Por que fazer Avaliação de Desempenho dos colaboradores?2 min read


Você já deve ter ouvido falar do ciclo PDCA (do inglês, Plan, Do, Check, Act — planeje, faça, cheque e atue).

Trata-se de um dos mais conhecidos e eficientes métodos de gestão organizacional. Por meio das premissas oferecidas por essas quatro letras, é possível ter um controle adequado de todas as etapas de um processo, com o objetivo de assegurar a melhoria contínua das atividades dentro da empresa.

A fim de aperfeiçoar o trabalho, são identificadas as causas dos problemas e buscadas soluções para cada um deles.

Fundamental para o sucesso da empresa, esse ciclo também gera outras preocupações, como o desempenho dos colaboradores.

Afinal, é da atuação deles que nascem essas melhorias dentro da organização.

E esse comprometimento dos trabalhadores é um requisito importante para quem deseja conquistar resultados que mereçam as certificações internacionais ISO9000, ISO14000 e TS16949 — justamente as que estimulam o aperfeiçoamento contínuo de produtos e serviços.

Por que avaliar os colaboradores?

A avaliação dos colaboradores é uma das melhores maneiras pelas quais os gestores podem subsidiar seus planos de ação de forma mais assertiva, garantindo que eles tenham as competências exigidas para alcançar os objetivos estratégicos.

Com a análise individual dessas pessoas e da forma como elas estão trabalhando, é possível enxergar onde há falhas e também sucesso. E, é claro, oferecer feedbacks melhor embasados.

Assim, de posse de dados concretos, os gaps identificados na avaliação podem ser sanados por um plano de treinamento focado, que desenvolva habilidades e reconheça as competências de cada um.

Isso gera um clima organizacional voltado para a melhoria — que, por fim, irá se refletir tanto na produtividade e engajamento global da empresa quanto na performance dos próprios trabalhadores.

Depois de estabelecidas as mudanças, o resultado de uma auditoria ISO tem grandes chances de se tornar uma certificação para a empresa avaliada.

Uma boa maneira de examinar o desempenho dos funcionários é adotar um sistema automatizado, que seja facilmente controlável e permita relatórios completos, para definir as metas que irão ajudar sua empresa a cumprir os requisitos de documentação das normas.

O RHbot torna isso possível, trazendo dados confiáveis. Se você quer conhecer as vantagens, fale conosco!

Nós do RHbot possuímos as ferramentas e a experiência de já ter ajudado mais de 200 empresas no Brasil e no exterior com a Avaliação de Desempenho e PDI, e podemos ajudar sua empresa também neste processo!

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<