A Teoria da Burocracia está relacionada com a estrutura e processo administrativo da organização e é dada por Max Weber, que é considerado o pai da burocracia.
Karl Emil Maximilian Weber nasceu em 21 de abril de 1864 e morreu em 14 de junho de 1920 aos 56 anos e contribuiu muito com a Sociologia Moderna, tentando entender as mudanças sociais ocasionadas pela Revolução Industrial.
Seu trabalho também se expandiu para a questão do poder e a política como vocação é onde Weber trabalha esse conceito, além de estabelecer o Estado como uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física, ou seja, ele pode sistematizar e justificar o uso da força.
Mas o que é burocracia? O termo burocracia significa as regras e regulamentos, processos, procedimentos, padrões, etc., que são formulados para reduzir a complexidade do funcionamento da organização.
Segundo Max Weber, a organização burocrática é o meio mais racional para exercer um controle vital sobre os trabalhadores individuais. Uma organização burocrática é aquela que tem uma hierarquia de autoridade, força de trabalho especializada, princípios padronizados, regras e regulamentos, pessoal administrativo treinado, etc.
A teoria da burocracia de Weber difere da organização gerencial tradicional no sentido; é impessoal, e o desempenho de um indivíduo é julgado por meio de atividade baseada em regras e as promoções são decididas com base em seus méritos e desempenho.
Além disso, existe uma hierarquia na organização, que representa as linhas claras de autoridade que permitem ao indivíduo conhecer seu supervisor imediato, a quem ele é diretamente responsável. Isso mostra que a burocracia tem muitas implicações em vários campos da teoria organizacional.
Weber compreende as relações de poder de forma piramidal. Na ponta se localiza quem exerce o poder, ou seja, quem manda. E na base quem acata, ou seja, quem obedece.
Por exemplo: em nossa sociedade o Estado se localiza na ponta da pirâmide, enquanto nós cidadãos estamos na base. Para Weber, poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra resistência alheia.
Essa imposição pode ser explícita ou implícita. Se você pede aos seus pais para sair com seus amigos e eles permitem, mas colocam um horário de retorno, ocorre uma imposição explícita, entretanto nem sempre é isto que acontece, pois mesmo seus pais não falando nada, você sabe que se chegar tarde em casa eles ficarão bravos. Nesse caso ocorre então uma imposição implícita.
Impor uma vontade está relacionado a certos recursos necessários para legitimação desse poder, ou seja, é preciso ter alguma coisa a mais em relação às outras para que se possa “mandar”. Por exemplo, para que uma pessoa possa dar aula, ela deve ter um recurso a mais do que seus alunos, como a especialidade daquela disciplina.
E é exatamente por isso que existem diferentes tipos de poderes. Como recursos e fundamentos podem variar, diferentes tipos de poderes também surgem. Podemos destacar três formas predominantes:
- O poder econômico
É aquele que se baseia na posse dos bens materiais. Isso explica a predominância de grandes instituições financeiras, como os bancos.
- O poder ideológico
É aquele relacionado com informações que influenciam o comportamento da sociedade para que reproduzam determinada posição perante o mundo. E se você já ouviu falar que a mídia manipula, é porque essa detêm grande parte do poder ideológico.
- O poder político
É aquele que, aproveitando-se de técnicas, influência-se a conduta alheia. Políticos usam desse poder, por exemplo, em seus discursos para convencer seus eleitores. Mas não confunda poder com dominação!
Para Weber o poder é amorfo, ou seja, não tem uma forma determinada, já que diz respeito à possibilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social. Já a dominação é a probabilidade de encontrar a obediência dentro de um grupo a uma certa ordem.
Entretanto esses conceitos estão relacionados entre si, pois quando o poder é de fato exercido, ocorre a dominação. Quando a dominação é consentida o exercício do poder é legítimo.
De acordo com Weber existem três tipos puros deste tipo de dominação: a tradicional, a carismática e a racional legal.
Tradicional
É aquela ligada a crenças e regras tradicionais como forma de exercer a dominação. Você já ouviu falar que nossa sociedade é patriarcal? Tal ideia baseia-se na tradição de que o homem deve exercer preponderância em nossas organizações sociais. Exemplificando assim, esse tipo de dominação.
Carismática
É aquela relacionada com a demagogia, que nada mais é arte ou poder de conduzir o povo, ou seja, a obediência é fruto do carisma de um líder.
Racional-Legal
É aquele em que a a obediência é fruto de normas estabelecidas de forma legal, racional e burocrática. Ou seja, para impedir que as pessoas saquem, existem leis que determinam penas para quem cometa esse delito, assegurando assim que uma pessoa pense duas vezes antes de roubar alguma coisa.
