5 Dicas para motivar sua equipe e melhorar o desempenho da sua empresa


Ao contrário do que se possa acreditar, a maior motivação de uma equipe de colaboradores é a que menos necessita de investimentos – é somente uma questão de engajamento e empatia.

Partindo da necessidade da valorização do colaborador, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, há diversas medidas que podem ser adotadas, pelo setor de RH e pelos membros dos cargos de gerência e diretoria das empresas que contribuem para a criação de um ambiente de trabalho mais propício à motivação dos colaboradores.

Sua equipe está precisando de uma dose de motivação? Confira nossas dicas para a aumentar a eficiência e a produtividade de seus colaboradores através de estímulos simples.

1. Crie programas de compensação de incentivo ao funcionário.

Pense a respeito: O fato de a empresa estar lucrando não faz diferença alguma para o colaborador individualmente, logo não há motivação – uma vez que este acaba recebendo o mesmo valor fixo no final do mês.

Assim, recompensas são formas de fazer com que o colaborador veja reconhecido seu esforço em determinado projeto, e tenha mais motivação no desenvolvimento de suas atividades. Programas de incentivo que proporcionam benefícios aos funcionários em momentos em que a empresa está lucrando, como comissões por metas alcançadas, por exemplo, são formas de motivar e recompensar os membros da equipe.

2. Faça com que seus colaboradores entendam sua parte no todo.

Certifique-se de que seus colaboradores entendam como o trabalho deles ajuda a empresa a alcançar seus objetivos.

É importante compartilhar a visão da empresa, permitindo que a equipe entenda o que há por trás das funções exercidas por cada um.
Colaboradores que não sabem o que seu trabalho significa para a empresa não se sentem motivados a realizá-lo.

3. Crie um ambiente de trabalho funcional, alegre e acolhedor.

Ambientes de trabalho que proporcionam momentos de descompressão contribuem para que seus colaboradores sejam mais felizes ao longo do expediente. Criar ambientes e situações nos quais o trabalho se torne divertido para a equipe é uma ótima forma de motivá-la.

Algumas dicas eficazes: use mais cores e quadros nas paredes do escritório, tornando o ambiente mais alegre.

A criação de espaços de relaxamento, onde seja possível fazer pausas ao longo do expediente, tomar um café e até mesmo um lanche oferecido ocasionalmente pela empresa também são uma ótima forma de renovar as energias de seus colaboradores.

A funcionalidade do espaço de trabalho também é muito importante. O equipamento e o espaço necessários para que o colaborador desenvolva suas atividades devem estar de acordo com as necessidades, e funcionando da forma eficiente.

Funcionários são obrigados a trabalhar em uma estrutura deficiente e equipamentos que geram problemas tendem a perder a motivação na realização de suas atividades, resultando baixo desempenho.

4. Escute o que os seus colaboradores têm a dizer e aproveite as suas motivações pessoais.

Essa é uma dica muito importante e sem custos para a empresa. Tanto conversas casuais quanto processos de feedback por parte do colaborador são importantes para que a empresa tenha um entendimento deste como individuo, descobrindo suas motivações e suas opiniões com relação ao trabalho.

O que o incomoda, suas expectativas, que tipo de atividade o motiva.

Demonstrar interesse com relação ao colaborador como ser humano é uma ótima forma de estimulá-lo na realização de seu trabalho, e de descobrir possíveis áreas e projetos em que ele seria mais produtivo.

Os feedbacks por parte dos colaboradores são importantes também para identificar ferramentas e treinamentos que a equipe precisa para realizar seu trabalho com confiança. Esteja atento a estas questões!

5. Faça elogios e celebre seus sucessos.

Elogios permitem que os colaboradores saibam que seu trabalho está sendo percebido, e seus resultados reconhecidos, o que os deixa orgulhosos.

Elogios públicos, e pequenas atitudes como oferecer guloseimas no escritório, ou realizar um almoço são formas de celebrar o sucesso da equipe e demonstrar apreciação pelos esforços de seus membros.

A motivação dos colaboradores está intimamente ligada à preocupação da empresa em entendê-los como seres humanos, investindo em qualidade de vida, sucesso pessoal e profissional. Para tal, estar atento a cada um dos colabores é essencial.

Como Medir o Desempenho do Colaborador

Uma das tarefas mais difíceis do gestor é manter a equipe trabalhando unida e comprometida com as metas e sucesso da empresa. Lidar com pessoas não fácil, cada colaborador possui suas características e personalidade.

