8 dicas para dar um feedback negativo3 min read


meeting_23

Dar um feedback negativo é fácil se você é uma daquelas pessoas que não tem problemas em falar. Mas, para o resto de nós, que têm medo de dar feedback, especialmente do tipo negativo, este processo não é tão simples assim.

Pensando na dificuldade que os gestores enfrentam, este artigo irá ajudá-lo a aprender a dar a dar feedback negativo no ambiente de trabalho. Confira nossas 8 dicas:

  1. Seja educado

Seja sempre educado e respeitoso e pense que existe uma pessoa do outro lado recebendo o feedback. Se coloque no lugar dela e você vai perceber o quanto essa situação pode ser tensa e trazer ansiedade.

Mesmo quando o feedback é negativo, isso não significa que você precisa para ser rude ou falar pouca coisa, o famoso “curto e grosso”.

A forma como você dá um feedback negativo para seus colaboradores pode dizer muito sobre o tipo de gestor e pessoa que você é.

  1. Seja específico e preciso

Ficar divagando na conversa é terrível. Especialmente quando o que você irá falar é negativo.

Seja qual for o feedback que você irá dar, certifique-se de que seu interlocutor entendeu exatamente o que você quer passar com a mensagem. Caso contrário, não adiantará nada.

  1. Seja Impessoal

Seu feedback deve ser impessoal e não um julgamento pessoal sobre alguém.

Por outro lado, é preciso ter em mente a personalidade da pessoa ao dar-lhes feedback. Algumas pessoas lidam bem com críticas construtivas, outras não. Para o segundo caso, você precisará ser mais cuidadoso para contornar a situação sem deixar de falar tudo o que precisa.

  1. Crie um hábito

Para cumprir seu papel 100%, o feedback deve ser um hábito na empresa. Por isso deve dado de forma contínua e não apenas uma vez por ano durante a Avaliação de Desempenho.

  1. O modelo SCI

O modelo SCI é uma perspectiva muito útil para manter em mente ao dar feedback.

O seu feedback deve ser constituído de três fatores, que são: Situação, Comportamento e Impacto, de modo que deve ser facilmente compreensível para o colaborador que recebê-lo , o que também o ajudará a construir um feedback melhor.

 

7. Oferecer uma solução

Quando o feedback for negativo e apontar algo errado, você precisa oferecer uma solução ou uma sugestão que possa ajudar a resolver o este problema.

8. Ninguém está livre do feedback

Ninguém está livre de receber um feedback em uma organização. Nem mesmo os gestores e o CEO da empresa, pois o feedback não é uma rua de mão única, que flui do topo para a base.

Sendo assim, o empregado não deve ser o único a receber feedback. Eles também devem ter a liberdade de oferecer feedback aos outros, especialmente aos seus gestores e líderes.

Deseja aplicar Avaliação De Desempenho?

Clique no link abaixo e experimente gratuitamente  o Software Avaliação e descubra como pode ser  fácil e rápido aplicar em sua empresa.

>>Sim! Quero experimentar o Software Avaliação! 

8 dicas para dar um feedback negativo3 min read
3.3 (66.9%) 29 votes


E-book Grátis

Descubra os 10 passos infalíveis para uma Avaliação de Desempenho Perfeita.

Informe seu e-mail ao lado

100% livre de spam.