Você sabe o que é Empowerment?3 min read


Empowerment é um conceito de área da administração que significa descentralização de poderes. A centralização de poder torna a empresa lenta e burocrática, já trabalhadores mais motivados e envolvidos nas decisões dos negócios aumentam a lucratividade. Para agir mais rápido e de maneira mais produtiva, é necessário que a empresa seja capaz de delegar autonomia aos seus cooperadores.

O empowerment é uma excelente estratégia para fazer com que talentos sejam despertados, reconhecidos e valorizados. Com ele, o poder é delegado aos colaboradores, descentralizando as decisões. O empowerment se baseia em poder e responsabilidade. Para torná-lo realidade em sua empresa, não basta transferir verbalmente poder às pessoas – elas devem ter condições de agir, responsavelmente, como se fossem proprietárias do negócio.

 

Delegue poderes criteriosamente

Para garantir a lucratividade de sua empresa, se ligue nessas dicas:

– Identifique o estágio e as causas de dependência organizacional e crie estratégias para provocar mudanças no estilo de gestão. Foque em transformar profissionais dependentes em profissionais empreendedores.

– Dê autonomia aos colaboradores, com apoio e liberdade para agirem. Empresas que delegam autonomia a seus colaboradores fazem com que eles se sintam coautores do sucesso e elevam sua autoestima. Faça com que todos entendam a importância da autonomia responsável.

– Diminua padrões hierárquicos e burocráticos. Eles tornam as empresas lentas e rígidas. É impossível criar uma cultura de delegação de poder aoscolaboradores em uma empresa engessada e burocrática. É preciso uma estrutura de hábitos e pensamentos preparada para isso. Não permita que gerentes e gestores, temerosos de perder sua importância, status e poder, prejudiquem a implantação do empoderamento.

– Compartillhe informações, isso é fundamental para a tomada de decisões.

– Invista nos talentos. Quem não investe em seu negócio e em seus colaboradores, investe na concorrência. Desperte o que há de melhor nas pessoas e estimule o aparecimento e a formação de novos líderes. Lembre-se que os grandes  talentos não desejam trabalhar em empresas onde não possam atuar com autonomia e possibilidades de construir uma carreira de sucesso. Aumentar a taxa de retenção de talentos da empresa é garantia de maior agilidade e flexibilidade no processo de tomada de decisão. Invista em cursos, treinamentos, palestras, com foco no empowerment.

– Estabeleça prazos e metas, atribuindo responsabilidades de acordo com os talentos, a competência e as habilidades de cada profissional. Os colaboradores devem caminhar juntos, com uma só proposta e em uma única direção, que é a lucratividade da empresa.

-Vá devagar. A implementação do empoderamento é um processo gradual, que envolve diferentes fatores e não acontece muito rápido. É preciso paciência, a pressa pode desapontá-lo.

 

Vantagens do empowerment

Com o empowerment, você mantém o foco no cliente, devido à simplificação do processo. Ele ajuda a manter a equipe motivada e com auto estima elevada. Também proporciona mais agilidade na implantação de ações, definição de metas e estratégias e tomada de decisões. O empowerment favorece o aumento da produtividade e a sinergia entre os membros, criando um ótimo ambiente de trabalho.

É preciso confiar muito nos membros da equipe para que o empowerment funcione bem. O líder precisa ter certeza de que seus colaboradores são realmente competentes para o desempenho das responsabilidades ou tarefas a eles delegadas. Se você acredita, tudo vai dar certo, vale a pena tentar!

 

Você tem facilidade para delegar poderes ou prefere concentrar a tomada de decisões de sua empresa? Tem tido boas experiências com o empowerment? Compartilhe seu ponto de vista conosco!