Dinâmica de Integração: Melhores Técnicas Para Aplicar na sua Empresa!21 min read


Conceito de Dinâmica de Integração

Dinâmica de integração é uma ferramenta de estudo de grupos e também um termo geral para processos de grupo.

Em psicologia e sociologia, um grupo são duas ou mais pessoas que estão mutuamente conectadas por relacionamentos sociais.

Por interagir e influenciarem-se mutuamente, grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos.

Estes processos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, influência social e efeitos sobre o comportamento.

dinâmica de integração

O campo da dinâmica de integração preocupa-se fundamentalmente com o comportamento de pequenos grupos.

Grupos podem ser classificados como agregados, primários, secundários e grupos de categoria.

Exercícios de dinâmica de grupo são muitas vezes usados para melhorar o entrosamento dos diversos elementos do mesmo grupo e promover autenticidade nas pessoas, além de colocar os indivíduos a lidarem com opiniões e atitudes distintas, promovendo crescimento pessoal.

Alguns exemplos de dinâmicas que têm esse objetivo são a dinâmica do espelho e a do presente.

São usados em vários tipos de atividades, pode ser aplicada em seleção de candidatos, treinamento, avaliação de profissionais,

integração de colaboradores e entre a própria empresa, autoavaliação, descontração em ambientes mais rígidos.

Hoje em dia, muitas entrevistas de emprego contêm uma vertente de dinâmica de grupo, onde a capacidade de interação de um indivíduo com o grupo é avaliada.

Essa área é cada vez mais valorizada, porque pessoas que são boas em dinâmicas de grupo normalmente trabalham bem em equipe, uma característica muito procurada no contexto de trabalho nos dias de hoje.

Para a empresa a dinâmica de grupo é benéfica pois reduz custos, uma vez que a atividades são realizadas em conjunto reduzindo tempo do gestor.

Por outro lado a dinâmica de grupo pode esconder dados importantes a respeito do candidato já que o gestor não tem um contato tão efetivo com o candidato como seria no caso da entrevista individual.

Dinâmica de Integração de Equipe

Vivemos num mundo diversificado e cada vez mais competitivo, repleto de mudanças, dificuldades e problemas, onde devemos estar em constantes adaptações.

Dentre essas mudanças, a Gestão de Recursos Humanos não poderia ficar de fora, passando inclusive a ser uma das áreas de destaque nas organizações.

Há algum tempo atrás as pessoas eram vistas apenas como recursos de produção, máquinas, seres que não pensavam e só produziam, sem valorização profissional. As organizações não se preocupavam com o bem estar das pessoas, com os benefícios.

Isto poderia ser visivelmente percebido na era industrial.

Na era da informação, as pessoas passaram a representar o capital humano, vistas como seres produtivos. Este capital pode agregar mais ou menos valores para a organização.

Existem características humanas: talento, conhecimento e competências que são fundamentais para gerar o crescimento organizacional.

Entretanto, todas as características humanas não valem nada se as organizações não valorizá-las e não alavancá-las, ou seja, não permitirem que as pessoas mostrem as suas características e, conseqüentemente, saibam aproveitá-las.

Um time bem integrado é composto por profissionais que contribuem para o desenvolvimento de toda a equipe, em que todos propõem inovações, buscam soluções, fazem a diferença,

são participativos e proativos nas diversas situações e desafios do cotidiano empresarial.

O alto desempenho de uma equipe é promovido por valores como boa convivência, respeito mútuo, colaboração, solidariedade, confiança, transparência, comprometimento, empenho, sinergia e foco nas metas almejadas.

As dinâmicas de equipes são uma excelente forma para integrar times.

Isso porque seu principal objetivo é trabalhar o relacionamento interpessoal por meio da compreensão dos diferentes perfis e desenvolvimento da comunicação de qualidade entre os integrantes.

Desse modo, é estimulada a criação de um ambiente de trabalho agradável, em que os profissionais estão mais motivados, unidos e engajados.

