Liderança: 8 Habilidades Necessárias Para Ser Um Extraordinário Líder11 min read


As habilidades de liderança desempenham um papel bastante significativo no desenvolvimento profissional. Sendo assim, desenvolver e aperfeiçoar algumas habilidades irão ajudá-lo a ser um extraordinário líder para a sua equipe.

Liderança

Muitas pessoas são líderes natos, isto é, já nascem com características de liderança. Mas, para aquelas que não são, é possível trabalhar competências relacionadas à liderança para se tornar um bom líder.

É importante ressaltar, que esse processo não ocorre de uma hora para outra, pois leva tempo e requer muita prática.

Isso porque, conduzir uma equipe é uma coisa difícil de se fazer e exige um conjunto de habilidades para garantir o sucesso do trabalho.

Construir essas habilidades fará de você um extraordinário forte

Se você deseja que sua equipe seja bem sucedida, será preciso aprender a lidar com todos os diferentes problemas que possam vir a surgir.

Sendo assim, vamos falar sobre algumas das características essenciais que você precisa ter para ser um líder melhor, juntamente com algumas dicas sobre como desenvolver cada uma dessas habilidades.

Saiba as habilidades de liderança que você precisa:

  1. Seja autoconsciente

Esta é a habilidade mais importante para se desenvolver. Por isso, recomendamos que ela comece a ser trabalhada em primeiro lugar, já que sem essa habilidade, será mais difícil desenvolver as outras que estão nesta lista.

Isso porque, um bom líder precisa entender a si mesmo, caso contrário você não pode melhorar como pessoa e muito menos influenciar e inspirar os outros.

A autoconsciência leva à auto regulação (um dos cinco componentes da inteligência emocional de Goleman) e à empatia, que são traços chaves para influenciar positivamente aqueles que nos rodeiam.

Esta habilidade essencial para liderança também ajuda a tomar decisões, que é algo que os líderes precisam ser capazes de fazer bem e rapidamente.

Quando você está ciente de si mesmo, você fica mais confortável e confiante com cada decisão que você toma.

A autoconsciência também permite que você compreenda seus pontos fortes e fracos para que você saiba onde deve concentrar seu tempo e energia.

  • Como construir essa habilidade

Uma boa técnica para desenvolver a autoconsciência é praticar a atenção plena nas coisas que você faz. Comece a prestar atenção nos seus hábitos e decisões e, dessa forma, você passará a se conhecer mais e desenvolverá sua autoconsciência.

  1. Confiança

A professora da Harvard Business School, Amy Cuddy, escreveu em seu livro “Presence” que, quando as pessoas se encontram pela primeira vez, as seguintes perguntas são feitas imediatamente:

  1. Posso confiar nessa pessoa?
  2. Posso respeitar essa pessoa?

Em sua pesquisa, ela descobriu que em ambientes profissionais as pessoas acreditam que ser respeitado é mais importante, porque queremos parecer suficientemente inteligentes e bem informados.

Apesar desse nosso desejo, Cuddy diz que ser confiável é o fator mais importante em relação a como as pessoas nos avaliam, pois elas querem saber se podem confiar em você.

Ainda que você seja a pessoa mais inteligente de sua empresa, os gestores que ocupam cargo de liderança entendem que se as pessoas não confiam em você, elas não irão lhe respeitar, pois sempre terão um “pé atrás” em relação ao seu trabalho e caráter.

  • Como construir essa habilidade

Para ganhar a confiança de seu pessoal, é preciso mostrar a sua equipe que você também confia neles, dando-lhes liberdade e autonomia.

Compartilhe uma história pessoal que faça com que se conheça um pouco mais de você. Ser transparente irá ajudar para as pessoas a vê-lo como confiável.

É importante também passar mais tempo com sua equipe, como almoçar com eles ou ir a eventos de trabalho. À medida que você passa mais tempo com seus colaboradores, vocês irão construir essa relação mútua de confiança e respeito.

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  1. Empatia

A empatia é uma das habilidades mais importante para se desenvolver, seja você um líder ou não.

Se houvesse mais empatia na liderança, o problema de engajamento dos colaboradores seria uma raridade, já que no fim das contas o que os empregados querem é ser tratados com respeito e justiça.

