Você sabe como anda o clima organizacional da sua empresa? Como os colaboradores se sentem no dia a dia de trabalho? Se seu time de RH não acompanha esses dados, está na hora de aplicar a pesquisa de satisfação interna.
Como o próprio nome sugere, ela mede a satisfação de cada trabalhador perante a empresa. O formulário pode ser aplicado ao notar aumento da rotatividade, no número de faltas e pedidos de licença, por exemplo, ou antes mesmo desses problemas acontecerem.
Dessa forma, é possível focar em melhorias contínuas em prol de um ambiente de trabalho saudável, agradável e seguro a todos.
O que é a pesquisa de satisfação interna?
A pesquisa de satisfação interna é um tipo de questionário que avalia a relação entre colaboradores e empresas. De maneira objetiva, os funcionários respondem perguntas direcionadas sobre o cotidiano na empresa, qualidade dos benefícios oferecidos, carga horária, satisfação com o trabalho dos gestores e clima organizacional, por exemplo.
Até mesmo fatores psicológicos podem ser avaliados, para entender melhorias que devem ser feitas em benefício do colaborador.
Muito se diz sobre a pesquisa de satisfação para clientes. No entanto, antes deles, os funcionários são peça-chave em qualquer organização. Afinal, eles são os grandes responsáveis pela obtenção dos melhores resultados. E, você não quer que a produtividade caia, não é mesmo?
3 Vantagens da pesquisa de satisfação interna
1. Zelo pelo colaborador
É muito importante que o RH esteja atento ao que os colaboradores estão sentindo e tem a dizer sobre a empresa. Essa é a melhor maneira de assegurar que a organização se preocupa com eles de fato, por um ambiente de trabalho saudável.
Se não estão satisfeitos ou felizes, o reflexo são horas de trabalho mal aproveitadas, aumento no pedido de afastamentos e até demissão, por exemplo.
Para não deixar sua empresa chegar a esse nível, as pesquisas devem ser rodadas anualmente.
Assim, os trabalhadores percebem que sua saúde mental e bem-estar são valorizados, bem como seu trabalho. Em consequência, eles realizam suas funções com muito mais vigor.
2. Facilidade em mapear melhorias
Outro grande benefício da pesquisa é a facilidade no mapeamento de problemas e possíveis melhorias. Como é que você vai saber o que precisa ser mudado se não sabe o que está acontecendo dentro de cada time?
Esse é um dos tipos de pesquisa mais relevantes para o RH, pois traz clareza e assertividade na tomada de decisão.
Com os dados coletados, é mais fácil designar metas de progresso, melhorar o engajamento e garantir que as tarefas sejam realizadas com máxima eficiência.
3. Melhora na reputação da empresa
Quando colaboradores se sentem felizes com o que fazem, pode ter certeza: eles vão falar bem da organização para todo mundo – além de tratar clientes, parceiros e fornecedores com muito mais qualidade.
Importância do RH para a pesquisa
A participação do RH é fundamental para a realização correta de todo o processo.
Os profissionais serão os encarregados pela verificação das respostas, bem como acompanhamento das implementações sugeridas. Eles identificam falhas no processo, no clima organizacional e até na política da empresa, por um espaço cada vez mais agradável.
Como fazer e aplicar a pesquisa?
Determine o foco do questionário
Qual é o objetivo da pesquisa? Responder essa pergunta ajuda o RH a ter um foco central. Em geral, é possível avaliar se há algum problema relevante e frequente que precisa ser resolvido.
Então, a aplicação varia, de acordo com as necessidades de cada organização. A pesquisa pode ser feita anual ou semestralmente.
Crie um questionário completo
Chegou a hora de criar o seu questionário. No site do Respondi, você pode criar formulários online gratuitamente, por exemplo.
A plataforma é fácil de usar, por isso, garante praticidade durante a criação até a distribuição da pesquisa em todos os setores da empresa.
As perguntas devem ser montadas seguindo o foco do questionário. Elas podem ser abertas ou fechadas, com alternativas que vão de zero a 10 ou de “totalmente insatisfeito” a “totalmente satisfeito”.
Crie um cronograma de distribuição
Os funcionários devem ser avisados sobre a pesquisa. Logo, vale criar um cronograma completo, com:
- Data de início
- Data final
- Início da implementação das melhorias
- Data de início e fim das metas propostas
Essa é uma maneira de manter a organização interna, sem afetar o dia a dia de trabalho – além de garantir que as melhorias serão feitas no prazo correto.
Planeje as ações, segundo os resultados
Com as respostas em mãos, é hora de avaliar os resultados e criar um plano de ação.
Durante a análise, o ideal é que o RH atue junto aos gestores e colaboradores, para debater o que foi coletado. Assim, é mais fácil entender o que precisa ser feito e a ordem de prioridade de cada ação.
Em seguida, o plano de ação deve conter todas as melhorias, início e fim das metas propostas. Com tudo bem delineado, garante-se que a transformação do ambiente empresarial realmente aconteça.
Monte um relatório de acompanhamento
Não se esqueça que, para assegurar a correta execução, as metas devem ser organizadas em um relatório de acompanhamento. Anote quais problemas foram detectados e o que será feito em cada caso. Ao final, avalie se os objetivos e implementações trouxeram resultados positivos ou não.
A pesquisa de satisfação interna é indispensável para o crescimento de toda empresa. Mostre que você se importa com seu colaborador, em busca de resultados cada vez melhores.