Evite 4 erros comuns na Avaliação de Desempenho2 min read


A maioria dos colaboradores nega a validade da Avaliação de Desempenho, isto porque eles presumem que as avaliações são uma desculpa para que os gestores deixem em espera os incrementos salariais.

Desse modo, como pode a avaliação de desempenho ajudar uma organização se os colaboradores não acreditam no processo?

Você quer mudar a mentalidade de seus empregados? Bem, aqui está uma lista dos erros mais comuns presentes nas avaliações de desempenho e que você pode mudar. Confira:

  1. Não informar os colaboradores com antecedência sobre o ‘grande dia’

Este é um dos erros mais idiotas que um gerente pode cometer. A avaliação de desempenho requer uma preparação prévia, tanto pelo gerente e o empregado.

Você não pode ir ao seu escritório um dia e anunciar uma reunião de avaliação de desempenho surpresa.

Então, a área de recursos humanos e os gestores devem informar os colaboradores com antecedência sobre o ‘Dia do Julgamento’. Assim, todos podem se preparar para a avaliação.

  1. Concentrar-se apenas em aspectos negativos

Nunca assuma que os colaboradores não precisam ouvir sobre as coisas que eles fazem de positivo. Por isso, não gaste todo o tempo disponível para a avaliação se concentrando em pontos negativos.

Dê-lhes feedback significativo onde também haja elogios sobre o trabalho realizado corretamente. Os erros, é claro, devem ser apontados, mas você deve lhes mostrar como corrigi-los.

  1. Falar demais

Você não deve ser o único a falar durante o processo. Ao contrário, você deve incentivar seus colaboradores a falar sobre o seu desempenho e permitir que eles apresentem suas perspectivas sobre a rotina de trabalho da empresa.

Se você não der a oportunidade dos colaboradores realizarem uma autoavaliação, a avaliação de desempenho acabará ficando incompleta.

  1. Ausência de metas e planos

A avaliação de desempenho não é apenas sobre rever os resultados passados dos colaboradores. É mais sobre a definição de objetivos para o futuro e para ajudar os colaboradores a melhorar a si mesmos com base no trabalho a desempenhar.

Assim, é preciso que você, juntamente com o processo de avaliação, tenha metas e planos de acompanhamento de desenvolvimento dos colaboradores.

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