Tão importante quanto ter um produto de qualidade, com um bom custo-benefício, é ter uma equipe de vendas competente, confiante e motivada – e é aí que entram as dinâmicas de grupo.

É claro que a premiação por metas alcançadas e comissão sobre cada venda realizada são as principais maneiras de motivar os vendedores. Afinal, quanto mais eles venderem, maiores serão seus rendimentos.

Mas tudo o que puder ser feito para deixá-los ainda mais motivados é válido.

Além da questão anímica, as dinâmicas ajudam a equilibrar o esforço para alcançar os melhores resultados entre o estímulo financeiro e a satisfação de fazer parte da empresa.

Pense bem: você prefere um vendedor que faz de tudo para convencer o cliente a comprar apenas porque quer ganhar mais dinheiro ou um que leva em consideração também a cultura da empresa e a necessidade do consumidor em cada abordagem de venda?

Dinâmica de Integração e Conhecimento

Dinâmicas são atividades desenvolvidas com um grupo de pessoas para que estas possam começar a se relacionar de forma divertida e espontânea.

A partir de jogos e brincadeiras os participantes poderão ampliar seus conceitos de responsabilidade, confiança mútua, integração grupal, cooperação, benevolência, capacidade de liderança, de decisão e de iniciativa.

Dinâmicas de grupo são atividades realizadas com várias pessoas, geralmente sob orientação de um profissional da área de recursos humanos.

Essas atividades, que muitas vezes têm caráter lúdico e descontraído, servem para aumentar a integração entre os funcionários e entre eles e a empresa, mas também para melhorar a sua motivação.

As dinâmicas de grupo também são utilizadas na seleção de profissionais, nesse caso com o preciso objetivo de identificar potencialidades nos candidatos que estão sendo avaliados.

Outra situação comum em que as dinâmicas são usadas é na integração de novos colaboradores, visando apresentar a eles o ambiente da empresa e a sua cultura.

Se você se esforçar, vai lembrar de ter participado de alguma dinâmica de grupo em uma empesa onde trabalhou.

Ela teve o efeito que a empresa desejava? Você se sentiu mais motivado?

É possível que a resposta seja não, porque algumas dinâmicas não são bem planejadas e acabam não cumprindo seu objetivo.

 Por isso, a dinâmica de grupo não deve ser encarada como um fim em si, e sim como uma maneira de alcançar resultados melhores.

Como Medir o Desempenho do Colaborador

Uma das tarefas mais difíceis do gestor é manter a equipe trabalhando unida e comprometida com as metas e sucesso da empresa. Lidar com pessoas não fácil, cada colaborador possui suas características e personalidade.

Então como encontrar uma maneira de obter o respeito de todos e manter a equipe motivada e produtive? É simples: Justiça!

Algo que ninguém tolera é a injustiça, e muitos colaboradores se veem injustiçados. Você já deve ter se deparado com burburinhos como estes:

  • “Trabalho muito e não tenho reconhecimento”
  • “Fulano chega sempre atrasado e ninguém fala nada”
  • “Fulano passa o dia no Facebook e eu aqui me matando”

Estes são só alguns exemplos do que uma má administração de equipe pode ocasionar. A mente do ser humano funciona assim: “Se ele ganha o mesmo que eu e não faz nada, porque eu devo fazer?”

Quando seus melhores talentos começarem a pensar dessa maneira, sua produtividade descerá ladeira a baixo! Você não pode deixar que as coisas cheguem a esse ponto.

Você deve manter sua equipe em um nível sadio de competição, sempre puxando para cima. Sua equipe deve formar exemplos, um colaborador deve ver o esforço do outro e pensar “Fulano tem dado duro e foi reconhecido, vou me esforçar para produzir tanto ou mais do que ele!”

E a única maneira de você jogar limpo e transparente com sua equipe é ter dados concretos para apresentar. A Avaliação de Desempenho não é um plus que grandes empresas devem ter. É uma realidade que TODAS as empresas deveriam se preocupar.

