Com o objetivo de reestruturar o sistema empresarial, tornou-se clara a necessidade de compreender para então aplicar as ferramentas de gestão.
O cenário atual nos mostra um ciclo de dúvidas e grandes mudanças,
As organizações que visam manterem-se ativas no mercado perceberam a necessidade de tornarem-se constantemente mais atrativas, competitivas, ecologicamente e socialmente desenvolvidas.
Essas organizações entenderam que passaram a ter responsabilidades que são ainda maiores que as anteriores.
Elas tratam de ética, educação e cultura além de terem assumido o papel de formadores de opinião de grandes massas.
Tornou-se necessário buscar a excelência em gestão de forma profunda e clara, considerando seus conceitos.
Além disso, valores e princípios que necessitam ser incluídos nas rotinas, assimilados como parte do processo organizacional e vivenciado constantemente por todos os membros da organização.
Ao mesmo tempo que percebeu-se essa necessidade grande quantidade de ferramentas foram sendo criadas e disponibilizadas.
Rapidamente notou-se que nem todas elas obtinham êxito enquanto outras alcançavam enorme sucesso.
Para alguns autores a explicação se dá pela falta de entendimento sobre a ferramentas de gestão utilizadas e a falta de experiência da empresa.
Para buscar o entendimento desse fenômeno a Bain & Company, empresa especializada em consultoria estratégica, pesquisou ao longo de vários anos essas ferramentas e concluiu o seguinte:
- Nenhuma destas ferramentas são úteis para resolução de todas as problemáticas
- A troca demasiada de estratégia coloca em risco a credibilidade dos gestores
- Os projetos de maior magnitude tendem a atingir alta taxa de êxito
- As metas mais realistas atingem melhores resultados utilizando as ferramentas como suporte
Após obter tais conclusões, ficou evidente a necessidade de estudar o problema mais profundamente.
Seria preciso entender os pormenores da situação e após concluir os pontos a serem trabalhados, o gestor parte para a tomada de decisão.
Um plano de ação precisa ser elaborado, considerando a direção a ser seguida e as decisões a serem tomadas.
Nunca deve desprezar o fato de que todos necessitam estar envolvidos, motivados e contribuindo para que o objetivo da organização seja atingido.
Ferramentas de Gestão de Qualidade
Para que possamos entender sua importância é necessário compreender primeiramente o que é gestão de qualidade e porque esse conceito surgiu.
Face a um mercado cada vez mais competitivo observou-se a necessidade de questionar a qualidade e variedade dos bens e serviços prestados.
Toda a empresa passou a ser responsável por isso e não apenas um setor distinto.
Surge então uma nova filosofia de gestão voltando-se para a qualidade.
O conceito teve uma rápida evolução marcada com a criação de sistemas de mensuração para medir a qualidade e o pais pioneiro nessa área foi o Japão.
De modo geral logo percebeu-se o impacto causado pela qualidade sobre os consumidores e em todo o mercado ao mesmo tempo que era notório o modo como a falta de qualidade atingia negativamente a produtividade.
Surge o conceito Qualidade Total onde são definidos características de totalidade que abrangem a qualidade intrínseca, ética, segurança, atendimento, custo e moral.
A Gestão da Qualidade Total tornou-se uma alternativa para empresas que buscam reorientação, através de aplicações que englobam a constante busca por soluções e a minimização de erros.
Incluindo decisões realistas com base em dados confiáveis, foco no cliente e o envolvimento geral, melhorando a sinergia no trabalho em equipe.
Para que uma organização desenvolva um sistema de Gestão de Qualidade, é necessário conhecer profundamente as ferramentas de gestão selecionadas para concluir seu potencial de ação e sugerir melhorias, de acordo com a realidade organizacional.
É indispensável a conscientização da existência do grande número de ferramentas disponíveis .
Elas abrangem várias abordagens desde ferramentas quantitativas, clássicas, novas ou ainda as chamadas ferramentas de criatividade.
A utilização desses mecanismos ocorre devido à necessidade de tornar clara determinada situação, a identificação e causas de problemas.
Também a busca por soluções viáveis, a identificação da necessidade de novos métodos de trabalho e uma análise realista de todos os resultados atingidos.
Os gestores obrigatoriamente precisam estar cientes das grandes mudanças que a organização enfrentará ao optarem por implementar um sistema de Gestão de Qualidade.
Tais mudanças ocorrerão profundamente na cultura vigente e provocara grande transformação positiva, porem antes disso poderá encontrar resistência.
Os grandes problemas que geralmente surgem implicarão sobre o comportamento e hábitos enraizados na cultura organizacional que possivelmente deverão ser avaliados e alterados.
Por perturbar hábitos antigos, os membros de todo corpo organizacional precisam estar envolvidos e motivados a contribuir com as mudanças.