Mas e quando não existe consentimento? Nesse caso, Weber determina que a dominação é ilegítima. É o caso de regimes ditatoriais, nos quais é usado a força para imposição de uma vontade. Weber contribui sobremaneira para os modelos organizacionais da atualidade.
Princípios da Administração Burocrática de Max Weber
De acordo com a teoria da burocracia de Max Weber, a burocracia em si é a base para a formação sistemática de qualquer organização e é projetada para garantir eficiência e eficácia econômica. É um modelo ideal para o gerenciamento e sua administração para colocar em foco a estrutura de poder de uma organização.
Com estas observações, ele estabelece os princípios básicos da burocracia e enfatiza a divisão do trabalho, hierarquia, regras e relacionamento impessoal.
Abaixo está uma explicação mais detalhada dos 6 princípios da administração burocrática:
Especialização de tarefas
As tarefas são divididas em categorias simples e rotineiras, com base em competências e especializações funcionais. Todo funcionário é responsável pelo que faz melhor e sabe exatamente o que se espera dele / dela.
Ao dividir o trabalho com base na especialização, a organização se beneficia diretamente. Cada departamento tem poderes específicos. Como resultado, há um delineamento de tarefas e os gerentes podem abordar seus funcionários mais facilmente, quando não cumprem suas tarefas.
Todo funcionário sabe exatamente o que se espera dele e quais são seus poderes dentro da organização. Cada funcionário tem um lugar específico dentro da organização e espera-se que se concentre apenas em sua área de especialização. Ir além de suas responsabilidades e assumir tarefas de colegas não é permitido dentro de uma burocracia.
Autoridade hierárquica
Os gerentes são organizados em camadas hierárquicas, onde cada camada de gerenciamento é responsável por sua equipe e desempenho geral. Em uma burocracia, existem muitas posições hierárquicas. Esta é essencialmente a marca e o alicerce de uma burocracia.
Hierarquia é um sistema no qual posições diferentes são relacionadas em ordem de precedência e nas quais o degrau mais alto da escada tem o maior poder. As camadas inferiores estão sempre sujeitas à supervisão e controle das camadas superiores.
Essa hierarquia reflete as linhas de comunicação e o grau de delegação e define claramente como os poderes e responsabilidades são divididos.
Seleção formal
Todos os funcionários são selecionados com base em habilidades e competências técnicas, que foram adquiridas por meio de treinamento, educação e experiência. Um dos princípios básicos é que os funcionários são pagos por seus serviços e que o nível de seu salário depende de sua posição.
Seus termos contratuais são determinados por regras e requisitos organizacionais e o funcionário não possui participação na empresa.
Regras e requisitos
Regras e requisitos formais são necessários para garantir a uniformidade, para que os funcionários saibam exatamente o que é esperado deles. Nesse sentido, as regras e requisitos podem ser considerados previsíveis.
Todos os processos administrativos são definidos nas regras oficiais. Ao impor regras estritas, a organização pode mais facilmente alcançar a uniformidade e todos os esforços dos funcionários podem ser melhor coordenados.
As regras e requisitos são mais ou menos estáveis e sempre formalizados nos chamados relatórios oficiais. Caso novas regras e requisitos sejam introduzidos, a gerência sênior ou os diretores são responsáveis por isso.
Impessoal
Regulamentos e requisitos claros criam relacionamentos distantes e impessoais entre os funcionários, com a vantagem adicional de evitar o nepotismo ou o envolvimento de pessoas de fora ou da política. Essas relações impessoais são uma característica proeminente das burocracias.
As relações interpessoais são caracterizadas unicamente por um sistema de leis públicas e regras e requisitos. Vistas oficiais são livres de qualquer envolvimento pessoal, emoções e sentimentos. As decisões são tomadas exclusivamente com base em fatores racionais e não em fatores pessoais.
Orientação de carreira
Os funcionários são selecionados com base em seus conhecimentos. Isso ajuda na implantação das pessoas certas nas posições certas e, assim, otimizar o capital humano. Em uma burocracia, é possível construir uma carreira com base em experiência e especialização.
Como resultado, oferece emprego vitalício. A divisão correta do trabalho também permite que os funcionários se especializem mais, para que possam se tornar especialistas em seu próprio campo e melhorar significativamente seu desempenho.
Benefícios Que Envolvem a Teoria da Burocracia
De um modo geral, o termo burocracia tem uma conotação negativa e está frequentemente ligado a agências governamentais e grandes organizações. No entanto, o grande benefício de uma burocracia é que grandes organizações com muitas camadas hierárquicas podem se estruturar e trabalhar efetivamente.
São precisamente as regras e procedimentos estabelecidos que permitem a alta eficiência e a execução consistente do trabalho de todos os funcionários.
Tudo isso torna mais fácil para o gerenciamento manter o controle e fazer ajustes quando necessário. A burocracia é especialmente inevitável em organizações onde a legislação desempenha um papel importante na entrega de uma saída consistente.
