De modo geral, vantagem competitiva é possuir uma posição de superioridade diante de algo ou alguém, garantindo ao seu detentor a situação de privilegiado.
No mundo dos negócios, quando uma empresa possui vantagem competitiva, significa que essa organização tem uma soma de atributos.
Isto lhe autoriza a oferecer a seus clientes melhores preços e serviços que a concorrência e esse diferencial a torna muito mais atrativa que as demais.
A vantagem obtida por essa empresa pode ter sido conquistada através de fatores, como:
- Acesso a matéria prima de menor custo
- Tecnologia avançada na fabricação de produtos ou prestação de serviços
- Localização geográfica
- Mão de obra qualificada
De maneira simples a vantagem competitiva é a razão pela qual os clientes escolhem determinada empresa.
Conceito De Vantagem Competitiva
Para explicar a vantagem competitiva várias correntes de pensamentos estudam esse fenômeno buscando um melhor entendimento de suas causas e consequências para as organizações.
Sabe-se que a estratégia de negócio tem enorme impacto sobre o sucesso ou fracasso de um empreendimento e a busca pela obtenção de vantagem competitiva necessita ser considerada em sua elaboração para garantir a possibilidade de competição com outras empresas.
Dessa necessidade surge o conceito das 5 Forças que é a teorização para o fenômeno de competição que acontece em todo elo empresarial desde os clientes, os fornecedores, os novos potenciais entrantes, os produtos substitutos e a rivalidade entre a concorrência.
Essa teoria defende que a interação desse conjunto determinara o potencial de lucro máximo de um setor. A teoria das 5 Forças foi desenvolvida pelo professor Michael Eugene Porter que tinha grande interesse em Economia e Administração.
Porter realizou trabalhos importantes como consultor estratégico, participou ativamente na política econômica e escreveu vários livros sobre competitividade e estratégias.
O elemento da vantagem competitiva está presente no projeto de gestão e é necessário para lidar com a competição.
Para que a vantagem possa existir é necessário entender sua complexidade e a consciência da necessidade de um diferencial que possa se tornar uma vantagem diante da concorrência.
A empresa precisa conhecer suas competências e forças para enfrentar as dificuldades ao mesmo tempo que cria e demonstra valor para a sua clientela.
Para Porter elementos de eficácia operacional somadas com a estratégia são meios através dos quais a vantagem possa ser conquistada.
As práticas mais eficazes permitem que custos sejam menores por meio da redução de desperdícios e melhores resultados possam surgir.
As organizações de forma geral formam uma grande cadeia de atividades que produzem, comercializam, fabricam produtos, oferecem serviços e projetam,
Entender o desenvolvimento de cada uma dessas tarefas são essências para a empresa compreender e identificar quais são suas práticas melhor executadas.
Exemplo De Vantagem Competitiva
Já sabemos que vantagem competitiva é um diferencial que uma empresa possui sobre as demais que a faz conseguir entregar mais valor à sua clientela e seja sempre escolhida por ela em decorrência disso.
Existem vários meios de se obter vantagem competitiva e é importante conhecer todas elas e saber como emprega-las com eficiência e eficácia.
Quem não é visto não é lembrado e tornar-se lembrado constantemente por seus clientes é uma forma de adquirir vantagem competitiva através do uso de design da marca e da logomarca.
Isso vale para comerciais de tv, rádio, jornal e todo veículo de comunicação que chegue até o consumidor e faça com que marca seja sempre lembrada.
Sem dúvida a qualidade dos produtos e serviços prestados pode ser facilmente reconhecido como um diferencial.
É esse fator que difere uma empresa de segunda linha de uma empresa de qualidade. Aplicar estratégias da gestão da qualidade pode ajudar ativamente nesse processo.
Possuir um setor de assistência técnica atuante e à disposição do cliente torna o fechamento do negócio mais provável, pois ele sentirá confiança em ser assistido com eficiência no pós venda.
Isso também vale para os serviços de apoio que servem para responder dúvidas rapidamente e não deixa-los sem resposta diante de um problema que venha a se apresentar no futuro.
Uma fácil localização da empresa garante o fácil acesso de clientes internos e externos facilitando o seu funcionamento tornando-se um diferencial.
Uma arma que os gestores recentemente perceberam como uma boa estratégia para obter diferencial foram as vendas online onde o cliente de sua casa ou trabalho faz seu pedido, escolhe o produto ou serviço e de forma rápida e satisfatória é atendido com toda comodidade.
Empresas que se atualizaram com esse sistema estão colhendo bons frutos pela inovação.