Isto é necessário por estarem intimamente ligados ao fracasso ou êxito na implantação do novo sistema.
As novas regras de comportamento e o informe sobre os objetivos devem ser feitos a todos os membros da equipe.
Isto faz com que compreendam a real necessidade de tais atitudes e contribuam de maneira colaborativa e espontânea, ao perceberem que sua contribuição é necessária para que a organização possa evoluir.
Nenhuma área da empresa é menos importante e todas devem participar com o mesmo afinco e noção de sua responsabilidade individual.
Por fim, o objetivo da soma de todos os esforços é atingir alto nível de eficiência e eficácia nos processos.
Permitirá à organização alto nível de qualidade, garantindo a possibilidade de desenvolvimento econômico e reconhecimento no mercado.
Ferramentas de Gestão de Projetos
As grandes companhias reconhecem que, para um projeto atingir seus objetivos e alcançar sucesso, é necessário adotar ferramentas de gestão de projetos, eficientes e eficazes seja qual for o empreendimento.
Todos os setores e departamentos da empresa precisam ser envolvidos para que as informações sejam controladas e administradas.
Para que se inicie um projeto é necessário que o gestor conheça profundamente todas as informações referentes a qualidade, valores e custos e ainda o tempo provável de execução.
Através da análise dessas informações é possível conhecer as fraquezas e limitações e também os pontos fortes.
Após elaboração do projeto é dado início a execução onde todo o planejado é posto em ação.
Durante a execução do projeto o controle e monitoramento precisam ocorrer para assegurar que todas as etapas sejam realizadas e as metas atingidas.
Fica fácil concluir que, gestão de projetos nada mais é que o emprego de métodos, que proporcionam o êxito de um projeto, passando por todas as etapas desde a elaboração, execução e controle de todas as atividades.
Para tornar prática e eficiente a gestão de projetos existem atualmente no mercado softwares de ferramentas de gestão que facilitam o desenvolvimento das atividades programadas e garantem muito mais agilidade nos processos.
Os resultados tendem a ser maiores e mais rápidos. Contudo é preciso priorizar as necessidades para investir na ferramenta que mais contribuirá.
Através desses mecanismos é possível controlar os indicadores de qualidade bem como os de produtividade, controlar despesas, avaliar resultados, minimizar os riscos e acompanhar de perto os cronogramas.
Com interfaces simples e objetivas é possível ter tudo sob controle a qualquer hora e em qualquer lugar.
As ferramentas de gestão são indispensáveis contribuintes para o sucesso de um projeto.
Elas deixam claro que essas ferramentas podem ser físicas como planilhas e anotações porem o uso de mecanismos eletrônicos oferecem maior controle das informações.
A diversidade desses mecanismos é enorme e abrange todo tipo de empreendimento e diversas áreas como a qualidade, RH, área de risco, suprimentos, comunicação, os custos e muitas outras.
Para não restar dúvidas a respeito do que são ferramentas de gestão de projetos, pode-se defini-las como instrumentos físicos ou eletrônicos que, associados ao uso de teorias e estratégias, permitem a realização do gerenciamento de projetos, durante todas as suas etapas.
Gestão de Pessoas
Cada vez mais as pequenas, médias e grandes organizações tem entendido o valor do capital humano e oferecido suporte para que estes possam desenvolver e aperfeiçoar habilidades.
Percebe-se que quando os colaboradores entendem que existe a possibilidade de crescimento a tendência a se empenhar em suas atividades e prover melhores resultados é muito maior.
O departamento de Gestão de Pessoas responsabiliza-se por administrar o principal capital que uma organização possui que são as pessoas.
Diante disso é correto afirmar que as demandas referentes a todos os colaboradores passam por este setor.
A junção das atividades de todas as pessoas são diretamente impactantes sobre o fracasso ou sucesso dos projetos de uma organização.
Sendo assim, é importante que a área de Gestão de Pessoas responsabilize-se por tornar a todos conscientes dos valores culturais, missão, visão, filosofia e a política interna de modo geral.
O conhecimento destas questões garante que os funcionários entendam e façam parte ativamente dos processos sentindo-se realmente responsáveis por eles.
Esse processo requer ampla visão sobre qual tipo de relação a empresa deseja construir com seus colaboradores e essa conclusão dará norte as atitudes da gestão.
O setor de Gestão de Pessoas é o elo entre organização e colaborador e também assume a responsabilidade de mediar conflitos que venham a ocorrer dentro das equipes.
Além disso, sua função é selecionar pessoas de acordo com o perfil do candidato e as competências exigidas para o cargo, evitando contratações falhas e gastos desnecessários de capital, inclusive o desgaste pela alta rotatividade.
Dentre os temas de responsabilidade desta importante área, está a tarefa de analisar minunciosamente cada cargo existente e efetuar a definição de cada.
Esta ação torna claro as responsabilidades de um funcionário, caso venha a ser alocado nessa posição.
