Como escolher o método para aplicar a Avaliação de Desempenho?


Gerenciar o desempenho de seus colaboradores é um processo delicado, pois esse procedimento deverá ser feito com o objetivo de trabalhar para a eliminação da ineficiência dos colaboradores e identificar os pontos fortes das equipes de trabalho.

Neste contexto, o processo de Avaliação de Desempenho é importante, pois apoia o desenvolvimento de carreira dos colaboradores e, consequentemente, favorece o crescimento da empresa.

Contudo, cada empresa é diferente e, além disso, dentro de uma empresa as equipes, seções, departamentos e/ou grupos de trabalho também são distintos.

Por isso, saber quais os métodos de avaliação de desempenho são adequados passa as equipes de uma empresa é um desafio que os gestores enfrentam.

Encontrar os melhores métodos de Avaliação de Desempenho significa tomar consciência dos recursos que a empresa tem à sua disposição, o que justifica a importância de buscar o método mais adequado para a avaliação de funcionários.

Na linha de frente do processo de avaliação de desempenho estão os gestores. Contudo, como eles estão envolvidos na supervisão do trabalho dos membros da equipe diariamente, pode ser difícil saber qual método terá influência positiva sobre o desempenho.

O modo de dar o feedback também é importante, pois a maioria dos colaboradores reclamam que o feedback não foi suficiente ou construtivo o bastante para a melhora do trabalho.

Confira abaixo um dos métodos mais comuns de Avaliação de Desempenho utilizados:

  1. Ensaio

Os gerentes optam por esse método, se engajam em construir e redigir relatórios que descrevem pontos fortes e fracos do empregado com sugestões para melhoria.

Este método funciona melhor com empresas menores, com poucos colaboradores.

É altamente recomendável que este tipo de avaliação de desempenho seja suportado pelo software de avaliação de colabordores.

  1. Gestão por objetivos

Este método é bastante simples e utilizado pela maioria das empresas, especialmente as de grande porte.

Nele, os gestores, juntamente com os empregados, constroem uma lista com objetivos que devem ser colocados em prática e um tempo para que esses objetivos sejam atingidos.

Após esse período, os gestores se reúnem novamente com os colaboradores para analisar os resultados obtidos e analisar a contribuição de cada um no trabalho.

Esta é uma ótima maneira de envolver os colaboradores em suas próprias metas de desempenho.

Apenas é preciso garantir que essas metas de desempenho estejam sempre alinhadas com os objetivos organizacionais.

  1. Avaliações por escalas

Neste método, os gestores constroem uma escala de frequência, que deve conter comportamentos predeterminados, habilidades e competências esperadas dos empregados.

Por exemplo, uma escala de “frequência” pode ser utilizada para avaliar a frequência com que um empregado completa um projeto, atende aos padrões organizacionais e segue os processos de projeto apropriados.

Este método pode ser usado, praticamente, em qualquer ambiente. Uma coisa importante lembrar é que os padrões usados para definir os elementos da escala estejam claros para os colaboradores. Não deve haver qualquer dúvida.

Deseja aplicar Avaliação De Desempenho?

Clique no link abaixo e experimente gratuitamente  o Software Avaliação e descubra como pode ser  fácil e rápido aplicar em sua empresa.

>>Sim! Quero experimentar o Software Avaliação! 

Como escolher o método para aplicar a Avaliação de Desempenho?
2.8 (56%) 5 votes


E-book Grátis

Descubra os 10 passos infalíveis para uma Avaliação de Desempenho Perfeita.

Informe seu e-mail ao lado

100% livre de spam.