10 dicas para reduzir o turnover em sua empresa


Mais conhecido como rotatividade, o turnover é um indicativo da relação entre as admissões e demissões de uma empresa. Para as equipes de RH, é um indicador de extrema importância, pois comumente acarreta prejuízos financeiros.

Os prejuízos não se limitam à rescisão contratual e à contratação e treinamento de novos colaboradores; há, ainda, a ociosidade das vagas remanescentes, que trazem queda de produtividade. Além disso, durante a fase de treinamento, o serviço prestado pelo novo empregado ainda não é totalmente funcional, o que faz o rendimento cair.

Veja algumas sugestões básicas e fundamentais para evitar o turnover:

1. Contrate as pessoas certas desde o início

Uma boa definição do papel que o colaborador desempenhará é fundamental no engajamento dele. Todos gostam de saber exatamente qual será o trabalho a ser feito o e no que podem colaborar para a cultura da empresa.

2. Demita colaboradores que não se encaixam

Isso é bom para a empresa e para os colaboradores, que poderão ser melhor aproveitados em outro local. Caso sejam mantidos, além de prejudicar o andamento de projetos, também podem prejudicar a performance dos demais colaboradores.

3. Ofereça flexibilidade

Cada um dos colaboradores tem objetivos próprios, que podem com uma simples negociação ser conciliados com os interesses da empresa. A tecnologia embasa esse item, pois permite à maioria das empresas o trabalho remoto.

4. Implemente de forma correta as bonificações e compensações

Manter os colaboradores satisfeitos é a melhor solução para o problema de turnover. Bons colaboradores  ficariam surpresos ao saber em quanto suas empresas aumentariam em seus salários para mantê-los nas companhias. Fique atento aos valores de bonificações e compensações e os reveja e corrija pelo menos uma vez por ano.

5. Apoie o engajamento

Não basta criar uma pesquisa de satisfação. Deve-se saber tratar os resultados provenientes da pesquisa de forma correta para tornar o ambiente de trabalho um local recompensador.

6. Entenda a insatisfação dos colaboradores

Algumas pesquisas dizem que os colaboradores se demitem dos chefes, e não da empresas. Pensando de forma lógica, caso esse problema se torne corriqueiro, deve-se cogitar mudar esse chefe de departamento ou até mesmo demiti-lo.

7. Priorize a felicidade do colaborador

As pessoas querem se sentir parte de algo grande e de empresas que dão algum tipo de retorno à sociedade. Algumas maneiras de alcançar isso é oferecer boas oportunidades de crescimento pessoal, encorajar a gratidão e criar uma cultura de confiança.

8. Demonstre e cultive o respeito

Item auto-explicativo, uma vez que o respeito mútuo é fundamental em todos ambientes.

9. Ofereça um plano de carreira

Eis um objetivo desafiador para as empresas que ainda não possuem essa filosofia. Assim que possível, a oportunidade de crescimento profissional deve ser disponibilizada ao colaborador, acompanhada das formas de alcançá-lo.

10. Elogie um trabalho bem feito

Envie e-mails parabenizando as equipes por projetos concluídos, não apenas para o setor onde o grupo trabalha, mas para toda a empresa. Isso irá criar uma cultura de proatividade e reconhecimento.
Parece difícil realizar todas essas sugestões imediatamente, mas lembre-se: tudo isso faz parte do crescimento de uma empresa e deve ser realizado sempre, mesmo que em pequenos passos.
Não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas de RH e maneiras de melhorar sua empresa.

10 dicas para reduzir o turnover em sua empresa
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