Investir no capital humano tem se tornado uma ótima estratégia para adquirir vantagem competitiva pois funcionários motivados e bem treinados certamente oferecerão seus serviços com muito mais qualidade encantando o cliente e permitindo que este sempre volte.
Além de fidelizar o cliente, a empresa ganha um ambiente muito mais agradável e satisfatório.
Sem sombra de dúvidas o preço oferecido pode ser uma enorme vantagem para as empresas.
Fechamento de bons negócios e boas parcerias contribuem além de buscar a promoção de eventos com saldões, ofertas relâmpago entre outras formas de atrair o cliente com base no menor preço que a concorrência.
O preço pode vir a ser decisivo no fechamento de um negócio.
Buscar agregar o maior número de diferencias ao mesmo tempo é a certeza de possuir a vantagem sobre a concorrência.
Exemplo De Vantagem Competitiva Sustentável
Vantagem competitiva sustentável é a forma através da qual uma empresa consegue maiores retornos em relação a concorrência e lhe garante desempenho acima da média. As estratégias sustentáveis tem longo prazo ou seja, os recursos disponíveis são unidos às oportunidades existentes e o alcance das vantagens tem a capacidade de permanecerem a longo prazo.
Uma estratégia eficaz precisa ser montada para que tempo e recursos não sejam desperdiçados nessa busca. A atividade desempenhada na ressignificação de estratégias, controle de recursos, capacitação dos colaboradores, monitoramento constante das bases precisa fazer parte de um processo continuo e rigoroso.
Um detalhe importante é monitorar a concorrência para estar sempre ciente de suas atividades não permitindo que está tenha tempo e recursos para sobressair a estratégia usada.
A vantagem sustentável é um recurso que se constitui a longo prazo e que se sustenta somente após a tentativa da concorrência em imita-la obtendo a falha.
Não são todas as vantagens competitivas que podem ser consideradas sustentáveis. Existem pré-requisitos que precisam ser observados antes de concluir se determinada vantagem é ou não sustentável.
Essa análise observa-se se as capacidades e recursos existentes na empresa auxiliam a obter novas oportunidades ao mesmo tempo que diminui as ameaças externas.
Avalia-se se o recurso é raro ou facilmente encontrado e quantas concorrentes fazem uso deste. Observa-se se a concorrência sofre alguma desvantagem por não possuir o recurso em questão.
Uma análise muito sincera precisa ser feita sobre como a organização pretende utilizar os recursos valiosos que possuem e se tem capacidade para isso.
Após feitas tais considerações é necessário identificar todas as competências que necessariamente precisarão ser desenvolvidas.
Tais competências precisam contar com uma agenda que fortaleza a empresa, competências básicas precisam ser trabalhadas constantemente para garantir a liderança e permitir que todos os colaboradores possuam as competências básicas.
Além disso as empresas precisam buscar continuamente por novas estratégias considerando que o cenário muda constantemente
As vantagens sustentáveis possuem um ciclo de vida que segue fases distintas. Primeiramente a vantagem é lançada logo que a organização identifica uma oportunidade e inicia sua exploração.
Em seguida vem a fase da escalada onde a empresa monta um projeto que atinge grandes proporções.
A terceira fase é a de exploração na qual a empresa toma iniciativas bem sucedidas e obtém lucro ao mesmo tempo que a concorrência tende a reagir.
O próximo cenário é o de reconfiguração onde os concorrentes acabam por diminuir as vantagens através de sua reação e a organização precisa rever e reconfigurar a estratégia vigente imediatamente.
A retirada ocorre quando a vantagem perde a força e deixa de gerar o efeito desejado.
Qualquer vantagem pode se tornar uma vantagem competitiva sustentável se a estratégia visar que sua duração seja de longo prazo e trabalhar constantemente para que isso se torne uma realidade.
A mais consistente vantagem competitiva sustentável é aquela que tem maior durabilidade e que garante maior lucratividade em relação a concorrência.
É a união entre relacionamentos externos e capacidades internas e cuja estratégia se baseia em fazer extraordinariamente bem o que a concorrência não consegue ou não podem fazer.
Estratégia De Vantagem Competitiva
A estratégia de vantagem competitiva diz respeito ao modo como cada empresa decide competir no mercado se mantendo a frente mesmo com a estratégia da concorrência.
Essas estratégias podem ser por Escopo de atuação (largo ou estreito) ou Tipos de vantagem competitiva (baixo custo ou diferenciação).
O Escopo de atuação foi desenvolvido por Porter e muito bem definido em seu livro Competitive Advantage onde é constituído sua caracterização, avaliação estratégica a serem seguidas pelas empresas.
Este âmbito competitivo podendo ser largo ou estreito define se a empresa se concentrara em um único nicho ou optará por um mercado maior e composto por diversos segmentos.