Além de descrever os cargos existentes, a Gestão de Pessoas ainda planeja e administra o valor dos salários de cada um deles de acordo com o mercado e leis vigentes.
Efetua todos os processos de recrutamento e seleção, seguido dos processos de desligamentos.
Avaliar o desempenho individual, realizar treinamentos e desenvolver capacidades também são responsabilidade da área de Gestão de Pessoas.
Diante de tantas responsabilidades, entende-se necessário que o departamento adote ferramentas de gestão que os auxiliem e tornem efetivos os processos.
Isto contribui para a melhoria dos recursos, promovendo benefícios ao setor e consequentemente à empresa de modo geral.
Dentre as muitas ferramentas de gestão, destacam-se a Avaliação de Desempenho.
Esta ferramenta tem como objetivo a avaliação e a medição da atuação do desempenho individual, permitindo que a empresa identifique o nível de seus colaboradores, os pontos a serem trabalhados e habilidades que devem ser valorizadas.
Atualmente existem várias ferramentas de gestão, como a Metodologia do Coaching, que visa acelerar resultados e é muito utilizada para desenvolver e capacitar constantemente o capital humano.
Ferramentas de Gestão Empresarial
O objetivo de um gestor empresarial é planejar, organizar, dirigir e controlar processos.
Estas tarefas exigem que sejam utilizadas ferramentas de gestão para que os planos de ação sejam colocados em prática e os objetivos atingidos.
Ferramentas de gestão são mundialmente utilizadas como técnicas de aprimoramento de produtos ou projetos.
Esses sistemas visam primeiramente identificar possíveis problemas e preveni-los, evitando transtornos futuros com base na prevenção.
Organizações que não utilizam-se desses recursos tendem a fracassarem em suas tarefas e até findarem suas atividades.
Tais ferramentas são necessárias em todos os setores e departamentos e auxiliam em todas as diversas etapas dos negócios.
Dentro de um departamento financeiro por exemplo é indispensável a utilização de ferramentas que auxiliarão nas tomadas de decisão que proporcionarão um bom resultado nas finanças.
Controle de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, controle de vendas, cálculos simples e complexos são exemplos de ferramentas encontradas nesse departamento.
Já na área de Recursos Humanos encontram-se as ferramentas utilizadas para cálculos rescisórios, controle de horários, sistema de admissão, controle de férias e benefícios.
Cada departamento faz uso da ferramenta necessária as suas necessidades e que contribuam nos resultados.
Estas são inúmeras e podem ser informatizadas ou manuais variando de acordo com o objetivo e porte de cada empresa.
Os gestores que utilizam esses recursos garantem melhores resultados, maximização dos lucros, melhores taxas de produtividade e maior satisfação por parte do cliente interno e externo.
A utilização de ferramentas de gestão tornam um negócio mais competitivo e atraente fazendo com que empresas consigam êxito e se mantenham ativas no mercado.
Devido a essa realidade o uso desses recursos são indispensáveis.
As principais ferramentas de Gestão
Como mencionado anteriormente existem um grande número de ferramentas de gestão disponíveis e sua utilização variam de acordo com o porte da empresa e com as necessidades de cada departamento.
A escolha de cada um precisa ser de acordo com os resultados almejados.
Uma ótima ferramenta de gestão utilizada como instrumento de planejamento, é a análise de SWOT, famosa por ser eficiente em realizar análise ambiental interna e externa e que serve de base para o planejamento estratégico.
Devido sua simplicidade pode ser utilizada em diversos tipos de analises em pequenas e grandes organizações obtendo excelentes resultados.
A palavra em inglês SWOT representa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Realizam analises no ambiente interno e externo identificando vantagens e pontos fortes em comparação aos concorrentes, as desvantagens e pontos fracos que precisam ser superados.
Essa ferramenta de fácil manuseio contribuiu ativamente para impulsionar grandes mudanças e avanços no seio das organizações.
O Diagrama de Oshikawa ou espinha de peixe é outra ferramenta de gestão, muito conhecida e utilizada para identificar a raiz de problemas.
Também de fácil manuseio esta ferramenta obtém bons resultados.
Na Gestão de Atendimento o uso de um recurso chamado chat atender onde o atendimento ao cliente é feito rapidamente tem sido muito aceito por clientes e gestores.
Esse meio de atendimento garante agilidade no processo sem custos e sem demora.
O e-mail é também muito útil nesse departamento por ser de fácil manuseio e permitir que os clientes enviem dúvidas, sugestões e reclamações sem sair de casa.
A pesquisa de satisfação é uma ferramenta que permite coletar dados e analisa-los verificando os resultados de forma muito mais rápida.
Podem ser feitas através de contato por e-mail, mensagens SMS ou ainda através de sites.
