Endomarketing – Equipe Motivada E Redução De Turnover20 min read


Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa e também é chamado de Marketing Interno.

Esta estratégia visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).

As estratégias de desenvolvimento são praticamente a base de sobrevivência de qualquer empresa, visto que sem elas o sucesso é praticamente inalcançável.

Por isso, faz parte das obrigações de qualquer organização correr atrás de estratégias que ajudem a empresa a se destacar da concorrência, como é o caso do endomarketing.

E nesse contexto, o conhecimento prévio da estratégia que se deseja aplicar é fundamental para que se chegue ao mesmo com perfeição.

Por isso, este post foi feito especialmente para dar-te uma mãozinha nesta questão, munido dos principais pontos do endomarketing, aqui você saberá o básico para poder aplicar o endomarketing dentro da sua empresa com conhecimento.

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O que é endomarketing

Algumas pessoas optam por chamar essa estratégia de “marketing interno”, porque é trabalhada a percepção dos colaboradores a respeito da empresa.

São considerando suas reivindicações e apresentando novas formas de transformar os funcionários em evangelizadores da marca.

A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa.

Eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de um restaurante.

Quando estão satisfeitos com o trabalho e as condições dentro da empresa, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos.

Isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio.

Começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pela instituição.

Considerando a quantidade gigantesca de novas empresas que surgem todos os dias, quando pensamos nesse tipo de influência, precisamos considerar:

É assim que grandes empresas se destacam no mercado – por que ficar de fora?

Endomarketing como estratégia de gestão

O colaborador é o primeiro cliente da empresa, é a partir dele que a organização vai alcançar resultados satisfatórios e qualidade de serviços para atrair o seu cliente externo.

Um funcionário desmotivado com o seu trabalho, não produz, não satisfaz as vontades do consumidor e não veste a camisa da empresa.

Apenas cumprem suas tarefas diárias de maneira limitada e não produz o suficiente.

De acordo com Brum (1998, p. 15), “O principal objetivo de Endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa.

Isso inclui itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua”.

Essa é a função do Endomarketing, estreitar o relacionamento da empresa com o funcionário, afim de motivá-lo de modo que ele se sinta parte integrante da empresa e propulsor do sucesso alcançado.

Definindo ações de Marketing que sejam pensadas e dirigidas a eles.

Fazer com que isso reflita na sua atuação no mercado, já que um funcionário satisfeito aumenta sua produtividade, oferecendo uma qualidade de serviço prestado muito mais satisfatória.

Essas ações de Endomarketing envolvem uma estratégia da organização.

É necessário oferecer aos seus funcionários inúmeros benefícios que motivem esse público interno a perceber que ele é parte fundamental para o sucesso da empresa.

O que as organizações precisam entender é que o Endomarketing é uma ferramenta tão importante quanto o Marketing.

Ela também é um processo gerencial, cíclico e contínuo, podendo assim garantir a motivação dos funcionários a partir de estratégias especificas de gestão que se alinham aos objetivos da empresa.

Esse é o primeiro passo na busca pela vantagem competitiva, e do crescimento organizacional.

Quando se percebe que é preciso integrar o funcionário como primeiro público-alvo da empresa, eles passam a ser qualificados como grandes aliados ao sucesso do negócio.

Não são considerados como meros colaboradores remunerados a fazerem um determinado serviço restrito.

A ligação entre a empresa e o funcionário se torna cada vez mais estrita.

O endomarketing começa a ser aplicado quando esse público é incluído dentro dos objetivos e metas da empresa, dando a eles uma sensação de ser peça chave para o sucesso da organização.

A partir dessa ideia reforçada, os planos de marketing interno começam a ser organizados.

São oferecidos para o funcionário por meio de benefícios motivacionais e estímulos, que irão resultar num aumento considerável da produtividade e a reestruturação do ambiente de trabalho.

Importância do endomarketing na comunicação interna

A importância do endomarketing é indiscutível, pois pelo fato da sua aplicação gerar benefícios importantíssimos para o sucesso da empresa.

Ele torna-se praticamente fator crucial para a sobrevivência de qualquer empresa, já que o que dá ânimo a qualquer organização é justamente o sucesso.

