O que é marketing de busca?5 min read


Aparecer nas primeiras posições dentro dos mecanismos de busca, e ganhar mais através de visualizações em seu site, tornou-se um desafio para todas as empresas. O marketing de mecanismos de busca é uma das estratégias mais exigidas pelas marcas online. Mas o que é marketing de busca?

Se você quer saber mais sobre o que é marketing de busca, continue lendo esse artigo!

O que é marketing de busca?

Este é o conjunto de técnicas destinadas a melhorar o posicionamento orgânico de um site. Para fazer isso, são utilizadas estratégias consideradas naturais e técnicas de pagamento.

É aí que conceitos como SEO e SEM entram em jogo. Duas técnicas de marketing on-line destinadas a alcançar os mesmos objetivos, mas usando caminhos diferentes. 

No entanto, muitos consideram o marketing de mecanismos de busca como algo que tem a ver apenas com o marketing de mecanismos de busca. E, portanto, vamos nos concentrar principalmente neste termo.

O que é SEM e como funciona?

Os mecanismos de busca são ferramentas que fornecem informações muito úteis sobre os consumidores. 

Os usuários os usam constantemente para responder às suas perguntas, fazer compras on-line, entretenimento, etc. Através do que são consideradas palavras-chave, a pessoa procura o que quer.

O problema é que a gama de pesquisas é tão ampla e variada que é necessário estabelecer uma série de termos como ideais para promover um site. 

Este é o principal trabalho do marketing de mecanismos de busca. Fazer a seleção correta de frases e expressões que permitam alcançar usuários que estão realmente interessados na atividade ou nos produtos da marca.

Por que o SEM é tão importante?

A rede se tornou a melhor vitrine para empresas modernas. Os mecanismos de busca são a melhor maneira de se conectar com o público-alvo. Portanto, grande parte dos esforços em publicidade e marketing visa melhorar o posicionamento do SEM.

O marketing de mecanismos de busca é importante porque permite que uma empresa:

  • Melhore seu posicionamento.
  • Segmente melhor seu público.
  • Atraia um número maior de clientes, à medida que o número de conversões aumenta.
  • Melhore a imagem da marca.
  • Aumente o tráfego para o seu site.
  • Meça os resultados obtidos com precisão e em tempo real.
  • Controle os custos, já que o orçamento é definido antes do início da campanha.

Apesar de não ser uma técnica de anúncios em si, conseguir bons backlinks confiáveis pode ser uma boa opção para complementar sua campanha de anúncios pagos. Isso porque, traz os mesmo benefícios, mas com um custo fixo.

Como realizar uma campanha de marketing SEM

Para melhorar nosso posicionamento nos mecanismos de busca por meio de estratégias de pagamento, é importante entender completamente todo o procedimento envolvido no SEM. 

Embora esta seja uma estratégia de marketing pago, isso não significa que você não precise planejar com muito cuidado para garantir que todos os seus objetivos sejam alcançados.

Tenha muito cuidado para não basear seu marketing de mecanismos de busca em apenas colocar anúncios sem tom ou som. Você vai gastar dinheiro e tempo sem nenhum sentido. 

O que importa é saber como investir todos esses recursos de forma eficaz. Em suma, atire apontando para o alvo e não com uma venda nos olhos.

Para que uma campanha SEM seja bem-sucedida, é importante:

  • Escolha as palavras-chave com muito cuidado. Estudando muito bem seu posicionamento.
  • Escreva um texto para o anúncio com um gancho. Temos que chamar a atenção do usuário acima de tudo.
  • Avalie as diferentes opções oferecidas pelo SEM. Ou seja, investigue se é melhor para nós pagarmos por clique, impressões, anúncios em grupo, etc.

Quanto melhor a estratégia SEM se adaptar às nossas necessidades, melhores serão os resultados finais.

Truques que podem ser úteis

O início de uma campanha de marketing às vezes é uma odisseia. Você não sabe por onde começar e as dúvidas bloqueiam nossas mentes. Aqui estão uma série de recomendações e truques para orientar melhor sua estratégia de SEM:

  • Use segmentação geográfica para suas campanhas: esta opção permitirá que você alcance seus clientes em potencial com mais facilidade. Mesmo que você compartilhe o mesmo idioma, várias campanhas podem ser colocadas em locais diferentes. Isso também será muito útil para você caso os locais estejam em fusos horários diferentes.
  • Crie grupos de anúncios por campanha: o nível de qualidade é altamente valorizado por mecanismos de busca como o Google. Este nível é alcançado com anúncios relevantes e bem organizados. Use grupos de anúncios segmentando diferentes palavras-chave para cada um deles, combinando com os textos dos anúncios. Isso lhe dará melhores resultados do que um único grupo de anúncios com uma lista interminável de palavras-chave não relacionadas.
  • Use o planejador de palavras-chave: o planejador de palavras-chave é muito útil em campanhas de marketing SEM. É uma orientação realmente eficaz das frases ou termos que realmente funcionarão para o melhor posicionamento de todos os seus anúncios.
  • Combine sua campanha com o Google Trends: sirva-se das pesquisas relacionadas na página de resultados do Google e cruze-as para o Trends para determinar qual delas tem o maior volume de tráfego.
  • Palavras-chave negativas: existem termos que não trarão nada de positivo para a nossa campanha, então aqueles termos que devemos evitar também são essenciais. Selecione palavras-chave negativas para não as usar em seus anúncios.

Conclusão

O marketing de mecanismos de busca continua sendo uma das melhores estratégias para melhorar o posicionamento na web. 

É uma opção mais personalizada do que SEO é mais eficaz no curto prazo. Se você quer que sua empresa apareça em primeiro nessas listagens, é essencial que você comece a pensar em investir em SEM.