Etiqueta profissional: cuidados para uma carreira profissional de sucesso


A Etiqueta profissional pode ser definida como um conceito que engloba os comportamentos aceites a nível social e ético no que diz respeito às relações interpessoais.

Assim, e uma vez que vivemos num mundo em que o mercado de trabalho é marcado pela competitividade e necessidade de destaque pela positiva, o conceito de Etiqueta Profissional deve servir de ponto de partida para a atuação de todos os profissionais.

As regras de etiqueta, apesar de não terem um fundamento escrito, deixam não só uma ótima impressão no outro como também demonstram capacidade de comunicação exemplar.

Tendo em consideração a necessidade constante de comunicação e convivência entre pessoas, é necessário saber que existem diversas formas de comunicar (verbais e não verbais) que têm um grande impacto quando se fala no domínio profissional.

É neste campo que entra a questão da Etiqueta Profissional que tem de ser levada com grande seriedade uma vez que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

O que é a Etiqueta Profissional?

Etiqueta Profissional é um conjunto de capacidades sociais que o podem ser determinantes para ter sucesso no local de trabalho uma vez que as regras de etiqueta no local de trabalho indicam aos seus potenciais chefes que você é uma pessoa madura, responsável e que consegue representar de forma convicta a sua organização.

Como tal, o não conhecimento do conceito de Etiqueta Profissional pode denegrir a sua imagem, impedindo-o de conseguir o cargo desejado e condicionando as suas relações pessoais e profissionais.

De modo geral, a Etiqueta Profissional engloba um conjunto de regras relacionadas com a conduta adequada aquando do exercício da profissão e na comunicação com seus pares, sejam eles colegas de trabalho ou clientes.  

Em contexto de trabalho as relações que se constroem são vitais para o sucesso e por isso, estabelecer uma boa relação com colegas e outros profissionais e essencial quando se quer ser bem-sucedido, angariar novos clientes para a empresa, impressionar o chefe ou somente para manter a harmonia no local de trabalho.

De forma prática, a Etiqueta Profissional não deve ser vista apenas como saber o que dizer durante uma reunião de trabalho ou como se dirigir a colegas.

A Etiqueta Profissional é também a forma como cada um se apresenta no sentido de ser levado a sério e ser tratado com seriedade e respeito.

Por este motivo, não se pode dissociar o conceito de Etiqueta Profissional de Profissionalismo, o qual engloba o comportamento demonstrado por alguém que é profissional numa determinada área e que é observável e pode ser mensurável.

Etiqueta profissional

Como tal, as pessoas criam expectativas relativamente aos profissionais, as quais são geradas tendo em conta o papel que o profissional desempenha e são determinadas pela forma como a pessoa se apresenta, comunica e age.

Um profissional que atua de acordo com as normas da Etiqueta Profissional tem bagagem suficiente para desempenhar um papel competente, respeitar e ser respeitado, agir com integridade e ser cooperativo.

Este tipo de regras beneficia a carreira de quem as segue e melhora o ambiente de trabalho.

Dicas de Etiqueta Profissional

Existem dicas básicas que devem ser aplicadas no dia-a-dia durante o seu período de trabalho e que devem prevalecer em todos os momentos da sua vida:

  • Ouvir sempre os colegas e clientes sem interrupções;
  • Manter um tom educado e uma postura amigável;
  • Ter atenção ao tipo de vestuário e manter sempre uma apresentação cuidada;
  • Cumprimentar os colegas quando chega ao local de trabalho;
  • Manter o respeito por todos os colegas e clientes, com cargos hierárquicos superiores ou não;
  • Ser pontual e organizado;
  • Ficar em casa quando tem uma doença contagiosa;
  • Manter o telefone em o modo vibrar ou silêncio para evitar perturbar o ambiente de trabalho;

Importância da Etiqueta Profissional

A Etiqueta Profissional é essencial para a progressão e sucesso da sua carreira, dando-lhe a oportunidade de ser bem-sucedido e manter um excelente relacionamento com colegas de trabalho e clientes.

A Etiqueta Profissional deve ser vista como uma ferramenta que potencia as capacidades profissionais de cada indivíduo e que garante um comportamento exemplar dos trabalhadores de determinada organização, dentro e fora da mesma, assegurando que todos os intervenientes serão tratados com respeito e boa educação.

Ao adotar os pressupostos da Etiqueta Profissional é possível comunicar de forma eficaz mesmo quando existem opiniões discordantes, evitando tensão no local de trabalho e lidar melhor com situações de stress, aumentando a produtividade e organização.

Tendo em conta que os indivíduos passam uma grande parte do seu dia nos locais de trabalho, percebe-se a importância do conceito de Etiqueta Profissional e da sua aplicação nos mesmos.