Com uma boa estratégia de endomarketing em vigor dentro da organização, consegue-se a nível mais interno, promover uma cultura de empresa que consegue abranger os trabalhadores de todos os setores de atividade da empresa, desde os que operam na produção até aos vendedores.

E como é sabido, no mundo empresarial, as organizações que tem uma cultura de empresa bem consistente, conseguem com muita facilidade aplicar qualquer que seja a estratégia que vise aumentar a performance da empresa e ser bem sucedidas.

Ferramentas de Endomarketing

Comunicação interna nas empresas

A comunicação interna é um dos mais importantes componentes da comunicação, dirigida diretamente ao público interno nas organizações.

E para que a comunicação interna alcance seus objetivos, alguns aspectos devem ser considerados, estes estão relacionados com políticas, estratégias, qualidade, conteúdo e linguagem.

Os gestores da comunicação devem desenvolver uma atividade positiva em relação à comunicação.

Ela contribui para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégias da organização e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e à expansão de suas linhas de produtos.

Desta forma, ela é definida em consonância com a realidade do público interno de uma organização.

A comunicação interna é um fator de motivação e satisfação dos colaboradores, já que por meio desta é possível motivar os recursos humanos, conhecer suas opiniões, sentimentos e aspirações.

Por isso, a comunicação deve ser planejada conscientemente para desenvolver confiança entre emissores e receptores.

Além da eficácia na comunicação, esta também requer qualidade nos instrumentos adequados para sua eficácia.

Para o sucesso de uma empresa é necessário utilizar a comunicação verdadeira, clara e direta, evidenciando objetivos e rumos demonstrando o progresso e as dificuldades a serem enfrentadas.

Esta postura chama à participação, compromete os funcionários, torna a empresa conhecida e transparente.

Tudo isto é possível pela visão e a alta vontade administrativa em transformar os relacionamentos com seus colaboradores, via comunicação interna.

O sucesso empresarial depende de sua comunicação com seu público interno.

Estratégias de comunicação relacionadas

É fundamental para o desenvolvimento de um plano estratégico traçar os rumos de uma consistente política de divulgação de curto, médio e longo prazo, a comunicação interna.

Dessa forma, as oportunidades, ameaças e desafios podem ser antecipados, favorecendo a adoção de uma linha de atuação eficaz.

A empresa que não possui a sua diretoria e a sua gerência integradas, dificilmente conseguirá impulsionar um processo de mudança com eficiência e bons resultados.

A empresa deve se tornar capaz de se comunicar com seus funcionários, através de ações integradas em um programa de comunicação interna.

Deve deixá-los informados sobre os verdadeiros objetivos de mudanças, motivando os funcionários a se comprometerem com a nova postura da empresa, através de um bem elaborado programa de comunicação.

Cada um em sua área de atuação desenvolvendo suas atividades.

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho com o método de Avaliação 360 graus é o processo que mede o desempenho do funcionário, que é o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho.

Este é um método que, visa, continuamente, estabelecer um contato com cada funcionário referente aos resultados desejados pela organização.

Dessa forma a empresa irá acompanhar os desafios propostos, corrigindo os rumos quando necessário, e avaliando os resultados obtidos.

A avaliação 360 graus ou feedback, é também considera uma ferramenta de gestão de pessoas que funciona como uma análise sistemática do desempenho do profissional.

Em função das atividades realizadas por ele, visa contribuir para o desenvolvimento das pessoas.

Os participantes recebem feedbacks estruturados de seus superiores, pares, subordinados e outros stakeholders.

Além disso, o profissional elabora sua própria auto avaliação.

A avaliação 360 graus refere-se ao contexto geral que envolve cada pessoa.

Trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que mantém alguma forma de integração com o avaliado.

Assim participam da avaliação: o superior, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado, com uma abrangência de 360 graus.

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Outras ferramentas do endomarketing

Além da comunicação interna e externa e avaliação do desempenho, a liderança visionária e o fluxo de informações técnicas, podem ser utilizados também como ferramentas do Endomarketing.

