Abaixo listamos os 3 principais receios e preocupações dos avaliados acerca da avaliação a que são submetidos. Confira:
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Falta de reconhecimento
Os colaboradores trabalham duro e querem ser reconhecidos. Assim, o processo de avaliação de desempenho é o momento de reconhecer o trabalho que os seus colaboradores desempenham tão arduamente, e eles esperam que seu trabalho seja reconhecido pelos seus gerentes, e não apenas as falhas.
Vale lembrar que o objetivo principal da Avaliação de Desempenho é ajudar no desenvolvimento da carreira dos colaboradores e fazer com que eles sejam mais produtivos para a empresa.
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Medo do futuro
Os colaboradores temem que fatores como permanência no emprego, o aumento de salário ou promoção de cargo dependam de alguma coisa que seja exposta da avaliação.
Eles também pensam coisas como?
- E se houver mudança na gestão?
- O novo gestor estará a par dos feitos positivos dos empregados?
- Haverá uma prova real dos meus trabalhos desempenhados para a empresa?
Ajude-os a compreender que a avaliação faz parte da cultura da empresa e estará arquivada sempre para a consulta dos gestores.
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Intenções do gestor
Os colaboradores podem imaginar que a demora dos resultados da Avaliação de Desempenho podem estar relacionados a questões negativas, como por exemplo: o gestor estar articulando a demissão ou troca para um cargo inferior, por exemplo.
Quando na realidade o motivo da demora de divulgação dos resultados está relacionada a falta de tempo ou compromisso com o processo. Você, profissional de recursos humanos, pode ajudar. Verifique se avaliações estão concluídas, e se não, lembre gerentes para fazerem o seu melhor para fazê-las no tempo.
Por isso, tranquilize os colaboradores e os deixe sempre informados do andamento da avaliação.
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