Motivação no trabalho: aplique e tenha o sucesso que você precisa!17 min read


Motivação no trabalho “é um conjunto de forças energéticas  que se originam tanto dentro quanto além do ser de um indivíduo, para iniciar o comportamento relacionado ao trabalho e para determinar sua forma, direção, intensidade e duração”.

O que motiva os funcionários de uma organização é fundamental para o estudo da psicologia.

Motivação no trabalho

A motivação é a disposição interna de uma pessoa para se preocupar e abordar incentivos positivos e evitar incentivos negativos.

Para isso, um incentivo é a recompensa antecipada ou evento aversivo disponível no meio ambiente.

Embora a motivação possa ser usada como uma ferramenta para ajudar a prever o comportamento, ela varia muito entre os indivíduos e muitas vezes deve ser combinada com a capacidade e os fatores ambientais para realmente influenciar o comportamento e o desempenho.

Os resultados de um estudo recente de 2012, que examinou as diferenças relacionadas à idade na motivação do trabalho, sugerem uma “mudança nos motivos das pessoas” em vez de um declínio geral na motivação com a idade.

Ou seja, parecia que os funcionários mais velhos estavam menos motivados por características extrínsecamente relacionadas de um trabalho, mas mais por recursos de trabalho intrinsecamente gratificantes.

É importante que as organizações compreendam e estruturem o ambiente de trabalho para incentivar comportamentos produtivos e desencorajar aqueles que são improdutivos, dado o papel da motivação do trabalho em influenciar o comportamento e o desempenho no local de trabalho.

Existe um consenso geral de que a motivação envolve três processos psicológicos: excitação , direção e intensidade.

  • A excitação é o que inicia a ação. É alimentado pela necessidade ou desejo de uma pessoa de algo que está faltando em suas vidas em um determinado momento, total ou parcialmente.
  • Direção refere-se ao caminho que os funcionários realizam para cumprir os objetivos que eles estabeleceram.
  • Finalmente, a intensidade é o vigor e a quantidade de empregados de energia colocados neste desempenho de trabalho direcionado por objetivos. O nível de intensidade é baseado na importância e dificuldade do objetivo.

A motivação do trabalho é fortemente influenciada por certas características culturais.

Porque a motivação no trabalho é importante?

Os funcionários de uma empresa são um dos principais fatores para o seu sucesso, por isso encontrar maneiras de torná-los mais motivados com o seu trabalho vai traduzir-se numa melhoria significativa do desempenho do negócio.

Mas para conseguir aumentar esta motivação é preciso primeiro compreendê-la e reconhecer o que esta pode fazer pela produtividade e sucesso da empresa.

Hoje em dia, muitos gestores já começam a estar conscientes dos efeitos que a motivação pode ter nos seus negócios.

Por essa razão torna-se fundamental aprender e compreender os fatores que determinam a motivação positiva no trabalho, de forma a aumentar a própria  produtividade da empresa.

Lembre-se que a dimensão do negócio é irrelevante. O importante é que a empresa consiga retirar o máximo do esforço de cada funcionário e isto apenas é possível num ambiente em que exista forte motivação.

Esta é abordada de forma diferente mediante cada empresa, sendo que a responsabilidade da sua integração fica a cargo, muitas vezes, dos supervisores destas. No entanto, é o proprietário que deve dar início aos planos de motivação como uma estratégia para atingir as suas metas corporativas.

Os funcionários acabam assim por ser o maior trunfo da empresa e não importa o quão eficiente a sua tecnologia e os equipamentos são, pois estes não conseguem nem de longe competir com a eficácia e eficiência da sua equipa de trabalho.

Torna-se por isso fundamental ter em atenção os sinais de aviso de falta de motivação.

Qualquer empresa ou organização que observe um declínio significativo da produtividade, alta rotatividade de funcionários ou que não consiga atingir os seus objetivos com sucesso poderá ter de reconsiderar o papel da motivação entre os seus funcionários.