A estratégia competitiva de custo busca maior eficiência na produtividade produzindo cada vez mais com menores taxas de desperdício.
Outra busca é pela redução de gastos com pesquisas, comerciais, assistência técnica, recursos humanos e qualquer gasto que seja considerado desnecessário.
Todas essas medidas buscam minimizar o preço que chegara ao consumidor.
Já na estratégia por diferenciação a busca é por investimentos pesados e constantes na imagem da empresa, em sua tecnologia, pesquisas de mercado e recursos humanos.
Com essas medidas busca-se causar uma diferenciação nos produtos que chegam ao consumidor.
Independente da estratégia escolhida, todas oferecem riscos.
Inovação E Vantagem Competitiva
É possível afirmar que inovar é a melhor maneira de atrair para as empresas cada vez mais a atenção dos clientes.
Empresas que resistem as mudanças e inovações tendem a obterem resultados ruins e podem desaparecer do mercado se submetidas a forte concorrência.
Um exemplo disso é a pesquisa que o consumidor realiza antes de fechar um negócio pois ao compara-los optar por aquele que oferece maior inovação ainda que esta seja apenas uma embalagem mais moderna.
Detalhes podem fazer a diferença.
Uma das melhores formas para competir é oferecer a diferença. Agregar valor aliado a inovação a uma marca ou produto faz com que a vantagem competitiva seja gerada.
O uso da tecnologia torna o conhecimento uma vantagem poderosa. Atualmente as grandes organizações gastos vários bilhões todos os anos em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias para assim gerarem valor ao seu negócio.
As pessoas tornaram-se o maior ativo das empresas pois é através de pessoas que o conhecimento é adquirido e desenvolvido.
Pensando nisso as empresas tem montado estratégias na gestão de pessoas, criando planos de carreira para assim manter seus mais valiosos talentos.
O ato de inovar não é um luxo e sim uma necessidade que faz a diferença entre as empresas que obterão e manterão sucesso e aquelas que irão desaparecer do mercado.
O aumento na concorrência aliado a diminuição dos custos com a obtenção de informação tornou os consumidores muito mais exigentes.
Esse fator faz com que a inovação seja buscada a todo instante por servir como estratégia.
Devido ao fator inovação cada vez mais empresas continuarão a modificar suas culturas e grandes mudanças tendem acontecer.
Este é um momento de adaptação o que em a ser um grande desafio para empresas que tenham dificuldade em enfrentar mudanças.
É percebido que mudar significa gerar novos lucros e o que melhor se adaptar ao ambiente mais será beneficiado com tais mudanças.
As empresas que melhor se adaptarem ao uso de novas tecnologias conquistarão vantagem competitiva sobre as demais.
Diferencial E Vantagem Competitiva
Muitas empresas se perguntam porque apesar de suas estratégias não conseguem alcançar a concorrência e a resposta para isso é encontrada em várias teorias que explicam o tema.
Para entender o questionamento é preciso ainda compreender porque algumas empresas conseguem obter determinadas vantagens e com estas são mantidas.
Primeiramente define-se como diferencial competitivo todos os fatores que tornam uma empresa única na visão do cliente.
Esse recurso é utilizado pela empresa a coloca em situação de destaque. Porem além de administrar esse diferencial é necessário que ele seja raro e como consequência difícil para que a concorrência o alcance.
Necessariamente este recurso precisa de unir e se combinar com outros recursos presentes na empresa e através dessas combinações será possível se beneficiar delas através de novas estratégias que produzam mais vantagens.
Os clientes precisam entender que estão sendo beneficiados.
Portanto fica claro eu diferencial competitivo não é apenas oferecer qualidade nos produtos e serviços ou oferecer preços baixos.
É preciso uma soma de ingredientes.
Diferencial competitivo por fim é algo que determinada organização possui, que sua concorrência não tem e que devido a sua complexidade demorarão a ter e que os clientes aprovam e sentem-se privilegiados e beneficiados.
A vantagem competitiva é o que toda empresa busca obter sobre as demais, é alcançada através de estratégias que se utilizam de um ou mais diferenciais competitivos.
Para chegar a tal patamar a implementação de uma estratégia é necessária.
Importância De Uma Vantagem Competitiva
As vantagens competitivas analisam as atividades de empresas pausando em sua capacidade ou falta de capacidade de criar meios de obter lucros e manter um negócio acima dos demais por mais tempo possível.
Vantagem competitiva permite atrair acionistas, impactar no crescimento e lucratividade e manter uma empresa entre as mais conceituadas.
Caso a empresa não possua uma vantagem competitiva está é considerada limitada e com tendência forte a deixar de existir.
