer?
- Qual a RESPONSABILIDADE SOCIAL que a EMPRESA tem?
Confira um exemplo da aplicação desta tática, logo abaixo:
EMBRATEL – “Prestar serviços de telecomunicações globais destinados a atender às necessidades de seus clientes, no Brasil e no exterior, com qualidade, confiabilidade e custos adequados a seus negócios.”
Lembrando que se a empresa, tiver os outros fatores que podem a definir melhor, vale incrementar na missão.
Importância da missão de uma empresa bem definida
A importância de aplicar a missão na sua empresa é bem vasta, sendo que ela pode afetar positivamente vários pontos da sua empresa.
Acompanhe os principais pontos que revelam a importância da missão numa organização:
Relacionamento com Estratégia Organizacional
O planejamento estratégico é o processo de desenvolvimento de objetivos, estratégias e táticas da empresa para alcançar a missão da organização.
E a empresa consegue gerar objetivos de curto e longo prazo usando a declaração da missão.
Os objetivos podem incluir metas de Market Share, metas de lucro, resultados de satisfação do cliente e até o aumento da visibilidade da marca.
Então, de uma forma mais generalizada, aplicando uma missão, a empresa fica mas apta a desenvolver estratégias para atingir os objetivos (a missão) com mais chances de atingir o sucesso.
O desenvolvimento destas estratégias tendo como base a missão da empresa, torna o trabalho total em volta do projeto ainda mais focado e direcionado, visto que a missão da empresa pode promover o alinhamento e motivação da equipe de trabalho.
Facilita a avaliação e a melhoria
Este talvez seja um dos pontos mais fortes e que torna a aplicação de uma missão de empresa muito importantíssima.
Como diz a expressão “Com a medida que medirdes, sereis medidos”, é necessário que o empresário estabeleça uma missão para a empresa.
Se você tiver uma declaração de missão clara e escrita, saberá exatamente o que medir e como medr na hora de avaliar se a empresa está a chegar no ponto de sucesso desejado.
A clareza da missão traz clareza em todos os outros níveis da organização.
Para o desenvolvimento da Visão
A declaração da visão às vezes é confusa ou usada de forma sinônima com declaração da missão.
No entanto, as declarações de visão devem oferecer mais uma direção e incluir uma perspectiva de valores corporativos.
Uma visão pode fornecer uma direção para a empresa nos próximos cinco a 10 anos, ao mesmo tempo em que observa um compromisso com a integridade, transparência, abertura e outros valores desse tipo.
“Ferramentas mentais”, indicam que a declaração da visão é baseada na missão, e com a visão, que é praticamente fruto da missão, é possível inspirar os funcionários e dar-lhes um senso de propósito.
Benefícios da missão de uma empresa bem elaborada
Além do benefício mãe que é a criação de um identidade sólida, com uma missão de empresa bem elaborada, podem advir os seguintes benefícios:
Alinhamento da equipe
Sem uma missão de empresa bem definida, é normal Perguntar para seus funcionários qual o GRANDE OBJETIVO da empresa, e eles responderem coisas diferentes.
Enquanto que ao ter uma boa missão bem definida e disseminada na empresa, você faz todo mundo pensar de maneira alinhada.
Por exemplo, se você tivesse uma Corretora de Seguros, aplicando a missão, ao em vez dos funcionários responderem que vocês “vendem seguros”, eles responderiam que vocês “garantem a continuidade dos sonhos e conquistas dos clientes.
Gestor estratégico
Atrair e motivar os melhores funcionários pode ser bem mais fácil, quando há uma missão de empresa bem sólida.
Um exemplo que ilustra esse poder da missão, pode ser observado na seguinte frase:
“Você quer vender água com açúcar para o resto da vida ou você quer vir comigo mudar o mundo?”
Esta frase foi dita por Steve Jobs para convencer John Sculley a sair da Pepsi e ir trabalhar com ele.
Argumento de venda
Uma boa missão, como vimos acima, consegue resumir em poucas palavras a proposta de valor do seu negócio. Ou seja, ela se transforma num ótimo argumento de venda.