Baixa motivação pode desencadear uma variedade de eventos nocivos que afetam o desenvolvimento e sucesso da empresa, tanto  a curto como a longo prazo.

Desmistificando a motivação no trabalho

A motivação deve fazer parte integrante da estratégia organizacional, e é fundamental que os colaboradores sejam continuamente motivados e estimulados a crescer enquanto profissionais, a executarem as tarefas inerentes às funções com eficácia, fazendo com que se sintam realizados no exercício das suas funções.

Para tal, as organizações devem adequar os processos de coaching e promover uma liderança eficaz que seja determinante no processo motivacional.

A motivação no ambiente de trabalho e o reconhecimento têm se provado fatores de extrema importância no incentivo de funcionários, possibilitando uma sinergia maior entre equipes e um desempenho melhor em trabalhos individuais.

Embora ainda não seja aplicada em parte das grandes empresas nacionais e internacionais, as estratégias de incentivo podem ajudar bastante na hora de reformular e otimizar grupos de trabalho, trazendo bons resultados para gerentes, funcionários e empresa, ao mesmo tempo.

A falta de conhecimento e prática nesse tipo de ação está entre os fatores que acabam criando barreiras para a motivação no ambiente de trabalho, no entanto, justamente essa carência de informações no assunto, pode se transformar em uma grande aliada para os profissionais em posições de chefia.

A conversa com o grupo de subordinados pode ser de grande valor na implementação da motivação. Sabendo melhor como funciona a visão dos funcionários em relação ao reconhecimento de seus trabalhos, fica mais fácil escolher as melhores técnicas de motivação, o que também facilita o recebimento de feedbacks por parte dos gerentes.

Interados com dados sobre o nível de satisfação de suas equipes de trabalho, o profissional no comando pode avaliar melhor os resultados da aplicação de ações de reconhecimento, seguindo sua estratégia de acordo com os itens que se mostrarem mais eficientes.

Motivação no trabalho

Neste processo de motivação no ambiente de trabalho, é importante que o gerente saiba, sempre, quais são os grupos e funcionários com melhor desempenho em suas tarefas, podendo, desta forma, identificar por onde começar incentivos por meio do reconhecimento.

Conversar com os gerentes ou líderes de cada grupo individual de uma empresa é uma boa tática para impedir que os profissionais que merecem motivação passem desapercebidos.

Implementando as estratégias e checando seus resultados, os gerentes se acostumam cada vez mais a identificar oportunidades para promover a motivação no ambiente de trabalho, adquirindo mais segurança e habilidades na prática das ações.

Seja o reconhecimento feito por e-mails, cartas de incentivo, premiações simbólicas ou bônus financeiros, vale ressaltar que o funcionamento das estratégias trazem bons resultados e informações para aperfeiçoar cada vez mais as técnicas.

Dinâmicas de motivação no trabalho

Dinâmica de motivação no trabalho 1: aceita o desafio?

Essa é uma dinâmica quebra-gelo. É fácil de ser feita, divertida e ideal para ser a primeira da série. Além disso, como tem um desfecho surpreendente, já prepara o espírito dos participantes para “pensarem fora da caixa” durante as próximas atividades.

Objetivo: motivar, integrar o grupo, desenvolver competências relacionadas à coragem, confiança, superação de desafios e busca adequada de informações.

Materiais necessários: uma caixa embrulhada em papel negro ou pardo. Ela tem mais ou menos o tamanho de uma caixa de sapatos e é impossível identificar do que se trata. Dentro dela há instruções para se cumprir um desafio.

Vantagens para equipes de vendas: entender que o risco sempre está presente em negociações e vendas, e que é preciso trabalhar a autoconfiança para não perder grandes oportunidades.

Execução:

1. Divida as pessoas em dois grupos iguais.

2. Posicione-as em um círculo de forma que os integrantes dos grupos se alternem, isto é, integrantes do mesmo grupo nunca estarão lado a lado.