O ambiente de trabalho deve ser visto não só como a estrutura física mas sobretudo como as pessoas que dele fazem parte, as quais são consideradas um elemento chave que pode contribuir ou não para um ambiente harmonioso.

Nesse sentido, o ambiente de trabalho deve ser descontraído, livre de tensão, no qual os colegas compartilham conhecimentos e se dedicam a desenvolver atividades para benefício da empresa.

De forma geral, a Etiqueta Profissional permite diferenciar um indivíduo de todos os outros, permitindo-lhe aumentar a confiança em ambientes distintos, estar apto a contactar com diferentes pessoas e honrar o compromisso de excelência e qualidade no trabalho.

Manual de Etiqueta Profissional

Existem regras básicas da Etiqueta Profissional que devem ser adotadas diariamente e que podem determinar e otimizar a progressão e sucesso da carreira:

  •  Pontualidade

Seja pontual em todos os seus compromissos e respeite sempre os horários estipulados.

A pontualidade demonstra respeito e valorização pelo tempo disponibilizado pelo outro, sendo o atraso um sinal de falta de organização, o que demonstra que o profissional não planeou o evento adequada e antecipadamente.

Programe a sua agenda para garantir que chega com 10 a 15 minutos de antecedência ao local do evento, garantindo que consegue compensar um possível imprevisto.

Se convocou uma reunião ou outro tipo de evento é obrigatório chegar antes de todos os outros convidados de modo a nunca os deixar à espera.

  •  Apresentação adequada

A aparência é geralmente o primeiro traço a que as pessoas tomam mais atenção e dependendo do seu local de trabalho pode ou não haver regras que estipulem o vestuário dos trabalhadores.

De modo geral, vista-se de forma discreta e evite o excesso de acessórios, sempre com roupa limpa e com aspeto cuidado.

No caso particular das mulheres:

  • Ter atenção a decotes e transparências;
  • Preferir uma maquilhagem discreta e sem grandes exageros;
  • Ter cuidado com o comprimento de saias e vestidos para que não sejam muito curtos;
  • Optar por sapatos fechados;
  • A roupa interior não deve ficar visível;
  • Dar preferência a roupa de cores discretas;
  • Manter os cabelos penteados e com aspeto cuidado.

No caso particular dos homens:

  • Na dúvida preferir tons escuros;
  • Ter sempre a barba aparada e com aspeto cuidado;
  • Manter o cabelo cortado e apresentável;
  • Não usar perfumes muito fortes;
  • Optar por roupa confortável mas elegante e de cores neutras.

Para ambos os casos deve evitar-se roupas com demasiadas cores e estampados, bonés ou chapéus e moderar a quantidade de joias e acessórios.

Cada local de trabalho é diferente e o funcionário deve adaptar a sua forma de vestir,

por isso um bom ponto de partida será questionar o seu supervisor relativamente à existência de algum tipo de recomendação estipulada para o vestuário.

Neste sentido, torna-se importante perceber que existe uma necessidade em preservar e investir na imagem mas não na auto-imagem, assegurando que se transmite uma impressão de elegância e respeito.

  •  Respeito

As normas de Etiqueta Profissional envolvem a demostração de respeito, não só pelos seus superiores mas por todos os seus colegas de trabalho. Se tratar todos com respeito irá ser tratado de igual forma e assim conseguirá criar e manter um ambiente harmonioso entre todos.

É fundamental que o respeito entre colegas e clientes esteja sempre presente para que se evite ultrapassar os limites de cada um.

Gritar, humilhar e rebaixar é inadmissível e um sinal de desrespeito.

Por outro lado, a simpatia é um dos melhores canais de acesso ao sucesso profissional e pessoal.

Paralelamente, ser cordial, afetuoso, entusiasmado e educado é fundamental para garantir uma imagem positiva entre as pessoas com quem se relaciona.

  • Postura

Mantenha uma postura assertiva em relação ao seu trabalho mas nunca agressiva. Assertividade é manter-se fiel ao aos seus princípios mas sem nunca ser abrasivo atacando o outro.

Como tal, deve manter uma postura amigável e o contacto visual nas suas conversas evitando cruzar os braços.

A sua postura influencia as pessoas que estão ao seu redor e pode ditar uma maior ou menor confiabilidade na informação que está a ser transmitida.

  • Comunicação

A comunicação é uma das características fundamentais do ser humano e como tal uma fraca capacidade de comunicação no local d trabalho pode dificultar a convivência com outros colegas e com isso tornar o ambiente menos harmonioso.

Para ser bem-sucedido não deve dizer palavrões ou usar linguagem inapropriada, sendo cordial e mantendo sempre um tom de voz moderado.

