Otimize seus Resultados! Melhore a sua Comunicação Empresarial agora!17 min read


Sabemos que nos dias de hoje, a concorrência no mercado de trabalho é bem competitiva, e o que se precisa para uma empresa se destacar nesse mercado é usar métodos diferenciais. Entre eles, a comunicação empresarial.

Este processo irá promover e melhorar a imagem empresarial. Mas como fazer isso?

Comunicação Empresarial

Simples, usando tipos de comunicação empresarial. Mas o que é comunicação empresarial?

A palavra comunicação deriva da palavra latino “communicare“, que significa “partilhar, participar de algo, tornar comum“.

A comunicação empresarial nada mais é do que conjunto de informações que são compartilhadas entre colaboradores, clientes e fornecedores em uma determinada empresa.  

A comunicação é o ato de transmitir informações e ocorre quando interagimos com outras pessoas usando diferentes tipo de linguagem.

Linguagem é o processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si. É qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos e gestuais.

Para que uma companhia descubra quais são as necessidades de seus consumidores é necessário que adote linguagens que seja capaz de comunicar e descobrir quais os seus reais interesses.

A comunicação organizacional abrange todas as formas e modalidades de comunicação utilizadas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos (SCROFERNEKER, 2006).

Segundo John Kotter autor do livro “Liderando Mudanças” a comunicação se dá tanto por palavras quanto por atos. Esta última costuma ser a mais poderosa.

Nada mina mais a mudança que o comportamento de pessoas importantes sendo incoerentes com a sua comunicação verbal.

Afinal, não adianta falar algo, mas não fazer aquilo que se diz.

O profissional que atua nesse segmento deve ter uma boa comunicação, ser bem objetivo e claro em sua linguagem para que o receptor possa captar claramente o conteúdo da mensagem.

Uma boa comunicação é a chave para o sucesso.

Outras dicas importantes ao se comunicar são: ter uma boa postura, ser coerente com as suas palavras, evitar exageros.

ter respeito com todos pois é claro que haverá pessoas que irá discordar da sua opinião e o que se deve ter em mente e na consciência é que nem todos pensam igual e é claro, ter a mente aberta para aceitar críticas construtivas.

Uma boa liderança é estar cercado de pessoas que irá discordar de suas opiniões, mas não terá medo de qualquer tipo de retaliação.

As empresas devem utilizar estratégias e ter uma visão mais ampla do mercado para conhecer seu público alvo, dessa forma, utilizando métodos de comunicação, é possível se chegar a um objetivo mais rápido e eficiente.

“Faça um inventário daquilo em que você é bom e amplie a partir de suas habilidades. Ou determine aquilo de que seus clientes precisam e trabalhe no sentido inverso, mesmo que isso exija o aprendizado de novas habilidades.” JEFF BEZOS, fundador da Amazon (1964-)

Um bom exemplo desse tipo de comunicação são as pesquisas que são realizadas interna ou externamente com funcionários e clientes para descobrir suas necessidades e desejos.

Assim conseguir clientes e funcionários satisfeitos.

Uma boa comunicação empresarial deve estar sempre antenada às novas tendências do mercado, não se deve focar em uma coisa distante da realidade vivida.

Tem que se atualizar e adaptar pois a sociedade está em constante mudança e no mercado competitivo sobrevive aquele que conhece e entende bem o conceito de inovação.

Comunicação Empresarial Interna

Sabemos que o diálogo é essencial para qualquer tipo de relacionamento, seja na vida amorosa, seja no âmbito familiar ou até mesmo com relação aos nossos colegas, professores e amigos.

Em uma empresa também não é diferente, há uma extrema necessidade de ter uma comunicação interna para que se possa chegar a um resultado desejado.

A comunicação empresarial interna é a comunicação com os próprios colaboradores e é essencial para uma boa imagem da empresa, essa comunicação tem o objetivo de fortalecer o relacionamento dos funcionários com a entidade.

Imagine um lugar que não se preocupa com as necessidades e desejos dos seus colaboradores?

Provavelmente, iria ter funcionários tristes e desmotivados e a produtividade iria cair, podendo trazer muitos prejuízos e falta de credibilidade à companhia.

Nessa comunicação, é extremamente importante que a companhia seja fiel à sua filosofia empresarial, bem como à sua visão, missão e valores.

Comunicação Empresarial Interna

Pois, imagine uma empresa que diz adotar um estilo de desenvolvimento sustentável, mas isso é apenas uma máscara para iludir e enganar seus clientes?

E se por algum acaso um dos colaboradores resolver colocar a boca no trombone e expor a empresa?