3. Entregue a “caixa do desafio” para um participante qualquer.

4. Explique que dentro daquela caixa existe um grande desafio a ser cumprido. Você vai tocar uma música e, quando parar, a pessoa que estiver com a caixa na mão (ela estava sendo passada de um para o outro) terá de cumprir o desafio. Se falhar, precisará pagar um mico, será excluída da dinâmica e seu grupo perde 4 pontos. Se cumprir o desafio, ganha 3 pontos e não paga o mico.

5. A música começa a tocar e, quando para, um dos participantes está com a caixa na mão.

6. Nesse momento você adiciona uma nova regra na dinâmica, com 3 alternativas:
7. Caso a pessoa não aceite o desafio, você também dá a oportunidade da nova pessoa escolhida optar por uma das 3 alternativas, só não pode devolver a caixa para quem lhe entregou.

8. Pela terceira e última vez (caso uma nova pessoa seja escolhida), você dá a ela a oportunidade de optar por uma das 3 alternativas.

9. Agora, quem receber a caixa precisará cumprir o desafio. E, ao rasgar o papel e desembrulhar, vai perceber que se trata de uma caixa de bombons e que o desafio é comer à vontade!

Com esse desfecho, além de boas risadas, a moral da história fica clara: é melhor encarar desafios com coragem do que passar a “batata quente” para os outros.

Dinâmica de motivação no trabalho 2: quem eu levo?

Objetivo: motivar os participantes e desenvolver habilidades de reconhecer qualidades nos outros e de como os outros nos enxergam.
Materiais necessários: envelopes, papel e lápis.

Motivação no trabalho

Vantagens para equipes de vendas: trabalhar a empatia, entender que sua linguagem corporal e não verbal pode transmitir mensagens diferentes do que se deseja, entender como os outros o enxergam e quais suas qualidades e defeitos, que devem trabalhar para interagir melhor com a equipe de vendas.
Execução:

1. Distribua os envelopes para o grupo e peça que ninguém abra antes de ouvir as instruções.

2. Dentro do envelope existe um questionário com 3 perguntas:

Se você se perdesse em uma ilha deserta, que pessoa do grupo gostaria de ter com você?
Se tivesse que organizar uma festa, que pessoa do grupo gostaria que te ajudasse?
Se ganhasse um prêmio em um concurso e pudesse escolher 3 pessoas do grupo para ir com você em um cruzeiro, quem levaria?

3. Avise que as respostas são confidenciais, que ninguém saberá quem escolheu quem.

4. Ninguém deve assinar os questionários.

5. Os envelopes são recolhidos.

6. Ao final das 2 próximas dinâmicas, os envelopes serão devolvidos e as pessoas devem preencher de novo os nomes, podendo alterar suas escolhas anteriores.

O interessante é perceber que as opções podem mudar em função dos trabalhos em grupo desenvolvidos. Posteriormente, deve-se somar os resultados individuais dos participantes e mostrar a eles, em particular, como foram classificados pelo grupo antes e depois das dinâmicas.

Prefira dinâmicas fáceis de organizar, seja objetivo

Dinâmica de motivação no trabalho 3: vamos dar as mãos?

Objetivo: motivar, integrar o grupo, desenvolver habilidade de trabalho em equipe e liderança.

Vantagens para equipes de vendas: preparar-se para campanhas sazonais e eventos que exigem muito trabalho da equipe, em situações que podem se tornar “caóticas”.

Consolidar a percepção de que é preciso planejar ações e não “apagar incêndios”. Desenvolver a liderança e a colaboração sinergética.
Execução:

1. O grupo forma uma roda, todos de mãos dadas.

2. Diga para que todos memorizem quem segura sua mão direita e esquerda.

3. Agora todos soltam as mãos e passam a andar aleatoriamente pela sala.

4. De repente, você põe uma cartolina no chão e pede que “todos se espremam” sobre ela.

5. Então, você pede que todos deem as mãos para seus pares originais.

6. Um “bolo de gente” se formará.

7. O objetivo é formar novamente o círculo original sem soltarem as mãos.

8. Eles terão de passar uns sobre os outros, deitar no chão, se arrastar etc.

Uma dinâmica excelente para exercitar a liderança informal e o trabalho em equipe.

