Saiba como dar uma crítica construtiva a seus colaboradores


Um dos desafios mais difíceis para um gerente, supervisor ou líder de equipe é lidar de forma eficaz com o processo de Avaliação de Desempenho.

Este desafio ainda é maior quando diz respeito a necessidade de dar aos colaboradores críticas construtivas, sem ferir o sentimento, a auto estima ou interferir na motivação deles.

Veja 7 dicas para dar criticas construtivas a seus funcionários e, dessa forma, tornar sua equipe mais forte e produtiva:

  1. Seja claro

O que você tiver de falar para seu funcionário precisa ser claro e facilmente compreendido. Contudo, você não deve apenas mencionar o que acha errado,  mas apontar de que forma é possível melhorar.

  1. Seja consistente e ético

A sua avaliação deve ser consistente, isto é, devem ser aplicadas as mesmas regras e diretrizes para a avaliação de todos os empregados

  1. Mantenha a privacidade

A crítica construtiva deve ser dada em um local privado, o que evitará que o profissional se sinta constrangido.

De forma alguma corrija um colaborador na frente de outros. Isso evitará, além de constrangimentos, que se espalhem fofocas dentro da empresa.O pior lugar para dar feedback construtivo ou negativo para um empregado é, na presença de outros.

Também não faça isso por e-mail, pois é preciso que seja face a face para que você observe a linguagem corporal e se o colaborador realmente compreendeu o que você quis abordar.

  1. Agende avaliações regulares

Estabeleça Avaliações de Desempenho regulares para que seus colaboradores sempre saibam os prazos de avaliação. Mantenha o cronograma e não fuja dele se não tiver uma boa razão para isso.

Esta atitude mostrará a seus funcionários empenho e organização.

De modo algum deixe que questões que não lhe agradam perpetuarem. Isto é, se você observar que algum de seus colaboradores está agindo indevidamente, chame o mesmo para conversar e debater sobre o assunto. Com isso, você evitará que os problemas virem uma bola de neve.

  1. Evite dramas

Em um local de trabalho não há lugar para a explosões emocionais .  É certo que as pessoas divergem em opiniões, mas mantenha a cabeça fria em suas conversas.

Não seja conhecido como o chefe que grita para impor suas ideias. Isso não é nada profissional e, ao contrário do que possa parecer, não impõe liderança.

  1. Dê críticas entre elogios

Um método eficaz para dar uma crítica construtiva é intercalar o que você considera que deve ser mudado com elogios.

Isso fará com que se quebre o clima de “correção” e também irá valorizar o profissional, que perceberá que você também notou as atitudes corretas que ele teve.

  1. Concentre-se em uma questão por vez

Não sobrecarregue seu empregado com muitos pontos de crítica ao mesmo tempo. Ele vai se sentir como se estivesse em um bombardeio, especialmente se você não parece ter nada de positivo para dizer sobre o desempenho do empregado.

Estudos comprovam que um colaborador que se sente abatido, não se sente motivado em ser produtivo para a empresa.

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