A avaliação de perfil comportamental é fundamental para revelar o potencial e as competências do colaborador.
Este tipo de recurso pode ser usado em seleções, recrutamentos, promoções e mudança de cargos.
A partir desta avaliação é possível mapear a tendência comportamental do colaborador no trabalho, a partir daí, considerar sua adequação à empresa e ao cargo.
A análise comportamental, chamada de DISC, é um recurso que ajuda a compreender como o colaborador se relaciona com as pessoas, como reage a situações, o que o motiva, entre outros pontos. Este processo utiliza uma metodologia baseada em quatro fatores. São eles:
- Dominância: relacionada à forma que cada pessoa lida com desafios e dificuldades. Profissionais que possuem essa característica como predominante são mais objetivos e competitivos;
- Influência: refere-se à capacidade de influenciar e se relacionar com ou outros. Profissionais que possuem esse perfil como predominante tender a serem otimistas, comunicativos, populares e possuem mais facilidade em realizar trabalhos em grupo;
- Estabilidade: diz respeito a como o indivíduo lida com mudanças e imprevistos. Profissionais com essa capacidade são mais pacientes, amistosos e estão sempre dispostos a ouvir; e
- Conformidade: esta característica está ligada a como a pessoa encara as regras estabelecidas. Os profissionais que possuem esse perfil como predominante são detalhistas, metódicas, analíticos e perfeccionistas.
Este método começou a ser desenvolvido pelo americano William Moulton, que no início da década de 1920, apresentou uma teoria que explicava as respostas emocionais das pessoas.
A partir daí, o teoria de Moulton sofreu evoluções até se constituí na ferramenta de análise comportamental mais usada nas empresas de todo o mundo.
Segundo a teoria DISC, não há melhor ou pior profissional, pois todas as pessoas possuem potencial para o sucesso. Entretanto, cada indivíduo tem mais chance de ser bem sucedido em atividades que sejam compatíveis com seu perfil comportamental.
Com esforço, qualquer pessoa pode se adaptar a um determinado estilo comportamental. Mas, é preciso conhecimento sobre as características que precisam ser desenvolvidas.
Benefícios da Avaliação Comportamental
- Redução do turnover, ou seja, a taxa de desligamentos de pessoas da empresa;
- Mapeamento de equipes de colaboradores;
- Desenvolvimento de potenciais de liderança nos funcionários;
- Maior certeza para fazer realocação de cargos entre os colaboradores;
- Possibilidade de projetar um treinamento para o desenvolvimento dos colaboradores;
- Ajuda na gestão de conflitos internos;
- Motivação dos colaboradores;
- Maior certeza no recrutamento de novos colaboradores.