Nova Avaliação De Desempenho 2.0: o que é e como funciona4 min read


O modelo de Avaliação de Desempenho tradicional, com questionários que buscam avaliar o desempenho dos colaboradores e reuniões de feedback para acompanhar a evolução, desempenho e possíveis regressões dos avaliados, foram popularizados na década de 1960, passando a ser aplicados em grandes empresas por todo o mundo.

Este modelo ainda é muito utilizado e, até muito pouco tempo atrás, pouco se questionava sobre o funcionamento desse sistema.

Contudo, nos últimos anos, com a crescente utilização da tecnologia, o modelo tradicional passou a ser substituído.

As ferramentas virtuais de Avaliação de Desempenho, como softwares específicos para esse fim, permitem que o planejamento estratégico seja feito e revisto trimestralmente e não apenas uma vez por ano.

 

Assim, esse novo tipo de avaliação fornece uma análise do desempenhos dos colaboradores, praticamente, em tempo real.

 

A essência de qualquer tipo de Avaliação de Desempenho é propagar entre os avaliados a cultura de avaliação e desenvolvimento da empresa, isto é, deixar bem claro o que a organização espera deles e o que está disposta a fazer para trabalhar no desenvolvimento de sua carreira.

Saiba mais sobre a Avaliação de Desempenho 2.0

Assim como a Avaliação de Desempenho tradicional, a Avaliação de Desempenho 2.0 permite a gestão do capital humano dentro de uma empresa, possibilitando à organização o reconhecimento dos colaboradores que se destacam e o trabalho no desenvolvimento daqueles que estão com um desempenho abaixo do esperado.

Além disso, este processo de avaliação permite que os avaliados acompanhem seu desempenho e saibam como estão posicionados.

Isso é muito importante, tendo em vista a grande competitividade do mercado de trabalho.

Considerando que  a Avaliação de Desempenho é a principal maneira de fazer com que um colaborador identifique suas competências e desenvolva seu potencial de acordo com a missão da empresa, o método de avaliação, seja ele tradicional ou 2.0, deve ter como ponto de partida é fixar os objetivos claros do processo.

Em cada reunião de feedback, é importante que se faça uma lista com ações que o avaliado deverá colocar em prática para que haja a mudança de determinado comportamento que não esteja de acordo com os anseios da empresa.

Na próxima reunião de feedback esses pontos deverão ser retomados.

d

Saiba agora os benefícios de uma Avaliação de Desempenho 2.0:

  • Incentiva o trabalho e equipe e não a competitividade entre os avaliados;
  • Faz com que a conversa entre avaliados e gestores seja mais frequente, fazendo com que a hierarquia se torne mesmo rígida;
  • As avaliações podem ser preenchidas no software sem seguir um cronograma rígido definido. A qualquer momento será possível o avaliado preencher a avaliação ou acrescentar os comentários que considerar necessários;
  • Há uma redução de tempo investido no processo, pois o próprio software faz análises quantitativas e qualitativas das variáveis colocadas no questionário. Isso possibilita a criação de rankings, de relatórios administrativos gerenciais e desempenhos, gráficos de rendimento, entre outros recursos.
  • É possível que se faça a avaliação por competências por cargo ou por equipes de trabalho;
  • Economiza o gasto de papel desnecessário, já que é tudo feito virtualmente, podendo ser acessado de qualquer equipamento e a qualquer hora. Isso faz com que a empresa seja sustentável e também minimiza custos;
  • Permite que os colaboradores avaliem seus colegas e também os gestores, garantindo o total anonimato;
  • É possível que se acompanhe um histórico de avaliações e faça um balanço por períodos, como trimestres, semestres ou ano;
  • Este tipo de Avaliação de Desempenho permite a Avaliação 180º e Avaliação 360º;
  • O feedback pode ser dado também de forma online, enviado através do e-mail ou colocado na plataforma. Entretanto, isso não elimina os encontros presenciais.

Agora que você já sabe os benefícios da nova Avaliação De Desempenho 2.0, convido você a realizar uma simulação grátis desse novo processo com o RHbot, que já dispõe das funcionalidades necessárias para atender com excelência esse processo mais dinâmico, prático e com resultados mais efetivos para sua empresa.

 

Clique no link abaixo e Simule Gratuitamente, sem nenhum custo ou compromisso…

>>Sim! Quero experimentar a nova Avaliação De Desempenho 2.0