  • Capacidade de ouvir

A comunicação é essencial no mundo do trabalho, contudo não deve ser vista de forma isolada.

A incapacidade de certas pessoas em ouvir e entender o que está a ser dito é um dos grandes motivos para a existência de conflitos.

Assim, saber ouvir sem fazer interrupções é essencial para demonstrar atenção e interesse no que está a ser dito pelo outro e evita choques desnecessários.

  • Boa vontade

Seja solícito e tenha vontade de ajudar os seus colegas de trabalho sem nunca prejudicar as suas tarefas.

Com isso demonstra boas capacidades de relacionamento interpessoal e melhora a sua imagem profissional.

  • Brincar dentro dos limites

Existem brincadeiras entre colegas que podem ser ofensivas para outros e prejudicar o ambiente de trabalho como palavrões e piadas obscenas. Evite faze-lo no seu local de trabalho.

etiqueta profissional

 

Exemplos de Etiqueta Profissional

Ao telefone:

– Atender qualquer ligação com alegria e gentileza sempre com a máxima prontidão e eficácia;

– Falar de forma clara e pausada para que toda a informação seja percebida;

– Identificar-se a si e à sua empresa quando atender uma chamada;

– Nunca atender o telefone de outra pessoa;

– Manter o telefone em silêncio durante as reuniões e pedir licença para atender a chamada;

– Não comer, beber ou fumar no local enquanto atende uma chamada;

– Não deixar ninguém em linha espera, salvo raras exceções e quando o fizer garanta que age de acordo com o desejo do interveniente;

– Não fazer ligações muito demoradas;

– Garantir a recolha de informação básica para uma possível chamada futura;

– Evitar fazer ligações pessoais no local de trabalho;

– Ter sempre papel e caneta disponíveis para apontar informações importantes;

Via E-mail:

– Ter atenção à gramática, construção frásica e pontuação;

– Ter uma assinatura profissional, a qual deve ser cordial e nunca demasiado pessoal (optar por termos como “Atentamente”; “Melhores cumprimentos” e nunca “Xau” ou “Beijos”

– Garantir que quando tiver intenção de enviar um documento este é devidamente anexado;

– Responder no máximo em 24 horas após ter rececionado o correio eletrónico;

– Manter o assunto do correio eletrónico claro e sucinto para que possa ser percecionado por todos os intervenientes;

Nas redes rociais:

– Não publicar qualquer tipo de informação que seja confidencial da sua empresa;

– Manter as suas definições de privacidade atualizadas;

– Não publicar nada que possa ser considerado ofensivo;

– Não fazer referências a atividades ilegais;

No relacionamento Interpessoal:

– Cumprimentar todos os seus colegas com respeito e demonstrar simpatia;

– Fazer uso recorrente mas não exaustivo de palavras como “Obrigada”, “Por favor”, “Com licença”, entre outras.

– Falar sempre a verdade;

– Não agredir ou insultar colegas;

– Quando convidar para um almoço ou jantar deve pagar a conta;

– Os elogios podem ser feitos em público mas na hora de criticar faça-o em privado;

Problemas da falta de Etiqueta Profissional

Como já foi referido previamente, a Etiqueta Profissional pode definir o sucesso ou fracasso do seu trabalho. Infelizmente, a falta de Etiqueta Profissional é um cenário muito comum e que ocorre frequentemente em muitas empresas.

Contudo, é necessário lutar no sentido de evitar estas situações e garantir que todos os empregados são dotados de ferramentas que os permitam comunicar melhor para que possa haver mais harmonia e tolerância no local de trabalho.

Como tal, quando a Etiqueta Profissional está ausente, geralmente ocorrem problemas que comprometem um ambiente de trabalho saudável. Tais como:

– Aumento da tensão e conflitos entre colegas e clientes;

– Discussões inapropriadas no local de trabalho que condicionam o trabalho da equipa;

– Não conclusão de um negócio;

– Não angariação de um novo cliente;

– Falta de comunicação interna;

– Desentendimentos entre chefes e funcionários;

– Pouca motivação por parte dos funcionários;

– Falta de organização na distribuição de tarefas;

– Agir de forma pouco profissional com clientes;

– Visitar sites impróprios durante o horário de trabalho;

– A desconfiança dos gerentes nos funcionários;

– Demasiada intimidade no local de trabalho

– Falta de pontualidade;

No geral, a grande maioria dos problemas causados pela falta de Etiqueta Profissional têm origem na ausência de cortesia, respeito, integridade e tolerância pelo outro.

Comportamento Social e Etiqueta Profissional

O local de trabalho é marcado pelo relacionamento social que precisa funcionar de forma correta para que seja possível desenvolver as suas atividades com a maior produtividade.

