Quando uma empresa é criada ela já vem impregnada de motivações e identidades, entre eles, os valores de uma empresa são super importantes de serem identificados.
Os valores organizacionais de uma empresa nada mais são do que essas motivações que determinam o modo como ela será gerida.
São as crenças e atitudes que darão a determinada organização “sua cara”, sua identidade.
Esses valores também pressupõem o conjunto de regras que os funcionários deverão cumprir em busca de obterem resultados positivos, portanto, são também a ética por trás dos comportamentos empresariais.
É muito importante não confundir valores com objetivos.
Os valores são o que motivam a existência de uma organização, são a filosofia da empresa, aquilo que justifica ela ser e funcionar de determinada maneira, já os objetivos são as metas e conquistas que essa empresa deseja alcançar.
Uma empresa de embalagens recicláveis, por exemplo, tem por objetivo produzir produtos de qualidade, vender para o maior nicho de mercado que for possível e assim obter lucro e sucesso.
Já os valores de uma empresa que recicla provavelmente estarão associados à preocupação ambiental e uso sustentável de materiais.
O que são os valores de uma empresa?
Os valores são as motivações da empresa, o que faz com que ela seja ativa todos os dias e mantenha o foco para seus objetivos.
É a filosofia, as atitudes e as crenças que compõe um conjunto de regras para os funcionários cumprirem em prol de resultados positivos, o que também é definido como ética.
Diferente de objetivos, que são as metas a serem cumpridas, os valores agregam importância ao produto ou serviço oferecido.
Dessa forma, uma empresa pode ter como missão “oferecer alimentos saudáveis”, como visão “para ser reconhecida pela qualidade de seus serviços”.
E também ter como valor “cuidando da qualidade de vida da sociedade e prezando pela sustentabilidade”.
É a partir desses valores que os funcionários entendem normas de conduta, como ser proativo, ajudar ao colega, informar bem o cliente, ter higiene, respeitar o ambiente de trabalho etc.
A liderança define os valores da empresa através de uma avaliação profunda da relevância de suas convicções morais e éticas, qual o comportamento adequado de seus funcionários e como ela pode ajudar a sociedade.
Sem uma definição estabelecida de valores éticos, uma empresa dificilmente conseguirá resultados positivos em longo prazo.
Se a missão é o direcionamento que a diretoria dá a empresa, a visão é o seu projeto de futuro e os valores sua personalidade, aquilo a qual a identificação é imediata para todos.
Como definir os valores de uma empresa
Imagine que uma empresa não determinou os seus valores e vem sofrendo prejuízos.
Muito provavelmente este problema está ocorrendo porque a organização não conseguiu criar uma empatia com o público consumidor.
Essa situação se deve ao fato de fazer com que ele se identifique com os seus serviços e com o seu posicionamento no mercado.
Definir os valores de uma empresa é essencial para que seja possível atingir resultados positivos em longo prazo.
Antes de qualquer coisa é preciso adotar normas diferenciadas de posicionamento e crenças, o negócio deve saber que ao nutrir bons valores haverá mais facilidade para atingir bons resultados internos e uma diferenciação em relação aos clientes e concorrentes.
Além disso, os valores de uma empresa são capazes de atrair a atenção dos consumidores, aumentando o número de vendas e o lucro mensal.
Você alguma vez já se perguntou por que empresas de grande porte, muitas vezes multinacionais, realizam campanhas de “conscientização” pública?
Justamente para elevar os valores da empresa, fazer com que os consumidores acreditem nos valores firmados.
Como Definir os Valores de Uma Empresa?
Conforme já foi dito, os valores de uma empresa são muito importantes, sendo responsáveis por identificá-la no seu ambiente de atuação.
Por isso eles devem ser criados com o máximo de cuidado, de modo que possam trazer melhorias e não prejuízos.
Você tomou com ênfase a palavra prejuízos?
Deveria!
Isso porque criar valores de uma empresa erroneamente pode sim trazer prejuízos, inclusive diminuição do público consumidor que viria a se interessar pela sua empresa.
Acredite, leve com seriedade a criação dos valores da empresa, realmente faz diferença.
Acompanhe abaixo as dicas que elaboramos para definir os valores de uma empresa:
1- Procure Definir Valores da Empresa Próprios
Ao montar uma empresa, muito provavelmente, você esteja trabalhando com uma atividade que já é conhecida no mercado, pois existem outras empresas que a executam (concorrência).
No entanto, é preciso ter em mente que não é por isso que a sua organização deve definir valores iguais ou semelhantes aos das demais, pelo contrário, o recomendado é criar valores empresariais próprios.