Dinâmica de motivação no trabalho 4: ilha do tesouro

Objetivo: motivar, integrar o grupo, desenvolver habilidade de trabalho em equipe e superação de desafios.

Materiais necessários: uma caixa de bombons e folhas de jornal.

Vantagens para equipes de vendas: evidenciar que bater metas individuas, sem que o resto da equipe o faça, não levará a empresa muito longe. Só com todos trabalhando juntos, metas pessoais, do grupo e da empresa serão alcançadas.

Execução:

1. Coloque uma folha de jornal aberta em uma extremidade da sala com a caixa de bombons em cima.

2. Na outra extremidade, coloque uma folha de jornal para cada dupla de participantes, lado a lado.

3. Cada dupla deve ficar em pé sobre seus jornais.

4. O objetivo é chegar ao outro lado da sala e salvar-se na ilha, sem tocar os pés no chão.

5. O jornal pode ser movido, mas não pode ser rasgado ao meio.

6. Quem tocar no chão propositalmente é desclassificado.

7. Se dois grupos chegarem ao mesmo tempo na ilha, eles dividem o prêmio.

8. Determine um tempo máximo para cumprirem a tarefa.

Só é possível chegar ao outro lado, se uma dupla convidar a outra para subir em seu jornal e, em seguida, pegar o jornal vazio e colocar mais adiante – e assim sucessivamente, até as duas duplas chegarem ao prêmio.

Caso nenhuma dupla perceba o truque no tempo determinado, encerre a brincadeira e mostre como fazer. Depois disso, discuta a importância da colaboração entre equipes para atingir resultados em conjunto.

Use as dinâmicas para conhecer melhor sua equipe

Falta de motivação no trabalho

Funcionários desmotivados correm o risco de renunciar ao seus cargos, produzir e entregar produtos de má qualidade e até mesmo desmotivar outros funcionários, que acabam também eles por realizar as suas tarefas de forma menos eficiente.

Reduzir o risco de baixa motivação entre estes normalmente requer um plano estratégico e uma combinação de diferentes atividades e táticas que ajudam a melhorar o moral dos funcionários.

Empresas que investem tempo e recursos na melhoria do bem-estar e experiência de trabalho dos seus funcionários, certamente podem esperar um alto retorno dos seus investimentos, uma vez que os colaboradores tornam-se mais produtivos, mantém uma atitude positiva, comprometem-se com os seus papéis e deveres e mantém uma forte ética de trabalho.

A falta de motivação no trabalho é algo que atinge uma grande parcela de trabalhadores brasileiros e segundo o levantamento da consultoria de gestão de negócios Hay Group, concluída em Agosto de 2011, 31% dos funcionários estão sem motivação para trabalhar e vão apenas com o intuito de fazer o minimo possível.

Essa é uma realidade critica que atinge muitos setores brasileiros e um trabalho a mais para os empresários que querem ver suas empresas crescerem com o empenho dos seus funcionários.

Veja abaixo algumas causas da falta de motivação por parte dos trabalhadores na maioria das empresas:

Falta de suporte – Alguns funcionários se sentem desmotivados por conta da falta de atenção dos seus superiores e isso ocorre com grande frequência em muitas empresas, porque em muitos casos os funcionários precisam de um auxilio e não encontram as pessoas capacitadas para lhes auxiliar e aí acontece a desmotivação no trabalho.

Sem expectativa de crescimento – Se a empresa não dá nenhuma expectativa de crescimento para o funcionário, a tendencia é que ele se acomode naquela situação e não se preocupe também em gerar resultados maiores para a organização.

É sempre importante definir níveis hierárquicos dentro da empresa para que possa estimular o crescimento de cada funcionário.

