As avaliações de desempenho e competências sempre representaram um excelente investimento para as empresas, e consequentemente para a valorização de pessoas, e atualmente são ainda mais do que necessárias, são imprescindíveis, representando uma esperança para empresas que não querem afundar na crise atual do mercado.
Os diretores que seguem os modelos mais tradicionais, já conseguem entender que os seus colaboradores estão em busca de experiências mais inovadoras para as suas vidas, em que possam aprender constantemente, sentir que são essenciais para projetos inovadores e, principalmente, que consigam equilibrar suas vidas dentro e fora da empresa.
É nesse cenário que se veja o surgimento de start ups (empresas iniciantes) com o intuito de criar um espírito empreendedor cada vez mais livre e com um grande viés social.
Se o empreendedor acompanhar as novas tendências no mercado e prestar atenção nos integrantes mais novos da empresa, ele sabe que o caminho certo para esta adaptação é através de programas de valorização do colaborador, a começar pelas avaliações de desempenho e competências.
As empresas que não apostam nessa estratégia, tendem a ter um alto índice de rotatividade, o que ocasiona um efeito dominó em diversos custos relacionados com o desligamento, como:
- gastos de rescisão,
- perda de capital intelectual,
- despesas de seleção do novo contratado,
- disponibilizar outro profissional para treinamento e capacitação do novo colaborador.
Um outro problema gravíssimo para as empresas, são as ações trabalhistas e gastos com contratações de advogados. As organizações precisam entender que sai mais barato evitar potenciais problemas do que resolvê-los quando já não podem ser evitados.
Além disso, as empresas precisam pensar na reputação que estão criando, na sua marca no mercado!
Muitos consumidores e parceiros também irão perceber que o turnover (rotatividade) implica em queda na qualidade da entrega do produto ou serviço e podem perder a confiança no desempenho da organização.
Por exemplo, se os responsáveis pelo suporte de um produto de um fornecedor no mercado B2B passam por uma rotatividade trimestral, periodicamente o cliente não saberá com quem estará entrando em contato.
É preciso convir que um cliente que passa de mão em mão, cujo serviço está sempre trocando de vendedor ou profissional responsável, acaba perdendo muito a confiança e credibilidade no fornecedor daquele serviço.Estratégias de gestão de pessoas resolverão todos esses problemas.
A avaliação de desempenho trará resultados positivos ao médio prazo
Apesar da existência de diferentes formas de avaliação gerarem valores diferentes de lucro no curto e médio prazos, no longo prazo todas se convertem em um único valor positivo.
O primeiro ponto para iniciar a implementação da avaliação de desempenho é que a empresa possua um plano estruturado de longa duração e que dê continuidade ao processo.
A avaliação é um investimento que somente dará resultados após um médio período de implementação; talvez a empresa somente receba os resultados positivos dos esforços dos seus colaboradores 6 ou 12 meses após a implementação.
Também no médio prazo é uma relação em que todos ganham: as ferramentas online ou formulários, que integram a avaliação de desempenho, buscam, de maneira assertiva, aprimorar os talentos e direcionar o seu desenvolvimento, fazendo com que os colaboradores mantenham-se sempre atualizados sobre o seu desempenho, além de serem desafiados de maneiras diferentes após cada encontro de feedback.
O grande resultado é contar com colaboradores entusiasmados com o avanço de seus resultados, esperando alcançar as expectativas da empresa para alcançar as suas próprias.
A avaliação de desempenho, em conjunto com esse itens abaixo, poderá gerar resultados impactantes no lucro da empresa.
- Meritocracia
- Planejamento de plano de carreira
- Participação nos resultados ou qualquer modo de bonificação
Também pode unir o trabalho à recompensa. O cumprimento de objetivos será gerado por uma expectativa de reconhecimento real e o colaboardor sempre acabará dando 100% da sua força na execução das atividades.
Por isso, mesmo que a empresa precise estruturar-se financeiramente para aplicar sistemas de bonificação, o ciclo se completa quando o colaborador, trabalha em busca de seus próprios objetivos, alcança, lucrativamente, os da empresa.
Como funciona a avaliação de desempenho
Como comentado anteriormente, a avaliação de desempenho serve principalmente como uma forma de incentivar o colaborador a trabalhar em prol dos objetivos da empresa, através de programas de incentivo e valorização; consequentemente, os seus esforços acabariam por gerar lucros à empresa, além de tornar nula a necessidade de gastos com desligamento.
Cada organização pode estabelecer diferentes metas para conseguir, futuramente, trabalhar com dados concretos e analisar os resultados, contudo, os objetivos mais comuns são:
- Ajustar o perfil do colaborador ao local de trabalho que ele mais se identifica;
- Aperfeiçoar os talentos do colaborador;
- Indicar se o colaborador aplica as qualificações exigidas pelo cargo;
- Indica o colaborador com potencial para promoções;
- Gerar aumentos salariais;
- Diagnosticar necessidades de treinamentos;
- Demonstrar evolução dos colaboradores;
- Gerar motivação e satisfação no trabalho.
Através de um questionário online e confidencial enviado aos avaliadores, superiores e outros colaboradores da organização, diversas perguntas são respondidas sobre a conduta do profissional que está sendo avaliado.
A avaliação de desempenho é válida para qualquer colaborador da empresa, independente do cargo que exerça.
Existem muitos métodos de avaliação de desempenho (métodos tradicionais, subjetivos, avaliação 360º, avaliação por competências, avaliação por resultados), entretanto, todos eles buscam esclarecer os seguintes pontos ao colaborador:
- O que eu quero fazer;
- Quão bem eu estou fazendo;
- Quais são os meus pontos fortes e fracos;
- Como posso fazer um trabalho melhor e contribuir mais
É comum que as empresas contratem a ferramenta de avaliação de desempenho de terceiros, caso não possam estruturar o formulário e o sistema online por sua própria conta. Independentemente deste fator, avaliações de desempenho devem fazer parte do crescimento de qualquer empresa; é uma aposta segura, sem a possibilidade de criar um cenário negativo.
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