Por isso, um bom líder se coloca no lugar deles, para poder compreendê-los melhor. Ser empático irá desenvolver naturalmente a sua liderança.

A empatia é positivamente relacionada ao desempenho do trabalho. Um estudo da área constatou que os líderes que mostram mais empatia para sua equipe são vistos como melhores gestores.

  • Como construir essa habilidade

Ouça mais do que você fala. Há um ditado famoso que diz: “Temos duas orelhas e uma boca para podermos ouvir o dobro do que falamos”.

Coloque-se no lugar de seus colaboradores. Tente pensar sobre o que as pessoas em sua equipe podem estar passando.

Tire um tempo para fazer isso para construir essa habilidade.

Certamente, você não irá se arrepender!

  1. Delegar tarefas

Esta é uma habilidade difícil de desenvolver, porque a maioria de nós tem um problema em deixar o controle. Contudo, é importante desenvolver essa competência para ganhar o respeito de sua equipe.

Quando se está na liderança, você precisa aprender a desistir do controle de tudo. Embora possa ser difícil, caso não faça isso, você irá causar um dano enorme da moral de sua equipe.

Pior ainda, quando um líder diz que vai dar autonomia e não cumpre sua palavra, interferindo nos projetos de seus colaboradores. Dessa forma, eles perdem a motivação rapidamente, além de perder a confiança no gestor.

Se você diz que irá delegar tarefas, isto é, fazer uma concessão de seus “poderes”, então você precisa realmente fazê-lo. O progresso e as pequenas vitórias da equipe são conceitos importantes de que os líderes precisam estar plenamente conscientes

As pessoas precisam de autonomia para serem motivadas no trabalho e sentir que estão fazendo um progresso real em suas carreiras, isto é, que estão tendo evolução como profissionais.

  • Como construir essa habilidade

Aprenda a deixar ir. Entenda que você pode não estar sempre certo e ter todas as respostas. Como Steve Jobs disse:

“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e, em seguida, dizer-lhes o que fazer. Nós contratamos pessoas inteligentes para que eles possam nos dizer o que fazer. “

Se você quer que sua equipe cresça, você precisa deixar que seus colaboradores tomem conta dos projetos do começo ao fim.

Se você acha que algo está errado e pode vir a prejudicar a empresa, converse com eles e tente entrar em um consenso a partir das ideias que irão ser expostas por seus colaboradores. Sempre deixe claro que vocês estão trabalhando juntos para um bem maior.

  1. feedback

Falamos muito em nossos textos sobre como dar feedback para a equipe de trabalho, porque é uma das coisas mais importantes a se fazer e também um dos processos mais difíceis de se acertar.

As pessoas reagem de forma diferente de acordo com a situação, tendo como base a sua personalidade, e por isso os líderes precisam estar atentos e serem sensíveis e empáticos nos comentários que irão fazer.

Os segredos para um bom líder dar um feedback perfeito são:

  1. Concentre-se no comportamento, não na pessoa;
  2. Seja específico e claro;
  3. Dê o feedback em tempo real, ou seja, não espere por uma reunião formal.
  • Como construir essa habilidade

A prática leva à perfeição.

Assim, quanto mais você der feedback, melhores resultados você irá ter.

Seja aberto e honesto na hora do feedback. Certifique-se que o colaborador está compreendendo com clareza o que você quer passar.

Usar reuniões individuais como uma forma estruturada de dar feedback é uma boa tática, pois o colaborador se sente mais confortável, ainda mais se forem críticas construtivas.

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  1. Recebendo Feedback

Indiscutivelmente mais importante do que como você dá feedback, é o quão bem você é capaz de recebê-lo.

Exemplos de má postura são ficar na defensiva e reagir negativamente. Os líderes inteligentes entendem que eles precisam constantemente crescer e melhorar. Assim, receber feedback construtivo é a maneira mais fácil de descobrir como você pode otimizar seu comportamento para sua equipe.

Por este motivo, você deve se questionar: as pessoas da minha equipe estão me dando feedback?

Se a resposta for negativa, você precisa descobrir o motivo, pois trata-se de uma falha de comunicação gravíssima, já que a opinião e ideias de sua equipe irão ajudá-lo a crescer e se tornar um líder melhor.

  • Como construir essa habilidade

Incentive sempre o feedback de sua equipe.

Diga a todos que você deseja que eles lhe deem o feedback.

