Eneagrama: Descubra o Potencial dos Seus Colaboradores!18 min read


O Eneagrama  nos ajuda a avaliar a nós mesmos, descobrir nossa personalidade, superar os problemas, desprender-se de rótulos impostos desde o nascimento.

Podemos analisar e modificar a nós mesmos utilizando uma ferramenta conhecida na psicologia como Eneagrama.

A técnica do eneagrama descobre qual é nosso tipo de personalidade ou ego.

Quanto maior é nosso ego, menor é a capacidade que temos de assumir e aceitar o que não possuímos, e assim, o nível de sofrimento individual aumenta.

O eneagrama expõe nove formas de pensar, sentir e agir, intimamente ligadas com estilos de desenvolvimento pessoal, detalhando a causa e o efeito que são produzidos pelas nossas reações, fruto da personalidade de carregamos desde crianças.

Se trabalharmos profundamente em nós mesmos, nos observando e nos liberando de reações automáticas, que nos ferem e causam dor àqueles que nos rodeiam, conseguiremos nos afastar dos rótulos que nos impedem de viver a vida com liberdade.

Uma vez detectado o tipo, é necessário aprender a trabalhar os pontos fracos e as limitações, tendo como objetivo final a superação, e consequentemente, uma atitude diferenciada para enfrentar o mundo.

Eneagrama

A Sabedoria do Eneagrama

Criado há mais de cinco mil anos, o Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento e consciência que estuda a personalidade do ser humano por meio do mapeamento dos nove tipos psicológicos básicos, identificando as características mais marcantes de cada indivíduo.

Os principais objetivos dessa ferramenta são reconhecer e fortalecer os aspectos positivos de uma pessoa, minimizando os comportamentos considerados inadequados.

Em outras palavras, o Eneagrama traz consciência para os padrões de comportamento que são construtivos e destrutivos, oferecendo alternativas para que a pessoa se desenvolva por meio do autoconhecimento.

Na psicologia, o Eneagrama promove o autoconhecimento, possibilitando que o indivíduo se torne consciente das emoções que influenciam diretamente em suas ações e decisões.

Além disso, a ferramenta permite que sejam identificados seus padrões comportamentais, bem como elementos motivadores e desmotivadores.

Sob os olhos da Inteligência Emocional, a personalidade e os tipos psicológicos de uma pessoa são desenvolvidos a partir da interpretação das suas experiências de infância.

eneagrama

A partir de sua história de vida, a pessoa cria mecanismos para se proteger ou suprir suas necessidades.

Esses mecanismos ajudam a formar a personalidade e definir seu tipo psicológico.

O eneagrama da personalidade é um modelo que descreve as diferenças individuais tendo por base nove tipos de pessoas.

A palavra eneagrama vem do grego ἐννέα [ennea, que significa nove] e γράμμα [gramma, que significa algo escrito ou desenhado].

Em geral, as pessoas falam em eneagrama, ao invés de eneagrama da personalidade.

Assim, o eneagrama descreve 9 tipos de personalidade que são interconectadas e facilmente observáveis no nosso dia-a-dia.

É um modelo que é utilizado no consultório e empresas para a seleção de pessoal.

Embora não seja ensinado ou pesquisado na maioria das universidades de psicologia, é um modelo relativamente popular no meio empresarial e em alguns círculos espiritualistas.

Tipos de personalidade estudadas com este poderoso instrumento:

  • Perfeccionista: Constroem a vida e ganham afeto daqueles que estão ao seu redor sendo perfeitos, se consideram seres superiores. Julgam os demais pelos erros cometidos.Têm pavor de cometer erros. São meticulosos e extremamente críticos consigo mesmos. São compulsivos e metódicos. Voláteis, com predisposição a guardar ressentimentos. Tendem a ter pensamentos extremistas: branco ou preto / bom ou mal.
  • Altruísta: Conseguem o afeto dos outros oferecendo-os ajuda. Manipulam a vida dos demais. Oferecem uma entrega pessoal de forma altruísta e generosa. Colocam as necessidades alheias à frente das suas. Garantem satisfação sentindo-se indispensáveis. Precisam se libertar. Modificam sua própria personalidade para adaptar-se às necessidades dos demais. Usam da empatia como estratégia para ganhar ou diminuir o afeto dos demais.
  • Executor: Conseguem carinho através do sucesso e de sua imagem, que se torna imprescindível. Seu principal interesse é o trabalho. Seus sentimentos são esquecidos enquanto trabalha. São competitivo e eficazes. Temem o fracasso. Seu coração e seus sentimentos são esquecidos e substituídos pelo trabalho. “Sou o que faço.” Consideram como real a imagem fictícia criada por eles.
  • Romântico: Desejam o inalcançável, o mais difícil de se conseguir. Evitam o comum. Têm uma baixa auto-estima. Vivem como se a vida fosse uma representação teatral (uma comédia, um drama, etc.). Não enfrentam a vida com valentia e sentem afinidade com as artes dramáticas. São pessoas melancólicas, sensíveis e profundas emocionalmente.
  • Observador: Precisam de privacidade e não costumam se envolver. Se mantêm afastados do afeto e das emoções. Precisam de lugares onde se sintam protegidos e dos quais possam limitar o contato. Constumam se conformar com o tempo livre que têm. Dividem a vida em pequenas parcelas. Seu desejo é conhecer a chave do funcionamento do mundo.
  • Soldado: Costuma evitar a ação. São ansiosos e leais. Céticos, temem traições. Seu lema é: pensar ao invés de agir. Podem tanto se submeter a algo, como podem se revoltar contra autoridades. Se identificam com as causas dos menos favorecidos. Lideram a oposição. Têm medo de encarar a própria ira e também temem a ira dos demais.
  • Sonhador: Desejam levar uma vida maravilhosa. Elaboram grandes ideias. Procuram trabalhos prazerosos. Contagiam com seu entusiasmo. Evitam o sofrimento e o conflito. O encanto e o otimismo são sua defesa.
  • Chefe: São controladores e impulsivos. Protegem a si mesmos com o poder que têm. Exigem o contato e defendem seus entes mais próximos. Estabelecem regras em seu trabalho e em sua vida pessoal. Se preocupam com a justiça e evitam a fraqueza. Precisam estabelecer limites. Não existem pontos medianos em suas ações.
  • Mediador Possuem a habilidade de se relacionar com todos. Buscam a neutralidade. Evitam conflitos. Agem de acordo com seus costumes. Costumam se incomodar com as mudanças. O isolamento não faz parte de sua rotina. A raiva ou a chateação soam distantes e causam separações. São, de certa forma, pacientes e teimosos. Esperam que o tempo solucione os problemas.

Eneagrama bem sucedido

Muitas pessoas que conhecem o Eneagrama concluem que ele é um sistema altamente profundo e preciso na descrição de comportamentos humanos.

Mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa que mostra caminhos possíveis da evolução de nossa consciência, ou seja, da superação da paixão e da fixação de nosso tipo no Eneagrama.

Com o tempo, o Eneagrama vem se tornando mais conhecido por muitas pessoas e aplicado com sucesso por pessoas, grupos e importantes organizações.

Quando bem aplicado, este sistema promove aceitação própria e aceitação mútua e orienta pessoas em seus caminhos de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.

Existem inúmeros testes de Eneagrama formulados por diferentes autores, os quais traçam uma hipótese inicial do tipo.

A maior parte das “escolas” de Eneagrama entendem que a identificação do tipo deve ser feita pela própria pessoa, a partir de exercícios de auto-observação.

O Eneagrama é um estudo da personalidade de origem Sufi baseado num diagrama de 09 pontas.

O Eneagrama é o estudo da personalidade humana, trata-se de uma classificação em que as pessoas podem se identificar para entender a si próprios e aos outros.

A importância do Eneagrama nas empresas está relacionada com algo que é vital em qualquer negócio as relações interpessoais.

Como o ativo mais importante das organizações são seus recursos humanos, compreender as personalidades é de grande valia na gestão de equipes, melhora de desempenho, entre outros benefícios.

No mundo moderno, a presença do eneagrama se deve a George Ivanovich Gurdjieff, filósofo armênio que ensinou filosofia do autoconhecimento profundo no começo do século passado.

Gurdjieff deparou-se com o símbolo em uma de suas viagens ao oriente e passou a utilizá-lo como um modelo de processos naturais.

Eneagrama

Alguns anos mais tarde, Oscar Ichazo , filósofo boliviano que, assim como Gurdjieff, era fascinado pela ideia de recuperar conhecimentos perdidos, pesquisou e sintetizou os vários elementos do eneagrama.