Como ficaria essa situação?

Um bom gestor deve compreender como as pessoas sentem, pensam e reagem no cotidiano.

Elas gostam de se sentir especiais, importantes, e gostam que digam isto a ela. Por isso, um elogio sincero de vez em quando não faz mal a ninguém.

Um gestor que quer ver o sucesso de sua organização tem que adotar o hábito de comunicação interna no seu negócio, seu papel é de muita importância ao elaborar esse tipo de comunicação.

Isso é com o objetivo de dar apoio aos colaboradores para que todos estando em perfeita sintonia atinja os resultados almejados pela empresa.

“Organizações fracassadas costumam ter excesso de administração e déficit de liderança. ”

Por esse motivo, um verdadeiro líder deve lidar com diversos tipos de questões envolvendo os seus colaboradores como por exemplo:

  • o que motiva os seus funcionários
  • quais são os seus sonhos dentro daquela organização
  • o que pensa da empresa
  • se deseja crescer ali ou não etc.

O diálogo entre o empregador e funcionário trará clareza sobre qual o papel ele tem e qual a importância dele ali na organização.

Para que se tenha uma comunicação interna harmônica entre os colaboradores é necessário que haja uma capacitação eficiente.

Geralmente, o setor responsável por essa capacitação é o de Recursos Humanos que irá trazer ao colaborador uma capacitação e ensiná-lo a importância de uma boa comunicação dentro de uma companhia que deseja obter sucesso.

Por todos esses motivos, é muito mais importante fazer do que falar, o gestor tem um papel fundamental que é demonstrar clareza e fazer com que os colaboradores estejam em espírito dinâmico e de harmonia.

A companhia deve exercer atividades compatíveis com a maneira de ser para que assim a empresa se fortaleça e tenha credibilidade no mercado.

Comunicação empresarial integrada

Como o próprio nome já diz, a comunicação integrada integra ou seja, une e envolve todos os fatores que englobam a imagem empresarial, e ocorre quando todos os elementos essenciais para a comunicação empresarial estão juntos, são eles: 

  • Marketing
  • Publicidade
  • Jornalismo

Nas organizações em que os fluxos de informações são mais acessíveis o ambiente melhora bastante e o colaborador fica mais acessível, e é claro trazendo resultados significantes à empresa.

Esse tipo de comunicação ocorre quando todos os setores de uma empresa se unem para se chegar a um só objetivo, e o crédito não se dá a uma pessoa em particular, mas na equipe como um todo.

Comunicação Empresarial Integrada

Pois só foi possível chegar àquele determinado resultado com o esforço de toda equipe.

O empenho individual num esforço coletivo é isso que faz um trabalho de equipe, um trabalho de companhia, um trabalho de sociedade e um trabalho de civilização.

Essa comunicação não se resume apenas em diálogos, mas em esforços e planejamentos em conjunto.

“Uma comunicação eficaz é fundamental para a criação da consciência da marca, visando estabelecer uma imagem positiva, baseada em sua identidade corporativa, representada por seus produtos, serviços, soluções e benefícios oferecidos. ”

Esses meios de comunicação devem ser usados de forma estratégica para se chegar a um resultado final, devem ser levados em consideração os anseios pessoais de cada cliente.

Todos esses elementos devem estar em harmonia para que se possa alcançar o modelo ideal desejado pela companhia.

Conforme Marcelo Piragibe Santiago diz em seu artigo “Comunicação integrada de marketing” o comunicador tem o papel de criar uma mensagem que aumente a atenção, reduza a dispersão e anule os ruídos, buscando uma resposta positiva dos consumidores.

A mensagem, além de atrair a atenção, deve manter o interesse do receptor, mediante uma linguagem dirigida para cada tipo de público, buscando despertar o desejo de compra do produto ou serviço.

É preciso lembrar que a eficácia da mensagem depende tanto da estrutura quanto do seu conteúdo e formato.

Comunicação Empresarial externa

Essa forma de comunicação envolve a relação da empresa com os agentes externos, sejam eles clientes, fornecedores e até mesmo a sociedade como um todo.

Esses agentes se relacionam através de marketing, publicidade, pesquisa de mercado e promoções.

Neste sentido é necessário que se busque de forma ampla novas estratégias para atingir o seu objetivo.

O ambiente externo permite que a organização funcione e que também evolua constantemente demandando adaptações internas, inclusive as formas e os meios de sua comunicação.

A dinâmica do ambiente externo faz surgir, desaparecer e modificar organizações.

A pesquisa de mercado consiste na investigação formal para obter informações relevantes referentes ao produto e/ou serviço a ser analisado, podendo ser qualitativa ou quantitativa, de acordo com a necessidade do cliente.