E estes e outros componentes administrativos devem ser abordados e enriquecidos quanto aos conteúdos.

Descrições de cargos, procedimentos de recrutamento, plano de carreira, salários, prêmios benefícios indiretos, assim como outras ferramentas da administração de pessoas, devem ser utilizados pela organização de forma que as metas do Endomarketing sejam atingidas.

O clima organizacional também é considerada como um bom indicador para avaliar o processo de comunicação empresarial.

Tem grande relevância no processo de Endomarketing, justamente por ser uma ferramenta que permite identificar a necessidade de uma empresa investir em comunicação interna ou externa.

Através da pesquisa de clima organizacional, é possível ter ciência do nível de satisfação dos funcionários.

Baseadas nas informações coletadas, as empresas podem elaborar planos de ações para sanar, diminuir e até mesmo se precaver dos problemas encontrados.

Como praticar o endomarketing na sua empresa

Conhecer o conceito de endomarketing não é o suficiente, já que ele precisa ser colocado em prática de maneira adequada.

Sua aplicação precisa ser bem estruturada e bem planejada, porque somente dessa forma a alocação de recursos seja otimizada.

Confira as etapas do endomarketing.

Defina objetivos e estabeleça um planejamento

Não existe estratégia de marketing que seja bem-sucedida e escalável se não houver planejamento.

Sem um planejamento adequado é impossível conhecer qual o desempenho das ações ou qual é o retorno do investimento, por exemplo.

Por isso, o primeiro passo para uma estratégia de sucesso inclui a definição de objetivos com esse tipo de comunicação.

Se a empresa está encarando um problema de desmotivação, baixa produtividade ou elevada taxa de absenteísmo, por exemplo, o objetivo pode se relacionar a melhorar esses níveis.

A partir disso, é preciso estabelecer um planejamento. Quais as metas ajudam a construir o objetivo?

Quais são os recursos disponíveis para colocar a estratégia em prática?

Qual será a definição de prazos e quais indicadores vão mostrar a evolução desse processo?

Tudo isso deve ser definido e documentado de modo que os resultados do endomarketing possam ser acompanhados e ajustados.

Estabeleça canais de comunicação interna

Com todo o planejamento tendo sido estruturado, uma das possibilidades inclui o estabelecimento de canais de comunicação interna.

Favorecer a troca de informações dentro do negócio é uma das formas de colocar o endomarketing em prática e obter seus benefícios.

Manter-se preso a somente as reuniões ou aos e-mails institucionais não é tão vantajoso quanto parece.

Em vez disso, vale a pena criar boletins informativos, utilizar a intranet e até mesmo apostar em aplicativos e comunicadores instantâneos.

Também é importante horizontalizar a comunicação.

Em vez de que o fluxo ser apenas da gestão em direção aos colaboradores, também é preciso que os colaboradores possam dar sugestões, tirar dúvidas e tecer comentários relevantes.

Institua políticas de benefícios

Além de se preocupar com a comunicação em si, também é importante dar atenção para todo o processo de reconhecimento e feedback que é preciso para que os colaboradores fiquem motivados.

Com isso, uma ação de endomarketing bastante benéfica consiste na criação de políticas de benefícios.

Uma política de benefícios pode ir além daqueles que são obrigatórios por lei, garantindo que os profissionais se sintam mais satisfeitos de estarem ocupando cargos na empresa.

A Vale do Rio Doce, por exemplo, oferece o vale-cultura entre seus benefícios, estimulando que seus funcionários comprem livros ou participem de eventos com manifestações artísticas em seu tempo livre.

Elabore uma política de reconhecimento

Além de oferecer benefícios, também é relevante elaborar uma política de reconhecimento baseado no desempenho de cada funcionário.

Isso estimula o senso de meritocracia, torna a bonificação mais justa e ainda estimula uma competitividade sadia no ambiente de trabalho.

É o caso de oferecer recompensas a vendedores que baterem suas metas ou a agentes que atingirem determinados indicadores.

O reconhecimento pode vir em forma de benefícios materiais, como valores extras no salário ou presentes, assim como em forma de folgas, promoções e assim por diante.