Os valores de uma empresa servem para que os clientes se identifiquem com ela, não é mesmo?
Portanto, é preciso inovar e criar uma identidade única para que a sua atividade não se torne mais uma do que já existe no mercado.
Lembre-se, a identificação com a empresa é um “relacionamento íntimo”, e um relacionamento não envolve terceiros, então, porque ter algo que os outros também têm?
Seu objetivo é ter um vínculo com os consumidores e para isso é preciso fazer com que se identifiquem com a SUA empresa.
Alguns princípios comuns como, por exemplo, ética, comprometimento e sustentabilidade podem ser adotados, mas também é preciso acrescentar crenças individuais que particularizam a sua empresa e a distingue das outras.
2- Os Valores da Empresa Devem Direcioná-la
O cenário do mercado empresarial da atualidade não tem mais espaço para as empresas que vivem no comodismo, pois elas podem ser facilmente superadas pelas organizações que investem pesado em inovação e comprometimento.
Sendo assim, é preciso saber que os valores devem servir para direcionar a empresa nas suas atividades e posicionamentos diários.
Os valores criados para uma empresa não podem ser apenas belas palavras para emoldurar e pendurar dentro da organização ou para divulgá-las em campanhas publicitárias, é necessário que eles de fato sejam colocados em prática.
Tanto pelo dono do empreendimento que deve dar o exemplo quanto pelos funcionários.
Desse, modo torna-se mais fácil atingir resultados positivos.
As campanhas publicitárias do seu negócio, como no marketing digital, precisam ser estudadas com muito cuidado, sempre prezando por evidenciar os valores da empresa de uma forma ou de outra
Preferencialmente se deve fazer isso através de forma sutil, para que os consumidores não apresentem resistência ou rejeição, por parecer muito forçada.
Caso você tenha dificuldades em montar uma divulgação eficiente irá adorar nosso texto voltado a ensinar como divulgar negócio.
3- Tenha Objetividade Para Criar os Valores da Empresa
Por acaso você se lembraria facilmente dos 8 valores de uma determinada empresa? Dificilmente, não é verdade?
Levando isso em consideração, entenda que é preciso ter objetividade na hora de criar os valores da empresa, pois eles precisam ser compreendidos e ficar na memória do seu público-alvo, sendo lembrados sempre que a marca/nome da empresa venha a seu conhecimento.
Neste caso, uma boa alternativa é criar 3 valores para a sua empresa, visto que este número é considerado chave, estando presente em diversos lugares como, por exemplo, os 3 Porquinhos, os 3 Mosqueteiros, os 3 atos, entre outras coisas.
Também, a atenção cerebral consciente é limitada, por exemplo, quando você fala com uma pessoa estará “pensando” não apenas no que fala, mas linguagem corporal, imagem, sentido, cheiro e etc.
Esta quantidade de valores expressa objetividade e é mais acessível para o entendimento dos consumidores, podendo ser reforçados com maior facilidade, então busque obedecê-la.
4- Escolha Valores da Empresa Que Impactem
Para se posicionar no mercado chamando a atenção dos clientes e dos concorrentes é preciso escolher valores de uma empresa que impactem.
Por isso é indicado fugir do clichê, ou seja, daquilo que as outras organizações já estão falando e fazendo, sendo necessário determinar uma forma de comunicação específica para a sua empresa.
As formas como os valores da empresa são definidos, deve envolver criatividade, evidenciar uma postura clara sobre o posicionamento da empresa em relação à atividade que será desenvolvida.
No entanto, para impactar, tem-se que usar uma linguagem de que seja de fácil entendimento para os receptores.
A linguagem é algo bastante complicado e exige um estudo prévio do público-alvo. Isso porque um determinado público pode utilizar uma linguagem X enquanto o outro público uma linguagem Y.
Por exemplo: pessoas de até 18 anos (por exemplo) irão utilizar uma linguagem mais simples, talvez com gírias e algo mais “descolado”, ao contrário de um público mais velho com faixa etária de 30 anos a 50 anos.
5- Os Valores da Empresa Podem Ser Alterados
Sim, os valores da empresa são definidos com o intuito de orientar as suas atividades internas e externas, visando obter bons resultados em longo prazo.
Porém, isso não significa que a organização precisa manter os mesmos valores para sempre, inclusive, é raro encontrar em uma empresa que nunca tenha alterado os seus valores.
A mudança dos valores da empresa pode ocorrer depois de um momento de crise ou da conquista de um grande resultado positivo.