O capital humano é o maior ativo de qualquer empresa. Pense comigo:

  • Você tem CERTEZA de qual funcionário é seu melhor talento?
  • Você tem CERTEZA de qual colaborador é o mais produtivo?
  • Quantos colaboradores da sua equipe chegaram atrasado nos 2 últimos meses?
  • Quantos colaboradores da sua equipe faltaram e apresentaram atestado nos últimos 6 meses?

Se você é um gestor de equipe, você deveria ter todos estes dados a poucos cliques de alcance. Deveria possuir um sistema atualizado com tudo o que acontece na sua equipe, e assim ter total controle sobre ela.

Como recompensar o melhor colaborador e evitar perdê-lo para um concorrente por falta de reconhecimento? Como planejar ações de melhoria e desenvolvimento para seus colaboradores que podem render mais?

Como saber quais competências cada colaborador tem de melhor, e desenvolver e a primorar as que possui deficiência?

A resposta para todas as perguntas é: Avaliação de Desempenho.

Com a Avaliação de Desempenho você resolve todas estas situações:

Um colaborador foi demitido e acionou sua empresa na justiça: Com a Avaliação de Desempenho, você terá dados concretos e atualizados (desde a entrada do funcionário na empresa até sua saída) e poderá justificar o porque da demissão.

Terá anotações de cada atraso, de cada conduta equivocada ou falta de preparo para exercer a função requerida, tendo assim uma base sólida para se defender.

Evitar que “Uma maçã podre estrague o cesto de frutas”: Um colaborador revoltado causa grandes danos a uma equipe. Fora o próprio desempenho ruim, pode instigar seus colegas a também fazerem corpo mole ou sabotar a empresa por algum motivo.

Com a avaliação de desempenho, você terá subsídios para refutar qualquer argumento que este colaborador tenha para infectar a equipe. Mostre ao resto da equipe que as reclamações dele não tem fundamento, baseado em dados concretos que ele não poderá negar.

Evitar Gastos Desnecessários Com Treinamentos Equivocados: É muito comum nas empresas, equipes inteiras receberem treinamentos. Mas, isso é correto? Não seria bem mais assertivo que cada colaborador recebesse o treinamento que mais precisa para se qualificar, ou para exercer melhor a sua função?

Com a Avaliação de Desempenho, você consegue filtrar cada competência em que seu colaborador é melhor e pior, e assim estabelecer o Plano de Desenvolvimento Individual para que ele se qualifique da melhor maneira possível.

 

Dinâmica de integração corporativa

Dinâmicas de integração são importantes ferramentas para integrar e unir colaboradores e equipes.

dinâmica de integração

Isso porque elas têm como finalidade desenvolver e estimular o trabalho em equipe, característica fundamental para a realização de qualquer tarefa ou atividade no meio organizacional.

Com elas, os colaboradores irão se conhecer melhor, terão uma visão diferenciada tanto do trabalho que exercem quanto o de seus colegas e, de quebra, ainda estreitarão seus laços, fazendo assim com que tenham respeito mútuo.

Ter uma equipe integrada e alinhada é um dos grandes desafios dos líderes de venda.

É importante que os vendedores conheçam suas próprias habilidades, mas que também reconheçam o valor de seus colegas e do trabalho coletivo.

Um processo seletivo para uma vaga de trabalho em uma empresa varia muito de uma instituição para a outra, mas um dos recursos mais usados ultimamente é a dinâmica de grupo.

Ideal para recrutadores conhecerem melhor o perfil dos candidatos e a forma como trabalham, mas que causam pânico em muitas pessoas por sentirem pressão em se sair bem na dinâmica ou até mesmo serem naturalmente mais acanhadas.

Nem sempre a dinâmica em grupo de uma entrevista flui bem para muitos candidatos, pois dependendo do tipo de exercício aplicado, uma pessoa pode acabar se destacando mais que a outra.

Não se engane, se sobressair nesse tipo de situação não é simplesmente fazer de tudo para ter os olhares voltados para você, mas sim saber se comportar da maneira correta e mostrar suas qualidades de forma natural.

