Gestão de clientes: 6 dicas para um gerenciamento mais eficaz5 min read


Quanto mais clientes sua empresa tiver, melhor. Mas chega um ponto em que começa a ficar complicado gerenciar todos esses contatos. Como é feita a gestão de clientes na sua empresa? Você acaba se perdendo nessa hora, esquecendo de atender alguns e perdendo vendas certas?

Esse é um tipo de problema que tem solução! O segredo é ficar de olho em todas as interações entre a empresa e seus clientes e aprimorar o relacionamento que se busca construir com eles. 

O objetivo é mais que a fidelização dos clientes atuais, também se busca a atração e a conversão de clientes em potencial.

E a maneira com que a empresa gerencia seus clientes acaba sendo um importante diferencial competitivo. Afinal, os mercados estão cada vez mais concorridos devido a dificuldade de se diferenciar dos concorrentes pelos produtos e serviços prestados em si, cada vez mais comoditizados.

Se você quer descobrir como fazer uma gestão do relacionamento com o cliente mais qualificada e eficaz, saiba que você está no lugar certo.

Separamos aqui seis dicas que podem te ajudar a gerenciar melhor a sua base de clientes, construindo relações mais fortes que vão trazer bons retornos para o seu modelo de negócio:

  1. Mantenha os dados sobre os seus clientes organizados;
  2. Personalize as interações com os clientes e capriche no atendimento;
  3. Cumpra todos os seus compromissos e promessas;
  4. Colete o feedback dos seus clientes;
  5. Adote uma estratégia omnichannel;
  6. Invista em uma ferramenta de CRM.

6 dicas de como fazer uma gestão de clientes poderosa

De fato, o que a maioria dos empreendedores e gestores comerciais busca é ampliar sua base de clientes, convertendo cada vez mais novas oportunidades em negócios fechados.

Porém, pouco adianta ter muitos clientes se a empresa não consegue gerenciá-los da maneira correta.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com seis dicas de como fazer uma poderosa gestão de clientes. Confira abaixo quais são essas boas práticas de CRM e comece a implementá-las o quanto antes.

1 – Mantenha os dados sobre os seus clientes organizados

A primeira dica de como fazer uma eficaz gestão de clientes consiste em manter os dados e as informações sobre os seus clientes sempre atualizados e devidamente organizados.

Procure segmentar seus contatos e centralizar o acesso a essas informações. Além disso, é interessante para essa organização que se crie um processo com regras sobre como os dados e informações dos clientes devem ser cadastradas e organizadas.

2 – Personalize as interações com os clientes e capriche no atendimento

Uma prática que pode fazer toda a diferença na gestão de clientes é a personalização das interações.

O cliente quer se sentir único e não apenas mais um na lista de contatos da empresa. Ao personalizar o atendimento, a empresa demonstra que valoriza cada cliente, o que ajuda a estreitar o relacionamento e fazer com ele dure por mais tempo.

Além disso, preze por um atendimento sem falhas, veja como fazer isso neste infográfico:

3 – Cumpra todos os seus compromissos e promessas

É muito importante não deixar de cumprir todos os compromissos e promessas firmadas com os clientes.

Nenhum cliente gosta de se sentir enganado. Por isso, prometa aquilo que você for capaz de cumprir.

Além disso, se você agendou uma reunião, uma videochamada ou uma ligação com o cliente, honre esses compromissos. Isso demonstra seriedade e profissionalismo e faz com que os clientes queiram estender o relacionamento.

4 – Colete o feedback dos seus clientes

Para uma boa gestão de clientes, é necessário entender a percepção que os clientes têm da empresa, dos produtos e dos serviços que ela oferece.

Para isso, busque coletar o feedback dos seus clientes. Realize pesquisas de satisfação, analise as reclamações no SAC, monitore os comentários e menções nas redes sociais.

A partir dos feedbacks, será possível identificar quais problemas precisam ser solucionados e traçar um plano de ação eficaz. Além disso, a coleta de feedbacks é também uma forma de demonstrar para os clientes que a empresa se preocupa com eles e valoriza o que têm a dizer. 

5 – Adote uma estratégia omnichannel

Outra dica valiosa para a gestão de clientes é a adoção de uma estratégia omnichannel.

Na prática, isso significa oferecer para os seus clientes diferentes opções de canais de atendimento. E não só isso; esses canais precisam operar de forma integrada.

As informações trocadas em um canal devem ser facilmente acessadas quando o atendimento ocorrer em um outro canal.

Dessa forma, é possível oferecer um atendimento mais eficiente, com respostas mais ágeis e se diferenciar da concorrência.

6 – Invista em uma ferramenta de CRM

O CRM é um tipo de sistema que pode ser um verdadeiro aliado da sua gestão de clientes.

Com essa ferramenta especializada, você consegue organizar de forma centralizada todas as informações mais relevantes sobre os seus clientes.

Além disso, um software de Customer Relationship Management permite automatizar uma série de tarefas manuais e repetitivas, possibilitando que vendedores, atendentes e o time de marketing possam se concentrar em atividades e demandas de maior valor para o negócio.

O Agendor é uma boa opção de sistema CRM para você implementar. Com o plano de CRM gratuito você já consegue cadastrar até 1.000 empresas e 1.000 pessoas, com limite de 2GB de armazenamento.

Como você pôde conferir ao longo deste conteúdo, a gestão de clientes é um aspecto de extrema importância para o desempenho de qualquer modelo de negócio.

As empresas que se dedicam a fazer uma gestão mais qualificada da sua base de clientes conseguem não somente gerar mais novas oportunidades de negócio como também fidelizar aqueles que já efetuaram pelo menos uma compra.

Portanto, busque implementar essas sete dicas que trouxemos aqui e gerencie seus clientes de maneira estratégica e assertiva.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.