Devido a isso criar uma vantagem competitiva sustentável, ou seja, de longo prazo é a tarefa mais importante de uma empresa seja ela de qual segmento for.
Neste ambiente onde as mudanças são constantes e o mercado altamente competitivo as organizações enfrentam dificuldades para sobreviver e obter informação é essencial para essa sobrevivência.
Essas informações servem para que as tomadas de decisões sejam feitas de forma clara, assertiva e objetiva gerando lucros ao invés de prejuízos.
A inteligência competitiva auxilia a gerir essas informações de forma sistematizada e a geri-las permitindo que as decisões sejam constituídas em geradores de vantagem competitiva atuantes.
A competição entre as empresas é alta e a busca pela liderança em seu segmento é constante.
Os avanços tecnológicos fizeram com que as informações cheguem muito mais rápido e com muito mais precisão.
Isso fez com que as pessoas mudassem bem como o perfil do consumidor sofresse alterações significativas.
A sociedade atual tem a informação como bem de valor e seu conhecimento agrega valor à produtos e serviços diversos.
As empresas então podem usar de forma estratégica as informações estruturando-as e alinhando-as para que possam ser vantagens no processo de competição por mercado.
A vantagem competitiva e seus conjuntos de características fazem com que as organizações se diferenciem e isso pode acontecer em diferentes áreas ou setor como no atendimento ao cliente, vendas, marketing, recursos humanos, montagem e entre outros.
Possuir uma vantagem competitiva é o que mantem ou retira uma empresa do mercado.
Esse diferencial precisa ser mantido, renovado e trabalhado para que permanece eficiente e gerando resultados o maior tempo possível.
Inclusive esse é um fator determinante para a morte de muitas empresas.
Para que essa manutenção ocorra é necessário analisar constantemente a concorrência pois essa analise serve para verificar o que eles tem feito para atrair e manter seus clientes.
Isso permite conhecer e avaliar os pontos fracos e que precisam ser trabalhados e também os acertos e o que precisa ser intensificado.
Sabendo como a concorrência está trabalhando é possível prever sua reação após uma estratégia usado pela organização rival.
Os investimentos contínuos em qualidade de produtos e serviços é um diferencial que causa destaque a uma empresa e concede vantagem competitiva.
Preocupar-se com os detalhes, utilizar matéria prima de primeira qualidade, preocupar-se com prazos de entregas permite que a qualidade total seja atingida e o cliente sinta-se satisfeito e veja valor nos serviços recebidos.
Focar em determinado segmento trabalhando exclusivamente para desenvolve-lo e torna-lo único pode ser a chave para uma empresa assumir a liderança em determinada área.
Oferecer exclusividade entendendo a real necessidade do consumidor além de fidelizar ainda pode garantir o domínio daquele segmento.
Uma outra forma de adquirir vantagem competitiva é obter uma equipe motivada pois a produtividade é bem maior, a criatividade é muito mais desenvolvida e de forma geral os produtos e serviços tornam-se melhores pelo maior empenho dedicado.
Motivação é um fator importante para gerar vantagem além de tornar o ambiente de trabalho muito melhor, mais agradável e diferenciada.
A busca constante pela evolução faz com que muitas empresas tornem-se destaque neste cenário tão competitivo e obtenha vantagem sobre as demais.
Essas empresas estão sempre buscando por inovação e informação para atenderem as necessidades de um mercado sempre em movimento e a cada dia mais exigente.
Essa busca incansável gera vantagem competitiva porque além de oferecer serviços que atendam às necessidades reais de seus clientes, essa empresa procura conhecer seu cliente para poder então entende-lo e conseguir se aproximar cada dia mais.
Criar linhas de comunicação que permitam atender de forma rápida o cliente é uma forma de traze-lo para mais perto da empresa e mantê-lo sempre atualizado sobre as novidades que esperam por ele.
Obter a vantagem competitiva é de total importância para que uma empresa nasça e continue a existir mesmo com as dificuldades enfrentadas ao longo de sua jornada.
Para obter essa vantagem é necessário um grande gasto de energia e muita dedicação para conseguir conquista-la e mantê-la por um período considerável.
Os resultados de tanto trabalho aparecera com o tempo e ainda assim será necessário esforço continuo para continuar sempre em desenvolvimento e nunca perder o foco no objetivo principal.
Por mais que pareça difícil atingir essa meta, ela não é impossível.
É essencial usar as técnicas adequadas, ter conhecimento sobre a empresa e sobre a concorrência e se atualizar para nunca perder o cliente do foco.
Cada detalhe é importante na busca pela excelência e liderança advindas da vantagem competitiva.
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