Se você tem uma dinâmica em grupo marcada ou apenas quer saber como se portar quando surgir a oportunidade, confira as dicas a seguir e sinta-se mais confiante para encarar esse desafio.

É normal que muitas pessoas se sintam nervosas durante uma dinâmica de grupo em uma entrevista de emprego ou estágio e acabem achando que mudar a personalidade pode fazer com que as chances de ser escolhido aumentem, mas na verdade não é bem assim.

Normalmente os recrutadores não conversam com os candidatos antes para explicar o tipo de profissional que procuram, então é impossível deduzir o perfil desejado.

Por isso, seja você mesmo para não eliminar as chances à toa, afinal, vai que estão procurando pessoas com as suas características? Ser verdadeiro nessas horas é a melhor opção.

Participar de forma ativa é uma grande vantagem durante a realização do exercício, mas muitas pessoas, por serem tímidas ou até mesmo estarem nervosas, acabam preferindo se manterem caladas ou não imporem suas opiniões nas atividades em grupo.

Essa, comentam os recrutadores, é uma das piores atitudes a serem tomadas durante a dinâmica porque é justamente nesse tempo que os avaliadores terão a oportunidade de te conhecer melhor e entender suas qualidades.

Falar demais por sua vez também é ruim aos olhos dos recrutadores, pois, normalmente por nervoso ou por personalidade, essa atitude pode intimidar os demais colegas presentes e inibir qualquer participação.

O ideal é manter o equilíbrio e o bom senso, opinando e sabendo escutar as demais ideias para juntos decidirem qual melhor atitude para realizarem com excelência o exercício proposto.

É normal que durante os exercícios os recrutadores façam anotações a respeito de detalhes observados ou sobre sua postura perante um desafio, por isso não se sinta mal em ser notado, isso pode ser algo bom que o selecionador tenha notado.

Apenas tente não ficar tímido ou parar o que está fazendo por ficar nervoso com essa atitude, isso é normal e pode contar pontos na avaliação final.

Tente também fazer com que esses olhares não te distraiam durante a dinâmica, seja um participante atento o tempo todo, estando pronto para qualquer desafio proposto.

Exemplos da dinâmica de integração

Temida por muitos candidatos, a dinâmica de grupo é bastante comum em processos seletivos.

E na maioria das vezes é fator decisivo na hora de escolher o futuro empregado. Diversos recrutadores comentam que não há uma receita que garanta passar por esta etapa, porém existem alguns conselhos que podem ajudar.

Antes mesmo de qualquer atividade, você já será avaliado pelo modo como se veste e se comporta durante a dinâmica. Por isso, não custa nada separar um tempo para ver com qual roupa é mais adequada ao ambiente corporativo. Separamos algumas dicas aqui.

Comum em grande parte das dinâmicas de grupo, a apresentação deve ser natural, destacando os pontos positivos das suas experiências, seja em empresas anteriores, ou extracurriculares.

Muitos concordam que é fundamental a participação durante a dinâmica, mas sem exageros.

Ser você mesmo e não fugir das suas características é o principal, afinal, a empresa quer conhecer o candidato durante a dinâmica de grupo, saber como você reage com outros profissionais na dinâmica de integração.

A tese de que o candidato extrovertido e carismático será o escolhido pode ser furada, uma vez que a vaga possa exigir organização e seriedade, ou características que você pode possuir naturalmente.

Outro importante ‘dever de casa’ é saber a história e o que a empresa faz, além de ser um diferencial, mostra o seu interesse pela vaga.

Outra ação que mostra o seu interesse em se destacar na dinâmica é ter conhecimento sobre assuntos relacionados à empresa e o mercado, eles te ajudaram a ter mais informações na hora da dinâmica.

Ter um bom conhecimento de questões gerais e atuais também é fundamental na dinâmica de integração.

Por mais que você tenha feito tudo certo durante a dinâmica de grupo, às vezes não foi o suficiente, ou você não preenchia as exigências da vaga na dinâmica de integração.