Então como encontrar uma maneira de obter o respeito de todos e manter a equipe motivada e produtive? É simples: Justiça!

Algo que ninguém tolera é a injustiça, e muitos colaboradores se veem injustiçados. Você já deve ter se deparado com burburinhos como estes:

  • “Trabalho muito e não tenho reconhecimento”
  • “Fulano chega sempre atrasado e ninguém fala nada”
  • “Fulano passa o dia no Facebook e eu aqui me matando”

Estes são só alguns exemplos do que uma má administração de equipe pode ocasionar. A mente do ser humano funciona assim: “Se ele ganha o mesmo que eu e não faz nada, porque eu devo fazer?”

Quando seus melhores talentos começarem a pensar dessa maneira, sua produtividade descerá ladeira a baixo! Você não pode deixar que as coisas cheguem a esse ponto.

Você deve manter sua equipe em um nível sadio de competição, sempre puxando para cima. Sua equipe deve formar exemplos, um colaborador deve ver o esforço do outro e pensar “Fulano tem dado duro e foi reconhecido, vou me esforçar para produzir tanto ou mais do que ele!”

E a única maneira de você jogar limpo e transparente com sua equipe é ter dados concretos para apresentar. A Avaliação de Desempenho não é um plus que grandes empresas devem ter. É uma realidade que TODAS as empresas deveriam se preocupar.

O capital humano é o maior ativo de qualquer empresa. Pense comigo:

  • Você tem CERTEZA de qual funcionário é seu melhor talento?
  • Você tem CERTEZA de qual colaborador é o mais produtivo?
  • Quantos colaboradores da sua equipe chegaram atrasado nos 2 últimos meses?
  • Quantos colaboradores da sua equipe faltaram e apresentaram atestado nos últimos 6 meses?

Se você é um gestor de equipe, você deveria ter todos estes dados a poucos cliques de alcance. Deveria possuir um sistema atualizado com tudo o que acontece na sua equipe, e assim ter total controle sobre ela.

Como recompensar o melhor colaborador e evitar perdê-lo para um concorrente por falta de reconhecimento? Como planejar ações de melhoria e desenvolvimento para seus colaboradores que podem render mais?

Como saber quais competências cada colaborador tem de melhor, e desenvolver e a primorar as que possui deficiência?

A resposta para todas as perguntas é: Avaliação de Desempenho.

Com a Avaliação de Desempenho você resolve todas estas situações:

Um colaborador foi demitido e acionou sua empresa na justiça: Com a Avaliação de Desempenho, você terá dados concretos e atualizados (desde a entrada do funcionário na empresa até sua saída) e poderá justificar o porque da demissão.

Terá anotações de cada atraso, de cada conduta equivocada ou falta de preparo para exercer a função requerida, tendo assim uma base sólida para se defender.

Evitar que “Uma maçã podre estrague o cesto de frutas”: Um colaborador revoltado causa grandes danos a uma equipe. Fora o próprio desempenho ruim, pode instigar seus colegas a também fazerem corpo mole ou sabotar a empresa por algum motivo.

Com a avaliação de desempenho, você terá subsídios para refutar qualquer argumento que este colaborador tenha para infectar a equipe. Mostre ao resto da equipe que as reclamações dele não tem fundamento, baseado em dados concretos que ele não poderá negar.

Evitar Gastos Desnecessários Com Treinamentos Equivocados: É muito comum nas empresas, equipes inteiras receberem treinamentos. Mas, isso é correto? Não seria bem mais assertivo que cada colaborador recebesse o treinamento que mais precisa para se qualificar, ou para exercer melhor a sua função?

Com a Avaliação de Desempenho, você consegue filtrar cada competência em que seu colaborador é melhor e pior, e assim estabelecer o Plano de Desenvolvimento Individual para que ele se qualifique da melhor maneira possível.

 

E você, o que faz para motivar os funcionários de sua empresa?
Tem alguma outra dica para compartilhar? Conta pra gente nos comentários!

5 Dicas para motivar sua equipe e melhorar o desempenho da sua empresa
4.5 (89.09%) 11 votes


E-book Grátis

Descubra os 10 passos infalíveis para uma Avaliação de Desempenho Perfeita.

Informe seu e-mail ao lado

100% livre de spam.