Recursos simples e de baixo custo como esses podem aumentar consideravelmente a qualidade dos atendimentos ao cliente e consequentemente sua satisfação.
Visando o desenvolvimento das equipes, o aprimoramento do trabalho e permitindo ao colaborador conhecer seus pontos fortes e fracos usa-se uma ferramenta chamada Feedback.
Esse recurso permite a empresa um contato direto com o colaborador o deixando a par de sua conduta profissional e aponta seus erros e acertos.
O Feedback pode ser realizado em uma conversa onde o profissional possa se sentir à vontade, evitando clima tenso e de forma clara e objetiva.
Existem ainda ferramentas de coaching para realização do feedback entre elas o Feedback Burguer que é um roteiro que proporciona ao gestor realizar críticas construtivas e causam maior aceitação por parte do colaborador.
A Avaliação 360º é um método muito eficaz de auto avaliação que gera resultados assertivos.
Dentre as inúmeras ferramentas de gestão disponíveis destacam-se a Análise de Portfólio, o Balanced Scorecard, Benchmarking, Groupware e diversas outras que podem ser selecionadas de acordo com a necessidade.
O comum entre todas elas é a alta taxa de retorno positivo e a maior qualidade dos produtos e serviços após sua implantação.
Técnicas e Ferramentas de Gestão
As ferramentas de gestão são numerosas e em sua maioria de fácil aplicabilidade.
Cada uma delas possui um objetivo claro e pré-estabelecido onde o gestor poderá selecionar aquelas que melhor atendam suas necessidades face a realidade da empresa.
As ferramentas possuem técnicas especificas e distintas para a sua aplicabilidade.
Algumas permitem rápida implantação e outras requerem maior planejamento e organização, porem todas elas garantem bons resultados se respeitadas as etapas de sua execução.
Importância das Ferramentas de Gestão
Num mundo globalizado e com cenário altamente competitivo grande número de empresas de todos os portes tem buscado ferramentas e processos que possibilitem aumentar sua produção, maximizar lucros e torna-las mais competitivas.
Observa-se que cada modelo de negócio exige diferentes escolhas no uso das muitas ferramentas disponíveis de acordo com a aplicabilidade, facilidade na implementação, valor do investimento e foco no resultado.
O uso das ferramentas de gestão tornou-se indispensável para transformar uma empresa em um grande negócio.
Ocorre através da centralização das informações em um mesmo ambiente, disposição dos dados com fácil acesso e uma visão geral e confiável da situação real do empreendimento.
As facilidades estendem-se ao departamento financeiro no sentido de manter as datas para pagamentos organizadas e controladas.
As análises estratégicas estão sempre à disposição permitindo ao gestor identificar e acompanhar as áreas que estão enfrentando dificuldades e as que estão obtendo melhores resultados.
No Recursos Humanos as ferramentas são de grande auxilio no processo de recrutamento e seleção ao apontar o quadro autorizado de funcionários, o quadro atual e as baixas. Isso permite trabalhar sobre as reais necessidades de contratação e demissão.
Também contam com ferramentas que permitem total controle das informações, facilitando o trabalho e minimizando erros e custos desnecessários, oriundos da perda de prazos e atrasos em tarefas importantes, são itens como:
- Vencimentos de férias
- Aniversários de funcionários
- Necessidade de realização de exames periódicos
- Vencimentos de contratos de trabalho
- Controle de banco de horas e jornada de trabalho
Outra área que se beneficia com as ferramentas de gestão é o controle de estoque, que antigamente mantinha suas informações armazenadas e controladas através de planilhas de Excel.
Essas planilhas não garantiam a certeza das anotações e nem uma visão geral do estoque.
Atualmente, com as ferramentas sendo utilizadas é possível:
- Obter o inventário com muito mais agilidade
- Controlar as entradas e saídas
- As faltas de produtos
- Controlar as datas de validade
- Emitir notas fiscais com agilidade
- Ter com precisão as quantidades exatas de itens presentes no estoque
Com tantas facilidades obtidas as empresas acabam por aumentar a qualidade dos serviços prestados e dos produtos oferecidos mantendo-se sólidas no mercado e tornando-se cada vez mais competitivas.
Essas empresas conseguem atender as necessidades e exigências de seus clientes, através da melhoria constante da qualidade, que está intimamente ligada ao uso de ferramentas.
Tais ferramentas transformam o desempenho, aumentando os lucros.
As organizações que utilizam por exemplo ferramentas de gestão de qualidade garantem um estado de melhoria constante, satisfação do cliente e o fortalecimento de sua imagem no mercado.
As vantagens apontadas não deixam dúvidas de que a implantação de ferramentas de gestão são altamente aconselháveis e importantes para o sucesso de uma empresa em setores isolados e de modo geral.
Com a implantação destes recursos a empresa se manterá no mercado sobrevivendo as dificuldades e superando a concorrência.
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