Nem por isso você deve pensar que é um fracasso na dinâmica de integração.

Tenha em mente que existem outros candidatos capacitados e que a vaga dos sonhos pode estar logo ali.

Confira, abaixo, três dicas de dinâmicas para estimular a sinergia de sua equipe, construir fluidez e maximizar seus resultados:

Dinâmica: “Características e manias”

A dinâmica “características e manias” tem por objetivo conhecer uns aos outros de maneira pessoal, promovendo o bom relacionamento por meio da identificação de traços de personalidades, preferências e assuntos.

Material: Folhas e canetas

Procedimento: Cada integrante deve escrever, sem que os outros vejam, duas características e duas manias que acredita ter. O condutor da dinâmica deve, então, recolher e redistribuir os papéis na dinâmica de integração.

Cada participante deverá fazer uma mímica das características descritas, enquanto o grupo tenta adivinhar quem é o dono do papel na dinâmica de integração.

Após todos concluírem suas apresentações, cada um deve esclarecer por que escolheu escrever aqueles pontos sobre si, fazendo com que seus colegas o conheçam de maneira mais profunda.

Dinâmica: “Objeto pessoal”

A dinâmica do objeto pessoal estimula a confiança, motivação e comprometimento.

Material: Um objeto pessoal de cada participante

Procedimento: Solicitar antecipadamente que as pessoas levem qualquer objeto que tenha um grande valor emocional. Realizar um sorteio, simulando um amigo secreto, e fazer a troca de objetos.

O coordenador deve estabelecer um período para que cada um guarde o objeto do colega com muito zelo e troque bilhetes, motivando-os a descobrir segredos sobre o colega e o objeto.

Na data marcada, os pertences serão devolvidos a seus donos,  e cada um deve contar a seu colega o que descobriu do outro a partir do objeto, destacando o cuidado especial que teve com o bem.

Dinâmica: “Em busca do olhar”
A dinâmica “Em busca do olhar” tem como objetivo aprofundar a integração e a comunicação não verbal entre membros de uma equipe.

Material: som ambiente com música instrumental

Procedimento: O orientador da dinâmica aponta que os participantes fiquem de pé, formando um círculo. Em seguida, todos devem se concentrar e olhar nos olhos uns dos outros.

Ao encontrar e fixar o olhar com alguém, os dois deverão se deslocar para o centro do círculo, se abraçar e se colocar um no lugar do outro.

O exercício deve continuar até que todos tenham passado pelo processo, fazendo com que barreiras sejam derrubadas sem que ninguém precise dizer uma única palavra.

Este exercício pode ser aplicado juntamente com outras dinâmicas, servindo de fechamento.

Dinâmica de integração e motivação

Já ouviu falar em dinâmica de motivação? Veja aqui em que as dinâmicas de motivação podem te ajudar.

Você é o responsável por gerir uma equipe na sua empresa?

Definitivamente, esta é uma grande responsabilidade, pois trabalhar com pessoas de personalidades tão diferentes e fazer com que elas atuem em prol de um mesmo objetivo de maneira harmônica é uma tarefa longe de ser fácil, pelo contrário, requer muita capacitação e empenho.

No cotidiano das empresas, os gestores de equipes costumam enfrentar diversos problemas como visões diferentes, atritos e dificuldades de relacionamento.

Porém, um dos maiores problemas mesmo é quando o grupo fica desmotivado na dinâmica de integração.

pois quando isso acontece, a tendência é que o nível de produtividade caia bastante, comprometendo os resultados das atividades desenvolvidas em todos os setores da empresa.

Felizmente, a desmotivação não é o fim de uma empresa ou, pelo menos, não precisa ser, uma vez que existem diversas possibilidades para dar uma “injeção” de ânimo nos funcionários como, por exemplo,na dinâmica de integração.

As dinâmicas de motivação, que conseguem fazer com que eles redescubram o prazer de desenvolver as suas atividades e caminhar na mesma direção que a empresa.