No momento em que seus colaboradores estiverem falando, não os interrompa.

Sua primeira reação pode ser querer se defender, mas ouça com atenção e dialogue depois.

Crie também o hábito de fazer perguntas de acompanhamento para obter mais detalhes como: “Só para ter certeza, quando eu fiz X, você sentiu …”.

  1. Habilidades de comunicação

Ter um cargo de liderança requer habilidades de comunicação incríveis.

Pense em todos os cenários diferentes que exigem que os líderes se comuniquem efetivamente:

  1. Compartilhando a visão do futuro;
  2. Motivando a equipe;
  3. Compartilhamento de más notícias de forma gentil;
  4. Comunicar quando alguém foi demitido ou sair;
  5. Comunicação com investidores/partes interessadas.

Alguns dos maiores problemas no local de trabalho vêm da falta de comunicação ou pelo desencontro de informações. Dessa forma, melhorar suas habilidades de comunicação é muito importante. Lembrando que ouvir é tão ou mais importante do que falar e se expressar de forma clara.

  • Como construir essa habilidade

Trabalhe sua linguagem corporal.

É incrível o quanto a linguagem corporal pode afetar e influenciar a maneira como você se comunica.

Fale clara e lentamente, e tente o seu melhor para evitar palavras de preenchimento como “um” e “como”.

Preste atenção a seu tom da voz e certifique-se de que você está usando um tom calmo. Um exercício de respiração pode lhe ajudar para manter o equilíbrio. Dessa forma, você se mostrará um líder confiante e seguro.

  1. Consistência

Um estudo da Michigan State University descobriu que ter um chefe que é imprevisível acaba sendo muito estressante para os colaboradores lidarem.

Neste estudo, 100 trabalhadores de diferentes empresas participaram da pesquisa durante três semanas sobre suas percepções de justiça.

A conclusão a que se chegou foi que colaboradores que tinham gerentes imprevisíveis eram mais propensos a serem estressados, insatisfeitos e emocionalmente instáveis no trabalho.

Assim, você precisa ficar firme com o que você diz ao longo do tempo. A inconstância faz os colaboradores ficarem perdidos, sem saber que rumo seguir.

Se você não for consistente no que fala e faz, você perderá a confiança e respeito de sua equipe.

  • Como construir essa habilidade

Defina expectativas claras com sua equipe desde o início.

Tenha uma comunicação fluida e constante com sua equipe, para se certificar de que eles estão no rumo certo do trabalho.

Liderança

Separamos abaixo algumas dicas de Liderança:

Fazer acontecer.
Os líderes são especialistas em tomar decisões! Eles concentram o diálogo entre os membros da equipe para chegar a uma conclusão estratégica. Como parte de um processo natural do trabalho, estão aplicados em “fazer acontecer” a todo o momento.

Desafiar a equipe a pensar.
Os melhores líderes conhecem a capacidade da equipe com que trabalha, por isso sabem exatamente como desenvolver as características de cada colaborador.  Eles usam seu próprio conhecimento para desafiá-los a alcançar sempre mais. Destacam-se em deixar todos confortáveis para crescer.

Recompensar bom desempenho.
Um grande líder sabe reconhecer esforços sem se importar com resultados. Isso demonstra confiança na equipe, já que tem consciência de que com trabalho duro e coletivo podem chegar juntos aos objetivos traçados. Recompensar é essencial para estimular os colaboradores.

Aproveitar talentos da equipe.
Conhecer o talento da equipe é um ponto, mas saber como usá-lo é ser um líder nato. Os especialistas no assunto conseguem utilizar a habilidade única de cada colaborador de acordo com situações específicas.

Resolver problemas.
Os líderes bem-sucedidos enfrentam os problemas de frente e sabem como descobrir o cerne do assunto em questão. Dessa forma, aprendem a não evitar situações desconfortáveis.

Ser bom professor.
O líder é um mestre que nunca para de ensinar porque está sempre motivado a aprender! Deixar seus colaboradores bem informados é uma prática habitual de extremo valor.

Usar as ferramentas corretas.
Um bom líder está sempre em busca da excelência para sua empresa. Com isso busca ferramentas qualificadas para a gestão de seus colaboradores, tendo um controle claro e preciso sobre sua equipe e facilitando na tomada de decisão.

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