Mas é importante ressaltar que a alteração não deve ser realizada frequentemente, pois isso faria com que o público a enxergasse com um tom de descrédito e vulnerabilidade, o que obviamente irá gerar uma imagem negativa e acarretará prejuízos.
Por isso, a dica é evitar alterar os valores da empresa.
É comum as alterações quando ocorre uma fusão de empresas ou investimentos internacionais no empreendimento, nestes casos, por óbvio que a empresa sofre uma mudança de valores (normalmente).
Importância dos valores de uma empresa
Os valores devem permear o clima e o dia a dia da empresa, devem ser inerentes à organização e não só precisam ser seguidos por todos os colaboradores, mas, principalmente, precisam ser acreditados e incorporados por eles.
Não faz sentido quando uma empresa diz ser sustentável e agir com práticas socialmente responsáveis, se o todo também não está de acordo com esses valores. E vale citar também que muitas organizações só dizem ter esses valores e só realizam algumas práticas, devido à demanda do mercado.
É necessário que os valores organizacionais sejam reais e agregados à organização, ou são falhos.
Além disso, os valores têm que estar relacionados com os objetivos, as metas e os ideais da empresa, facilitando a compreensão do propósito organizacional e do que é a própria organização.
Nesse sentido, cria-se um alinhamento de mensagens, essencial dentro de todas as organizações.
A cultura organizacional que motiva e os valores que permeiam estabelecem uma nova linguagem.
A comunicação interna faz com que a organização converse entre si, estabelecendo uma mesma “linha de pensamento”.
Dessa forma, atuando como uma equipe que é guiada pelos mesmos princípios e, à medida que será reconhecida pelas suas crenças e ações, é possível agregar valor à marca da organização, bem como permitir que a empresa obtenha sucesso.
E como são transmitidos?
Através de projetos de comunicações capazes de transparecer aquilo em que a empresa acredita; também por meio de veículos internos como jornal mural, newsletter, jornal internet, intranet; ou até mesmo por meio da cultura que, compartilhada, integra as mensagens de seus colabores e transpassa os valores.
A partir disso, as ações de comunicação interna permitem que a organização consiga alinhar-se e agregar informação ao corpo organizacional.
Além de refletir nos resultados, a adoção de um posicionamento bem consolidado, alinhado com a cultura da organização e pautado por valores reais, reflete também na imagem da organização.
Estes que será vista com outros olhos pelos seus públicos, que demonstrará por suas iniciativas que todas suas atuações têm a mesma essência.
Exemplos de valores de uma empresa
Cada empresa define quais são os seus valores mais importantes a serem enfatizados, e na verdade isso não passa de palavras ou frases comuns que podemos ver constantemente no nosso dia a dia, mas que são importantes para aquela empresa.
Por traz de cada um desses termos tem sempre um significado focando no papel da empresa.
Dentre os tantos exemplos de valores de uma empresa nós poderíamos citar aqui: O respeito, responsabilidade acima de tudo, segurança, qualidade em produtos, compromisso com o crescimento, cuidado consigo mesmo, ética, honestidade e muito mais.
Tudo que citei aqui trata-se de um exemplo de valores de uma empresa, então como você pode ver, qualquer entidade pode adotar seus valores de acordo a sua funcionalidade em geral.
Logo abaixo você poderá conhecer os valores de 3 grandes empresas muito conhecidas em todo o Brasil e poderá entender realmente o que cada uma delas visa.
Exemplo de valores da Petrobras
A Petrobras é uma das empresas mais conhecidas em todo o Brasil e líder no setor petrolífero, atuando em vários segmentos.
Ela tem como missão: Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos e serviços adequados ás necessidades dos clientes.
Ela tem como visão o crescimento, já que visa ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo até o ano de 2020.
Logo abaixo termos um exemplo de valores de uma empresa, mais precisamente a Petrobras:
- Integração;
- Resultados;
- Desenvolvimento sustentável;
- Ética e transparência;
- Prontidão para mudanças;
- Empreendedorismo e inovação;
- Pessoas;
- Respeito à vida;
- Diversidade humana e cultural;
- Orgulho de ser Petrobras.
Exemplo de valores da Natura
Através da Natura eu trago aqui mais um exemplo de valores de uma empresa.
Essa é uma das maiores empresas no ramo de cosméticos que podemos destacar em todo o território Brasileiro e não é à toa que ela foi considerada como a empresa do setor mais admirada pelo público em geral.