A empresa aérea LATAM, por exemplo, tem uma política para seus agentes de viagens: a cada R$ 50,00 em vendas de bilhetes, o agente ganha um ponto.

Esses pontos se somam ao Múltiplo, programa de fidelidade da empresa, permitindo que o funcionário resgate suas recompensas em viagens e outros prêmios. Quanto mais ele vender, mais pontos acumula.

Ofereça conhecimento e atualização

Mais do que benefícios e vantagens financeiras ou de bens materiais, também é necessário cuidar de questões intangíveis, como a educação.

Quando uma empresa investe no treinamento de seus colaboradores, ela cria profissionais mais preparados para o mercado, que conseguem trabalhar com mais qualidade e que se sentem mais satisfeitos e valorizados.

Nesse sentido, é possível realizar parcerias com instituições de ensino, como empresas de treinamento ou mesmo universidades, conseguindo descontos, bolsas ou mesmo oferecendo o curso gratuitamente.

A empresa também pode investir em criar sua própria plataforma de ensino, como ao oferecer vídeos, apresentações e livros relevantes para a educação contínua do profissional.

Crie espaços e eventos colaborativos

Estimular a colaboração é fundamental para que haja uma troca benéfica de experiências e vivências dentro da empresa.

Com isso, é recomendado que as ações de endomarketing também criem espaços e eventos que valorizem essa troca.

Ter um espaço de descanso para que os funcionários possam conversar brevemente durante suas pausas, por exemplo, ajuda a melhorar o clima da empresa e favorece a criação de laços entre os colaboradores.

Outra possibilidade inclui a realização de eventos, como workshops e palestras.

Nesse caso, inclusive, dá para estimular que os próprios colaboradores façam apresentações em temas que tenham interesse e conhecimento e que possam ser úteis para os demais.

Faça pesquisas de clima organizacional

O clima organizacional é um fator muito importante para o desempenho dos funcionários.

Se a comunicação apresenta ruídos ou se as atitudes e comportamentos apresentam um padrão negativo, o resultado surge em forma de desestímulo ao trabalho e desinteresse em certas funções.

Entender o que está errado nesse sentido permite que a empresa ajuste sua estratégia de endomarketing de forma a otimizar os resultados.

Por isso, semestralmente ou anualmente vale a pena realizar uma pesquisa para medir o clima com os colaboradores e estabelecer o que deve ser modificado ou adicionado a essa comunicação.

Crie um plano de carreiras

Saiba que as empresas que possuem um programa de plano de carreira, transmitem uma imagem de valorização de seus colaboradores.

Por consequência, chamam a atenção para que profissionais disponíveis no mercado queiram trabalhar nela.

Além disso, os colaboradores que já estão dentro do negócio ficam mais motivados a trabalharem com muita dedicação, pois conseguem enxergar possibilidades de crescimento que podem levá-los à realização profissional.

A boa notícia é que para criar um plano de carreiras não precisa começar de forma complexa.

Basta divulgar as oportunidades que surgirem para os cargos de um nível maior para os colaboradores mais capacitados para a função.

Após isso, crie um processo de promoção em que haja um desafio para os envolvidos.

Sendo assim, com o tempo aprimore o processo para que ele torne cada vez mais adequado às políticas da empresa.

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Exponha os bons exemplos

Todo colaborador gosta de receber elogios, não é mesmo? Principalmente quando fazem um bom trabalho.

Então, para manter cada vez mais esses profissionais dentro da empresa, o que acha de investir em ações que demonstrem o resultado atingido por eles, para toda a empresa?

Faça isso para aqueles que conseguem resultados excepcionais e que sejam acima da média.

Dessa forma será possível incentivar cada vez mais que surjam mais bons exemplos.

Não é difícil fazer isso também, é possível começar com um simples mural em que são expostos esses resultados ou então divulgando para toda a empresa por e-mail, por exemplo.

É possível aproveitar o tópico anterior sobre “Política de Reconhecimento” para unir essas duas ações em uma só!

Benefícios do endomarketing

Aumenta a motivação

O uso adequado e integrado dessas estratégias de marketing interno faz com que os colaboradores se sintam valorizados, satisfeitos e mais felizes no ambiente de trabalho.