No início da década de 50, Ichazo associou as nove pontas do símbolo aos nove tributos divinos que refletem a natureza humana, oriundos da tradição cristã.

Nascia a relação entre o eneagrama e os tipos de personalidade.

Por fim, em 1970, o médico psiquiatra Claudio Naranjo conheceu o eneagrama com Ichazo e o correlacionou os tipos do eneagrama às características psiquiátricas que conhecia, começando a expandir as resumidas descrições de Ichazo e montando um sistema de tipologias.

Assim, o que era uma tradição oral virou um diagrama elaborado e diversos estudos e escolas de Eneagrama surgiram e passaram a explorar este conhecimento antigo, desenvolvendo aplicações bem sucedidas na psicologia, na espiritualidade, no mundo dos negócios, nas artes e em diversos outros campos do conhecimento.

O Eneagrama é o estudo da personalidade humana, trata-se de uma classificação em que as pessoas podem se identificar para entender a si próprios e aos outros.

A importância do Eneagrama nas empresas está relacionada com algo que é vital em qualquer negócio as relações interpessoais.

Como o ativo mais importante das organizações são seus recursos humanos, compreender as personalidades é de grande valia na gestão de equipes, melhora de desempenho, entre outros benefícios.

Importância do Eneagrama para identificar os colaboradores

É a maior ferramenta de autoconhecimento já existente. Explica o comportamento humano com uma precisão que normalmente surpreende aqueles que vêm a conhecê-lo.

Sua descrição dos nove padrões de comportamento é muito profunda e esclarecedora e freqüentemente leva as pessoas a assumirem e superarem pontos fracos.

Nas empresas o Eneagrama vem-se mostrando cada vez mais útil nos processos de seleção de pessoal, construção de equipes de alto desempenho, mudanças na cultura organizacional, desenvolvimento gerencial e de liderança, gestão de conflitos, “change management”.

Facilitação na implementação de diversos programas de gestão (exemplos: qualidade, gestão por processos, CRM, estratégia, etc) bem como de motivação e integração dos funcionários.

Foi introduzido no início do Séc. XX, pelo filósofo George I. Gurdjieff. A partir dos anos 70, por meio de Oscar Ichazo e pelo psiquiatra chileno Cláudio Naranjo, o mundo começou a despertar para o Eneagrama e atualmente Helen Palmer e David Daniels são os maiores nomes da comunidade internacional do Eneagrama.

A eficácia do Eneagrama e seu valor prático, já foram devidamente comprovados, entre outros, por testes psicológicos internacionalmente conhecidos como o MBTI, o IMPI e a Escala de Autoavaliação de Milton-Illinois.

É aplicado em mais de 30 países com pleno sucesso e por importantes empresas tais como: 3M, IBM, Sony, Boeing, Disney, Du Pont, Procter & Gamble e Federal Reserve Bank.

O sistema também já conta com diversos trabalhos de validação científica e centros acadêmicos de renome mundial já o incorporaram em alguns programas de suas “Business Schools”. É o caso de Stanford, Columbia e Loyola, nos EUA; Manchester, na Inglaterra; e Universidade de Sydney, na Austrália.

Nas empresas, a vantagem competitiva do Eneagrama reside em saber como você e seus colegas de trabalho pensam, sentem e classificam as informações relacionadas ao seu trabalho.

Apesar de um E-tipo não ser melhor que o outro, cada um vê o trabalho através da sua lente perceptiva.

Antecipar o processo de tomada de decisões das pessoas de uma equipe pode ser um fantástico fator de coesão.

Elas saberem mais sobre suas motivações também!

Além disso, como entender o profundo respeito que um E1 tem por você quando decide criticá-lo?

Você poderia ficar até mais receptivo para suas críticas! Como perceber, sem conhecer a lente perceptiva de um E6, que duvidar de si mesmo e dos outros é uma maneira de firmar compromissos?

Tenho ministrado treinamentos com o uso desta ferramenta para diversos profissionais e organizações e os resultados estão sendo muito positivos.

O interesse pelo estudo do Eneagrama surge a partir do momento em que se reconhece a importância da inteligência emocional, ou seja, nossa capacidade de desenvolver habilidades interpessoais e intrapessoais, de liderança, fazer e reter parcerias, trabalhar em equipe e negociar com efetividade, utilizando equilibradamente as emoções.