Uma boa equipe é aquela que une 3 pontos: gestão de produção adequada, motivação e capacitação. Além, é claro, de um bom relacionamento interpessoal.

A sua empresa tem um enorme potencial de crescimento, mas está produzindo bem abaixo da sua capacidade e ainda atingindo um resultado negativo atrás do outronna dinâmica de integração?

Se já foi verificado que o problema não é com a estrutura da organização em si, então a origem do péssimo desempenho pode estar relacionada à desmotivação dos funcionários na dinâmica de integração.

É interessante, antes de “tomar qualquer posicionamento”, aplicar os exemplos de indicadores de desempenho, assim, conseguirá encontrar exatamente os problemas que a empresa possui na questão de desempenho, sem contar o fato de que conseguirá mensurá-los corretamente.

Chegando à conclusão de que é relativo aos funcionários, faça uma análise psicológica dos seus empregados e, posteriormente, verificar a possibilidade de utilizar a dinâmica de motivação.

Lembre-se que nem sempre a solução é demitir os colaboradores, mas sim trabalhar dinâmicas de motivação, fazendo com que eles redescubram a vontade de desenvolver as suas tarefas com qualidade, trabalhando mais leves e felizes.

Ao promover a motivação da sua equipe, a empresa irá reduzir metade dos seus problemas, tendo menos atritos, além de aumentar a sua produtividade.

Uma das principais vantagens de “resgatar” um funcionário através da dinâmica de motivação é que você terá um colaborador antigo, experiente e qualificado, não sendo necessário contratar novos empregados e que estejam despreparados, evitando o chamado “rodízio” de empregados.

Dinâmica de integração de funcionários

Hoje, cada vez mais, as pessoas acabam passando mais tempo no trabalho do que com seus parentes e amigos. Se você passa horas do dia com um certo grupo de pessoas, nada mais lógico do que ter um bom relacionamento com eles, certo?

Bom, pelo menos na teoria, sim, só que sabemos que nem sempre isso acontece.

Às vezes, por falta de afinidade, nem sempre o clima na equipe é tão agradável, principalmente quando se trata de novos funcionários que acabam se sentindo deslocados no grupo.

Nem todo mundo tem tempo de participar de Happy Hours, e festas de fim de ano acontecem apenas uma vez no ano, então o que pode ser feito para integrar os novos colaboradores da empresa na dinâmica de integração?

Nessa hora, é necessário que entre em ação um personagem muito importante: o gestor da área.

Ele é o responsável por integrar esse novo funcionário no setor, não só apresentando os outros colaborados, mas principalmente acompanhando de perto seu desenvolvimento e dando uma atenção especial à ele na dinâmica de integração.

Se isso não for o suficiente, é de extrema importância que o gestor, juntamente com o RH, preparem um plano de ação visando a integração dos novos membros com o restante da equipe.

No caso do departamento de RH, se entrarem várias pessoas novas de uma vez, é válido fazer dinâmicas para que eles se conheçam, troquem experiências e possam se sentir mais confortáveis.

Além disso, quando houver a contratação, é necessário fazer a apresentação do funcionário em todos os setores, de uma maneira informal.

No caso da área onde o funcionário vai trabalhar, uma solução para o gestor é coloca-lo para trabalhar com alguém mais experiente, assim, além de adquirir experiência, esse funcionário ganha motivação, inclusive na hora de tirar uma dúvida.

dinâmica de integração

É aconselhável que os setores tenham planos de ação definidos antes mesmo da chegada de um novo funcionário, assim, não haverá desorganização ou constrangimentos quando uma pessoa integrar a equipe.

Tais planos podem, e devem, ser estudados com o RH, mas o apoio da equipe na elaboração dos mesmos é bem-vinda.

Com um setor onde as pessoas se dão bem e têm, pelo menos, o mínimo de intimidade, o trabalho flui de uma maneira melhor pois os colaborados estarão aptos para trabalhar em equipe.

Tal atitude beneficia não só a integração de colaboradores, mas a empresa como um todo.

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<