Tomada de decisões
Uma boa missão organizacional ajuda a tomar decisões difíceis. Por exemplo, uma empresa que tem a missão de “Cultivar Sonhos”.
Quando você entra numa sinuca de bico, pode se perguntar: este caminho nos leva a cumprir nossa missão? (No exemplo, este caminho nos leva a cultivar os sonhos de nossos colaboradores e/ou clientes?)
Processo de criação
Este último ponto é praticamente ignorado pela maioria. Resumir a missão da empresa em uma frase simples, curta e inspiradora é extremamente difícil.
Assim, o processo de criação levanta vários pontos importantes, tais como:
- Qual nosso real objetivo? Pra que acordamos nas segundas-feiras de manhã felizes da vida?
- Realmente estamos atingindo este objetivo?
- Os clientes e colaboradores estão enxergando isso?
- Etc…
No processo de criação, as vezes o mais importante que a frase da missão em si, é o resultado da discussão e construção.
Missão de uma empresa de sucesso
E por que é tão importante esta definição? Segundo Philip Kotler, “Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”.
Ou seja, a definição da missão é um grande exercício de aprendizado e auto avaliação.
A missão deve responder a pergunta mais básica que uma empresa pode se propor: para que existimos? Embora se trate de uma questão distante do dia a dia, é ela que dá sentido as ações diárias.
A cada definição estratégica para o negócio e a cada tomada de decisão, os gestores devem avaliar se suas decisões estão alinhadas com a missão da empresa.
Afinal, uma virtude muito comum em bons gestores é saber dizer não para falsas oportunidades. E muitas vezes são consideradas falsas por não estarem alinhadas com a missão da organização.
Exemplos de missão de uma empresa
Muitas pessoas ignoram o momento da inspiração no processo da definição da missão da empresa, porém analisar a missão de outras empresas que estão no topo, é essencial na hora de fazer a sua.
Nunca se sabe onde está a chave para destrancar a criatividade.
Por isso, nós preparamos está seção justamente para você conhecer algumas da mas inspiradoras missões de empresas.
“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”
Microsoft
“Na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial. Esta é a nossa missão.
Tudo o que fazemos reflete-se nesta missão e nos valores que a tornam possível.”
Natura
“Para ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável e atuante, a Natura parte da premissa de que os impactos ambientais de sua atividade decorrem de uma cadeia de transformações, da qual representa somente uma parte.
Por isso, acredita que, para ter eficácia, as ações ambientais precisam: considerar cada cadeia produtiva de maneira integral.”
Nestlé
“Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.”
Estudo de um caso – VALE
De acordo com o site Vale (2008), a missão da empresa é representada da seguinte forma: “Transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável”.
Podemos ver que em momento algum a empresa coloca em sua missão os produtos que produz como ferro, alumínio, bauxita e outros, mas sim a razão da existência da empresa Vale, que é a mineração.
Ela também não coloca em sua missão que obter lucro é seu principal objetivo, mas que seu principal papel é transformar em riqueza os seus produtos, para um desenvolvimento continuo e sustentável da organização.
O mesmo site ainda coloca a visão da empresa, “Ser a maior empresa de mineração do mundo e superar os padrões consagrados de excelência em pesquisa, desenvolvimento, implantação de projetos e operação de seus negócios”.
Por se tratar de uma empresa multinacional, a Vale necessita de uma visão globalizada, por isso ser a maior mineradora do mundo pode ser um objetivo tangível. Mas simplesmente ser a maior do mundo não é o bastante.
Com a concorrência de grandes outras empresas, a Vale precisa investir em novos projetos e desenvolvimento de novas pesquisas, para não se tornar ultrapassada, perante suas concorrentes.
A Vale deixa isso bem claro para seu colaboradores e acionistas pois nos últimos anos vem investindo maciçamente em aquisições e desenvolvimento de novas técnicas e modernização de equipamento.
Não deixe de aproveitar esses exemplos na hora de elaborar a missão da sua empresa, proporcionando mais amplitude a sua criatividade.
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