Ela tem como missão, criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar. Sua principal visão é ser uma marca de expressão mundial e logo abaixo você poderá ver todos os valores dessa empresa:
- Transparência;
- Criatividade;
- Equilíbrio;
Exemplo de valores da Vale
Para citar mais um exemplo de valores de uma empresa, eu vou falar um pouco da Vale que é uma mineradora sediada no Brasil, mas que atua também em mais de 30 países.
Tem como missão, transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.
A principal visão da Vale é se tornar a empresa de recursos naturais global número 1 em criação de valor de longo prazo. Veja também todos os valores dessa empresa loja abaixo:
- Agir de forma correta;
- A vida em primeiro lugar;
- Valorizar quem faz a nossa empresa;
- Crescer e evoluir juntos;
- Cuidar do nosso planeta;
- Fazer acontecer.
Benefícios de ter os valores de uma empresa definidos
Os valores dentro de uma empresa vão depender de vários fatores, normalmente os gestores que definem.
Obviamente que em alguns casos, esses valores irão dar um norte sobre a organização e isso é interessante.
Sem contar que dependendo dos valores os colaboradores terão essas crenças e valores, vão permear o ambiente organizacional, o que fará com que o local de trabalho fique melhor ou pior.
Pensando nisso, vamos também falar um pouco sobre a Missão e Visão, além dos valores.
Vamos lá:
É uma forma do empresário de motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso inicial.
Uma declaração de missão bem elaborada é imprescindível para que o mercado escolha a organização como sua fornecedora e ainda é um importante meio de direcionamento dos colaboradores.
Além disso deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
Missão
A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem?
A organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc.
Você é um empresário de visão, ou trabalha em uma empresa visionária? Como você imagina que será sua empresa nos próximos dez ou vinte anos? Estas perguntas podem ser respondidas se analisarmos o termo visão.
Visão
A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa.
Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforções individuais, da equipe e pela alocação de recursos.
A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração.
A aspiração de tornar-se “algo”, e a inspiração porque esse “algo” deve merecer e valer a pena ser concretizado.
Deve ser uma frase prática, realista e visível, pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propor resultados inatingíveis.
Uma simples frase pode sintetizar essa ideia sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora.
Deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas: No que a empresa quer se tornar? Onde nós estaremos?
O que a empresa será? Em que direção deve-se apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?
Valores
Quando falamos em valores, estamos falando sobre princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão.
Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da missão, visão e dos próprios valores.
Os valores ainda facilitam no comprometimento entre os colaboradores e dos colaboradores com os clientes, comunidade e com a sociedade.
Resumidamente, os valores definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes dos colaboradores.
São regras para que, executando a missão, se alcance a visão.
Os valores dão o suporte, é o foco da moral e ética da empresa. Para exemplos de visão, missão e valores, entre em contato conosco.
Comparação entre Valores e os outros elementos da Identidade Organizacional
Como vimos em artigos anteriores, “Core business”, missão, visão e valores fazem parte da Identidade de uma organização.
A Organização pode investir na comunicação expressa de sua Identidade Organizacional.
Especialmente aos seus colaboradores internos, mas essa “comunicação” é muito mais efetiva quando vivenciada na prática, por meios de ações e comportamentos que deixam transparecer essa Identidade.
Essa necessidade de alinhamento interno e externo é tanto maior quanto mais inovador for o modelo de negócios da Organização.
Para resumir, podemos dizer que o ‘core business’ define o negócio central da Organização, a missão define a sua tarefa diante do mercado e da sociedade, a visão enuncia de forma genérica um lugar no futuro que desejamos alcançar no longo prazo.
Também há os valores são as crenças e princípios que pautam cada uma das ações da Organização e de seus colaboradores.
Na definição do “core business”, evitamos o uso de advérbios e de verbos de ação.
Além de evitarmos responder questões do tipo: “como fazemos?”, “para quem fazemos?”, “por que fazemos?”, “onde fazemos?”, questões estas que são respondidas na definição da missão.
Veja a diferença entre ‘core business’ e ‘missão’ da Mercedes Benz (hipóteses): o “core business” seria o “transporte de pessoas e coisas” e a missão seria “transportar bem pessoas e coisas, de forma rápida, segura e confortável”.
Por sua vez, objetivos e metas são “sonhos” da Organização, mas, diferente da Visão, esses sonhos podem ser de curto, médio ou longo prazo (a Visão, em geral, é definida para o longo prazo.
Estes que podem ser específicos a uma área da empresa (por exemplo, objetivos e metas de faturamento) e são quantificáveis (expressos em números, monitoráveis por indicadores).
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