Objetivos Profissionais – Saiba Definir e Destaque Sua Imagem!


A concorrência no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Ter objetivos profissionais bem definidos é essencial para todos aqueles que desejam se dar bem e conseguir um bom emprego.

Isso também vale para conseguir destaque na empresa em que o profissional está atuando.

E os objetivos profissionais constituem um aditivo que é bastante apreciando no mercado de trabalho, por isso, vale mais do que apena ter objetivos estabelecidos, pois além deles serem úteis na entrevista de emprego, estes são também importantes no direcionamento profissional.

Quer aprender como estabelecer os seus objetivos profissionais e ter sucesso profissional? Então acompanhe os próximos tópicos.

objetivos profissionais

O que são objetivos profissionais

Objetivo se pode definir como meta ou propósito que se deseja alcançar, porém essa pode ser uma definição correta e “quase completa”.

Se analisarmos a definição num contexto mais amplo, o objetivo também pode ser ainda definido como o resultado que esperamos ao finalizar um trabalho ou uma ação concreta.

Um objetivo serve para formular com concretização e objetividade os resultados desejados, para que deste modo seja possível planejar ações, orientar os processos, medir e valorizar os resultados a serem obtidos.

O objetivo forma uma parte muito importante durante um determinado processo e é o principal ponto de início para selecionar, organizar e dirigir os conteúdos durante um processo.

Quem marca um objetivo final e sabe trabalhar durante o processo para consegui-lo, pode perfeitamente alcançar o objetivo proposto.

Um objetivo se completa no exato momento que se consegue terminar um processo. Gera satisfação para quem consegue terminar uma tarefa, uma proposta gerada com finalidade de conseguir um objetivo.

Também há quem define o objetivo como a concretização de algo que se planeja, que se organiza com um fim e esse fim é precisamente o que se denomina objetivo.

Em muitos casos se diz vulgarmente que “se persegue um objetivo” quando se quer realmente dizer que se quer alcançar um objetivo.

Objetivo também pode-se definir como uma parte importante de uma máquina fotográfica que está localizada na parte frontal e que serve para captar uma imagem de forma perfeita, e que sem ela, se torna impossível à realização da imagem.

Sem objetivo não se consegue plasmar uma imagem. Não se consegue, sem objetivo, uma imagem perfeita no seu sentido mais amplo.

O objetivo de uma câmara de fotos está perfeitamente desenhado e incorpora elementos como lentes de alta precisão, revestimento, eliminador de reflexos que possam comprometer a boa qualidade de uma imagem.

Portanto, o objetivo é um elemento crucial para quem deseja obter resultados perfeitos no traçar de seus planos.

Objetivos profissionais na empresa

No mundo empresarial, nem é preciso ir longe para perceber o quão importante é o objetivo.

Mesmo no processo inicial de recrutamento as empresas mais atentas e que costumam pensar “fora da caixa”, procuram saber os objetivos profissionais dos candidatos logo no momento da entrevista.

O objetivo pode servir como a base de respostas para todas as perguntas que visam conhecer melhor a pessoa que se deseja contrata.

Por mais que não pareça, ter o pleno conhecimento dos objetivos da pessoa, torna até possível formular um perfil completo de qualquer pessoa.

E vale lembra que nas empresas, o objetivo pode ter uma aplicação que vá além do reconhecimento do caráter do trabalhadores, porque a própria empresa trabalha com base em objetivos, sejam eles a longo, médio e curto prazo.

E por isso, há necessidade de haver uma harmonia entre os objetivos profissionais de cada trabalhador com os da empresa, pois caso não haja tal sincronização, vários problemas podem surgir na empresa. Por exemplo:

Imaginemos uma corporação que tem como meta produzir um produto que possa ganhar espaço no mercado e referência, porém os objetivos pessoais dos trabalhadores não vão de acordo com essa meta, ou seja, os trabalhadores tem uma visão limitada em relação ao sucesso.

Diante dessa situação, é claramente lógico que o produto em expectativa não receberá o devido tratamento no momento da produção e nem mesmo da venda.