Desvantagens na Aplicação da Teoria da Burocracia
A burocracia é caracterizada por uma grande quantidade de papelada, muitas mesas, certa cultura de escritório e comunicação lenta devido às suas muitas camadas hierárquicas. Esta é a maior desvantagem do sistema.
Também é lamentável que os funcionários permaneçam bastante distantes uns dos outros e da organização, tornando-os menos leais.
A burocracia também é extremamente dependente da conformidade regulatória e política. Isso restringe os funcionários a apresentarem ideias inovadoras, fazendo com que se sintam como apenas um número em vez de um indivíduo.
Pesquisas posteriores (a teoria das relações humanas) demonstraram que os funcionários apreciam a atenção e querem ter voz na tomada de decisões.
Problemas Decorrentes da Teoria da Burocracia
Como os funcionários não têm oportunidade de expressar sua opinião ou influenciar a tomada de decisões, uma burocracia pode desmotivar os funcionários a longo prazo.
Além disso, com o passar do tempo, os funcionários podem começar a ficar incomodados com as várias regras e exigências, com o risco de começarem a boicotar e / ou abusar dessas regras e a cumprir a ordem estabelecida.
Portanto, é muito importante que as organizações burocráticas informem adequadamente os funcionários com antecedência sobre sua abordagem ao trabalho e exija que eles aceitem isso.
Somente funcionários que concordam com essa abordagem são adequados para trabalhar dentro de uma organização de gestão burocrática.
A Burocracia Ainda é Relevante Para a Organização Contemporânea?
A burocracia é supostamente inadequada para mudanças rápidas e características altamente exigentes das organizações contemporâneas, pois esse tipo de gerenciamento é sinônimo de burocracia e representa dezenas de efeitos negativos, como rigidez, alienação e baixo comprometimento.
No entanto, com características centrais da forma burocrática (por exemplo, formalização, hierarquia e especialização), bem como evidências da existência contínua desse método de gestão, a burocracia permanece relevante em termos de acompanhamento em várias facetas.
A teoria da burocracia cabe muito a organizações caracterizadas por tarefas rotineiras; surge com requisitos excepcionais de algumas organizações específicas; é muito adequada para aliviar a tensão do conflito de interesses entre os membros da organização; e um estilo apropriado de burocracia criará e fomentará confiança, compromisso e motivação entre os funcionários.
A burocracia acompanhará as organizações contemporâneas que se movem rapidamente, desde que o gerenciamento da organização leve em conta características culturais, qualidade da força de trabalho e a necessidade de melhoria contínua.
Apesar do fato de que a burocracia possui algumas conseqüências negativas como rigidez, alienação e baixo comprometimento ou a burocracia está sob críticas por desumanizar pessoas, há evidências de existência burocrática no mundo atual.
Por exemplo, na América, o governo democrático usa as regras da administração burocrática e os princípios burocráticos são aplicados na administração dos costumes e do serviço estrangeiro.
Normalmente, quando a burocracia é discutida, esse estilo de gestão é geralmente associado ao supercontrole de patrões e empregados apáticos ou é considerado incompatível com a liberdade individual, a responsabilidade pessoal e outras virtudes. Inclusive é até considerado um dos grandes males.
No entanto, esse estereótipo contra a burocracia é provavelmente moldado pela adoção prática de forma insuficientemente burocrática em países comunistas não tradicionais.
Nesses países, a teoria da burocracia é caracterizada por práticas organizacionais particularistas que são projetadas para encorajar um nível excessivamente alto de formalização e hierarquia em favor do interesse do grupo minoritário (por exemplo, autoridade no local de trabalho, líderes).
Em contraste, a burocracia universalista destina-se a aumentar a satisfação dos funcionários e a eficácia da organização também.
A relevância da teoria da burocracia aplicada às organizações no mundo atual é derivada de práticas universalistas que envolvem sistema de avaliação de desempenho, descrição de cargos, sistemas de contabilidade financeira e procedimentos de reclamação.
Em outras palavras, a meta orientada para a transparência e a eficiência desse tipo de burocracia pode ser usada para explicar por que quase todas as organizações, pelo menos, capitalizam algumas características da burocracia.
A atual existência da burocracia pode ser atribuída principalmente a influências positivas derivadas de regras burocráticas que podem ser adequadas em diferentes graus às organizações, independentemente de seu tipo ou nível de desenvolvimento.
Aparentemente, normalmente é acordado que há inevitável conflito no interesse entre os membros de uma organização. Por exemplo, o interesse de trabalhadores e gerentes nem sempre vem de mãos dadas.
Esse conflito de interesse que inevitavelmente causa tensão organizacional pode ser neutralizado por meio de regras burocráticas (por exemplo, procedimentos, supervisão ou coordenação), de modo que os não proprietários encontram seu interesse e, ao mesmo tempo, criam interesse pelos proprietários organizacionais.