Todas as pessoas possuem um entre os nove tipos de personalidade. Ao identificar seu próprio tipo compreenderá os porquês de comportamentos antigos e recorrentes, sejam eles positivos ou negativos; padrões de atenção e reação; fatores que levam à motivação ou à falta dela; habilidades e dificuldades específicas; e padrões de resistência à mudança.

E ao identificar os tipos das demais pessoas com quem convive, ampliará sua tolerância e sua aceitação das diferenças.

Como fazer um eneagrama corretamente

Uma importante observação antes que se discorra sobre os 9 tipos: apesar de ser divulgado atualmente e de forma mais ampla como um sistema psicológico de 9 tipos, o eneagrama é na verdade um símbolo representativo de qualquer processo evolutivo ou criativo que ocorra dentro do ‘raio de criação'(Gurdjieef).

Segundo os ensinamentos do ‘quarto caminho’ (Gurdjieef), algumas leis cósmicas universais podem ser aplicadas no sentido de se conhecer qualquer fenômeno, seja físico, biológico, psicológico ou espiritual.

O processo de aprendizagem destas leis, leva-nos a conhecer o princípio original que rege o acontecimento de todas as coisas.

Destaca-se duas leis fundamentais que são a essência do conhecimento do eneagrama, a lei de três, e a lei de sete ou lei das oitavas.

O eneagrama é a representação gráfica do processo de interação destas duas leis.

Outrossim, a escola do ‘quarto caminho’, ensina que o homem é como uma casa de três andares, onde cada andar é comandado por um centro, exceto o andar inferior que teve, ao longo do processo evolucional humano, seu centro instintivo dividido em três centros: Instintivo, Motor e Sexual.

Esses três centros vão originar os subtipos (perfazendo 27 caráteres ou características psicológicas diferenciadas), conforme a pessoa se “apoie” mais (ou dê mais enfase) em um deles em detrimento dos outros dois.

Apesar de encontrarmos no segundo e terceiro andar dois centros cada, no homem comum, funciona apenas um centro.

Deste modo, nesta casa de três pisos, encontraremos: No segundo andar:

O Centro Emocional, onde as Paixões são expressas e o Centro Emocional Superior, canal de manifestação das emoções superiores ou Virtudes.

E no terceiro andar, temos: O Centro Intelectual, onde as Fixações se instalam e o Centro Intelectual Superior, sede das Ideias Santas ou Divinas, ou, ainda, dos pensamentos superiores.

O eneagrama é uma ferramenta completa para auxiliar você a se conhecer melhor e desenvolver ao máximo seus potenciais pessoais, interpessoais e profissionais.

A verdade é que o Eneagrama nunca foi tão atual e necessário quanto agora, no século XXI, onde o maior desafio da humanidade é entender e desenvolver a própria humanidade.

O grande lance é que a linguagem simples e a precisão do Eneagrama costumam tocar mais as pessoas, pois é como se falasse com ambas as polaridades: a personalidade (superficial) e essência (profunda).

O autoconhecimento flui com a auto-observação, que o cara pode fazer sozinho, todo dia, sem depender dos outros, exercitando a presença.

Isso desperta a consciência (em detrimento do “Estado de Sono” do Ego), facilitando para que cada um possa descobrir e aprimorar seus verdadeiros potenciais, livrando-se do entulho das máscaras conscientes e inconscientes.

A gente aprende a assumir a responsabilidade por nosso presente e futuro, ao invés de buscar culpados pelas nossas dificuldades e frustrações.

Como as reformas vem de dentro da pessoa para fora, a tendência é que os resultados sejam rápidos e também duradouros.

Quando isso acontece é empolgante. Fica fácil querer evoluir mais e mais.

Tipos de Eneagrama

Apesar de que alguns teóricos terem encontrado modelos parecidos do Eneagrama já no século IV, em Alexandria, o moderno Eneagrama foi feito pelo pesquisador Oscar Ichazo em sua obra “Enneagon of Ego Fixations” (literalmente Eneagon das fixações do Ego) na década de 1950, quando ele começou a ensinar o Enagrama em workshops de desenvolvimento pessoal.

O seu programa de desenvolvimento pessoal incluía o Eneagrama e a utilização de outros símbolos e simbolismos e foi iniciado no Chile e posteriormente nos Estados Unidos, já com o nome de Eneagrama da Personalidade.