Isso pode resultar em imperfeições que por sua vez comprometeram a qualidade final do produto e de atendimento.

Em quanto que se for uma organização com trabalhadores focados e com objetivos que envolvem o sucesso profissional, o mais provável é que o produto receba toda a atenção devida e o resultado final seja uma maravilha.

Pois os funcionários com objetivos plasmados entendem que o crescimento da empresa é também o seu crescimento profissionalmente.

Por isso, zelar pelos objetivos individuais dentro da empresa é atualmente uma das principais preocupações do gestores.

O profissional também deve se precaver, estabelecer objetivos claros e que acima de tudo envolvam a palavra “sucesso”.

Exemplos de objetivos profissionais

Colaborar em um ambiente de trabalho onde possa colocar em pratica meus conhecimentos em favor da instituição na qual viso integrar, focando sempre o benefício e o crescimento da organização e o crescimento profissional.

Atuar neste setor (setor escolhido), vai ampliar ainda mais os meus conhecimentos, desenvolvimento profissional e de vida, sempre em harmonia com a qualidade do meu trabalho e a preparação dos meus dias para obter o sucesso esperado no ato da minha contratação.

Em Busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre eu e a empresa.

Estou à procura de novos desafios profissionais, buscando efetivação no mercado, visando o desenvolvimento do o trabalho e claro, gerando resultados. Conseguir concretizar a forma de possibilitar este crescimento qualitativo e quantitativo para a empresa.

Contribuir com minhas habilidades em benefício desta renomada instituição, fazendo parte efetiva do grau de colaboradores, tendo compromisso, respeito e fidelidade como funções principais.

Envio-lhe este CV a fim de oportunizar uma vaga disponível em sua empresa, na área de Segurança Preventiva do trabalhado, como Técnica em Segurança do Trabalho. Minhas qualificações: auto exigência, responsabilidade, ótimo relacionamento, trabalho em equipe, perseverança, planejamento, disciplina, habilidade em rotinas administrativas e técnicas de segurança, saber ouvir.

O Crescimento profissional é um dos meus objetivos dentro da empresa, exercendo a função à mim destinada, aplicando as normas de biossegurança e zelando pela saúde, integridade e segurança de todos os trabalhadores, bem como o crescimento em equipe.

Gostaria de fazer parte do quadro de funcionários dessa empresa, onde eu possa crescer profissionalmente de forma produtiva para o grande desenvolvimento dessa organização.

Colaborar em um ambiente de trabalho onde possa colocar em pratica meus conhecimentos em favor da instituição na qual viso integrar, objetivando sempre o benefício e o crescimento da organização e o crescimento profissional.

Trabalhar na empresa como a função tal, onde sou capaz de exerce-la pelas minhas qualificações obtidas em minha graduação e x em experiência profissional anterior.

Aproveite esta secção dos exemplos, e confira algumas dicas que irão te ajudar a elaborar os seus próprios objetivos profissionais, para criar um currículo top.

Seja específico

Um objetivo muito genérico é como disparar o currículo para todos os lados, e essa não é uma boa estratégia.

Pense em seu plano particular de carreira, saiba em que momento da vida profissional você está e o que pretende alcançar em seguida.

Com isso em mente, escreva um objetivo bem específico. As empresas valorizam o profissional que sabe onde quer chegar.

Vá direto ao ponto

Agora que você já sabe o que quer, vá direto ao ponto. Não use frases longas e com muitos detalhes. Este tópico do currículo é para ser bem simples mesmo.

Para cada empresa, um objetivo diferente

Cada vez que você for enviar seu currículo, faça uma revisão em seu objetivo e verifique se ele está de acordo com a descrição da vaga pretendida.

Mesmo se você estiver enviando seu currículo para vagas muito semelhantes, há sempre uma maneira diferente de especificar seu objetivo, ressaltando aspectos mais condizentes com cada empresa.

Para cada objetivo, um currículo diferente

Se você possui objetivos profissionais diferentes, é melhor currículos diferentes.

