Gerenciamento de equipe: por onde começar?4 min read


Sabemos que as empresas atualmente não estão apenas em busca de lucros, elas também enfrentam outros grandes desafios, como um bom gerenciamento de equipe.

Isso porque, uma corporação que possui uma boa gestão, obtém vantagem nas suas vendas e no seu negócio. Além disso, em um mundo de mercados competitivos, é preciso mostrar um negócio que valha a pena fazer parte.

É por esse motivo que, empresários devem buscar formas de gerir suas empresas e consequentemente, atrair novos clientes — principalmente se a empresa já utiliza o crm, já que eles são os que geram receita. 

A tarefa de saber gerir eficazmente uma equipe é da responsabilidade do gestor ou do líder de cada departamento. Eles devem saber comunicar os objetivos da empresa aos colaboradores e fazê-lo de forma que a equipe se sinta motivada. 

Logo, equipes incentivadas influenciam a funcionalidade de ferramentas — como o app funil de vendas e geram mais lucros. Continue lendo e descubra como inserir um bom processo de gerenciamento de equipe em sua equipe e seus benefícios! 

O que é gestão de equipe?

A gestão de equipe é basicamente como um líder controla e gerencia o trabalho e o desempenho de seu time, buscando entender melhor a condição de seus colaboradores e dar-lhes a motivação para trabalhar mais.

Uma boa gestão não afeta apenas o interior da empresa, mas os clientes também entendem que sua empresa é um lugar harmonioso e, confiarão mais em seu negócio. 

Algumas das principais tarefas dos gerentes são:

  • Motivar os colaboradores para atingir seus objetivos;
  • Equilibrar o ecossistema de trabalho;
  • Tornar o ambiente mais confortável;
  • Incentivar o trabalho em equipe.

Realizando essas ações citadas, será muito mais simples ter uma equipe bem gerida e, ainda, aumentar a confiança pessoal dos colaboradores em seus líderes.

Como começar a gerenciar uma equipe?

Agora que você já sabe o que é gestão de equipes e qual a sua importância para o ambiente de trabalho, é hora de conhecer algumas dicas que podem te ajudar a fazer o trabalho e melhorar o relacionamento com a sua empresa.

Realizar uma boa gestão exige um amplo planejamento, é importante estar disposto a investir tempo e estratégias

No entanto, se você completar a missão com sucesso, será recompensado com a mesma intensidade com benefícios como: 

  • Maior produtividade;
  • Destaque no mercado;
  • Aumento dos lucros;
  • Crescimento de motivação.

Para ajudar você, preparamos algumas dicas de como começar a gerir sua equipe de maneira correta: 

  1. Conheça sua equipe

A primeira e mais importante dica é entender quem são seus colaboradores e suas motivações.

Ter um relacionamento superficial com um funcionário não é o suficiente. Por trás de cada funcionário existe uma pessoa com problemas pessoais e objetivos de vida únicos.

Portanto, procure saber quem são eles são, do que gostam e como é sua personalidade. 

A falta de interação entre colaboradores e liderança torna tudo mais tedioso, e os colaboradores podem ficar frustrados com seu trabalho, executando de forma automática e não totalmente eficaz.

Conhecer sua equipe é o primeiro passo para um negócio de sucesso e, mais importante, leva à aceitação do cliente. 

  1. Invista em tecnologia

Em um mundo onde a tecnologia dita a velocidade das coisas, não há nada melhor do que usá-la a seu favor.

Experimente investir em um sistema que permita aos seus funcionários que se comuniquem fora do trabalho caso precisem resolver determinados problemas ou antecipar determinadas tarefas que podem ser feitas diretamente de casa.

Além disso, é possível investir em sistemas de crm gratuitos para reunir informações e permitir que tarefas do dia a dia sejam automatizadas. 

Essa ferramenta pode auxiliar no processo da gestão de equipe garantindo melhor comunicação entre membros da equipe e entre departamentos. Dessa maneira, os colaboradores estarão mais satisfeitos com sua rotina de trabalho. 

E o melhor: é possível utilizar o software de maneira gratuita, pesquise por crm online free e comece a utilizar o CRM em suas estratégias de gerenciamento. 

  1. Feedback dos funcionários

Além de ter uma boa interação com os colaboradores, é imprescindível construir o hábito de dar um retorno sobre as entregas realizadas. 

Marque feedbacks periodicamente e construa junto ao funcionário um plano de carreira. Dessa maneira, será possível gerir sua equipe de maneira mais harmoniosa.

Planeje os tópicos a serem abordados e lembre-se de que, um feedback não precisa ser uma conversa tensa. Comece pelos pontos negativos e de forma leve, fale sobre pontos a melhorar. 

Ao colocar essas dicas em prática, como, por exemplo: começar a buscar um orçamento de crm preço, marcar uma reunião com o seu time para falar sobre criação de um plano de carreira, os resultados surgirão e sua empresa irá se destacar no mercado naturalmente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.