Segundo Kotler (2006), define-se pesquisa de marketing como a elaboração, a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.

Para Fachin (1993, p.101), “pesquisa é um procedimento intelectual para adquirir conhecimentos, através da investigação da realidade e busca de novas verdades sobre um fato (objeto, problema) ”.

Essa pesquisa também tem o objetivo de medir a satisfação do cliente, e é indispensável para que eles demonstrem essa satisfação diante do mercado e indiquem os produtos e serviços das empresas para outros futuros clientes.

É de suma importância que a empresa exponha de modo estratégico uma boa imagem perante todos esses agentes, sendo o marketing é um grande aliado nesse sentido.

Neste contexto ARRUDA (2006, P.525) afirma que a responsabilidade social das empresas não se limita a ações filantrópicas e à solidariedade material, mas se estende ao caráter formativo e educativo das ideias e dos conceitos apresentados em todas as estratégias do composto mercadológico.

A empresa assume um comprometimento e responsabilidade perante todos os esses agentes externos, quando ela assume esse tipo de compromisso deve ser firme em seus ideais, buscando agir de forma ética e o mais transparente possível para obter mais credibilidade e confiança.

Comunicação empresarial estratégica

A palavra estratégia significa manobras, planos, métodos e era usado nos meios de batalha quando os soldados queriam ganhar uma grande guerra.

No âmbito empresarial não é muito diferente, pois vence quem tem a melhor estratégia, o melhor método de convencer o cliente a adquirir seus produtos ou serviços.

A empresa deve adotar primeiramente um posicionamento estratégico que segundo Porter é o espaço que ela almeja ocupar no mercado e deve criar uma posição única e de valor para melhor atender o consumidor.

Além de ter um plano de marketing bem estruturado é preciso que a empresa seja fiel à sua filosofia empresarial: missão, visão e valores muito bem definidos e alinhados com as reais ações que a companhia oferece.

Aqui é necessário que tenha diferentes tipos de estratégia para se chegar a um resultado almejado, são várias as ferramentas que auxiliam o gestor na hora de divulgar seus produtos e serviços como por exemplo: folders e cartazes para divulgar a empresa – quem não é visto não é lembrado não é mesmo?

Invista em propagandas seja através de folders, cartazes ou panfletos; marketing digital, sites ou blogs e e-mails de marketing anunciando seus produtos e divulgando promoções.

Uma boa comunicação estratégica é muito poderosa, pois é capaz de unir funcionários para criar, fortalecer seus objetivos e ideais dentro da corporação.

E quando há uma união harmônica e empenhada em realizar os objetivos, pode ter certeza que os resultados serão os melhores possíveis.

Tipos de comunicação empresarial

São vários tipos de comunicação que uma empresa pode fazer para atrair seus clientes.

Seja por e-mail corporativo, mala direta, release, propagandas, videoconferência, aviso, intranet, redes sociais ou blogs.

Irei abordar sobre cada uma delas e a suas características:

E-mail: é uma mensagem eletrônica escrita, é fácil de ser usado e rápido.

Uma boa dica aqui, é criar e-mails de marketing personalizados destinado a um determinado grupo de pessoas interessadas para divulgar seus produtos e serviços, bem como promoções e novidades.

Mala direta: é um tipo de correspondência que atinge grade número de pessoas.

Deve ter linguagem clara, simples e objetiva, pois destina-se a públicos diferentes e diversos tipos de classe social, objetivo e campo de atuação.

Release: é um material que informa sobre fatos, programas ou assuntos para os quais se quer atenção da mídia.

Propagandas: as propagandas têm muitos efeitos positivos no mundo corporativo, basta criar uma propaganda criativa que chame atenção de seu público alvo que suas vendas irão aumentar significativamente.

São vários os meios que podem ser usados para se fazer uma boa propaganda, como exemplo disso são os panfletos, banners, marketing através das redes sociais, blogs, sites.

Mas, talvez a propaganda mais importante é aquela que é feita verbalmente, ou seja alguém comprou um determinado produto, testou e aprovou, aí divulga pros amigos, os amigos compram pra experimentar divulga pra mais amigos, e assim se forma um ciclo que irá favorecer a sua companhia.

Uma ótima dica e também uma boa estratégia para que essa propaganda feita verbalmente tome maiores proporções são as amostras grátis. Vale a pena investir.

Videoconferência: é uma transmissão de imagens e sons ao vivo que pode ser feita através de um celular ou computador.