Não basta apenas alterar o campo do objetivo profissional, as demais informações de seu CV devem estar relacionadas com área de interesse em questão.

Para isso, você pode ressaltar as experiências mais relevantes, ou atividades realizadas que tenham a ver com aquele objetivo.

O que NÃO colocar no Objetivo Profissional

Para que seu currículo se destaque e desperte o interesse de um futuro empregador, fuja dos clichês e frases muito genéricas.

Confira algumas expressões que você deve evitar a todo custo:

  • Contribuir para o crescimento da empresa
  • Quero melhorar meus conhecimentos
  • Posso atuar em qualquer setor que a empresa desejar
  • Busco crescimento pessoal
  • Colaborar com meus colegas de trabalho
  • Executar minhas funções com responsabilidade
  • Estou à procura de novos desafios
  • Gostaria de uma vaga em sua prestigiada empresa

Mais Modelos perfeitos de Objetivos Profissionais

“Atuar na área de Vendas e lidar diretamente com o público”

“Atuar na área de Marketing com segmentação de clientes e pesquisa de mercado”

“Atuar na área de Engenharia Civil na prática de acompanhamento e vistoria de obras e reformas”

“Atuar na área de Direito através de auxílio no andamento de processos”

“Atuar no apoio de serviços administrativos nas áreas: Contábil, Fiscal e Financeira”

“Atuar na liderança de equipes de venda, estabelecimento de metas e práticas motivacionais”

Tipos de objetivos profissionais

Talvez este seja um dos assuntos mais discutidos na hora de responder a algumas questões no momento da entrevista de emprego.

Por isso este tópico merece todo a sua atenção, pois nunca se sabe quando vai aparecer aquele “emprego dos sonhos” e você precise se submeter a um entrevista de emprego, não é mesmo?

Mas quais serão os tipos de objetivos profissionais?

Eles são do conhecimento popular, porém não como “tipos de objetivos profissionais”, mas como uma das questões mais recorrentes nas entrevista de emprego – quais são os seus objetivos profissionais de curto médio e longo prazo?

E isso mesmo, os tipos de objetivos profissionais, são os de curto, médio e a longo prazo. Por isso, para te ajudar a ter mais aproveitamento na entrevista de emprego, este tópico se baseará totalmente no momento da entrevista de emprego.

Então, você pode aproveitar todas as informações agora e aplicar nas suas estratégias para assim conseguir atingir sucesso em sua entrevista de emprego.

Confira as perguntas que você irá saber como responder, a partir do entendimento destes tipos de objetivos profissionais.

  • Quais são seus objetivos profissionais a curto Prazo?
  • Quais são seus objetivos profissionais a médio prazo?
  • Quais são seus objetivos profissionais a longo prazo?
  • Qual é a importância de responder efetivamente todas essas questões?
  • Onde você se vê daqui há cinco anos?
  • Não planeje e será demitido mesmo antes de ser contratado.

O recrutador neste momento pretende identificar o que você está fazendo neste exato momento, ou seja, o que você pensa em fazer “agora”.

O que você pretende fazer agora se for contratado, quais são os seus primeiros passos?

É importante que você esteja com sua resposta na ponta da língua, pois dessa forma vai mostrar confiança e credibilidade.

Faça uma reflexão sobre seus cursos, sua experiência e também sobre seu comportamento pessoal. Isso vai ajudar a formular sua resposta ao recrutador.

objetivos profissionais

Exemplos de respostas

Objetivos profissionais a curto prazo

  • Neste momento, meu objetivo principal é ser contratado pela sua empresa e desempenhar minha função com afinco e motivação.
  • Com a contratação também pretendo dar continuidade ao curso técnico (um que ajude você a crescer na empresa), para aprimorar meu desempenho aqui na empresa.