Como tal, o comportamento o social visa garantir um convívio agradável entre todos e uma vez que os indivíduos estão em permanente interação entre si é necessário que cada um saiba ser tolerante e respeite o outro com o intuído de consegui criar e manter relacionamentos harmoniosos.

Uma vez que o comportamento social dita as regras das boas maneiras tanto a nível pessoas como profissional e que permitem ter a melhor conduta perante a sociedade em que cada indivíduo se insere,

o tratamento menos próprio pode ter repercussões muito graves a nível como a perda de um cliente ou aliado, de um grande negócio ou mesmo do posto de trabalho.

Dentro desta perspetiva e de acordo com Guimarães (2001) “a mais poderosa ferramenta de ascensão profissional é a habilidade de se relacionar”. Como tal, a atitude e comportamento de cada elemento da empresa ou organização pode comprometer a imagem não só do funcionário mas a reputação de toda a instituição.

Dessa forna, a Etiqueta Profissional deve ser vista como um prolongamento do comportamento social e um equilíbrio entre a boa educação e o bom senso.

Nesse caso, a ligação entre o comportamento social e a Etiqueta Profissional podem ser definida como um conjunto de boa educação e respeito que existem com o intuito de facilitar e melhorar a

Paralelamente, a vertente social da Etiqueta Profissional surge como uma ferramenta de formação individual que permite moldar o comportamento social às demais situações que possam advir do mundo do trabalho, bem como desafios e obstáculos nas relações entre colegas e outros profissionais.

Nesse sentido, quem não dominam as regras básicas da Etiqueta Profissional demonstra falta de capacidade de comunicação, o que prejudica a sua carreira e, por conseguinte, a imagem da organização onde trabalha.

Com uma sociedade cada vez mais exigente no que toca ao comportamento dos profissionais, tanto dentro como fora das empresas,

o mercado de trabalho também ele evoluí no sentido de recrutar profissionais que demonstrem conhecimentos e regras de Etiqueta Profissional.

É, portanto, impossível dissociar o conceito de comportamento social do de Etiqueta Profissional, uma vez que ambos visam aprimorar as relações humanas, as quais devem ser baseadas no respeito ao próximo,

bom senso e bons modos, conduzindo a uma relação saudável não só a nível pessoal mas particularmente a nível profissional.

Face a toda a informação exposta, é possível perceber que o comportamento social e a Etiqueta Profissional são elementos fundamentais para a convivência humana, tendo como pilares o respeito e a boa educação.

É, por isso necessário consciencializar os indivíduos para a importância destas áreas com o propósito de partilharem valores de bom senso, cortesia e tolerância.

Ao melhorar as competências sociais, cada um vai estar valorizando a sua capacidade de comunicação e relacionamento com o outro o que potencia a possibilidade de ser bem-sucedido e garantir que mantem boas relações com os seus pares, quer seja no cotexto pessoal ou profissional.

Nesta perspetiva, a sociedade atual tem de evoluir no sentido de garantir que a educação relativamente às regras de Etiqueta Profissional e profissionalismo chegam a todos os indivíduos independentemente do local onde nascem, estrato social e estudos.

Ao ter presentes estas regras básicas, o profissional consegue evitar cometer erros e comprometer a sua carreira, comportando-se corretamente em todas as ocasiões e circunstâncias.

Como tal, cada vez mais as empresas têm focado a sua atenção para a formação dos seus colaboradores a este nível, o que demonstra a necessidade de modificar a forma de atuação das mesmas.

Munindo os seus colaboradores com ferramentas de Etiqueta Profissional, as empresas conseguem assim garantir uma comunicação mais eficaz, o que transmite mais credibilidade e confiança.  

Nesta era do mundo competitivo, a construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal requer posturas e hábitos adequados.

Contudo, este é um processo contínuo que implica um investimento progressivo por parte das entidades empregadoras, uma vez que representa uma vantagem para o sucesso das mesmas.

É, por isso, ter consciência da necessidade dos trabalhadores saberem como atuar em diferentes contextos e adaptar-se a realidades distintas que os obriguem a moldar a linguagem verbal e não-verbal.

Etiqueta profissional

Assim, o profissional só pode ser considerado totalmente completo quando as suas atitudes e comportamentos sociais são baseados nas regras básicas e normas da Etiqueta Profissional, com os pilares do respeito e comunicação eficaz, uma vez que estes são os indivíduos que estão mais propícios e predispostos para o sucesso ao longo da sua carreira.

De forma geral, a Etiqueta Profissional pode e deve ser vista de uma perspetiva obrigatória no sentido de garantir o sucesso das entidades empregadores e dos seus funcionários.

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