Ir para o conteúdo
  • 10 Únicos Passos Para Criar Uma Avaliação de Desempenho Impecável
  • Buy Adspace
  • Ebook 6 Dicas Ações Trabalhistas
  • Ebook Engajamento
  • Ebook Guia Avaliação 9 Dicas
  • Experimente Adwords
  • Formulário Avaliação Por Competências
  • Meritocracia nas empresas: O que é? Qual importância?
  • O Que É Feedback? Qual a Sua Importância? Entenda Tudo Aqui!
  • Obrigado Formulario Competencias
  • Pg Obrigado – Download Ebooks
  • software

8 dicas para dar um feedback negativo3 min read

Por Menvie / 1 de junho de 2016

Dar um feedback negativo é fácil se você é uma daquelas pessoas que não tem problemas em falar. Mas, para o resto de nós, que têm medo de dar feedback, especialmente do tipo negativo, este processo não é tão simples assim.

Pensando na dificuldade que os gestores enfrentam, este artigo irá ajudá-lo a aprender a dar a dar feedback negativo no ambiente de trabalho. Confira nossas 8 dicas:

  1. Seja educado

Seja sempre educado e respeitoso e pense que existe uma pessoa do outro lado recebendo o feedback. Se coloque no lugar dela e você vai perceber o quanto essa situação pode ser tensa e trazer ansiedade.

Mesmo quando o feedback é negativo, isso não significa que você precisa para ser rude ou falar pouca coisa, o famoso “curto e grosso”.

A forma como você dá um feedback negativo para seus colaboradores pode dizer muito sobre o tipo de gestor e pessoa que você é.

  1. Seja específico e preciso

Ficar divagando na conversa é terrível. Especialmente quando o que você irá falar é negativo.

Seja qual for o feedback que você irá dar, certifique-se de que seu interlocutor entendeu exatamente o que você quer passar com a mensagem. Caso contrário, não adiantará nada.

  1. Seja Impessoal

Seu feedback deve ser impessoal e não um julgamento pessoal sobre alguém.

Por outro lado, é preciso ter em mente a personalidade da pessoa ao dar-lhes feedback. Algumas pessoas lidam bem com críticas construtivas, outras não. Para o segundo caso, você precisará ser mais cuidadoso para contornar a situação sem deixar de falar tudo o que precisa.

  1. Crie um hábito

Para cumprir seu papel 100%, o feedback deve ser um hábito na empresa. Por isso deve dado de forma contínua e não apenas uma vez por ano durante a Avaliação de Desempenho.

  1. O modelo SCI

O modelo SCI é uma perspectiva muito útil para manter em mente ao dar feedback.

O seu feedback deve ser constituído de três fatores, que são: Situação, Comportamento e Impacto, de modo que deve ser facilmente compreensível para o colaborador que recebê-lo , o que também o ajudará a construir um feedback melhor.

7. Oferecer uma solução

Quando o feedback for negativo e apontar algo errado, você precisa oferecer uma solução ou uma sugestão que possa ajudar a resolver o este problema.

8. Ninguém está livre do feedback

Ninguém está livre de receber um feedback em uma organização. Nem mesmo os gestores e o CEO da empresa, pois o feedback não é uma rua de mão única, que flui do topo para a base.

Sendo assim, o empregado não deve ser o único a receber feedback. Eles também devem ter a liberdade de oferecer feedback aos outros, especialmente aos seus gestores e líderes.

Assista Ao Vídeo Abaixo e Saiba como o RHbot pode transformar os Resultados das suas Equipes de Trabalho.

 


Clique no link abaixo e comece agora mesmo a criação de Equipes de Alta Performance!

>> Clique Aqui e Experimente o RHbot Gratuitamente <<


Post navigation
← Post anterior
Post seguinte →

Copyright © 2025 | Powered by Tema Astra para WordPress

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização.Entendi e Aceito
Dificuldade de Mensurar o
Desempenho dos Colaboradores?
Baixe a Planilha de Avaliação de Desempenho!
Arrow