Claudio Naranjo, psiquiatra chileno, aprendeu o Eneagrama nos cursos de Ichazo e também o levou para os Estados Unidos, mas com algumas modificação a partir de seu próprio estilo.

Naranjo começou a ensinar o Eneagrama para públicos muito diversificados, inclusive para padres jesuítas que passaram a utilizar este conhecimento nos seminários e cursos espirituais.

Cada estilo de personalidade do Eneagrama é baseado em um padrão interno de movimento da atenção. Ao aprender e perceber sobre o que habitualmente nos move e sobre o deslocamento da energia interior, pode-se observar a si mesmo com precisão e amorosidade, desenvolvendo a autoconsciência.

Ao expandir a consciência com a ajuda do Eneagrama, pode-se exercer melhor escolhas, em vez de engajar-se em padrões de pensamento, emoção e comportamento de um modo automático, habitual e inconsciente.

O símbolo do Eneagrama e os 9 tipos de personalidade associados a ele têm raízes antigas.

Há vestígios e indícios de que essa sabedoria já era utilizada há mais de dois mil anos como forma de desenvolvimento psico-espiritual, e nos dias de hoje, grandes organizações no mundo inteiro, como Disney, Boieng, Embraco, Toyota e muitas outras, já utilizaram essa ferramenta como desenvolvimento de pessoas e liderança.

O conhecimento do sistema Eneagrama está crescendo em todo o mundo.

Os insights sobre o funcionamento e desenvolvimento humano estão sendo aplicados em muitas áreas, incluindo psicologia e psicoterapia, negócios, artes, saúde, educação e crescimento espiritual.

Nas organizações pode ser aplicado na formação de equipes de alto desempenho, aprimoramento da inteligência emocional,  gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, comunicação, feedback, tomada de decisões, vendas e negociação.

O Eneagrama é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento que apresenta nove tipos de personalidades distintas, ou nove formas de ver e experimentar o mundo.

Tem embasamento científico e acadêmico e é aplicado por instituições de ensino  e escolas de negócio que são referência em inteligência empresarial.

A palavra “Eneagrama” refere-se pois a uma estrela de nove pontas que é representada no interior de um círculo.

Neste diagrama, as setas indicam os tipos do stress e da segurança que estão associados a cada tipo de Eneagrama da personalidade.

O tipo do stress segue a direcção da seta e o tipo da segurança afasta-se da seta.

O seu tipo do stress é o tipo de personalidade para o qual se desvia quando está sob stress ou a ser pressionado, ou quando se mobiliza para a acção.

Na figura do Eneagrama, o tipo do stress é indicado pela direcção para onde aponta a seta.

O seu tipo da segurança é o tipo de personalidade para o qual se desvia quando se sente relaxado ou seguro, ou, paradoxalmente, quando se sente ultrapassado ou exausto.

Na figura do Eneagrama, o tipo da segurança é a direcção que se afasta da seta.

Cada tipo de Eneagrama tem o seu próprio tipo da segurança e o seu próprio tipo do stress.

Quando se desvia para o seu tipo do stress ou para o seu tipo da segurança, poderá evidenciar tanto as qualidades superiores como as qualidades inferiores desse tipo, dependendo das circunstâncias.

O Eneagrama é uma ferramenta única na obtenção de melhores soluções na dinâmica do ambiente de trabalho,

pessoal e relacional como suporte à boa interação das pessoas, à melhor liderança, à prevenção de conflitos, à melhoria da comunicação, da motivação e do desempenho.

O Eneagrama é usado nas mais diversas vertentes da nossa vida pessoal e profissional.

Grandes corporações mundiais como a NASA, VISA, Apple, Coca-Cola, IBM, GM, entre outras dezenas, vieram a público afirmar as vantagens de usar esta metodologia em equipas de alta performance, numa perspectiva dos indivíduos se conhecerem melhor e respeitarem ainda mais as suas diferenças.

Grandes Universidades Norte Americanas nas áreas de Psicologia e Liderança usam o Eneagrama como uma disciplina de excelência.

Não obstante a existência de tipos ligados que influenciam o seu tipo real de personalidade tender a complicar o processo de identificação do seu tipo correcto, eles fazem também com que o sistema de personalidade do Eneagrama seja um sistema rico e dinâmico e ajudam a explicar a singularidade de cada um de nós.

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<