Objetivos profissionais a médio prazo

O médio prazo já é um pouco mais complicado e aqui você precisa demonstrar visão e foco sobre o que você quer e pretende dentro da empresa:

  • A médio prazo, pretendo terminar o curso técnico que comentei, como também ingressar na faculdade (caso não tenha feito ainda).
  • Vou fazer o possível para que neste curto espaço de tempo consiga mostrar meus talentos e minhas qualidades e, assim, conquistar espaço para novos desafios dentro da empresa.

É necessário que nessa sua resposta você entenda um pouco do setor ao qual você pretende trabalhar, assim vai poder identificar possíveis cargos ou funções dentro da empresa que chamem sua atenção e despertem o seu interesse.

Quais São Seus Objetivos Profissionais A Longo Prazo?

Aqui você já deve ter um pensamento mais definido para apresentar ao dono da empresa ou ao recrutador, pois dessa forma ele vai ter confiança e investirá no seu crescimento profissional dentro da empresa.

Para falar de seus objetivos profissionais você precisa ter maturidade e visão de empresário. Não desperdice seu tempo fornecendo respostas simples e sem desafios.

Mostre para o recrutador ou dono da empresa que se ele conferir a oportunidade a você, em cinco anos ou mais você se tornará um funcionário indispensável para o crescimento da empresa.

Você poderia responder:

“Neste prazo pretendo estar ocupando um cargo gerencial aqui na empresa, ajudando os novos funcionários a atingirem seus objetivos profissionais e pessoais, assim como atingi os meus”.

Qual é a importância de responder efetivamente todas essas questões?

Nesse momento, você precisa ter paciência para responder essas três perguntas. Não pule a regra respondendo de trás para frente.

Se o recrutador pedir para você quais são seus objetivos profissionais, você não pode esquecer de esclarecer a curto, médio e longo prazo.

É comum algumas pessoas se atrapalharem ou não responderem corretamente essas questões pois, às vezes, elas geram algumas dúvidas.

Como posso dizer algo sobre o futuro se nem sei se estarei vivo até lá? Se você tem esse pensamento trate de mudar ele agora.

As empresas estão procurando pessoas motivadas e determinadas a atingir o sucesso profissional e não alguém que só sabe arrumar desculpas.

Onde você se vê daqui há cinco anos?

Não se engane. Essa é a mesma pergunta que te fiz anteriormente, porém de forma diferente.

Lembra que falei sobre dúvidas? Acredito que você deve ter ficado com dúvida em responder essa pergunta, acertei?

Pois bem, o recrutador novamente quer saber quais são seus objetivos profissionais dentro da empresa.

Desta forma você vai responder seus objetivos profissionais de curto médio e longo prazo.

Seja esperto(a), mostre para o recrutador que você é um excelente profissional e que sabe muito bem por que quer trabalhar nessa empresa.

Por isso, pense bem antes de responder.

Formule sua resposta, treine na frente do espelho, fale para seus amigos, esteja com ela na ponta da língua, quando for para entrevista de emprego.

Não planeje e será demitido mesmo antes de ser contratado

Você já ouviu falar do profissional “macaco”?

É aquele profissional que não para em empresa nenhuma. Não consegue firmar raízes profissionais pois não tem um planejamento e nunca pensou em seguir carreira.

Toda empresa tem metas, tem uma visão e age em prol dos seus princípios para atender da melhor forma possível seus clientes e, assim, atingir seus objetivos financeiros.

Pense um pouco, por que a empresa contratará um profissional macaco que não sabe onde quer chegar ao longo prazo?

Faça o seu planejamento, seja realista e identifique se a empresa poderá ser colaboradora desse seu sonho, aliás, ela será uma das responsáveis pelo teu sucesso.

Tudo isso vai somar pontos para você como profissional, pois o recrutador vai identificar que você tem qualidades que somarão para a empresa.

Além disso, vai mostrar que você está com os pés no chão, pois tem objetivos a curto, médio e longo prazo.

Objetivos profissionais e suas principais competências

Estes dois pontos estabelecem uma relação bastante importante na hora de frisar os objetivos profissionais.