Além disso, também aponta que as regras burocráticas são mais facilmente exercidas e aplicadas se todos os membros da organização tiverem interesse comum.
Por exemplo, tanto os gerentes quanto os trabalhadores têm interesse em cumprir regras e princípios de práticas de prevenção de incêndio ou segurança e, como resultado, o alto nível de formalização da burocracia para que essas regras sejam rigorosamente exercidas e aplicadas é aceito voluntariamente por todos os membros da organização.
Obviamente, a esse respeito, os procedimentos formalizados da burocracia representativa são necessários e relevantes para qualquer tipo de organização.
Max Weber afirma que a aplicação da teoria da burocracia é considerada a forma mais racional de gestão e permanece relevante até hoje, conforme alguns autores. Apesar disso, a extensão diferente da aplicação da burocracia depende da forma da organização, tamanho e tarefas da organização.
Como a burocracia é caracterizada com estrutura hierárquica, procedimentos formalizados e perícia da equipe, acredita-se que esse estilo de gestão permaneça adequado para organizações de grande escala nas quais a pontualidade, conformidade e ordem são cruciais para o sistema funcionar sem problemas.
Essas exigências, obviamente, são especialmente importantes para o sucesso das organizações contemporâneas, que normalmente sofrem pressão de uma concorrência global cada vez mais acirrada.
Além disso, a aplicação do estilo da teoria da burocracia com alto nível de formalização e padronização é bastante necessária para setores específicos ou organizações como escritórios militares, hospitalares ou policiais, organizações cujo desempenho é dificilmente conduzido sem o alto grau de formalização e arbitragem.
Sem dúvida, é improvável que a operação de organizações altamente disciplinadas, como as delegacias de polícia, seja bem executada para garantir segurança ou ordem social na ausência de regras burocráticas.
Além disso, no que diz respeito às tarefas de organização, a burocracia é considerada benéfica para tarefas de rotina que são caracterizadas pela repetição e ser contraproducente para tarefas não rotineiras típicas de inovações.
Assim, os funcionários são mais motivados em tarefas rotineiras com baixo nível de formalização, bem como em tarefas rotineiras com alto nível de formalização.
Aparentemente, em uma organização cujas tarefas são rotineiras, se a maioria dos funcionários está satisfeita com o alto nível de formalização e controle, a aplicação da teoria da burocracia é considerada relevante.
Nesta visão, há um dilema de eficiência da forma de burocracia para tarefas rotineiras e a questão do envolvimento do funcionário. Tarefas desmotivantes e repetitivas são típicas do envolvimento de funcionários com baixa expectativa de trabalho.
Como resultado, a organização pode achar difícil envolver esses funcionários para alcançar o ambiente competitivo de hoje.
No entanto, a satisfação dos funcionários com alto nível de formalização ou hierarquia que asseguram a eficiência em seus locais de trabalho é imprescindível para a organização que deseja alcançar excelência em tarefas rotineiras.
Por exemplo, metodologias de desenvolvimento em organizações voltadas para a criação de softwares como várias das corporações eletrônicas americanas de maior sucesso, são formalizadas e padronizadas em alto grau, sem alienar seus desenvolvedores.
Assim, alguns autores afirmam que o mundo moderno é o mundo da eficiência, onde determinados fins são alcançados por meio de foco. Uma vez que a eficiência é garantida, diz-se que as organizações são capazes de lidar com a competição.
Além disso, a burocracia é vista como um estilo de gestão necessário que cria e fomenta a confiança, o comprometimento e a motivação dos funcionários. Nesse sentido, a questão polêmica é se essa função da teoria da burocracia continua sendo adequada para organizações contemporâneas em comparação com outros estilos de administração.
Com relação à eficácia na promoção de atitudes positivas dos empregados em relação a seus locais de trabalho, há visões contraditórias da burocracia em comparação com as formas democráticas.
Considerando que o estilo de gestão participativa se considera flexível para promover a motivação e a cooperação dos empregados, a segmentação burocrática limita os empregados ao seu trabalho particular e, consequentemente, inibe a “mobilização de múltiplas inteligências”.
No entanto, acredita-se que as opiniões posteriores não cobrem características positivas da burocracia que também ajudam a promover a motivação e o comprometimento dos funcionários.
Com base na opinião de Pearce (2000, p.150), segundo a qual os sistemas formalizados utilizados pela grande organização no mundo desenvolvido incluem sistemas de avaliação de desempenho, descrições de cargos, procedimentos de postagem de trabalho, afirma-se que a motivação e o comprometimento dos funcionários não pode ser alcançado se a organização não for capaz de criar um esquema de gerenciamento que garanta transparência, responsabilidade e eficiência operacional.
https://youtu.be/tfHxjywyMDI&t
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