Esteja atento aos problemas da Avaliação de Desempenho anual


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O processo de Avaliação de Desempenho possui uma reputação ruim  dentro das empresas. Vejamos alguns dos problemas da Avaliação de Desempenho anual:

  • Trata-se de um processo anual

Sim, um dos problemas com a realização da revisão Avaliação de Desempenho é que, na maioria das empresas, este processo é aplicado anualmente.

Avaliar tudo o que aconteceu em um período de 12 meses acaba sendo bastante trabalhoso, já que muitas informações e acontecimentos se acumulam.

Isso faz com que as avaliações sejam difíceis de sustentar, pois compactar o trabalho de um ano inteiro em um relatório de duas páginas ou em uma sessão de 15 minutos parece impossível e inviável.

Nesta perspectiva, a Avaliação de Desempenho é mais eficaz quando é realizada em um período menor de tempo, o que permite que o gestor faça uma avaliação constante dos colaboradores e, do mesmo modo, também ofereça a eles feedbacks contínuos.

Assim, se torna mais produtivo realizar uma avaliação de desempenho duas vezes por ano, em vez de apenas uma vez. Fazendo isso, é reduzido o peso colocado sobre o gerente, bem como na área de Recursos Humanos.

A maior frequência de aplicação da avaliação de desempenho também permite que o processo seja mais orgânico, reduzindo assim a chance de falha na revisão do desempenho dos colaboradores.

  • O processo não é bem gerido

Infelizmente, isto acontece com a maioria dos processos de avaliação de desempenho em organizações.

As empresas conseguem visualizar que o processo de Avaliação de Desempenho é essencial para as organizações. No entanto, as organizações ainda não definem com clareza o motivo de este processo ser valioso tanto para os colaboradores, quanto para os gestores.

As Avaliações de Desempenho podem começar no final do ano financeiro. Contudo, um bom processo de revisão deve começar muito antes disso.

A fim de se certificar de que o processo de avaliação de desempenho é importante e valioso tanto para o empregado e o gerente, desde o início, os gerentes precisam:

  • Estabelecer metas e objetivos;
  • Rever essas metas e objetivos mensalmente;
  • Realizar sessões de feedback com frequência; e
  • Possuir algum método para medir o progresso de um  colaborador.

É esse planejamento que torna a Avaliação de Desempenho valiosa.

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