Principalmente quando se tratar de colocar esses objetivos no currículo, pois saindo daquilo que é a concordância entre esses dois pontos, o profissional corre o risco de estabelecer objetivos que estejam totalmente fora da lógica.

Os objetivos profissionais devem sempre ir ao encontro daquilo que é a qualificação do candidato.

Não faz sentido algum estabelecer metas muito amplas. É preciso estabelecer metas especificas, por mais que se trate do tipo de objetivos a longo prazo.

Esta concordância é bastante importante, pois além de mostrar que você é um profissional focado, também mostra que acima de tudo o seu desejo de concretizar o objetivo traçado é real.

Se as metas estão longe das características de sua profissão, podem transparecer em uma entrevista de emprego por exemplo, que você está apenas tentando ser “sensacionalista” para poder ganhar a atenção do entrevistador.

Por isso, não cometa o erro de sair dos limites daquilo que são as suas competências profissionais, principalmente na hora de fazer o seu currículo.

Mas também não deixe de aplicar a mesma recomendação mesmo que não seja para uma entrevista de emprego, como por exemplo, na hora de refletir sobre seus objetivos profissionais.

Quando você sabe concretamente o que quer, pode buscar novas oportunidades e responsabilidades até mesmo dentro da mesma empresa onde já trabalha.

Objetivos profissionais a longo prazo

Já parou para pensar que são raros os jovens que ingressam no mercado de trabalho com um planejamento de metas profissionais a longo prazo bem traçado?

Ao longo da carreira, a indefinição por planos e prazos concretos costuma permanecer.

Apesar de o tema ser comum, ele ainda é pouco discutido e estimulado ao longo da formação acadêmica, sendo pouco posto em prática quando o jovem profissional inicia sua carreira.

Os objetivos a longo prazo são como o combustível do motor humano, pois são eles que no final da contas dão um propósito claro da vida profissional, e numa perspectiva mais ampla, pode se dizer que aqueles que estabelecem essas metas geram um significado a sua existência e conseguem ter uma motivação a mais para perseguir incansavelmente os seus objetivos.

Por isso, este tipo de objetivos são necessários na vida de qualquer pessoa que deseja ser bem sucedida, porque no contexto geral, a maioria das pessoas que conseguem alcançar grandes vitórias na vida e na carreira profissional, dispõe deste tipo de metas preestabelecidas.

objetivos profissionais

Saiba o que é realmente importante na sua careira profissional

Reunir todos os fatores importantes na sua careira profissional numa única coisa.

Isso pode significar a definição perfeita do seu grande objetivo, visto que no fundo, cada objetivo a curto ou médio prazo tem sempre uma finalidade, que é na maioria das vezes momentânea, porém  representa algo que você deseja ter por tempo indeterminado.

Portanto, reunir numa só visão esses objetivos finais de cada meta a médio ou curto prazo, vai te dar uma boa base para a definição da meta final.

Identifique suas metas a longo prazo e tenha foco

Isso mesmo, comece a pensar nos seus abjetos a longo prazo, ou seja, aqueles que podem durar anos para serem concretizados.

Neste momento vale ter em consideração o que falamos no parágrafos anteriores: tenha sempre em conta o que realmente importa.

E com os objetivos a longo prazo já traçados e em ação, a única coisa que restará será o foco, pois se não houver foco, toda a pirâmide que leva até o objetivo final irá desmoronar.

Por isso, ainda vale o estabelecimento de metas complementares, as de longo prazo, pois estas metas irão trazer vitórias a curto prazo lhe deixando motivado para seguir até o fim.

Nós da Software Avaliação possuímos as ferramentas e a experiência de já ter ajudado mais de 200 empresas no Brasil e no exterior com a Gestão Empresarial, e podemos ajudar sua empresa também neste processo!

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o Software Avaliação Gratuitamente <<

 

Objetivos Profissionais – Saiba Definir e Destaque Sua Imagem!
5 (100%) 10 votes


E-book Grátis

Descubra os 10 passos infalíveis para uma Avaliação de Desempenho Perfeita.

Informe seu e-mail ao lado

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!