Como usar um CRM, afinal? Os 7 segredos que nunca te contaram!6 min read


Como usar um CRM com sucesso é um mistério para você? Ou você já usa, mas acha que pode ser ainda melhor?

Se você quer aprender como usar um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) tenha em mente o seguinte ponto fundamental: O CRM é uma estratégia em que o cliente passa a ser o centro do modelo de negócio.

O foco está em desenvolver um relacionamento duradouro e de confiança com cada cliente, buscando entender a fundo suas necessidades e oferecer soluções personalizadas.

Nesse sentido, o software de CRM é uma ferramenta que ajuda a colocar essa estratégia centrada no cliente em prática. E se você acha que esse tipo de ferramenta pode ser cara, saiba que existe até mesmo CRM gratuito de qualidade!

Para entender melhor como isso funciona, convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo e conferir nas próximas linhas o que é e para que serve um sistema CRM.

Além disso, separamos também 7 dicas de como usar um CRM na sua empresa e utilizar esse tipo de ferramenta como aliada do seu negócio:

  1. Personalização do atendimento;
  2. Mensuração e acompanhamento de métricas de desempenho;
  3. Monitoramento dos leads no funil de vendas;
  4. Organização da agenda dos vendedores;
  5. Estruturação da rotina de follow-ups;
  6. Otimização das rotas de visitas em vendas externas;
  7. Recuperação de clientes inativos.

O que é e para que serve um sistema CRM?

O sistema de CRM é uma solução tecnológica utilizada, a princípio, para coletar e armazenar dados e informações relevantes sobre prospects, leads e clientes de uma empresa.

Essa ferramenta permite realizar análises mais minuciosas e precisas sobre o perfil dos clientes, bem como suas dores, preferências e necessidades.

O CRM também possibilita manter o registro de compras anteriores e de todo o histórico de interações entre o cliente e a empresa. 

O sistema de Customer Relationship Management serve como um verdadeiro aliado do time de vendas, pois viabiliza um entendimento mais detalhado de cada contato. A partir disso, o vendedor pode ser mais assertivo em suas abordagens e conduzir os leads até o fechamento da venda com mais agilidade.

7 dicas de como usar um CRM na sua empresa

Bom, agora que você já sabe o que é e para que serve o sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, que tal conferir algumas dicas de como usar um CRM na sua empresa?

O bom uso do software de CRM passa pelo conhecimento das características do cliente, os problemas que ele enfrenta e suas expectativas.

Além disso, um bom CRM garante a possibilidade de acessar todas as comunicações e interações estabelecidas entre o cliente e a empresa ao longo de sua relação com ela.

O foco dessa ferramenta é conhecer profundamente o cliente para  fortalecer o relacionamento deles com a empresa e fidelizá-los ao entregar exatamente as soluções que desejam (afinal, você sabe tudo sobre eles!) 

Selecionamos sete maneiras de como usar um CRM de forma prática e objetiva em seu negócio e conseguir vender mais para eles, além de conquistar novos clientes.

1 – Personalização do atendimento

O sistema de CRM é uma ferramenta que permite conhecer melhor os prospects, os leads e os clientes da empresa.

Ao identificar e entender o que o cliente precisa e quais são suas preferências (considerando também compras anteriores), é possível realizar interações e fazer ofertas cada vez mais personalizadas.

Isso ajuda a estreitar o relacionamento e impacta positivamente nos resultados das vendas. O cliente se sente único e percebe que o vendedor oferece exatamente o que ele precisa, na hora certa, e não uma solução genérica.

2 – Mensuração e acompanhamento de métricas de desempenho

Outra forma de como usar um CRM corretamente é por meio da mensuração e monitoramento do desempenho da equipe de vendas.

Você pode utilizar métricas para acompanhar a performance individual e coletiva dos vendedores e ter uma dimensão mais concreta sobre as melhorias que precisam ser implementadas no processo de vendas ou se é necessário treinar a equipe.

Pode usar também métricas para verificar se suas ações de vendas estão indo no caminho certo, veja algumas dessas métricas:

3 – Monitoramento dos leads no funil de vendas

É possível também utilizar o sistema de CRM para acompanhar a evolução dos leads por todo o funil de vendas.

Essa ferramenta permite monitorar todas as etapas da jornada de compra. Dessa forma, os vendedores conseguem saber se o lead está maduro o suficiente para migrar para as fases seguintes rumo ao fechamento da compra ou se ele ainda precisa ser mais bem nutrido e qualificado.

Acompanhar de perto seu funil de vendas com um CRM traz diversas vantagens, confira:

4 – Organização da agenda dos vendedores

O CRM também pode ser utilizado para organizar a agenda dos vendedores.

O vendedor pode anotar todos os seus compromissos e ainda configurar lembretes para que ele não esqueça, por exemplo, a data e o horário de fazer uma visita presencial, participar em reuniões, entregar relatórios, etc.

5 – Estruturação da rotina de follow-ups

Especialmente em se tratando de vendas complexas, os vendedores precisam realizar contatos consecutivos com seus potenciais clientes, seja para apresentar as soluções, esclarecer dúvidas, enviar conteúdos ricos, etc.

Com o CRM, essa rotina de follow-ups pode ser mais bem estruturada. Além disso, o vendedor pode ser notificado automaticamente quando for a hora de fazer um follow-up, evitando esquecer esse compromisso.

6 – Otimização das rotas de visitas em vendas externas

Há também como usar um CRM para otimizar as suas visitas presenciais aos clientes. 

Com o recurso de filtros por localização de clientes, que alguns sistemas de Customer Relationship Management possuem, o vendedor consegue criar rotas otimizadas, evitando perder muito tempo e desperdiçar combustível nas vendas externas.

7 – Recuperação de clientes inativos

Como o CRM é uma plataforma que armazena todos os dados e informações mais relevantes dos clientes, a empresa pode utilizar essa ferramenta para tentar recuperar clientes que há muito tempo não realizam novas compras.

Afinal, o vendedor conseguirá saber exatamente o que ele costumava comprar, as quantidades, épocas do ano, etc. e, assim, fazer uma proposta que satisfaça suas reais necessidades.

E então, o que achou das nossas sete dicas de como usar um CRM?

Invista na contratação desse tipo de sistema, siga as nossas recomendações de uso e obtenha melhores resultados, se valendo de todas as vantagens dessa ferramenta especializada em Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.