Ecommerce: entenda quais segmentos mais crescem4 min read


Imagine colocar mais de 10000 pessoas na sua loja ao mesmo tempo. Isso parece impossível para você? Se você tiver um e-commerce, você pode ter milhares de pessoas na sua loja ao mesmo tempo. E ainda de qualquer lugar do país e do mundo. 

Esta é uma das vantagens e facilidades que um e-commerce traz para seus proprietários. Ter acesso ilimitado de pessoas, não precisar de espaço físico com milhares de peças ou produtos em estoque, não gastar com muitos funcionários, entre outras vantagens. 

A definição básica do e-commerce é sua loja física na internet. Ou seja, você pode ter todos os produtos, peças e objetos que venderia no físico, porém, tudo feito dentro de apenas um site. 

Assim, facilitando todos os processos, diminuindo custos e gerando mais lucro. Permitindo que clientes comprem de qualquer lugar, a qualquer hora e o que quiserem. 

Estas facilidades e comodidades estão cativando cada vez mais pessoas, fazendo com que elas prefiram comprar direto de e-commerce do que ir em lojas físicas.

Países que possuem maiores aceitação de e-commerce

Quando o Covid chegou, ela nos obrigou a se adequar às novas imposições e ao novo cenário. Assim, como a maioria das empresas e lojas foram obrigadas a migrar ao mundo digital. Desta forma, o e-commerce foi o segmento que mais cresceu no meio digital.

Abaixo países se destacaram com a porcentagem de crescimento do e-commerce ativos. Veja.

  • Argentina – 100,6%
  • Canadá – 75%
  • Singapura – 73,6%
  • México – 65,2%
  • Rússia – 54%
  • Australia – 53%
  • Brasil – 50%
  • Reino Unido – 46,5%
  • Tailândia – 40%
  • Espanha – 39,3%

Na média mundial este crescimento superou os 27,7%.

Tipos de produtos oferecidos pelos e-commerce

Entretanto, muitas pessoas ficam se perguntando se qualquer coisa pode ser vendida em uma loja virtual. Em suma sim, a maioria dos produtos e objetos podem ser vendidos no mundo digital. Porém, alguns produtos que são perecíveis e possuem data de validade pequena podem estragar e passar da validade depende do local que é enviado.

Assim, os produtos mais comuns em e-commerce são: celulares e eletrônicos, artigos de informática, roupas, sapatos, cosméticos, acessórios, produtos esportivos, entre outros.

E por falar em celulares e eletrônicos, eles são os itens mais buscados pelos clientes em lojas virtuais. Dito isso, mostraremos quais são os produtos mais comprados na internet.

Desta forma, se você quer conhecer, se inspirar e começar a vender produtos em seu e-commerce esta lista pode te dar algumas ideias. Acompanhe.

Segmentos que mais crescem no e-commerce

Abaixo listamos os produtos que mais são comprados nas lojas virtuais.

Celulares

Os celulares, smartphones e acessórios (carregadores, fones, capinhas e películas) são os itens mais comprados da internet. Eles representam uma boa parte das compras em todos os e-commerce do Brasil. 

Pela facilidade de transporte, entrega, prazo de garantia e valor agregado destes produtos serem mais altos, os vendedores optam por este segmento. Assim, é possível encontrar diversas lojas virtuais que oferecem estes produtos. 

Informática

Com a necessidade de ficar em casa durante os dias de isolamento, os produtos de informática, acessórios e itens tecnológicos foram um dos setores que mais cresceram. Basicamente ele é composto por: placas de vídeos, mouse, teclados, monitores, processadores, memórias e gabinetes.
O segmento de notebook e laptop tiveram grande alta nos e-commerce. Pela facilidade de transporte e fácil acesso eles foram um dos produtos que mais tiveram vendas.

Para este tipo de loja virtual o mais indicado é ter um estoque mínimo, para que o proprietário não tenha que desembolsar grandes quantias em peças. Assim, garantir o máximo de lucro na hora da venda. 

Moda

Quando falamos em moda, englobamos todos os tipos de vestimentas e calçados. Um e-commerce com este segmento, um trabalho bem feito, produtos de qualidade e um site otimizado é garantia de sucesso. 

Com mais de 50% do público feminino os e-commerce de calçados e roupas femininas tiveram um crescimento absurdo nos últimos anos. Fazendo com que ele seja um negócio atrativo para quem quer começar no digital.

Uma desvantagem do segmento de calçados é a troca obrigatória que o vendedor precisa realizar seguindo as obrigatoriedades do código de defesa do consumidor. Onde o cliente possui prazo de 7 dias após o recebimento para solicitar a troca ou solicitar o cancelamento sem obrigatoriedade de justificativa. 

Assim, se você optar por uma loja de sapatos, tenha ciência que precisa ter em estoque uma grande quantidade de produtos em diversas numerações e assim atender as necessidades dos clientes. 

Conforme mostramos lá em cima, a maioria dos produtos podem ser vendidos nas lojas virtuais. Salvo produtos que são perecíveis e que estragam facilmente. Ademais, qualquer que seja o produto. Se você montar um site bonito, que seja otimizado e que agrade o cliente, você será capaz de obter grandes lucros e rendimentos. 

Uma última dica, porém, não menos importante é deixar o site otimizado para acesso de celulares. Mais de 85% das vendas são feitas a partir do smartphone.