Salários baixos – Nós já dissemos aqui que motivação no trabalho não é só dinheiro e realmente não é, mas ele tem uma grande influencia nisso tudo. A empresa que deseja ver seus funcionários motivados deve ser a primeira a colaborar com esse processo e oferecer um salario justo em dia para sua equipe de trabalho é o mínimo que deve ser feito.

Falta de reconhecimento – É muito comum encontrarmos pessoas que fazem de tudo pela empresa e não são reconhecidos pelos seus superiores.

Isso pode causar uma verdadeira falta de motivação no trabalho.

Então foque na valorização profissional do funcionário, de modo que possa recompensa-los ou pelo menos elogia-los por um trabalho bem feito que vem sendo realizado.

Como Incentivar a motivação no trabalho

A motivação pode ter um papel determinante no aumento ou diminuição, tanto da qualidade como quantidade, dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Podemos dar um exemplo: o seu negócio depende fortemente da eficiência da sua equipa de produção para se certificar de que os produtos são fabricados em números que atendam ao encomendado para esse dia, semana, mês ou até ano.

Se estes funcionários não tiverem o nível de motivação necessário para produzir produtos acabados que vão atender a esta demanda, então você certamente vai enfrentar um problema sério, que pode vir a ter conseqüências desastrosas para o seu negócio

Frases de Motivação no Trabalho

“Os maiores inimigos do crescimento profissional são: a falta de motivação e o comodismo. É quando a pessoa não sabe aonde quer chegar e se contenta em ficar aonde está. (Desconhecido)”

“Sucesso é o impulso com que você pula depois que bateu no fundo. (George Patton)”

“Fracassos, para mentes heróicas, são os degraus do sucesso. (Thomas Chandler Haliburton)”

“De certo modo, o fracasso é a estrada para o sucesso, visto que toda descoberta do que é falso nos leva a buscar seriamente o que é verdadeiro. (John Keats)”

“Uma pessoa tem entusiasmo por 30 minutos, outra por 30 dias, mas é a pessoa que tem entusiasmo por 30 anos que faz da sua vida um sucesso. (Edward B Butler)”

“Muitas pessoas sonham com o sucesso. Para mim, o sucesso somente pode ser atingido através de repetidos fracassos e da introspecção. De fato, o sucesso representa aquele 1% de seu trabalho que resulta exclusivamente dos 99% que são chamados de fracassos. (Soichiro Honda)”

“Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós. (Desconhecido)”

O primeiro requisito para o sucesso é a habilidade de aplicar incessantemente suas energias física e mental a qualquer problema, sem se cansar. (Thomas Edison)”

“O segredo do sucesso é a constância de propósito. (Benjamin Disraeli)”

“O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas. (Theodore Roosevelt)”

Se todos estão indo adiante juntos, então o sucesso encarrega-se de si mesmo. (Henry Ford)”

Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem. (Peter Drucker)”

“O sucesso, para quem é grande batalhador, apaga o esforço da luta. (Pindaro)”

Ganhamos força, coragem e confiança a cada experiência em que verdadeiramente paramos para enfrentar o medo. (Eleanor Roosevelt)”

“A esperança morre no primeiro insucesso; a ambição sobrevi­ve à última derrota. (Walther Waeny)”

“Uma chave importante para o sucesso é a auto-confiança. Uma chave importante para a auto-confiança é a preparação. (Arthur Ashe)”

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota. (Theodore Roosevelt)”

“Tenha horas regulares para trabalhar e para se divertir; torne cada dia tão útil quanto prazeiroso, e prove que você compreende o valor do tempo empregando-o bem. Então, a juventude será deliciosa, a velhice trará poucos arrependimentos, e a vida se tornará um lindo sucesso. (Louisa May Alcott)”

Clique no link abaixo e conheça a ferramenta que irá transformar os resultados dos seus colaboradores.

>> Clique Aqui e conheça o RHbot Gratuitamente <<