É uma forma rápida e muito eficaz para tratar sobre determinados assuntos pois a pessoa pode estar em qualquer lugar do mundo e ainda assim conseguir se comunicar ao vivo.

Aviso: usados internamente dentro da empresa e deve ser usado com objetividade e eficácia para que o receptor entenda claramente o conteúdo da mensagem (exemplo: aviso prévio, aviso de reunião etc.)

Intranet: é uma rede interna que permite que todos os colaboradores de uma empresa tenham acesso à uma determinada informação

Redes sociais: é um meio também muito poderoso na divulgação de produtos, pois além do custo ser barato, hoje em dia a maioria da população mundial tem facebook, twitter e instagram, tornando muito mais fácil, rápido e eficaz a divulgação dos produtos e serviços.

Blogs: também considerado uma ótima ferramenta de comunicação, pois além de ser fácil e rápido o acesso, é muito barato e simples de usar.

Há muitas outras ferramentas para se ter uma boa divulgação de seus produtos e serviços, o que se deve fazer é definir qual público alvo se quer atingir e quais os meios de comunicação mais viáveis para efetivação desse processo.

Ferramentas de comunicação empresarial

É necessário que se tenha ferramentas de comunicação para que os colaboradores se identifique e fique por dentro de tudo.

Como dito acima, e-mails, intranet, caixa de sugestões, newsletter, vlogs, fóruns, todas essas ferramentas são essenciais para uma boa comunicação, seja uma comunicação interna ou externa.

Nos dias atuais, a demanda de comercialização de produtos é muito grande, para isso uma ótima ferramenta de comunicação é o marketing.

Este que proporciona que os clientes escolham o maior custo/benefício no momento da compra de um produto ou serviço.

Para Kotabe (2000, página 30), o marketing é uma atividade corporativa criativa que envolve planejamento e a execução da concepção, determinação de preço, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços em uma troca.

Esta que não apenas satisfaz às necessidades atuais dos consumidores, mas também, antecipa e cria suas necessidades futuras com determinado lucro.

O objetivo do marketing é entender quais as necessidades dos clientes, tendo em vista que o hábito de consumo e o estilo de vida das pessoas vêm sofrendo grandes mudanças.

Por isso os gerentes de marketing devem ficar atentos ao tomar decisões sobre seus produtos ou serviços.

Kotler afirma que os profissionais de marketing têm como objetivo provocar uma resposta comportamental da outra parte.

O marketing consiste na tomada de ações que provoque uma reação desejada em um público-alvo. E essas reações deverão trazer os clientes para as empresas e torna-los satisfeitos.

Uma outra ferramenta de comunicação empresarial é a promoção, segundo a associação americana de marketing, propaganda é toda forma paga e impessoal de promover ideias, bens e serviços por conta de uma instituição patrocinada.

Assim, o que se considera propaganda comporta, necessariamente, o pagamento a um veículo de comunicação pela compra de um espaço publicitário.

A propaganda, o atendimento ao cliente, as relações públicas, a venda pessoal e a promoção de vendas fazem parte do composto de comunicação.

Este que ao desenvolver um programa integrado juntamente com os demais elementos do mercado mercadológico é fundamental para atingir os objetivos de marketing.

Propaganda institucional: é uma outra forma de comunicação e tem o objetivo de passar uma imagem positiva da empresa aos clientes.

Promoções: é uma forma de conseguir vender produtos rapidamente por um preço mais acessível, pode ser feita através de liquidação, descontos, merchandising etc.

Serviço de atendimento ao cliente (SAC) : é a comunicação direta com os clientes através de telefone, neste atendimento o cliente pode se relacionar diretamente com a empresa, o cliente pode fazer reclamações, sugestões e elogios.

Merchandising: para Kotler é o conjunto de operações efetuadas dentro do ponto de vendas, visando colocar o produto certo, da qualidade certa, com preço certo, no tempo certo, com impacto visual adequado e dentro de uma exposição correta.

Tem o objetivo de apresentar os novos produtos e acelerar as suas vendas.

Mas, atualmente o marketing eletrônico tem se saído na frente do marketing convencional, uma empresa pode comunicar, vender ou apenas informar seus clientes sobre o custo de um determinado produto, tudo isso com muita qualidade e rapidez.

Seu efeito é imediato, permite uma enorme rapidez no fluxo de informações e chegando a um maior número de pessoas em menor tempo e aumenta o número de vendas visto que é uma nova forma de fazer negócio.

As empresas devem saber como interagir com objetividade, rapidez e em sintonia com os seus clientes principalmente nas redes sociais.

Deve dar feedbacks quando necessário, pois um cliente espera ser ouvido, se sentir único e especial.

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