Veja os prós e contras de usar classificações na Avaliação de Desempenho2 min read


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A palavra “classificação” acaba gerando polêmicas, especialmente no contexto da Avaliação de Desempenho. Entretanto, como qualquer aspecto de avaliações de colaboradores, as classificações têm prós e contras.

As classificações podem ser muito úteis no sentido de que elas podem rapidamente ajudar o gestor a categorizar e classificar conjuntos de habilidades de um colaborador.

Elas possibilitam ainda ajudar a mostrar para um empregado as áreas em que ele precisa evoluir.

As métricas da avaliação de desempenho também podem ser usadas para aumentar a moral dos colaboradores e motivá-los para melhorar em suas atividades.

Entretanto, também há a possibilidade das classificações deixarem os gestores em situações constrangedores e embaraçosas.

Por exemplo: se um empregado tem recebido avaliações baixas durante as últimas quatro avaliações, então o gerente terá que encarar o fato de que este empregado não possui as qualidades que a organização necessita, o que pode levar à demissão.

Há, no entanto, uma coisa que o gestor deve fazer em relação as classificações, que é nunca ligá-las a compensações ou aumentos salariais. Não há nenhuma vantagem em fazer isso, ao contrário, assim, você estará apenas pedindo para ter problemas.

Você pode pensar que está motivando os colaboradores ao oferecer benefícios financeiros, mas na verdade, você está apenas colocando-os uns contra os outros.

Compensação, bônus e aumentos devem ser dissociados de Avaliações de Desempenho. Isto também serve para promover sentimentos de desigualdade. Por exemplo, se uma pessoa que está classificada com 4 de 5 ganha um aumento com base na sua classificação, em seguida, uma pessoa que recebe 3.5 de 5 não ganha nada ou um valor muito baixo de aumento. Isto pode parecer injusto, porém os colaboradores podem ter feitos coisas diferentes, que de alguma forma influíram na nota.

Além disso, associar aumento de salário com classificação envia a mensagem implícita de que o colaborador que possui maior classificação é melhor do que os outros. Mesmo que não seja a intenção, é muito difícil que não se pense assim.

A questão é que o método de classificações pode ser bom ou ruim. Tudo depende de como você e sua organização irão desenhá-lo.

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