Tudo isso torna a realização de tarefas mais simples e cria uma sensação de motivação contínua.

Alinha objetivos

O endomarketing também ajuda a empresa a alinhar os objetivos organizacionais com os das pessoas envolvidas.

Por meio da comunicação interna, por exemplo, é possível reforçar alguns conceitos e pontos de atenção como com o uso de jogos de perguntas e respostas e de competições em geral.

Os treinamentos também são uma importante forma de direcionar a capacitação dos profissionais de modo a torná-los alinhados com os objetivos estratégicos do negócio.

Como resultado, há menos discrepâncias entre o que a empresa deseja e o que os colaboradores desejam ou como eles agem.

Estimula a criação de uma cultura de inovação

O aumento do engajamento, da participação e do conhecimento dos funcionários em relação aos processos da empresa faz com que eles tenham uma visão mais completa do negócio.

Aliando isso à motivação e à comunicação em duas vias, o resultado é que a empresa pode se beneficiar de novas ideias e sugestões que partem espontaneamente dos funcionários.

O resultado é que a partir da seleção e implantação de algumas dessas ideias, a empresa passa a criar uma cultura de inovação.

Aumenta as vendas e oportunidades de negócio

Quanto aos resultados da empresa em relação aos clientes externos, o endomarketing também gera mais vendas e mais oportunidades de negócio.

Vendedores que sejam treinados adequadamente e frequentemente capacitados, por exemplo, dominam as técnicas de venda e são mais persuasivos com seus clientes porque reconhecem melhor suas necessidades.

Funcionários motivados e mais produtivos, por sua vez, são responsáveis por garantir processos otimizados e com mais qualidade.

Isso agrega valor ao produto ou serviço oferecido e chama mais a atenção dos clientes, gerando oportunidades e vendas.

Promove o alinhamento interno com as vendas

Já está óbvio que o endomarketing auxilia muito com o aumento das vendas.

Entrando mais a fundo no assunto, podemos dizer que os colaboradores são pessoas que possuem uma facilidade enorme em divulgar sua marca e seus produtos ou serviços.

A regra que diz que se o profissional passa uma imagem negativa da organização pode comprometer os negócios da empresa.

Essa mesma regra também diz que, quando há funcionários alinhados com a empresa, é muito mais fácil que as informações sobre o seus produtos e serviços chegue mais fácil ao público externo, facilitando as vendas.

Cria um diferencial competitivo

No final, o endomarketing funciona como um diferencial competitivo.

Primeiramente, isso acontece porque a empresa consegue melhorar seu relacionamento com os colabores, gerando uma cultura mais alinhada e que se reflete em qualidade.

O endomarketing é um conjunto de ações voltadas para o cliente interno, ou seja, para os colaboradores.

Ele pode ser aplicado utilizando técnicas de engajamento e melhora do clima organizacional, baseando-se nas necessidades dos clientes internos.

Como resultado, a estratégia gera motivação, engajamento e ótimos resultados de venda e posicionamento da empresa.

Exemplo de estratégia de endomarketing

Citibank – Campanha “orgulho de pertencer”

O Citibank, empresa global com mais de 200 anos e atendimento a clientes em qualquer parte do mundo, realizou uma campanha de motivação com o objetivo de expressar o orgulho de pertencer de seus funcionários.

Com a campanha de endomarketing intitulada “Sou Mais Citi”, a empresa recebeu o prêmio global Citi Marketing Award 2009.

A campanha foi eleita a melhor entre 136 inscritas.

Durante um período de dez dias, mais de 400 funcionários foram fotografados com a mão sobre o peito, local onde posteriormente se aplicou o arco do Citibank.

Junto à imagem, o slogan: Sou Mais Citi.

As fotos foram usadas em materiais de comunicação interna do banco e provocou surpresas nos funcionários ao se verem na campanha e nos materiais publicitários.

A ação, que era para ser apenas no Brasil, fez tanto sucesso que foi implantada em mais quatro países: Colômbia, Honduras, Equador e Peru.

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