CUIDADO ao associar aumento salarial com a Avaliação de Desempenho3 min read


validar-respostas-avaliacao-desempenho

Um dos maiores equívocos sobre Avaliações de Desempenho é que os colaboradores muitas vezes confundem esse processo com aumentos salariais.

É fácil ver o motivo disso acontecer. A maioria das organizações têm avaliações de desempenho anualmente. Em torno do mesmo tempo, eles também costumam dar aos trabalhadores aumentos de salários e o bônus anual. E há algumas organizações que realmente consideram o desempenho para conceder esses aumentos e/ou gratificações.

Contudo, é preciso essas duas coisas existam independente umas das outras, com exceção do bônus ocasional.

As avaliações de desempenho acompanham o desempenho dos colaboradores durante um período de tempo com o objetivo de ajudá-los a melhorar. Por isso, obviamente, este processo é importante, mesmo se houver uma grande quantidade de discordância sobre como e em que momento esse processo precisa ser conduzido.

Nesta perspectiva, aumentos salariais também possuem grande relevância, tendo em vista que você, como gestor, quer  conceder a seus empregados talentosos incentivos para permanecerem na empresa ou, até mesmo, se engajarem mais no trabalho.

Então por que quando estas duas coisas estão ligadas entre si, é provável que o gestor tenha que encarar uma situação desagradável e não esperada? Identificamos duas razões para isso acontecer. Confira:

  1. Colaboradores se sentem injustiçados pelo resultado de apenas uma avaliação

Caso ocorra de um colaborador obter um conceito ruim na avaliação, ele passa a ter a sensação que seu valor foi diminuído, mesmo que isso só tenha acontecido uma vez. O colaborador passa a pensar que a avaliação ruim irá apagar tudo de bom que ele já fez para a empresa e os conceitos positivos que já recebeu em outras avaliações.

Talvez naquele período, o empregado estivesse passando pro problemas pessoais ou profissionais que foram a causa de ele não render como o esperado.

Além disso, a avaliação individual enfraquece o conceito de trabalho em equipe, pois os funcionários vão rapidamente perceber que o trabalho que eles realizam por conta própria é que está sendo julgado e não o trabalho que é feito em conjunto com seus pares.

  1. Há um limite para o aumento de salário e gratificações

O aumento de salário ou gratificações são um incentivo em curto prazo e muito raso. É como cenouras sendo balançadas no nariz de um coelho. Parece muito atraente no início, mas ao longo do tempo perde a sua eficácia.

Além disso, o que você irá fazer quando você não puder fornecer mais nenhum incentivo ou aumentos salariais para seus altos executivos? Ficará uma situação complicada você dizer que eles não são mais elegíveis a receber aumento ou gratificação por já terem atingido o limite, mesmo que continuem sendo avaliados com excelência.

Por isso, realizar uma avaliação de desempenho com base em compensar o empregado passa a ser, na realidade, uma ligação do desempenho com aumentos salariais, o que acaba penalizando injustamente outros colaboradores, que, certamente, irão se sentir desvalorizados.

Deseja aplicar Avaliação De Desempenho?

Clique no link abaixo e experimente gratuitamente  o RHbot e descubra como pode ser  fácil e rápido aplicar em sua empresa.

>>Sim! Quero experimentar o RHbot!